Ir em baixo
SquareWatch
SquareWatch

CWC G10 FATBOY Empty CWC G10 FATBOY

em Sab 15 Jun 2019, 18:06
Reputação da mensagem: 100% (3 votos)
Olá a todos.

Criei este tópico para apresentar o resultado de uma das minhas últimas caçadas, um CWC G10 Fatboy de 1982 Very Happy .

Tendo sido influenciado por vários colegas aqui do fórum, decidi que era altura de oferecer exílio a este rapazote inglês. Que está comigo há já várias semanas, contudo só hoje o estreei e o levei a passear sob o solarengo céu da Ibéria.

Como muitos sabem, 1982 foi o ano da guerra das Falklands (Malvinas). Conflito que opôs a Argentina ao Reino Unido pelo controlo do arquipélago com o mesmo nome, situado no Atlântico Sul.

Oficialmente as hostilidades começaram a 2 de Abril e terminaram  às 21 h do dia 14 de Junho de 1982 (já dia 15 em Londres e Portugal), com a rendição da Argentina.

CWC G10 FATBOY Dfojme10

Nesse mesmo dia 15 e a 11500 km de Port Stanley (capital das Falklands), na cidade do Porto, nascia a minha pessoa. Daí ter escolhido este modelo com esta data em particular e o ter estreado apenas hoje. Very Happy

Vamos ao que interessa:

Veio directamente de Inglaterra, muito bem embalado numa caixa estilo militar (o que foi uma boa suprema) e aperaltado com a famosa Nato cinzenta.
CWC G10 FATBOY Cx11

CWC G10 FATBOY Cx210

O CWC G10 Fatboy de 1982 é um dos mais cobiçados e inflacionados CWC G10, pela sua ligação com a guerra das Falklands. Embora este, pelo seu estado de conservação, o mais certo é nunca ter saído do armazém ou ter pertencido a algum administrativo. Rolling Eyes

CWC G10 FATBOY Cx310

Inscrição traseira:
W10/6645-99-
541-5317
15482/82

Para além de ser do prestigiante ano de 1982, este rapaz ainda tem o bónus de vir com o movimento original, ESA 536.121 … o que faz dele um achado ainda mais especial.

CWC G10 FATBOY Moveme10

Pelo que li, muitas vezes quando este movimento avariava era substituído pelo ESA 947.111 (usado nos modelos de 1983 e que era mais preciso e evoluído tecnicamente).

Para tornar o conjunto ainda mais apelativo, decidi substituir a Nato cinzenta por uma Royal Marine Military Falklands Issue Strap em verde oliva. Também ela marcada (tanto na fivela como na fita) como sendo de 1982. Um genuíno new old stock, segundo o site de CWC https://www.cwcwatch.com/collections/cwc-nato-watch-straps/products/military-utility-watch-strap .

CWC G10 FATBOY Pulso111

CWC G10 FATBOY Pulso211

E como são um purista danado, também arranjei uma moeda de Two Pence de 1980 (infelizmente não é de 1982… ainda Cool), porque li algures que era a moeda comummente usada para desatarraxar a escotilha do compartimento da pilha.

CWC G10 FATBOY Correi10

CWC G10 FATBOY Fat11

FIM! Very Happy
Miguel
Miguel
https://mikedm16.github.io/MWatchCollection/

CWC G10 FATBOY Empty Re: CWC G10 FATBOY

em Sab 15 Jun 2019, 18:35
Sim senhor. Continnência ao @SquareWatch
Fizeste muito bem em ter criado este tópico.

@SquareWatch escreveu:
E como são um purista danado, também arranjei uma moeda de Two Pence de 1980 (infelizmente não é de 1982… ainda Cool), porque li algures que era a moeda comummente usada para desatarraxar a escotilha do compartimento da pilha.

Aquela referência ao teu ano de nascimento e à moeda inglesa foram a cereja no topo.
É nestes detalhes que se distingue uma coleção e uma paixão.
Não é apenas um relógio, é toda a história que o envolve.  :drinkingcheers:
hibeater
hibeater

em Sab 15 Jun 2019, 19:23
Triplos parabéns, @SquareWatch: pelo Fatboy, pelo artigo e pela efeméride!

Última edição por hibeater em Dom 16 Jun 2019, 08:58, editado 1 vez(es)
Tempus fugit
Tempus fugit

em Sab 15 Jun 2019, 20:31
Bom post!

Parabéns pelo Fatboy e pelo teu aniversário.
nmfl
nmfl

em Dom 16 Jun 2019, 08:55
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Parabéns a duplicar! Thumbs Up  Um Fatboy é realmente outra coisa! Estou a ver que temos de formar o clube dos CWC G10 Wink

PS: tenho uma coleção de moedas jeitosa, vou tentar procurar-te os 2 pence de 1982.
SquareWatch
SquareWatch

em Dom 16 Jun 2019, 16:33
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Olá!
Obrigado pelas felicitações :drinkingcheers:

Desde pequeno que gosto de antiguidades, velharias e quinquilharias Very Happy. Fascina-me o facto de um determinado objecto ter conseguido chegar até mim, depois de ter resistido à destruição e à passagem dos tempos durante décadas e nalguns casos séculos.

E quando consigo associar um objecto a uma data concreta, a um determinado acontecimento histórico ou descobrir um facto curioso sobre ele ainda fico mais feliz (para além do gozo que a investigação me dá).

Vou partilhar um exemplo.
O ano passado comprei um livro antigo, que vinha assinado presumo pelo primeiro proprietário e com uma nota "Feira do Livro 1963".

Supus logo que o livro tinha sido comprado na Feira do Livro do Porto, dado ser uma edição da livraria Lello. Posso estar errado, mas também não estou à procura de certezas científicas Wink.

Pus mãos à obra e lá fui investigar Cool.

E lá descobri que 1963 foi o ano da 33.ª Feira do Livro do Porto. Que existe um vídeo sobre essa feira nos arquivos da RTP. Que a banca da livraria Lello aparece no filme (ao minuto 1) e que o senhor que lá está pode ter sido o que originalmente vendeu o livro.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/inauguracao-da-feira-do-livro-do-porto/

... há gente que se entretém com pouco Laughing.

@nmfl escreveu:Parabéns a duplicar! CWC G10 FATBOY 1423610780  Um Fatboy é realmente outra coisa! Estou a ver que temos de formar o clube dos CWC G10 CWC G10 FATBOY Icon_wink

PS: tenho uma coleção de moedas jeitosa, vou tentar procurar-te os 2 pence de 1982.

Obrigado @nmfl pela disponibilidade Thumbs Up, mas não se incomode por minha causa.

Quando vier de férias vou fazer um "safari" às lojas de numismática do Porto. Gosto de uma boa caçada Very Happy.
Sansoni7
Sansoni7

em Seg 17 Jun 2019, 09:35
Muito bom...parabéns, pelo relógio...e pelo tópico!
m84
m84

em Seg 17 Jun 2019, 23:26
Bem estou a ver que os pequenos G10 estão a ganhar cada vez mais fãs por aqui! Smile

Grande achado e boa compra, @SquareWatch, parabens! Obrigado pelo tópico e fotos detalhadas. Gosto especialmente do 'trabalho de casa' quase obcessivo que fizeste (revejo-me um pouco nisso lol! )

Já agora, que estamos numa de detalhes, essa 'strap' não seria dos Royal Marines? É que (em principio) o teu relógio ido para o Exercito, e  não Marinha  Twisted Evil geek
SquareWatch
SquareWatch

em Ter 18 Jun 2019, 00:10
@m84 escreveu:Já agora, que estamos numa de detalhes, essa 'strap' não seria dos Royal Marines? É que (em principio) o teu relógio ido para o Exercito, e  não Marinha  CWC G10 FATBOY Icon_twisted CWC G10 FATBOY Icon_geek

Falta aqui um "emoji" a assobiar para o lado Very Happy.

Então não se está mesmo a ver o que aconteceu?!
Existem duas possibilidades:

1. Devido ao facto dos britânicos terem sido apanhados de surpresa, no corre corre para preparar a Task Force, houve uma troca inicial de stocks. Pelo que alguns Marines receberam relógios do exército.
  2. A guarnição das ilhas era constituída por militares do exército. Ao verem a superioridade de construção das Nato dos Marines gamaram algumas e fizeram a troca. geek
m84
m84

em Ter 18 Jun 2019, 00:23
@SquareWatch escreveu:
@m84 escreveu:Já agora, que estamos numa de detalhes, essa 'strap' não seria dos Royal Marines? É que (em principio) o teu relógio ido para o Exercito, e  não Marinha  CWC G10 FATBOY Icon_twisted CWC G10 FATBOY Icon_geek

Falta aqui um "emoji" a assobiar para o lado Very Happy.

Então não se está mesmo a ver o que aconteceu?!
Existem duas possibilidades:

1. Devido ao facto dos britânicos terem sido apanhados de surpresa, no corre corre para preparar a Task Force, houve uma troca inicial de stocks. Pelo que alguns Marines receberam relógios do exército.
  2. A guarnição das ilhas era constituída por militares do exército. Ao verem a superioridade de construção das Nato dos Marines gamaram algumas e fizeram a troca. geek

lol!

Deve ter sido algo do genero mesmo! Very Happy

Estou apenas no gozo, é claro. Grande compra e boa ideia essa pulseira, gosto do conjunto! Só não gosto do facto dessas pulseiras há 2 anos custarem 10libras e (poucas semanas depois) agora já andarem nos 40! Suspect

Enfim... tens foto no pulso?

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: