Ir em baixo
Sampayo
Sampayo

Marca roscofe  (Roskopf) Empty Marca roscofe (Roskopf)

em Qua 19 Jun 2019, 13:52
Reputação da mensagem: 100% (3 votos)
Todos nós já ouvimos e, decerto, fomos intervenientes, no uso do termo "marca roscofe " quando nos referimos a qualquer coisa de má qualidade e/ou artigos baratos e de pouca duração. Esse termo tem especial conotação com relógios e estará 'ligado' à célebre marca "Roskopf" criada por George Roskopf em Chaux de Fonds na ultima metade do século IX.

Tanto quanto eu me apercebo, o Sr Roskopf resolveu fabricar maquinas a preços mais acessíveis tendo como alvo as classes mais desfavorecidas, o que iria conflituar com os interesses da classe instalada que nao aceitava fabricar a baixo preço o que lhe veio criar sérias hostilidades. Os Roskopf eram de boa qualidade e, por via disso, prestaram-se a varias falsificações que contribuíram para desacreditar a marca.

Dai a conotação: pouca qualidade é de marca roscofe.

Aceitam-se comentários.....

Duca749
Duca749

Marca roscofe  (Roskopf) Empty Re: Marca roscofe (Roskopf)

em Qua 19 Jun 2019, 14:06
Interessante, conhecia o termo roscofe mas desconhecia que tinha origem numa marca de relógios.
JPP
JPP

em Qua 19 Jun 2019, 16:45
Eu por acaso tenho comigo um relógio de bolso em ouro, que é do meu filho - foi-lhe deixado pelo bisavó materno - que não tem marca assinalada, mas o que corria na família era que seria precisamente da marca Roskopf! Ora, para ser em ouro - e é, a cor e o brilho não enganam - não pode ser muito "roscofe"!
SquareWatch
SquareWatch

em Qua 19 Jun 2019, 21:43
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Isto há cada coisa caro colega @Sampayo , por duas vezes na mesma semana estamos em sintonia Shocked Very Happy .

Encontrei uns Roskopf no ebay e estava agora mesmo a investigar a marca.
Tive quase a colocar aqui no fórum um post para indagar se a expressão "marca Roskopf" era usada em todo o país ou se seria apenas uma expressão nortenha.

Pelo que aprendi pelas minhas rápidas pesquisas, só os Roskopf  originais feitos pela empresa de Georges Fredric Roskopf é que têm valor de coleccionismo. Os outros, na maioria dos casos, são de baixa qualidade.

Quando a patente expirou qualquer fábrica podia copiar o sistema e como o que interessava era vender relógios a baixo custo ao proletariado, fazia-se cortes a eito na qualidade dos materiais.

Havia quem não tivesse escrúpulos para manter os gastos no mínimo possível. Chegavam a colocar cera colorida para imitar os "rubis" que vemos nos mecanismos.

Encontrei este livro online History and Design of  the Roskopf Watch que é bastante interessante.
http://www.watkinsr.id.au/Buffat.pdf
Sansoni7
Sansoni7

em Ter 25 Jun 2019, 10:16
Eu pensava que era uma marca Russa..... No
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: