Ir em baixo
Sampayo
Sampayo

Mestre Ferreira Empty Mestre Ferreira

em Qui 20 Jun 2019, 10:21
Reputação da mensagem: 100% (3 votos)
Num Fórum dedicado à horologia ao qual aderi, não podia deixar de prestar uma sentida e sincera homenagem a um homem simples que dedicou toda a sua longa vida de mais de 80 anos a consertar relógios. Trata-se do Sr. António Ferreira com loja situada bem no centro de Valongo, em plena EN15.

Conheci-o por indicação de um amigo quando precisei de consertar o meu primeiro relógio - um CAUNY, naturalmente! - e, a partir daí, estabeleceu-se entre nós uma empatia muito grande que se alicerçou numa amizade que perdurou até à sua partida deste mundo.

Caracterizando a personagem, direi que o Mestre Ferreira dedicou mais de 240 anos aos relógios. Explico: começava a trabalhar invariavelmente às 7,00 hrs e só despegava às 24,00, com meia hora de intervalo para almoço e jantar, todos os dias, sem férias,, à excepção  dos Domingos de manhã que ele dedicava para assistir aos Ofício Divinos na Igreja lá da terra. Portanto, como o Mestre Ferreira trabalhava 3 dias num, durante mais de 80 anos, é justo considerar que a sua contribuição para a atividade foi superior a 240 anos. Correcto?

Do meu acervo poderei dizer, garantidamente, que 80 a 90% dos meus mais de 60 CAUNY tiveram origem na Casa Ferreira. Sabendo ele que eu nutria alguma paixão/paranóia pela marca, disponibilizou-me umas 3 ou 4 caixas de sapatos cheias de caixas 'cauny', algumas delas em estado quase perfeito e bastantes com as máquinas acopladas. Eu procedia à escolha e separação para a posterior intervenção pelas mãos sábias do Mestre.

Passei muitas horas sentado ao seu lado, apreciando a destreza com que desmontava, reparava e montava os mecanismos e aprontava as peças. Era um regalo vê-lo de lupa armada e ferramental em riste e a ouvi-lo a fazer dissertações sobre alternâncias, balanços, movimentos, tiges, coroas, whatever....uma maravilha!

Talvez algum forista o tivesse conhecido ou ouvido falar dele. Era um homem muito simples, com uma formação académica muito reduzida mas, ao mesmo tempo, um verdadeiro sábio na arte relojoeira.

RIP.... caro Mestre António Ferreira

Thumbs Up
Sansoni7
Sansoni7

Mestre Ferreira Empty Re: Mestre Ferreira

em Ter 25 Jun 2019, 10:11
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Não conheci...mas gostava de ter conhecido o Mestre Ferreira.
Bonita homenagem!
bladerunner68
bladerunner68

em Ter 25 Jun 2019, 17:51
Ora aqui esta uma homenagem merecida ao mestre cá da terra... Realmente um homem que dedicou vida à relojoaria e mais que uma profissão era uma paixão.. Conhecido pelas noitadas de volta de relógios, pelo seu imenso stock mesmo do mais raro, IWC, Hebdomas…. acima de tudo simples, dedicado e disponível..
Sampayo
Sampayo

em Ter 25 Jun 2019, 19:59
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Passei muitas horas ao seu lado a apreciar a sua arte enquanto reparava os meus relógios.

Tinha em stock peças para todas as marcas, caixas, mecanismos, vidros, mostradores, ponteiros, coroas, tiges, rodas de balanço, molas, cordas, etc.etc. tudo em quantidades generosas. Comprava lotes de relógios, uns em perfeito estado outros quase desfeitos, que muitos relojoeiro lhe levavam quando resolviam fechar a atividade. Comprava tambem toda a existência de varias casas que foram fechando, o que lhe permitia ter de tudo um pouco. Quando qualquer relojoeiro precisáva duma peça, por mais rara que fosse, o mestre tinha em stock.

Achava-lhe imensa piada quando lhe perguntava pelas quantidades que tinha e respondia: caixas - 30/40 kgs ; vidros - 5 caixas; coroas - 20/30 kgs; ponteiros - 4 frascos....tudo em grande.

O Sr. Ferreira era único.
JPP
JPP

em Qua 26 Jun 2019, 10:28
Daquelas pessoas que vão desaparecendo e nós, que gostamos de relógios, vamos ficando mais pobres!
Pedro Manuel Cruz Silva
Pedro Manuel Cruz Silva

Mestre Ferreira Empty Mestre Ferreira

em Qua 26 Jun 2019, 18:28
Boa tarde
Não conhecia.
Mas sem dúvida que ficamos todos mais pobres.
Eu digo até mais, e penso nisto á algum tempo, mas gostava de ver na TV algo que pudesse dar destaque a esta arte e às pessoas que dedicam o seu tempo a algo que não tem a ver só com €€€€€€€€€.
Ás vezes até sonho, que estou a ver estou no Nacional Geografic/Odisseia ou outro a ver um documentário sobre "este mestre, aquele modelo, aquela marca".

Perdemos então para além de um bom ser humano, uma excelente fonte de inspiração.

RIP.
Sampayo
Sampayo

em Qua 26 Jun 2019, 22:24
Curiosamente fui hoje ao meu relojoeiro habitual para proceder à  revisão de algumas peças e embramos a figura do Sr Ferreira e do seu grande stock de material horologico.
bladerunner68
bladerunner68

em Qua 26 Jun 2019, 22:55
Dá uma certa nostalgia ver estas portas permanentemente fechadas.

Mestre Ferreira Mestre10

Última edição por bladerunner68 em Seg 08 Jul 2019, 22:04, editado 1 vez(es)
Girão
Girão
http://www.relojoariagirao.pt/

em Qui 04 Jul 2019, 18:30
Paz à Sua Alma

@Sampayo escreveu:Num Fórum dedicado à horologia ao qual aderi, não podia deixar de prestar uma sentida e sincera homenagem a um homem simples que dedicou toda a sua longa vida de mais de 80 anos a consertar relógios. Trata-se do Sr. António Ferreira com loja situada bem no centro de Valongo, em plena EN15.

Conheci-o por indicação de um amigo quando precisei de consertar o meu primeiro relógio - um CAUNY, naturalmente! - e, a partir daí, estabeleceu-se entre nós uma empatia muito grande que se alicerçou numa amizade que perdurou até à sua partida deste mundo.

Caracterizando a personagem, direi que o Mestre Ferreira dedicou mais de 240 anos aos relógios. Explico: começava a trabalhar invariavelmente às 7,00 hrs e só despegava às 24,00, com meia hora de intervalo para almoço e jantar, todos os dias, sem férias,, à excepção  dos Domingos de manhã que ele dedicava para assistir aos Ofício Divinos na Igreja lá da terra. Portanto, como o Mestre Ferreira trabalhava 3 dias num, durante mais de 80 anos, é justo considerar que a sua contribuição para a atividade foi superior a 240 anos. Correcto?

Do meu acervo poderei dizer, garantidamente, que 80 a 90% dos meus mais de 60 CAUNY tiveram origem na Casa Ferreira. Sabendo ele que eu nutria alguma paixão/paranóia pela marca, disponibilizou-me umas 3 ou 4 caixas de sapatos cheias de caixas 'cauny', algumas delas em estado quase perfeito e bastantes com as máquinas acopladas. Eu procedia à escolha e separação para a posterior intervenção pelas mãos sábias do Mestre.

Passei muitas horas sentado ao seu lado, apreciando a destreza com que desmontava, reparava e montava os mecanismos e aprontava as peças. Era um regalo vê-lo de lupa armada e ferramental em riste e a ouvi-lo a fazer dissertações sobre alternâncias, balanços, movimentos, tiges, coroas, whatever....uma maravilha!

Talvez algum forista o tivesse conhecido ou ouvido falar dele. Era um homem muito simples, com uma formação académica muito reduzida mas, ao mesmo tempo, um verdadeiro sábio na arte relojoeira.

RIP.... caro Mestre António Ferreira

Thumbs Up
bladerunner68
bladerunner68

em Seg 08 Jul 2019, 22:07
E com alegria que vos comunico que hoje casualmente encontrei um familiar do Mestre Ferreira, e soube que afinal ainda se encontra entre nós com os seus 93 anos e uma saúde muito debilitada. ... são notícias que sempre nos enchem o coração.

Última edição por bladerunner68 em Ter 09 Jul 2019, 10:21, editado 1 vez(es)
Sampayo
Sampayo

em Seg 08 Jul 2019, 23:19
As informações  que me prestaram foi que tinha falecido e o espólio vendido em partes a vários interessados. A confirmar-se que o mestre ainda está por cá  irei tentar fazer-se uma visita.. Obrigado pla informação 

Thumbs Up
bladerunner68
bladerunner68

em Seg 08 Jul 2019, 23:22
Estará ao cuidado da família e a loja em Valongo está realmente fechada.

Última edição por bladerunner68 em Ter 09 Jul 2019, 10:23, editado 1 vez(es)
Sansoni7
Sansoni7

em Ter 09 Jul 2019, 08:59
Sim....uma boa notícia.
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: