DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
the abyss
the abyss
Mensagens : 460
Data de inscrição : 26/02/2017

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito Empty Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito

Qua 01 Mar 2017, 21:17
Boas.

Um apontamento acerca de uma caixa Seiko Diver(os meus relógios favoritos), conhecida por "SKX", que em 2016 terminou a sua produção, dando o lugar à caixa "Turtle", reedição da mítica 6306/9.

Amor com amor se paga, há 30 anos a caixa Turtle deu em definivo lugar aos 7002(da época), tendo na altura(como agora) ainda vivido as duas em simultâneo.

Espero que um dia a Seiko faça uma reedição desta caixa, com quase 40 anos, pois na minha opinião merece, e bem o podia fazer com os mecanismos 6R15 e 7C46(este ia ser a put* da loucura Laughing )


Comecemos.

Tudo começa em 1976-8, onde os 7546 aparecem como ante-câmara das caixas que aqui nos trazem, uma espécie de desenho inicial das mesmas.

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito 7546_110

Voltando a 76/77, Seiko desenvolve a partir do calibre 6306/9(com o qual comparte bastantes peças, desde platina, calendário, algumas rodagens, etc) um calibre de quartzo que querem que seja de grande qualidade e extremamente duro e resistente para equipar os divers da época.

Surgem os 7546, depois 7548(7549 nos Tuna's), em forma de up-grade final(que não é como veremos a seguir).

Em 1978 surgem então os 7548 com a caixa que tão bem conhecemos dos SKX007/9

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito P5120010

Todos os 7548(7000; 700B, 700C, etc) 150m. produzem-se até 1985, altura em que surgem os 7548-7010 e 7548-701A, estes já 200M e alguns com inscrição "Professional" no mostrador e HeGas divers(matéria para um outro tópico futuro, os He Gas, resistentes ao gás hélio e mergulho de saturação).

Em 1986 sai de cena o 7548 e entra o 7C43, um up-grade do anterior.

Modelos 7548:

7548
(1978-1985)

150M

7548-7000 dial/bisel negro - versões mostrador SQ e sem SQ
7548-7009 dial/bisel negro- somente SQ dial
7548-700A dial laranja/bisel negro - somente SQ dial
7548-700B dial azul/bisel pepsi(o avô do conhecido Pepsi skx009)
7548-700C - Muito raro - mostrador laranja; ou mostradro verde, bisel negro/dourado(uma raridade, sei de um modelo que foi vendido por quase 4 mil euros...)
7548-700F azul/vermelho -Pepsi - SQ dial
7548-700H dial laranja - versões de mostrador/dial SQ/ e sem SQ

200M
(1985-1986/7)
7548-7010 dial negro/bisel negro
7548-701A dial laranja/bisel negro, laranja/dourado



Continua como parte 2
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito Empty Re: Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito

Qui 02 Mar 2017, 10:41
Obrigado pela lição, the abyss! Já somos bastantes aqui que têm o fascínio por estes divers de qualidade. Smile
Para mim, o SKX é um dos relógios mais bem conseguidos para o tipo/preço. E o desenho e proporções da caixa, igualmente.

Só umas questões:

the abyss escreveu:Um apontamento acerca de uma caixa Seiko Diver(os meus relógios favoritos), conhecida por "SKX", que em 2016 terminou a sua produção, dando o lugar à caixa "Turtle", reedição da mítica 6306/9.

Está confirmado que já não se produz efectivamente os SKX? Lembro-me de ouvir falar disso há uns tempos mas na altura ainda não se tinha chegado a nenhuma conclusão. Inclusive acho que tinha visto algures uma suposta troca de emails, ou conversa com representante da Seiko que desmentia essa afirmação (mas posso estar a fazer confusão).

Também, não me parece que a caixa 'Turtle' moderna tenha vindo para substituir verdadeiramente a SKX. Apenas uma deixou de existir, pois são formatos e linha completamente diferentes... Não?

Abraço

ps. faltam mais pics para tornar as coisas ainda mais interessantes Wink
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito Empty Re: Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito

Qui 02 Mar 2017, 10:55
Muito Saber...de facto.
Aguardamos mais imagens. Very Happy
the abyss
the abyss
Mensagens : 460
Data de inscrição : 26/02/2017

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito Empty Re: Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito

Qui 02 Mar 2017, 11:49
m84 escreveu:Obrigado pela lição, the abyss! Já somos bastantes aqui que têm o fascínio por estes divers de qualidade. Smile
Para mim, o SKX é um dos relógios mais bem conseguidos para o tipo/preço. E o desenho e proporções da caixa, igualmente.

Só umas questões:

the abyss escreveu:Um apontamento acerca de uma caixa Seiko Diver(os meus relógios favoritos), conhecida por "SKX", que em 2016 terminou a sua produção, dando o lugar à caixa "Turtle", reedição da mítica 6306/9.

Está confirmado que já não se produz efectivamente os SKX? Lembro-me de ouvir falar disso há uns tempos mas na altura ainda não se tinha chegado a nenhuma conclusão. Inclusive acho que tinha visto algures uma suposta troca de emails, ou conversa com representante da Seiko que desmentia essa afirmação (mas posso estar a fazer confusão).

Também, não me parece que a caixa 'Turtle' moderna tenha vindo para substituir verdadeiramente a SKX. Apenas uma deixou de existir, pois são formatos e linha completamente diferentes... Não?

Abraço

ps. faltam mais pics para tornar as coisas ainda mais interessantes Wink


Antes de mais, obrigado.

Sim, em termos de preço-qualidade, os SKX007 são quase imbatíveis.

Já não aparecem no site oficial SEIKO, assim que estão descatalogados(pese embora ainda haja muitos novos em venda pelos ebays, etc)

Não são assim tão diferentes, os Turtle elevaram um pouco o nível(e o preço...) com um mecanismo melhor que o 7S26, mas jogam praticamente na mesma liga.

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito Seiko_10

Em 88 a caixa Turtle deixou de existir(com a chegada dos 7002). Podem ser complementares, já que existiram durante tantos anos em simultâneo, mas não deixam de se empurrar um pouco no mesmo degrau(ou em degraus próximos).

Logo, com mais tempo, tentarei terminar a coisa, ainda faltam uns 80% pale e a colocação de imagens aqui não é pera doce geek

Abraços
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito Empty Re: Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito

Ter 14 Mar 2017, 18:00
Boas Very Happy

Antes de mais,parabéns pelo tópico!

Muito enriquecedor  e desconhecia por completo o Seiko da primeira foto.

Mas ainda bem que mudaram,porque a versão seguinte é viciante Smile
the abyss
the abyss
Mensagens : 460
Data de inscrição : 26/02/2017

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito Empty Re: Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito

Qua 15 Mar 2017, 11:07
Obrigado.

Vou ter de acabá-lo, mas tem-me faltado tempo. Rolling Eyes
r171pt
r171pt
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/03/2017

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito Empty Re: Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito

Seg 20 Mar 2017, 17:19
Parabéns pela informação recolhida e apresentada.

O SKX é um desses incontornáveis para que gosta da marca, como é o meu caso Tive um há muito e adorei. O movimento já está antiquado e o turtle veio ocupar este espaço com muita dignidade. Esperamos pelo resto da resenha.
Conteúdo patrocinado

Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito Empty Re: Seiko "SKX" -a História por detrás de um mito

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos