DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Rally200
Rally200
Mensagens : 134
Data de inscrição : 03/12/2017
Idade : 41

Micro-marcas Empty Micro-marcas

Ter 05 Dez 2017, 22:17
Só para fomentar a tertúlia... Que opinião tem em relação às micro-marcas?

Para mim, que estou a começar nisto, parte do fascínio tem haver com conhecer as marcas e a sua história. Lembro me de ter ouvido alguém dizer que ao comprar um relógio estamos também a comprar a história da marca. Calculo que exista qualquer coisa especial em ter um relógio relevante duma marca centenária.

Nas micro marcas é um cenário mais racional. Não há história digna de registo, apenas avaliamos se a relação preço-qualidade vale a pena ou não.
E até consigo ver o value for money num Borealis ou num Phoibos de 300/400 euros... Mais que isso começo a ficar com o pé atrás em investir numa marca qq "desconhecida" que dá pouca confiança de continuidade.

Até acompanho a Borealis ( por ser portuguesa) e a Phoibos por ter umas boas críticas e com preço acessível mas certamente haverá umas quantas centenas de micro brands por aí.
O que acham?
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qua 06 Dez 2017, 07:49
Eu sou mais das «velharias».....
Rally200
Rally200
Mensagens : 134
Data de inscrição : 03/12/2017
Idade : 41

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qua 06 Dez 2017, 08:25
Sansoni7 escreveu:Eu sou mais das «velharias».....

E se for novo mas a imitar velharias:
Micro-marcas IMG_6948

Este chama-me mesmo a atenção embora acho que é um pouco grande.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qua 06 Dez 2017, 08:33
Não será bem a mesma coisa, mas.....
...se for mecânico/automático ainda valerá a pena «pensar duas vezes». Very Happy
__________
Desse Borealis......gosto da pulseira.Embarassed
pfad
pfad
Mensagens : 211
Data de inscrição : 11/09/2017

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qua 06 Dez 2017, 08:38
Confesso que, quando li o título deste tópico, pensei que fosse sobre micro arranhões/ riscos que os relógios têm Laughing
quanto ao verdadeiro tema, as micro-marcas também têm a sua história e o facto de produzirem um número limitado de unidades dá a cada uma delas um carácter de exclusividade que os grandes fabricantes não têm
Rally200
Rally200
Mensagens : 134
Data de inscrição : 03/12/2017
Idade : 41

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qua 06 Dez 2017, 21:51
Curiosamente este Porto Santo da Borealis está a começar me a entranhar com o passar do tempo... Certamente será inspirado num modelo qualquer dos anos 70 mas pelo menos não é o típico "submariner homage" que toda a gente faz.

Agora existem tantas micro-brands por aí que se torna difícil separar o trigo do joio, e a dada altura já nem consigo ver a diferença entre eles. Até percebo que um "diver" seja um modelo consensual e apelativo para as massas mas ver 20 divers semelhantes satura um bocado... ( mas se calhar tb pode ser de mim que ainda não consigo perceber as subtilezas nos designs).

Enviado pelo Topic'it
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qui 07 Dez 2017, 05:24
Rally200 escreveu:Curiosamente este Porto Santo da Borealis está a começar me a entranhar com o passar do tempo... Certamente será inspirado num modelo qualquer dos anos 70 mas pelo menos não é o típico "submariner homage" que toda a gente faz.

Agora existem tantas micro-brands por aí que se torna difícil separar o trigo do joio, e a dada altura já nem consigo ver a diferença entre eles. Até percebo que um "diver" seja um modelo consensual e apelativo para as massas mas ver 20 divers semelhantes satura um bocado... ( mas se calhar tb pode ser de mim que ainda não consigo perceber as subtilezas nos designs).

Enviado pelo Topic'it

Sem duvida partilho a opinião, não do Porto Santo, pois não sou fan do mostrador, do resto tudo bem, mas das micro marcas e as start ups e os tais 20 divers ou os 50 dress watch......mas antigamente era similar, mas com menos variedade de materiais e peças.
Existiam as marcas in house e as outras que mandavam personalizar os mostradores e usavam calibres genéricos..... eu continuo a apostar em marcas consagradas, ainda não tive a experiência de uma micro marca, tentei á pouco tempo uma marca Portuguesa, uma startup, mas sem sucesso não conseguiu arrancar.......
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Seg 11 Dez 2017, 13:35
Olá,

Penso que hoje em dia as micro já andam a dar que falar no bom sentido e a oferecer muito valor/custo.
Há dezenas, claro, e a maior parte aposta em modelos com estetica comprovada e potencial garantia de venda, ie. Sub, panerais etc. Mas apesar disso há umas que apostam na diferenciação e componentes de melhor qualidade.

Claro que para teres uma relógio micro até aos 350, vais estar limitado no que podes fazer e oferecer (materiais, mecanismos, tecnologias etc).
Eu não tenho nenhum, mas há uns quantos que pelas imagens e feedback não me importava de ter confesso, pois oferecem valor 'honesto' por peça, e o factor de quantidades limitadas não prejudica ninguém Wink

Duas das que mais me chamaram a atenção até à data por exemplo são a Halios e a MKII.

A Halios por ter claramente um design próprio e com muito bom aspecto, e a MKII por apesar do design geral não ser totalmente original (e bem mais caro), consegue afinar e actualizar uns detalhes que lhe dá a tal mais-valia.

Os meus dois favoritos da Halios:

O Tropik
Micro-marcas HALIOS_TROPIK_SS_face1

http://wornandwound.com/review/halios-tropik-ss-review/

e o novo Seaforth
Micro-marcas HALIOS_SEAFORTH_GROUP_1

http://wornandwound.com/review/halios-seaforth-review/

Em relação à Borealis, conheço mas nunca tive nenhum na mão mas o consenso geral é que oferem muito pelo dinheiro e apresentam uma boa qualidade geral. No entanto, pessoalmente em relação ao modelo que colocaste, é o que não gosto de todo. Enquanto os outros são claramente inspirados em modelos icónicos, este (mais original) infelizmente não me diz nada.
Mas estão a lançar um, o Portus Cale, que já me atrai bastante! Wink

Abraço
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Seg 11 Dez 2017, 18:25
Boas
Acho que o problema que mencionaste tem um pouco a ver com a filosofia de coleccionar de cada um, se queres um relógio que possas vender daqui a uns tempos e não perder dinheiro ou se não estás minimamente preocupado com isso pois não achas que o vás fazer.
Quanto ao não perder dinheiro ou perder pouco, muitas poucas marcas te conseguem isso, sendo as mais seguras a Rolex e Patek. As micro marcas como não tem grande procura no mercado em segunda mão provavelmente vão ter grandes depreciações, normalmente quem compra apenas compra novo. Agora se não ter importares com o valor em segunda mão acho que algumas dessas marcas podem oferecer boa relação qualidade/preço, e quem sabe se algum dia uma delas não se torna a próxima Rolex e tens um relógio super raro ahah
A Christopher Ward apesar de não ser bem um micro marca tem alguma procura em segundo mao e os preços apesar de diminuírem até se aguentam.
Uma marca que tenho andado de olho é a Baltic, designs bastante apelativos.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qua 13 Dez 2017, 10:34
ricardo97reis escreveu:Boas
Acho que o problema que mencionaste tem um pouco a ver com a filosofia de coleccionar de cada um, se queres um relógio que possas vender daqui a uns tempos e não perder dinheiro ou se não estás minimamente preocupado com isso pois não achas que o vás fazer.
Quanto ao não perder dinheiro ou perder pouco, muitas poucas marcas te conseguem isso, sendo as mais seguras a Rolex e Patek. As micro marcas como não tem grande procura no mercado em segunda mão provavelmente vão ter grandes depreciações, normalmente quem compra apenas compra novo. Agora se não ter importares com o valor em segunda mão acho que algumas dessas marcas podem oferecer boa relação qualidade/preço, e quem sabe se algum dia uma delas não se torna a próxima Rolex e tens um relógio super raro ahah
A Christopher Ward apesar de não ser bem um micro marca tem alguma procura em segundo mao e os preços apesar de diminuírem até se aguentam.
Uma marca que tenho andado de olho é a Baltic, designs bastante apelativos.


A Baltic é também uma das micro / kickstarter que me atrai e muito. Tenho seguido otrabalho deles e têm feito tudo bastante bem, e os comentários de quem já tem são todos muito positivos!
Mas @ricardo97reis, há uma diferença entre marcar (micro) do tipo Kickstarter etc, e já estabelecidas ou que não seguiram por essa via. Acho que vale a pena distinguir uma da outra.

E olha que, em relação ao teu comentário do valor em 2a mão, também não é assim tão linear. As duas marcas que mencionei por exemplo, esgotam logo nos pre-orders, e tendencialmente não costumam fazer muitos mais de seguida, e os preços mantêm-se bastante próxximos do novo ou em alguns casos até superior pelo factor raridade. Cada caso é um caso! Smile


Abraço
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qua 13 Dez 2017, 22:54
@m84
Compreendo o que querias dizer em relação à distinção entre marcas que optam por kickstarter e outras já estabelecidas. Quando mencionei a Christopher Ward não disse que era propriamente uma micro marca no entanto também não é uma marca que seja uma Seiko em termos de produção, apenas quis dizer que para "investir" em marcas que ainda não são grandes esta tem conseguido reter algum do seu valor (especialmente quando comprados nos saldos).
Em relação à parte da raridade e de esgotarem será que os preços se vão manter acima do valor de lançamento ou perto daqui a 5 anos? Na minha opinião não, porque nenhuma marca consegue isso. Se calhar só apenas alguns modelos de grandes marcas que têm grandes listas de espera mas mesmo assim é apenas durante algum tempo.
Posso estar enganado mas acho que muitas destas micro marcas que têm algum sucesso de início não vão ter grandes futuros. Podem esgotar mas muito desse sucesso é devido aos blogs de referência, que fazem uns artigos em troca de provavelmente algum dinheiro. Quando deixarem de fazer será que essas marcas têm seguidores suficientes para continuar a esgotar?
Apenas a minha opinião

Abraço
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qui 14 Dez 2017, 10:34
ricardo97reis escreveu:@m84
Compreendo o que querias dizer em relação à distinção entre marcas que optam por kickstarter e outras já estabelecidas. Quando mencionei a Christopher Ward não disse que era propriamente uma micro marca no entanto também não é uma marca que seja uma Seiko em termos de produção, apenas quis dizer que para "investir" em marcas que ainda não são grandes esta tem conseguido reter algum do seu valor (especialmente quando comprados nos saldos).
Em relação à parte da raridade e de esgotarem será que os preços se vão manter acima do valor de lançamento ou perto daqui a 5 anos? Na minha opinião não, porque nenhuma marca consegue isso. Se calhar só apenas alguns modelos de grandes marcas que têm grandes listas de espera mas mesmo assim é apenas durante algum tempo.
Posso estar enganado mas acho que muitas destas micro marcas que têm algum sucesso de início não vão ter grandes futuros. Podem esgotar mas muito desse sucesso é devido aos blogs de referência, que fazem uns artigos em troca de provavelmente algum dinheiro. Quando deixarem de fazer será que essas marcas têm seguidores suficientes para continuar a esgotar?
Apenas a minha opinião

Abraço

Bem visto! Thumbs Up
alvez
alvez
Mensagens : 55
Data de inscrição : 05/10/2016
Idade : 30
Localização : Lisboa

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qua 03 Jan 2018, 23:11
Sansoni7 escreveu:Eu sou mais das «velharias».....

parece que optar pelo seguro é o que o pessoal faz mais Smile
alvez
alvez
Mensagens : 55
Data de inscrição : 05/10/2016
Idade : 30
Localização : Lisboa

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qua 03 Jan 2018, 23:11
m84 escreveu:Olá,

Penso que hoje em dia as micro já andam a dar que falar no bom sentido e a oferecer muito valor/custo.
Há dezenas, claro, e a maior parte aposta em modelos com estetica comprovada e potencial garantia de venda, ie. Sub, panerais etc. Mas apesar disso há umas que apostam na diferenciação e componentes de melhor qualidade.

Claro que para teres uma relógio micro até aos 350, vais estar limitado no que podes fazer e oferecer (materiais, mecanismos, tecnologias etc).
Eu não tenho nenhum, mas há uns quantos que pelas imagens e feedback não me importava de ter confesso, pois oferecem valor 'honesto' por peça, e o factor de quantidades limitadas não prejudica ninguém Wink

Duas das que mais me chamaram a atenção até à data por exemplo são a Halios e a MKII.

A Halios por ter claramente um design próprio e com muito bom aspecto, e a MKII por apesar do design geral não ser totalmente original (e bem mais caro), consegue afinar e actualizar uns detalhes que lhe dá a tal mais-valia.

Os meus dois favoritos da Halios:

O Tropik
Micro-marcas HALIOS_TROPIK_SS_face1

http://wornandwound.com/review/halios-tropik-ss-review/

e o novo Seaforth
Micro-marcas HALIOS_SEAFORTH_GROUP_1

http://wornandwound.com/review/halios-seaforth-review/

Em relação à Borealis, conheço mas nunca tive nenhum na mão mas o consenso geral é que oferem muito pelo dinheiro e apresentam uma boa qualidade geral. No entanto, pessoalmente em relação ao modelo que colocaste, é o que não gosto de todo. Enquanto os outros são claramente inspirados em modelos icónicos, este (mais original) infelizmente não me diz nada.
Mas estão a lançar um, o Portus Cale, que já me atrai bastante! Wink

Abraço

estes Halios.. cada um mais bonito que o outro! estupendos cheers
avatar
Convidado
Convidado

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Qui 18 Jan 2018, 19:42
@Rally200 não sei se o tópico comtempla também 'Micro-marcas' vintage/antigas, arrisco... um post. Penso não estar errado ao afirmar... que a questão 'Micro-marcas' tem um percurso ao longo dos tempos e que continuará (ainda bem) a ser intemporal!

Micro-marcas Imado_10
Imado DayDate


Um Imado que gosto imenso, não tenho a menor 'queixa' dele... muito pelo contrário. Vi/vejo poucos, não sei o que aconteceu com a brand, mas um exemplo de 'Micro-marca' e BBB.

Cumprimentos a todos!


Última edição por Antiqvarivm em Qui 18 Jan 2018, 19:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcções)
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Sex 19 Jan 2018, 08:07
Imado
Mias uma marca desconhecida para mim.
Vou ficar atento.
Obrigado pela partilha, amigo Anticvarivm.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Sex 19 Jan 2018, 12:26
Antiqvarivm escreveu:@Rally200 não sei se o tópico comtempla também 'Micro-marcas' vintage/antigas, arrisco... um post. Penso não estar errado ao afirmar... que a questão 'Micro-marcas' tem um percurso ao longo dos tempos e que continuará (ainda bem) a ser intemporal!

Micro-marcas Imado_10
Imado DayDate


Um Imado que gosto imenso, não tenho a menor 'queixa' dele... muito pelo contrário. Vi/vejo poucos, não sei o que aconteceu com a brand, mas um exemplo de 'Micro-marca' e BBB.

Cumprimentos a todos!

Isso é um bom ponto @Antiqvarivm, confesso que nunca pensei em equacionar marca antigas ao que chamamos de micro-marcas hoje em dia, mas faz todo sentido!
Aliás, há muitas mesmo nessa altura, e o 'conceito' do produto mantém-se o mesmo: mostrador e caixa (eventualmente) originais e depois montado com ebauche lá pra dentro.

Obrigado
avatar
Convidado
Convidado

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Sex 19 Jan 2018, 13:27
@m84 concordo!

Acontece exactamente o que refere. Existem bons e maus produtos, inevitavelmente... mas o 'conceito' mantem-se.
Acredito que hajam produtos/peças finais absolutamente extraordinários, mais do que no aspecto qualidade versus preço, mas mesmo em termos de beleza ou qualidade, um upgrade... outras nem tanto, apenas projectos que falham ou tentam medir o Mercado e que assim não sentem o peso da responsabilização.
Já estarei a fugir um pouco ao tema/tópico, mas por vezes até a abordagem de uma brand com prestígio... somente com o propósito de vender (realizar capital), esvaziar stock (peças sobre a forma de relógios), testar aceitação/robustez de um produto, etc mantendo a imagem intacta, como a Daniel Jean Richard, agora JeanRichard, para a GP. Tantas...

Todos nós, acredito, já tivemos contacto com um relógio fantástico que não custando uma 'loucura' nos deu praticamente tudo o que procuramos num relógio (exceptuando o reconhecimento da brand...) e nos interrogou acerca do 'conceito' Micro-marcas  Wink

Cumprimentos a todos!


Última edição por Antiqvarivm em Sex 19 Jan 2018, 13:29, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correções)
Rally200
Rally200
Mensagens : 134
Data de inscrição : 03/12/2017
Idade : 41

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Sex 19 Jan 2018, 14:29
Pegando em exemplos cá no burgo, se hoje a Borealis manda fazer dials e cases e compra movimentos japoneses "ontem" era a Fesa, Otar, etc a mandar fazer dials e cases com movimentos suíços ou franceses.

Enviado pelo Topic'it
Conteúdo patrocinado

Micro-marcas Empty Re: Micro-marcas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos