DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qua 04 Abr 2018, 00:09
No seguimento da conversa no tópico dos relógios de mergulho vintage, onde estava uma fotografia minha (tirada no Museu do Relógio) de um Aquastar Seatime com uma nota a dizer "Marinha Portuguesa” — mais concretamente aqui: http://www.dezdez.pt/t625p75-relogios-de-mergulho-vintage#9052

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa IMG_0243

— e após o 'desafio' lançado pelo nosso @altc, fiquei com curiosidade para tentar descobrir um pouco mais sobre esta possível ligação/relação da Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa.

Seria um acordo de fornecimento estabelecido oficialmente ou meramente a escolha de uns quantos marinheiros e oficiais navais?

O que descobri é bastante interessante e como ainda estou a recolher informação, vou dividir isto em duas partes.  study


PARTE 1:



Na minha pesquisa online inicial apenas encontrei 3 relógios Aquastar (1 pedido de informação e os outros para venda) com a menção de uma qualquer ligação à Marinha Portuguesa. E tudo um pouco vago também…

Decidi entrar em contacto a atual Aquastar na Suiça que me informou que estes apenas compraram a marca há uns anos, quando a marca já estava praticamente extinta, e que não tinham acesso a qualquer registo histórico do passado.
No entanto, disseram que o mais provavel seria ter sido um acordo com o representante Aquastar em Portugal e a própria Marinha. 

“We have to inform you that we took Aquastar over in 1983.
We never have had access to the old owner story. We therefor are not in position to answer your question but we think it was a deal made by the old Aquastar agent in Portugal.
As we took over, we only bought the brand. The old company was almost dead.
Sorry for not being in position to give you more details.”

Não ficando contente com a resposta, continuei a minha pesquisa, e fui dar a um blog chamado Barco à Vista, sobre a marinha Portuguesa e a temática naval e militar,  onde encontrei um post entitulado: "Fuzileiros na Guerra Colonial", que podem aceder aqui: https://barcoavista.blogspot.pt/2011/03/fuzileiros-na-guerra-colonial.html

No meio do post podemos ler o seguinte (retirado com permissão do autor):

- OS MEIOS UTILIZADOS
No que concerne à dotação orgânica de material, a Marinha de Guerra Portuguesa atendendo à guerra de guerrilha que ocorria nos TO's, apetrechou as unidades de Fuzileiros com meios ligeiros de baixo custo, fácil operação e manutenção.
Ao longo do conflito, os meios adoptados pouco evoluiram e as unidades de Fuzileiros adequavam casuisticamente os meios empregues conforme a missão a executar.
Tendo por exemplo a guarnição de um DFE, esta era equipada com os seguintes meios:
[…]
• EQUIPAMENTO DIVERSO:
- Máquina fotográfica de 16mm (2);
- Máquina de escrever (1);
- Binóculos (4);
- Bússolas SILVA (10);

- Relógios à prova de água AQUASTAR (10);

- Lanternas estanques (10);
- Filtros para água CATADIN (12),
- Algemas (3);
- Lápis dermográfico;
- Lapiseira de sinais;
- Kit sanitário;
- Faca de combate;
- Cantil de 1 litro
- Very-lights.

Nota: Aqui, o (10) quererá dizer que  foram somente 10 exemplares distribuídos à Unidade de Fuzileiros.

Por coincidência, há também a seguinte fotografia um pouco antes :
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Telefuzo
Marinheiro C "radiotelegrafista" do DFE n.º 9 no Mágué velho

Aumentando a fotografia dá para ver mais ou menos que até podia ser um Aquastar ’63’:
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Telefuzo-zoom

Modelo em questão:
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa F1083e0c4f47c5c995d897a673c1a849_big

Sem saber mais, entrei em contacto com Eugénio Tavares d'Almeida, director do Museu do Relógio em Serpa/Evora, sobre a fotografia que coloquei no tópico e ele confirmou que:
“de facto tal relógio é parte do acervo o do Museu e foi adquirido á mais de 20 anos por causa dessa mesma singularidade - relogio usado pela Marinha portuguesa e fuzileiros - história est reconfirmar já umas dezenas de vezes por felizes contemplados dos mesmos e que visitaram o Museu ou que nos pediram o restauro dos seus relógios.”

Inclusive teve a gentileza de ir tirar umas fotografias de um dos Aquastar (curiosamente um 63) que tinha no pólo de Évora, com estojo original.

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa IMG_20180328_174618
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa IMG_20180328_174627
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa IMG_20180328_174706
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa IMG_20180328_174823
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa IMG_20180328_174906

Portanto, numa primeira fase acho que podemos retirar algumas conclusões:

  • Existe alguma ligação (directa) entre a Marinha de Guerra Portuguesa, seus marinheiros e oficiais e a marca Aquastar;
  • Possivelmente teria sido um agente/representante local a concretizar este acordo;
  • Relógios Aquastar fizeram parte da palamenta de equipamento de distribuído a todos os Destacamentos de Fuzileiros Especiais  até - Companhias de Fuzileiros;
  • Terão sido distribuidos pelo menos 2 modelos distintos, um Seatime 1000, e um Aquastar 63.


Imagens de catálogo da época:
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Vintage-diver-aquastar-seatime-200m-iwc-aquatimer--D_NQ_NP_821466-MLB26415729223_112017-F
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Aquastar-63-6

Entretanto tenho andado em conversas com o autor do blog, e já tenho mais informação que irei publicar quando tiver tudo organizado na minha cabeça, por isso fiquem atentos ao que virá! Razz

Cumprimentos,


Última edição por m84 em Qua 04 Abr 2018, 22:01, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Correções de informação geral.)

bladerunner68 gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qua 04 Abr 2018, 08:01
Olá
Obrigado pelo post e pela pesquisa. Thumbs Up
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qua 04 Abr 2018, 10:38
Muito bom, o post do ano, até agora.

Sabemos se os relógios distribuídos à MP têm algum sinal distintivo? Ou se podemos estabelecer um intervalo de números de série? Pergunto isto porque ou muito me engano ou começou a minha caça por um desses...
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qua 04 Abr 2018, 11:08
altc escreveu:....ou muito me engano ou começou a minha caça por um desses...

Cá vai uma pequena ajuda:

https://www.olx.pl/moda/zegarki/q-Aquastar/?view=list
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qua 04 Abr 2018, 16:37
Que giro, ainda há dias perguntei ao meu pai (que foi Fuzileiro da Marinha e esteve na Guiné) sobre um relógio que vi numa sua foto antiga quando estava por lá, e ele disse-me que era o relógio que davam aos oficiais, mas não me soube dar grandes detalhes nem sabe se ainda o tem em algum "baú"... tenho de voltar a perguntar se ele o encontrou ou se já o perdeu. Na foto não se percebe bem qual o modelo, mas tem uma bracelete metálica daquelas sólidas de 2 ou 3 peças longas...
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qua 04 Abr 2018, 18:52
altc escreveu:Muito bom, o post do ano, até agora.

Sabemos se os relógios distribuídos à MP têm algum sinal distintivo? Ou se podemos estabelecer um intervalo de números de série? Pergunto isto porque ou muito me engano ou começou a minha caça por um desses...

Hehehehe não sei se diria tanto, mas obrigado! Thumbs Up
Essas perguntas ainda estou a tentar descobrir também, e espero ter algumas respostas em breve. Wink

Abraço

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qua 04 Abr 2018, 18:57
SeaUrchin escreveu:Que giro, ainda há dias perguntei ao meu pai (que foi Fuzileiro da Marinha e esteve na Guiné) sobre um relógio que vi numa sua foto antiga quando estava por lá, e ele disse-me que era o relógio que davam aos oficiais, mas não me soube dar grandes detalhes nem sabe se ainda o tem em algum "baú"... tenho de voltar a perguntar se ele o encontrou ou se já o perdeu. Na foto não se percebe bem qual o modelo, mas tem uma bracelete metálica daquelas sólidas de 2 ou 3 peças longas...

Isso é interessante! Achas que conseguias colocar aqui a foto? Seria giro saber se era um destes também.
Não é preciso de mostrar a cara (se quiseres envia-me que eu faço um 'crop' só a area em questão).

Obrigado
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qua 04 Abr 2018, 19:59
Vou tentar, já andei à procura e não encontrei mas vou pedir-lhe a foto Wink
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 00:33
Aqui está! Smile

Que relógio será este?

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa F-11-011

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa F-11-010

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 10:19
Olá @SeaUrchin, obrigado pelas fotos!


De facto é um pouco dificil de perceber a 100%, mas arrisco a dizer que parece muito um '63'! Smile

A forma da caixa é muito semelhante, e o mostrador aparenta ter uns marcadores, trapezoides, como o 63.

E gosto bastante da bracelete de metal! Smile
Acho que devia ser comum trocá-las, pois pela informação que recebi, eles vinham com bracleete de borracha, mas durava pouco com agua do mar e sol, principalmente nos mergulhadores/sapadores.

Abraço
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 13:35
Sim parece ser o 63, depois vou mostrar ao meu pai as fotos do 63 que estão aqui no tópico para ver se ele o reconhece Wink
avatar
Convidado
Convidado

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 13:51
Peço antecipadamente desculpa deste meu post @SeaUrchin...

Caso o seu Pai ainda tenha este Aquastar, independentemente da condição em que esteja e restauro a realizar, este sim merece ficar consigo... este sim, um relógio a sério, com interesse histórico nacional e sentimental (estórias pessoais do seu Pai e de Família).
Espero que se possam reencontrar com o Relógio!

Cumprimentos!


Última edição por Antiqvarivm em Qui 05 Abr 2018, 14:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correções.)
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 14:05
@sansoni7 - esse está na Polónia, o que me interessaria procurar seria um dos entregues à Marinha Portuguesa mas para isso precisava de saber se tinham alguma marca distintiva ou um intervalo de números de série...

@m84 - A Marinha deve ter registos disso, dos relógios comprados e a quem foram entregues. Não sei se essa informação estará protegidos por algum segredo de Estado mas passados 40/50 anos, duvido. Talvez contactá-los diretamente ou através de alguém que lá tivesse conhecimentos (uma associação de veteranos ou assim...)

@SeaUrchin - também me parece um Aquastar 63. Esse relógio tem que aparecer, é procurar em todos os cantos onde possa estar e até onde seja impossível estar. Para além do valor monetário (com proveniencia comprovada como tem, os coleccionadores de relógios militares chamavam-lhe um figo - aqui devem estar alguns interessados: www.mwrforum.net/forums/), o relógio tem, como diz o @Antiqvarivm, um valor sentimental inestimável.
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 14:07
Penso que será difícil, mas vou tentar descobrir mais sobre o que terá acontecido ao relógio Smile

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 14:08
Boa sorte para essa busca, altc
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 14:39
Obrigado a todos Very Happy

Entretanto mandei as fotos do 63 ao meu pai e... ele diz que não se lembra bem, mas à partida não parece ser o mesmo relógio hehehehe está instalado o mistério Razz
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 15:24
SeaUrchin escreveu:Obrigado a todos Very Happy

Entretanto mandei as fotos do 63 ao meu pai e... ele diz que não se lembra bem, mas à partida não parece ser o mesmo relógio hehehehe está instalado o mistério Razz

Pela foto estou mesmo convencido que é um 63... Tem uma forma muito peculiar...

É possível que não reconheça por causa do mostrador? Há preto e prata e, depois de tantos anos, é muito possível que isso faça diferença...

SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 15:41
Sim, pode perfeitamente ser uma questão de memória e ser mesmo um 63... vou tentar saber mais hehehehe Smile
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Qui 05 Abr 2018, 21:56
Parabéns pelo excelente trabalho de investigação @m84 Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Ter 10 Abr 2018, 11:46
SeaUrchin escreveu:Sim, pode perfeitamente ser uma questão de memória e ser mesmo um 63... vou tentar saber mais hehehehe Smile

Pode ser, mas pode também não ser um 63 exactamente... Descobri outro modelo, também da Aquastar, que parece ter sido entregue também mas quero tentar confirmar antes...


Rlopow escreveu:Parabéns pelo excelente trabalho de investigação @m84 Thumbs Up

Obrigado! Mas o trabalho ainda continua! Wink
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Seg 16 Abr 2018, 23:59
Bem malta, tenho andado um pouco ausente daqui mas não parado! Very Happy

Tenho andado a seguir pistas sobre este assunto, e tenho mais alguma informação.

Já agora, quero agradecer ao autor do blog “Barco À Vista” por toda a ajuda que me tem facultado para tentar descobrir mais informação junto de ex-combatentes e não só.  Thumbs Up


PARTE 2

Na semana passada, após alguns telefonemas com diversas entidades dentro do mundo da Marinha, finalmente percebi que tinha é que ir ao Arquivo Histórico da Marinha para tentar obter mais alguma informação.
Feitas as diligências, e uma vez já no Arquivo, pude dar inicio a mais uma fase da pesquisa. Digo início porque, como devem calcular, procurar qualquer informação sobre um possível lote de relógios de pulso usados na Guerra Colonial num arquivo de mais de 250 anos de história em material diverso, é obra!

Apesar disso, com a preciosa ajuda e paciência da Directora do Arquivo, Dra. Isabel Beato, acho que encontrámos qualquer coisa mas como está ‘classificado’ (bem dizia o @altc!) temos que esperar ±1 mês até que o meu pedido de desclassificação seja aceite para podermos ver o que se encontrou… Isto se for aceite!

Até lá deixo-vos com alguns testemunhos em primeira pessoa que recebi de vários ex-combatentes que corroboram a ligação da Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa e fornecendo mais alguns detalhes. Foram editados aqui apenas para incluir só a informação relevante.

Já agora, DA = Direcção de Abastecimentos.

Foi-me oferecido um Aquastar em 1965 quando fui para Angola a comandar um Destacamento. Os sargentos não foram contemplados. […] Creio que a Marinha comprou por atacado pois não era opção nossa. 

Recordo-me que o servico de navegacao dos navios, p.e. corvetas, tinham um relogio Aquastar 1000 ou muito parecido. 
O relógio era para ser usado durante o período em que se servia no navio e depois seria usado pelo navegador seguinte. 

Eram fornecidos para o mergulho e distribuídos quando se embarcava para o Ultramar. Tinham de ser, depois, devolvidos. Eram Aquastar.

Sobre os relógios Aquastar posso apenas dizer que faziam parte do equipamento fornecido às Unidades de Fuzileiros destacadas para o Ultramar. Os Oficiais tinham direito a usá-los durante a comissão e tinham de os devolver quando destacassem ou terminassem a sua comissão.

Os mergulhadores eram cedidos e utilizados para mergulho sem ser distribuídos pessoalmente, desde 62 ou 63.
A partir de 66 com as unidades constituídas eram distribuídos a cada homem, independente do posto.
[…]
Recordo que a correia de ajuste ao pulso era de borracha e com a água salgada era raro durar um ano - pelo menos em quem mergulhava mesmo.

Em 1965, enquanto fuzileiro e prestes a partir em missão para Moçambique, foi-me distribuído um relógio Aquastar.

Posso confirmar que a minha Companhia (Moçambique 67/69) recebeu relógios em igual número ao de oficiais  e sargentos. No fim da comissão esses relógios foram entregues com os inventários no desarmamento da companhia. […]

O relógio"AQUASTAR", para uso dos Fuzileiros Especiais, entrou na Marinha pela DA, sendo também distribuido aos mergulhadors e às unidades.
[…] A DA passou também a vender, por 1.000$00 cada a quem fosse autorizado a comprar.
Aproveitando a "deixa", e sendo entusiasta do mergulho em apneia e da caça submarina, logo que recebi o meu primeiro vencimento, depois da promoção a oficial, em Janeiro de 1967, fui à DA comprar um.
Levei-o para a comissão em Moçambique (68 e 69) e para Cabo Verde (74/75), de onde regressei na antevéspera da data da independência, 5 de Julho.
[…]

O primeiro relógio que me foi distribuído em 1973, era Aquastar. Depois foi recolhido e distribuiram os sei[k]os que eram melhores. 

Relativamente aos relógios AQUASTAR posso adiantar o seguinte:

1 Julgo que começaram a ser distribuídos aos navios que estavam ou iam para o ultramar, para as forças de desembarque. No meu caso, julgo que foram atribuídos alguns ao NRP Principe, talvez em 1965.
2 Eram distribuídos aos oficiais mergulhadores sapadores, pelo menos.
3 Podiam ser adquiridos na D.A. por um preço convidativo, mas não recordo qual (1.000$00 ????)
4 Ainda possuo um da 2ªgeração. modelo Seatime.
5 Posteriormente, os mergulhadores optaram pelos relógios Seiko profissional.

Portanto agora já podemos estabelecer também que:

  • houve um periodo concreto de distribuição — pelo menos entre 62/63 e 73;
  • foram para diversas unidades e companhias combatendo em países diferentes;
  • foram as 2 versões dos mostradores nos modelos Seatime;
  • distribuição aparentemente limitada dentro das unidades/companhias;
  • podiam também ser comprados posteriormente por quem tivesse autorização para tal.


Outra coisa interessante é que passado algum tempo, alguns dos mergulhadores começaram a trocar os Aquastar por… SEIKO! Very Happy

Sobre produção, para já temos estes números de série confirmados (via fotos recebidas e testemunhos):

Modelo 63:
229XXX (1701)
258XXX (1701)
507XXX (1713)

Modelo Seatime:
1050XXX (1000)

Segue embaixo algumas fotografias de exemplares pessoais.
Aqui podemos ver que temos uns Seatime com os dois mostradores, uns 63, mas também um no fim que parece ser um 60! (por sinal, espetacular como está)

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa 20180403_175326


A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa 30124480_1722522437805313_5012480881747558400_n
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa IMG3213

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa IMG_3301
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa IMG_3302

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa AQUASTAR

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Aquastar2a
A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Aquastar1a


Por agora é tudo, e resta esperar até ter a resposta do Arquivo sobre o meu pedido para poder ter mais informação. study

Cumprimentos e boa semana!


Última edição por m84 em Ter 21 Set 2021, 00:39, editado 1 vez(es)
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Ter 17 Abr 2018, 08:31
Grande trabalho.
Obrigado
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Ter 17 Abr 2018, 09:39
Obrigado @m84!
Parabéns, mais uma vez, pelo exaustivo trabalho de pesquisa Thumbs Up
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Ter 17 Abr 2018, 10:33
Muito, muito bom @m84. Parabéns

Se o Aquastar 60 também foi distribuído fico a pensar se o meu, que tem o selo fiscal nacional, será um desses...
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Ter 17 Abr 2018, 11:46
Obrigado a todos! Smile

altc escreveu:Muito, muito bom @m84. Parabéns

Se o Aquastar 60 também foi distribuído fico a pensar se o meu, que tem o selo fiscal nacional, será um desses...

Pensei exactamente o mesmo quando vi esta foto e fui ver o teu de novo! Smile Só não sei bem por ser um dos JeanRichard ainda Question  
Mas veremos o que consigo extrair do Arquivo.

Obrigado abraço,
Conteúdo patrocinado

A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa Empty Re: A Aquastar e a Marinha de Guerra Portuguesa

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos