DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Objetivos de coleção Empty Objetivos de coleção

Qua 22 Ago 2018, 18:07
Ao longo do tempo tenho observado que por vezes alguns colecionadores estabelecem certos objetivos em relação a este hobby da relojoaria e às suas coleções.
Alguns exemplos disto são por exemplo apenas colecionar relógios de aviação, ou ter por objetivo a um certo ponto reduzir a coleção a apenas um relógio ou apenas comprar peças com potencial de investimento...

Gostava que partilhassem se seguem alguma filosofia em relação às vossas coleções ou não

Cumprimentos
avatar
AlexandreDuarte
Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/04/2016
Idade : 27

Objetivos de coleção Empty Re: Objetivos de coleção

Qua 22 Ago 2018, 19:33
Boa tarde Ricardo,

Sendo eu um "colecionador" divido a minha coleção em duas partes, os vintage e "os mais atuais". Não sei se fará muito sentido para os outros, mas prefiro desta forma pois tenho vindo a estabelecer objetivos diferentes para as "duas coleções".
Nos vintage torna-se mais fácil ( a meu ver ) ter peças de valor histórico e relevante pois de alguma forma não atingem valores tão elevados, mas ao mesmo tempo são bem mais difíceis de arranjar em bom estado, dignos de uma coleção! Eu tenho por exemplo como objetivo nos vintage para além do Zenith, Tissot's, Latino, Aureus, Certina que tenho, ter um Universal Geneve daqueles bem bonitos que de vez em quando por aqui aparacem no fórum. Ainda que agora para mim seja esse o objetivo, quando o objetivo for atingido saltarei para outro qualquer como por exemplo um Omega pois são objetivos atingíveis!
Nos ditos "atuais" os objetivos são completamente diferentes pois serão todos eles comprados novos, são objetivos como por exemplo ter um SKX, um Hamilton ou um Frederique Constant! Todos eles também atingíveis a curto/médio prazo...

Ainda assim tenho os meus grandes objetivos seria ter um Rolex Submariner, Breitling Navitimer e Omega Speedmaster! Todos eles grandes históricos da horologia´, que vem do passado para o presente como nada se tivesse alterado! Estes tenho noção que não os poderei comprar amanhã, nem nos próximos tempos, quem sabe um dia! Mas também não estou preocupado, só tenho 22 anos ainda tenho muito tempo para atingir esses objetivos! Very Happy

Espero ter sido explicito e "respondido" ao seu tópico...
Cumprimentos a todos,´

Alexandre Duarte
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Objetivos de coleção Empty Re: Objetivos de coleção

Qui 23 Ago 2018, 07:54
O meu foco, no geral são os relógios vintage.
Comecei por «juntar relógios» e agora, gradualmente, estou a tentar «colecionar». Neste momento, tenho o foco no «bom e barato» ( sim, já sei que é difícil) e ainda não desisti de encontrar um relógio de pulso com o ponteiro dos segundos ás «9 horas».
Sim, eu sei que sou «modesto»..... Very Happy


Última edição por Sansoni7 em Qui 23 Ago 2018, 10:51, editado 1 vez(es)
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Objetivos de coleção Empty Re: Objetivos de coleção

Qui 23 Ago 2018, 10:03
A "filosofia" e fio condutor da minha coleção é o caráter histórico dos relógios, a sua significância social, histórica e, claro, ao nível da relojoaria (simbolismo, inovação, diferenciação, etc). É um tema muito abrangente, claro, mas prefiro assim porque não conseguiria criar uma coleção apenas de relógios de mergulho ou só de aviação, etc. Percebo a ideia de quem coleciona apenas um tipo de relógios, mas pessoalmente gosto de variedade Smile Por isso, tenho relógios formais/clássicos, de mergulho e das temáticas da aviação, desporto automóvel e militar.

Depois tenho relógios que mantenho pelo significado pessoal que têm e não pela qualidade ou valor ao nível da relojoaria (sendo o melhor exemplo um "Emporio Armani" que, não fosse essa importância em termos pessoais, já teria vendido ou até oferecido há anos).

Este hobby tem coisas interessantes para todas as carteiras e gostos. Aliás, quem realmente aprecia relojoaria (e não meramente "luxo" ou dar nas vistas perante os outros), sabe que há relógios interessantes e cheios de história e valor em todas as gamas de preços, de 10 euros a 1 milhão de euros.

Nos próximos anos, o meu grande objetivo é economizar para um "Grail", que deverá passar pelo Tudor BB 58 ou pelo Speedmaster king
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Objetivos de coleção Empty Re: Objetivos de coleção

Qui 23 Ago 2018, 10:52
Vou ter que estudar muito para «refinar» os meus objectivos.
Para já, dentro dos mecânicos vintage, quase só vou pela «aparência».....
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Objetivos de coleção Empty Re: Objetivos de coleção

Sex 24 Ago 2018, 00:02
Boa ideia de tópico. Já foi discutido em partes noutros tópicos mas pode ser bom um tópico especifico para este tema.

Para já não me considero colecionador, embora nos olhos de quem não está neste mundo pareça o contrario Very Happy mas acho que no geral estou mais no campo do @nmfl e acho abordagem do @AlexandreDuarte interessante, em separar as aguas por novos e vintage.

É obvio que posso ser mais atraído por certos tipos de relógios e épocas do que outras — ex. tool watches ano 50-70 — e como tal isto irá contribuir para dar mais peso a certa 'categoria' colecionista. No entanto, há tanta coisa boa, bonita e interessante por aí que acho que seria dificil dizer que não apenas porque me mentalizei que quero certo tipo de relógio. Isso envolve muita disciplina e uma certa experiência e não acho que esteja pronto para tal compromisso!
Como tal, vou 'juntando' o que gosto, quando e como posso. Talvez quando tiver alcançado um 'conjunto' de relógios que me agrade na sua totalidade, possa então mudar as minhas energias para um foco especifico e criar uma coleção. Wink

Acho muito interessante quem consiga isso e tenha disciplina para tal, e acredito que só assim se consegue verdadeiramente aprofundar o conhecimento por certos relógios de uma forma empírica. Por ex. o nosso membro @altc coleciona Polerouters (não só) e com isso tem vindo a ganhar um conhecimento impar sobre o modelo. É natural! Por acaso ainda há uns dias, uma pessoa disse-me que tem um amigo que coleciona 5513, e tem praticamente um de cada ano...  Idea

Depois acho que também é importante diferenciar ou chamar a atenção para os colecionadores tipo acumuladores. Ou seja, pessoas que podem colecionar vários exemplares do mesmo relógio/ref/modelo...

Sansoni7 escreveu:e ainda não desisti de encontrar um relógio de pulso com o ponteiro dos segundos ás «9 horas».

Podes começar com relógios à base dos Unitas 6497 por exemplo Wink
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Objetivos de coleção Empty Re: Objetivos de coleção

Sex 24 Ago 2018, 11:40
Boa dica.... Very Happy
Iloper
Iloper
Mensagens : 151
Data de inscrição : 08/08/2018

Objetivos de coleção Empty Re: Objetivos de coleção

Sáb 08 Set 2018, 07:05
Eu quero começar a pensar assim:

https://youtu.be/fE0Vooiqivk
Conteúdo patrocinado

Objetivos de coleção Empty Re: Objetivos de coleção

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos