DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Jorge Mendes
Jorge Mendes
Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/08/2018
Idade : 51
Localização : Funchal

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 10:04
Bom dia a todos,
O movimento spring drive desenvolvido pela seiko ao longo de cerca de 20 anos, e que tem uma precisão fantástica, qual é a vossa opinião, é um movimento mecânico ou quartz?
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 12:00
Não é uma questão de opinião, é uma questão técnica: é um quartz.

O Sr. @Girão explicará melhor que eu as questões técnicas (e corrigirá qualquer asneira que eu esteja a dizer) mas se o mecanismo oscilante for um balanço é um relógio mecânico, se for um cristal de quartzo é um quartz. A corda vs pilha é só a forma como a energia que faz funcionar o oscilador é armazenada.

Agora uma pergunta minha: neste meu relógio a oscilação é dada por um balanço mas a fonte de energia é uma pilha. É mecânico ou quartz?

Grand Seiko Spring Drive...  510
Jorge Mendes
Jorge Mendes
Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/08/2018
Idade : 51
Localização : Funchal

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 12:08
Mas o sistema é automático, mas a regulação é quartz...
Não tem pilha...
Daí a minha questão para este sistema híbrido...
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 12:21
Se calhar não me fiz entender: a questão da pilha é irrelevante para aferir se um relógio é quartz ou não. A corda ou a pilha apenas são relevantes na medida em que são elas que fornecem a energia necessária para o relógio funcionar. A energia pode ser gerada e armazenada através de corda mas se o "oscilador" é um cristal de quartzo e não um balanço, então é um relógio quartz.

the abyss
the abyss
Mensagens : 460
Data de inscrição : 26/02/2017

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 13:46
As coisas não são assim tão lineares, na minha opinião.

Um calibre Spring Drive crono 9R tem cerca de 300 peças. Dessas 300 peças, somente 3 não são partilhadas por qualquer outro mecanismo cronógrafo mecânico.

3 peças!

Grand Seiko Spring Drive...  Su-thay-doi-dac-biet-cua-dong-co

Logo, chamar de "relógio quartzo" a um Spring Drive não me parece que assente bem.

Acaso dizemos que um Ferrari La Ferrari, com um motor V12 a gasolina, apenas por ter uma bateria que aumenta a potência, torna a aceleração mais linear e rápida, é um carro eléctrico, como um Tesla?

Acho que não... Wink

Eu chamo-lhe híbrido.

Cumprimentos!!
avatar
Convidado
Convidado

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 14:14
the abyss escreveu:As coisas não são assim tão lineares, na minha opinião.

Um calibre Spring Drive crono 9R tem cerca de 300 peças.  Dessas 300 peças, somente 3 não são partilhadas por qualquer outro mecanismo cronógrafo mecânico.

3 peças!

Eu chamo-lhe híbrido.


Concordo, tendo a concordar com o @the abyss!

Reconheço que não possuo os conhecimentos técnicos suficientes para afirmar o que seja com garantida certeza, mas do que 'bebi' e refleti, para mim o que conta ao final do dia é a sua génese… por último, a sua 'alma'. Mesmo caindo no erro de estar a ser empírico!

Como havia dito num post recente, porém num outro tópico deste Fórum, para mim discordo que o mecanismo 9R do Seiko Spring Drive seja teoricamente quartz pois a alma é mecânica. Os seus fundamentos, base da sua construção e quase ponto de origem é pró-mecânica. Se bem que o ponto de origem de qualquer relógio é necessariamente mecânico…
Em: https://dezdez.forumeiros.com/t101-quartz-sacrilegio
Todavia, aceito uma determinação de híbrido. Smile

Por diversas e obvias razões queria evitar-me ao exemplo que vou apresentar, mas não me ocorre um mais impactante. O do 'pacemaker'.
Um de nós, que seja porventura sujeito a essa intervenção e assim viva… deixa de ser o que original e maioritariamente é?
Esperemos que não!

Voto pela raiz mecânica e não me pronúncio mais, pois já fui muito além do meu parco conhecimento sobre esta matéria.
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 15:09
O Spring Drive é um relógio espectacular, com uma tecnologia inovadora e quem me dera ter um (fazer um test drive já me chegava...).

Mas vamos lá à questão:

Todo o relógio analógico (os digitais têm uma lógica diferente) tem duas características (o número de peças, as complicações ou o desenho são irrelevantes): tem que ter/armazenar energia para o fazer mover e um oscilómetro que faça com que, com movimentos de frequência constante, se possa construir uma base para a medição de intervalos de tempo.

A energia para um relógio funcionar pode ser gerada/armazenada por uma corda, uma pilha ou condensador (os Kinetic), essa energia é depois transmitida a um oscilómetro que faz com que exista a tal frequência constante. Este oscilómetro pode ser um pêndulo, um balanço, um cristal de quartzo ou um diapasão.

A forma como a energia é gerada e a forma como essa energia se dispersa são duas coisas diferentes e que não podem ser confundidas. Se um relógio tem um oscilador que é um cristal de quartzo, e o Spring Drive tem, é um quartz (o próprio quartz nome vem daí: do oscilómetro).

Também não considero que se possa chamar um híbrido porque só seria assim se a mesma função fosse efetuada de duas formas diferentes: um relógio ter pilha e corda ou ter balanço e cristal de quartzo como oscilómetros. Ter corda e um cristal de quartz não o torna um híbrido porque são duas funções diferentes.

Para aproveitar o caso dos carros: os híbridos têm duas formas de energia (baterias e gasolina) e dois motores (eléctrico e combustão), o Spring Drive é como se tivessemos um carro movido a gasolina com motor eléctrico ou um carro com baterias com motor de combustão.

Disclaimer: eu tenho um carro híbrido (o @m84 pode atestar, já andou nele)
Girão
Girão
Mensagens : 1350
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 15:14
O Spring Drive é uma tecnologia de relógio exclusiva. Gera energia como qualquer outro relógio mecânico, mas combina isso com um regulador eletrónico para fornecer um nível de precisão que nenhum relógio mecânico pode igualar.

Os dois principais elementos por trás da função de qualquer relógio são sua fonte de energia e seu sistema de controle de tempo.

O Spring Drive é um sistema desenvolvido e único que combina o alto torque de um relógio mecânico com o sistema de controle de circuito integrado (CI) com um oscilador de quartz de alta precisão (como de um relógio eletrónico).

Este sistema "controla" toda a engrenagem de "medição de tempo", regulando o avanço ou recuo no sistema de escape... Mais ou menos isto. Não tão linear, mas acreditem, complexo e bem eficaz Wink
the abyss
the abyss
Mensagens : 460
Data de inscrição : 26/02/2017

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 16:51
Todos têm razão! Very Happy

No fundo, acho que os Spring Drive são o melhor de dois mundos Cool
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 17:09
the abyss escreveu:Todos têm razão! Very Happy

No fundo, acho que os Spring Drive são o melhor de dois mundos Cool

Thumbs Up
avatar
Convidado
Convidado

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 12 Set 2018, 18:44
the abyss escreveu:Todos têm razão! Very Happy

No fundo, acho que os Spring Drive são o melhor de dois mundos Cool


Excelente resolução!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qui 13 Set 2018, 00:08
hahahaha o que para aqui vai! Very Happy
E confesso que de spring drive conheço mesmo muito pouco ou nada... Ou melhor, já conheço um pouco mais agora! Wink

Obrigado pela discussão!
avatar
Convidado
Convidado

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Seg 19 Nov 2018, 10:56
Grand Seiko Spring Drive...  Yoshif10
Yoshifusa Nakazawa


Um artigo em que Robert Baggs do ABTW entrevista o Mestre Yoshifusa Nakazawa e onde precisamente as questões maiores deste tópico são abordadas.
A ler, em:

https://www.ablogtowatch.com/grand-seikos-master-watchmaker-interview-yoshifusa-nakazawa/



+info: https://www.ablogtowatch.com/grand-seikos-master-watchmaker-interview-yoshifusa-nakazawa/ [Grand Seiko’s Master Watchmaker: Interview With Yoshifusa Nakazawa at ABTW]
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Qua 21 Nov 2018, 11:04
Boa @Antiqvarivm, também ia partilhar essa entrevista que é bastante interessante e, como disseste, fala exactamente sobre vários temas discutidos neste tópico.

Também recomendo a sua leitura! Thumbs Up
Conteúdo patrocinado

Grand Seiko Spring Drive...  Empty Re: Grand Seiko Spring Drive...

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos