DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 15:07
Olá a todos,

O nosso 'património' horológico pode não ser tão extenso ou completo e complexo como outros mas não deixa de ser 'nosso'. Com o que isso tudo implica, tem também a sua dose de idiosíncrasias. Uma delas são as marcas de 'contraste' marcadas nos relógios para relógios que eram importados, para efeitos de imposto. Ainda não sei é quais os anos que isto foi prática comum.

Markku escreveu:
O contraste era a forma que o Estado tinha de comprovar que os relógios tinham passado pela Alfândega e por conseguinte pago os impostos devidos. O que não impediu o contrabando de muitos relógios, como aconteceu com a marca Cauny  Very Happy

É curioso porque desta forma podemos identificar um relógio num pulso estrangeiro como sendo 'nosso'.

Criei este tópico porque em conversa recente com um colecionador estrangeiro, ele disse que os relógios eram sempre marcados na asa superior esquerda. Não sendo expert na matéria mas já tendo visto, em mãos, marcas noutras partes do relógio, corrigi-o e ele pediu-me exemplos.

Essa conversa entretanto já acabou mas deixo aqui os meus exemplares, e peço a todos que têm conhecimento de causa fundamentado e contacto com os próprios relógios, que os exponham aqui e deixem a votação para que se crie uma espécie de registo sobre locais de marcações.

Estou em crer que o mais habitual será na asa superior esquerda mas como demonstrarei, há outras.

Relembro que isto é apenas para marcas de importação e não de materiais nobres etc.


Novo link para formulário já com os atuais números da votação anterior.

https://goo.gl/forms/Kkzkzsot8ZGFzGPP2

Para verem os resultados, poderá ser verificado aqui:

https://docs.google.com/forms/d/1ZN_0D6FR1LXfY1BQDvJstoAjH79yXeUz-hJuCuvoYPA/viewanalytics



Asa inferior esquerda:
Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso IMG_2307

Asa inferior direita:
Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso IMG_2839-1

Lateral asa direita:
Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso IMG_3451-1

Lateral caixa 3H:
Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso IMG_3695-1

Há mais exemplos por aqui?


Última edição por Admin em Sex 12 Out 2018, 10:36, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : novo link)
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 15:18
Relógios meus e quanto ao coleccionador estrangeiro que vá pentear macacos:

Omega Seamaster 145.024:

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso 26410410

Zenith El Primero Big Blue:

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso 26410610

UG Tri Compax:

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso 26460510

UG Polerouter Date:

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso 26460310

Tissot Navigator Lemania 5012:

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso 26460710
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 15:22
altc escreveu:Relógios meus e quanto ao coleccionador estrangeiro que vá pentear macacos:
lol!

Obrigado @altc pelas fotos e mais localizações.
Podes votar em cima para ficarmos com uma noção das coisas, sff? Thumbs Up

Abraço
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 15:29
Tenho mais com a "portuguese tax stamp" vou tirar fotos melhores desses acima e de outros e colocá-las aqui.
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 15:49
Não tem localização especifica, era onde era colocado e onde daria mais jeito ao trabalhador e ordens superiores a este, desde que fosse visível e sem perigo de marcar a caixa que não e somente o selo de contraste
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 16:07
Excelente tópico Thumbs Up @m84
Muito interessante a meu ver, vem complementar de alguma forma o tópico das marcas portuguesas criado pelo @Tempus fugit
Vou verificar o que tenho lá por casa e depois irei colocar as respectivas fotos.
avatar
Convidado
Convidado

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 19:17
Girão escreveu:Não tem localização especifica, era onde era colocado e onde daria mais jeito ao trabalhador e ordens superiores a este, desde que fosse visível e sem perigo de marcar a caixa que não e somente o selo de contraste


Perdoem-me entrar assim no tópico… Razz  mas do que sei, corroboro da versão dada pelo Mestre @Girão. Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 20:38
Antiqvarivm escreveu:Não tem localização especifica, era onde era colocado e onde daria mais jeito ao trabalhador e ordens superiores a este, desde que fosse visível e sem perigo de marcar a caixa que não e somente o selo de contraste


Perdoem-me entrar assim no tópico… [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_razz.gif[/smiley]  mas do que sei, corroboro da versão dada pelo Mestre Girão. [smiley]https://2img.net/u/1112/12/46/42/smiles/1423610780.gif[/smiley]

Sim, eu também achava/acho isso.

Mas este tópico é para criarmos uma espécie de registo dos sítios de marcação e que percentagem (de relógios conhecidos) é que cada localização implica. Por exemplo, a maior parte na asa superior esquerda.

Mas para isso preciso que todos ‘votem’ em cima nas localizações que vocês têm/já viram em mão. Wink



Enviado pelo Topic'it
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 20:56
done
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 21:22
Excelente tópico. Agora é que vamos ver quantos Cauny é que fugiram ao fisco Very Happy

Já votei, mas só consegui meter um voto em cada "categoria". É suposto ser assim? Não dá para dizer tenho 2 na asa superior esquerda, 3 nos outros, etc.?
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 21:23
altc escreveu:quanto ao coleccionador estrangeiro que vá pentear macacos

Muito bom!! Thumbs Up
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 21:46
Já agora, há alguma razão para alguns relógios terem duas marcas, em vez de uma? Seria lógico para caixas de metal nobre, mas o meu Visotex de certeza que não tem uma caixa de prata Rolling Eyes

Outra coisa interessante que eu desconhecia, é que TODAS as caixas, independentemente de importadas ou fabricadas em Portugal, estavam ao abrigo da lei:

DL n.º 384/89, de 08 de Novembro escreveu:Os relógios de uso pessoal com caixas de metal pobre, plaqué ou de natureza não metálica, de origem nacional ou estrangeira, continuam sujeitos à fiscalização das contrastarias enquanto as autoridades aduaneiras o julgarem necessário.

Pensava que eram só as importadas.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 22:21
Tempus fugit escreveu:
Já votei, mas só consegui meter um voto em cada "categoria". É suposto ser assim? Não dá para dizer tenho 2 na asa superior esquerda, 3 nos outros, etc.?

SIm infelizmente não há maneira, dentro do fórum, de fazer com que se possa colocar mais que uma votação por categoria. Na realidade só me lmebrei disso depois, mas já fui confirmar. Isto é uma adaptação do módulo de voto, pelo que não permite mais que um voto da mesma categoria pela mesma pessoa.

Alguem sabe alternativa?

Tempus fugit escreveu:Já agora, há alguma razão para alguns relógios terem duas marcas, em vez de uma? Seria lógico para caixas de metal nobre, mas o meu Visotex de certeza que não tem uma caixa de prata Rolling Eyes

Nunca vi tal coisa... Será marcação mesmo, ou apenas uma 'quincada'?

Tempus fugit escreveu: Outra coisa interessante que eu desconhecia, é que TODAS as caixas, independentemente de importadas ou fabricadas em Portugal, estavam ao abrigo da lei:

DL n.º 384/89, de 08 de Novembro escreveu:Os relógios de uso pessoal com caixas de metal pobre, plaqué ou de natureza não metálica, de origem nacional ou estrangeira, continuam sujeitos à fiscalização das contrastarias enquanto as autoridades aduaneiras o julgarem necessário.

Pensava que eram só as importadas.

Isso é muito interessante! Já agora, que tens jeito para a coisa, consegues descobrir de quando a quando esta lei estava vigente? Wink

Abraço
avatar
Convidado
Convidado

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 22:21
Tempus fugit escreveu:mas só consegui meter um voto em cada "categoria". É suposto ser assim? Não dá para dizer tenho 2 na asa superior esquerda, 3 nos outros, etc.?


Excelente questão e input @Tempus fugit.

Ia precisamente fazer essa pergunta ao @m84... :confusion-scratchhe confused
Caso contrário fica um pouco 'impraticável' a meu ver. :angry-banghead:
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 23:01
Acho que com um Google Forms consegue-se fazer isto com multiplas votações por pessoa etc. 
Só terá é que ser com links externos... Será melhor? Question
avatar
Convidado
Convidado

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 23:14
Só disse o que disse, porque penso que a intenção é claramente boa… mas para o resultado ser realmente válido terá que ter de certo modo alguma correspondência ao número de unidades verificadas em si… Rolling Eyes
Acredito que muitos dos Membros aqui do Fórum terão tido algumas centenas ou pelo menos algumas dezenas de relógios nas mãos ao longo dos anos… mesmo não tendo estado atentos a 'esse' detalhe, com certeza terão encontrado a dita 'marca' nos mais variados locais do relógio, mas terão sido mais frequentes em determinados, claro.
No meu caso e deixo assim o meu contributo, encontrei-os em todos os locais sugeridos na votação, mas muito mais frequentemente nas asas superiores.

Um abraço!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 23:32
Então vamos a isso! Wink

Novo link para formulário já com os atuais números da votação anterior. 

https://goo.gl/forms/Kkzkzsot8ZGFzGPP2

Para verem os resultados, poderá ser verificado aqui:

https://docs.google.com/forms/d/1ZN_0D6FR1LXfY1BQDvJstoAjH79yXeUz-hJuCuvoYPA/viewanalytics

Vou editar o post original para incluir a mesma info sempre em cima.
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Qui 11 Out 2018, 23:53
m84 escreveu: Nunca vi tal coisa... Será marcação mesmo, ou apenas uma 'quincada'?

É mesmo marcação. Tenho isso no Visotex e no Ribalta. Vou ver se com o óculo consigo ver melhor a coisa.

m84 escreveu: Isso é muito interessante! Já agora, que tens jeito para a coisa, consegues descobrir de quando a quando esta lei estava vigente? Wink

Esteve em vigor de, pelo menos, 1932 até 1998. Havia um Regulamento das Contrastarias de 1886, mas duvido que nele constassem caixas de relógio.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Sex 12 Out 2018, 00:04
Tempus fugit escreveu:

Esteve em vigor de, pelo menos, 1932 até 1998. Havia um Regulamento das Contrastarias de 1886, mas duvido que nele constassem caixas de relógio.

Muito obrigado! Eu por acaso estava em crer que seria apenas durante o regime de Salazar (talvez porque ouvi isso em alguma altura) mas na realidade já vi relógios mais pos-regime com esses contrastes, o que sugeria que o meu pensamento inicial estaria errado.

Mas consegue-se perceber se até 98 eram obrigatoriamente marcadas, ou meramente "enquanto as autoridades aduaneiras o julgarem necessário", e leio isso como se achassem que fosse necessário.

Thumbs Up
avatar
Convidado
Convidado

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Sex 12 Out 2018, 06:30
Feito. Thumbs Up
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Sex 12 Out 2018, 08:15
E com a ajuda de todos se conseguiu um excelente tópico.
Vamos agora enriquecê-lo....

Asa sup.Esq.
Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso IMG-20171027-073638

Asa Sup. Esq.
Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Cortebert-Chronom-III

Asa Sup. Esq.
Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Roamer

Asa Sup. Esq.
Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Cauny-seta

Asa Sup. Esq.
Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Cortebert
...
Agora vou procurar outras localizações.
Uma questão, quer tudo isto dizer que, um relógio antigo, não marcado, foi comprado fora de Portugal?
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Sex 12 Out 2018, 10:17
Obrigado pela contirbuição @Sansoni7!
Votaste no novo link e não no em cima, certo?
Já desativei a votação inicial.

Abraço
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Sex 12 Out 2018, 10:21
Sim votei...e quando abro o tópico já aparece o gráfico com os resultados.
No caso de ter relógios com outras localizações votarei de novo. Smile
avatar
Convidado
Convidado

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Sex 12 Out 2018, 13:12
Não me canso de ver esses soberbos Cortébert @Sansoni7. Smile
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Sex 12 Out 2018, 13:44
Antiqvarivm escreveu:Não me canso de ver esses soberbos Cortébert @Sansoni7. Smile

Obrigado
E sabe o meu amigo porque tanto gosto de Cortebert ( pulso/bolso)?
Porque um dia, em conversa, o meu avô disse que o sonho dele era ter um Cortebert de bolso e como não «pode»...comprou um Omega.
Hoje, tenho o Omega dele e arranjei um Cortebert, de bolso, para lhe «fazer a vontade».
Provavelmente também são destas histórias que se faz a história de uma coleção/ajuntamento de relógios.
Bom Fim de Semana....

Paulo Rijo gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso Empty Re: Localização de Marcas Contraste de Importação para Relógios de Pulso

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos