DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Sampayo
Sampayo
Mensagens : 125
Data de inscrição : 16/06/2019
Localização : Estados Unidos do Porto

O relógio com os seus enigmas  Empty O relógio com os seus enigmas

Ter 18 Jun 2019, 21:08
Não sei se este assunto já foi abordado cá na casa, não consegui descobrir nenhum tópico que me esclarecesse esta inquietação que me acompanha há já muito tempo. Tenho ouvido algumas opiniões, serão apenas opiniões e eu também tenho a minha. Eis o assunto: - 1) Como todos sabemos os relógios são sempre apresentados/publicitados com os ponteiros alinhados nas dez e dez.; 2) Quando os indexes são em romano o 4 aparece com 4 is - IIII e não 'IV' como seria correcto. Porquê?

Como nunca obtive um esclarecimento convincente sobre isto deixo a questão, embora eu pense que a posição dos ponteiros nas dez e dez seja para mostrar convenientemente a marca e algumas referências (normalmente posicionadas por baixo das 12) e também porque esteticamente será mais recomendável. Quanto à numeração romana penso que, talvez, se deva também à parte estética: os primeiros 4 indexes com I (I, II, III , IIII), os 4 seguintes com V (V, VI, VII e VIII) e os quatro últimos com X (IX, X, XI e XII). Será assim???
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

O relógio com os seus enigmas  Empty Re: O relógio com os seus enigmas

Ter 18 Jun 2019, 21:32
Parece-me que colocaste as questões e, pelo menos na minha ideia, acertaste nas respostas. Quanto às "dez e dez" acrescento só que a questão estética tem a ver, como já li, numa questão psicológica, para dar a ideia de braços levantados, alegria, cumprimento, uma atitude positiva!
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O relógio com os seus enigmas  Empty Re: O relógio com os seus enigmas

Ter 18 Jun 2019, 21:45
Só descobri esse pormenor a semana passada, ao ler um artigo sobre a posição dos ponteiros dos relógios nas montras das lojas. Nunca tinha reparado nisso anteriormente. Infelizmente não consigo encontrar o artigo, mas existem vários, é só pesquisar no google.

https://www.ethoswatches.com/the-watch-guide/10-10-myths-realities-behind-time-watches/

A posição 10:10 tem várias vantagens:

  • Normalmente o símbolo da marca fica na posição das 12h. Ao colocarem os ponteiros na posição 10:10 para além de eles não obstruírem a visão para o logótipo, também servem de enquadramento tornando-o ainda mais evidente.
  • Tem também um lado psicológico, do tipo mensagem subliminar. Que conscientemente podemos não dar importância mas o nosso cérebro sim. Ao colocar os ponteiros na posição 10:10 o relógio fica como se estivesse a sorrir. Por outro lado os ponteiros formam um "V" de vitória (sucesso). Ou seja compra este relógio e terás tudo para ser feliz e bem sucedido.


Quanto ao IIII em vez de IV:

  • Tem a ver com uma questão de simetria e equilíbrio estético do mostrador.
  • Por uma questão de tradição. Os romanos usavam IIII e não IV.




Este vídeo apresenta mais teorias.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

O relógio com os seus enigmas  Empty Re: O relógio com os seus enigmas

Qua 19 Jun 2019, 09:46
Viva
Já por cá falamos sobre estes temas e creio mesmo que nos desafiamos a mostrar relógios com o «IV» em vez do «IIII».....
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

O relógio com os seus enigmas  Empty Re: O relógio com os seus enigmas

Qua 19 Jun 2019, 10:38
A questão das "10:10" já conhecia, mas apenas na vantagem de melhorar a visibilidade do mostrador. O lado da "mensagem subliminar" é novidade para mim e faz todo o sentido.
Conteúdo patrocinado

O relógio com os seus enigmas  Empty Re: O relógio com os seus enigmas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos