DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Joao_Russo1991
Joao_Russo1991
Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/07/2019
Idade : 32
Localização : Lisboa

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Speedy vintage vs Speedy moderno

Ter 23 Jul 2019, 23:34
Seguindo o repto do m84, este tópico é para discutir um tema: qual a missão da NASA mais importante??!

Tou a brincar, o tema é se, atendendo ao facto de o Speedy manter-se imaculado (obrigado Omega), faz mais sentido adquirir um modelo professional novo (com tudo o que isso implica) ou um modelo vintage (e entre estes, qual?).

Os donos de speedys são livres de dizer quais modelos têm e etc.

Pessoalmente, acho que não ha nada mais fixe na história da relojoaria que a inscrição atras do atual professional e tudo no speedy snoopy (o meu atual ultimate grail watch).

Estão abertas as hostilidades.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Ter 23 Jul 2019, 23:57
Cool Quero começar por dizer que sou fã do Speedmaster. Ainda 'só' tenho um, mas há uns quantos outros que não me importaria de ter também!
Já agora, sempre que falo no Speedmaster, refiro-me ao 'Professional' de caixa 42mm e corda manual. Há quem goste dos reduced (nada contra!), mas acho que se é para ter um Speedy, que seja o 'verdadeiro'.

Ora bem, acho que temos que começar por perguntar:
1. O que queres ou procuras num Speedmaster?
2. O que entendes por modelo 'novo' e 'vintage'?
3. Que tipo de orçamento estamos a falar?
Joao_Russo1991
Joao_Russo1991
Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/07/2019
Idade : 32
Localização : Lisboa

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qua 24 Jul 2019, 00:12
Não pensei em orçamento, porque nesta fase não estou a pensar em comprar (é mais uma questão para suscitar o debate) mas 4K por um modelo professional atual parece-me caro.

Vintage para mim serão ja as iterações de movimento anteriores ao atual.

Em termos do que procuro, é essencialmente o legado do relógio, aquela inscrição atrás, saber que aquele relógio superou todos os outros e foi à lua, etc. No caso do snoopy é por saber que o relógio foi mais uma vez determinante para salvar a vida dos astronautas e o sucesso da missão.

Quando a aspetos mais práticos, tendo a concordar que "o modelo" é o professional, mas como tenho um pulso de menina não sei se acaba por não ser a melhor solução. Já queria ter ido a uma boutique experimentar mas acabo sempre por não ter coragem porque no final do dia são relógios muito caros...
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qua 24 Jul 2019, 00:43
Muito bem, então vamos por partes. study

Joao_Russo1991 escreveu:Não pensei em orçamento, porque nesta fase não estou a pensar em comprar (é mais uma questão para suscitar o debate) mas 4K por um modelo professional atual parece-me caro.

Se isso parece caro entao vê em baixo  Exclamation

Joao_Russo1991 escreveu:
Vintage para mim serão ja as iterações de movimento anteriores ao atual.

Na realidade apesar de só haver 3 movimentos base, isso implica muitas variantes e, invariavelmente, valores muito dispares entre si!

O modelo atual é o cal. 1861, que existe desde 97 se não estou em erro. Antes disso era o 861 até 68-69, e antes o famoso 321 até ao primeiro modelo de 57 (isto lido de frente para trás, claro).

Nos 321 podes ter relógios de vão dos 5k (com muita sorte) para além dos 200k. Nos 861, podes ter de 3k para além dos 10k, e nos 1861 sinceramente não te sei dizer. Atenção que isto são apenas valores genéricos para referância básica.

Joao_Russo1991 escreveu:Em termos do que procuro, é essencialmente o legado do relógio, aquela inscrição atrás, saber que aquele relógio superou todos os outros e foi à lua, etc. No caso do snoopy é por saber que o relógio foi mais uma vez determinante para salvar a vida dos astronautas e o sucesso da missão.

Para ter essa inscrição só podes ver modelos a partir de 1970, já com cal 861, na ref 145.022 'straight writing'.

Tipo isto (via bulang+sons):
Speedy vintage vs Speedy moderno BS-W-200-Omega-1969-Speedm.-Trans-17


Joao_Russo1991 escreveu:
Quando a aspetos mais práticos, tendo a concordar que "o modelo" é o professional, mas como tenho um pulso de menina não sei se acaba por não ser a melhor solução. Já queria ter ido a uma boutique experimentar mas acabo sempre por não ter coragem porque no final do dia são relógios muito caros...

Esquece a coragem, e vai mas é experimentar um primeiro! Quem sabe se até acabas por não gostar afinal de contas?? Razz


Última edição por m84 em Qua 24 Jul 2019, 00:50, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcoes + foto)
Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qua 24 Jul 2019, 09:32
É difícil encontrar um amante de relógios que não goste e sonhe em ter um speedy, e compreende-se porque para além das qualidades que lhe estão associadas está ligado para sempre à história.
Também sou da opinião que o "verdadeiro" é o profissional, não quero com isso dizer que o reduced não tenha valor, mas o aparecimento dele parece-me que foi mais para a Omega fazer  umas centenas à boleia da fama do seu modelo "profissional" fazendo um relógio mais em conta, chegando assim a mais pessoas que sonham em ter um speedy mas não conseguem chegar aos valores do profissional.
Mesmo entre os dois existem claras diferenças no mostrador e pessoalmente gosto mais do mostrador do profissional.
Em relação à questão do tópico, se estivesse comprador a primeira opção seria sempre por um modelo novo.
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qua 24 Jul 2019, 12:34
O Speemaster é sem dúvida o meu maior "Grail" e conto poder adquiri-lo nos próximos anos. Também considerei - e vou continuar a considerar - estas questões: comprar vintage ou novo, o Professional ou o reduced (ou até uma das outras muitas versões, embora muitas tenham preços ridículos para um Speemaster... afinal não estamos a falar de Vacheron ou Patek).

Creio que, se comprar uma versão diferente do Professional, até posso ficar extremamente satisfeito com a compra mas vou ficar sempre a pensar no Moon Watch... e depois é uma chatice porque terei de adquiri-lo também Laughing Não descarto a possibilidade de comprar vintage, mas à partida será novo. Parece-me um relógio que vale a pena pagar o "prémio" de peça nova.


É difícil encontrar um amante de relógios que não goste e sonhe em ter um speedy, e compreende-se porque para além das qualidades que lhe estão associadas está ligado para sempre à história.

Olha que já encontrei muitas opiniões online de pessoas que não gostam do SM ou até o odeiam Shocked  Sim, eu também não compreendo Mad  Mas sim, de modo geral é dos relógios mais desejados, talvez o mais desejado e carismático mesmo, talvez ex aequo com o Submariner.
Joao_Russo1991
Joao_Russo1991
Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/07/2019
Idade : 32
Localização : Lisboa

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qua 24 Jul 2019, 15:01
nmfl escreveu:O Speemaster é sem dúvida o meu maior "Grail" e conto poder adquiri-lo nos próximos anos. Também considerei - e vou continuar a considerar - estas questões: comprar vintage ou novo, o Professional ou o reduced (ou até uma das outras muitas versões, embora muitas tenham preços ridículos para um Speemaster... afinal não estamos a falar de Vacheron ou Patek).

Creio que, se comprar uma versão diferente do Professional, até posso ficar extremamente satisfeito com a compra mas vou ficar sempre a pensar no Moon Watch... e depois é uma chatice porque terei de adquiri-lo também Laughing Não descarto a possibilidade de comprar vintage, mas à partida será novo. Parece-me um relógio que vale a pena pagar o "prémio" de peça nova.


Falando neste "prémio de peça nova", acham que vale a pena comprar no mercado oficial e pagar mais, tendo a garantia de fábrica ou pagar um pouco menos no mercado cinzento e não a ter?
Joao_Russo1991
Joao_Russo1991
Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/07/2019
Idade : 32
Localização : Lisboa

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qua 24 Jul 2019, 15:02
m84 escreveu:Muito bem, então vamos por partes. study

Joao_Russo1991 escreveu:Não pensei em orçamento, porque nesta fase não estou a pensar em comprar (é mais uma questão para suscitar o debate) mas 4K por um modelo professional atual parece-me caro.

Se isso parece caro entao vê em baixo  Exclamation.

Admito que na altura não pensei no facto de os modelos vintage em bom estado serem ainda mais caros Razz

m84 escreveu: Esquece a coragem, e vai mas é experimentar um primeiro! Quem sabe se até acabas por não gostar afinal de contas?? Razz

Acho que não sou a única pessoa a sentir-se um bocadinho intimidada em entrar numa Boutique dos Relógios Plus e pedir para experimentar um relógio que à partida não se vai comprar na hora lol!.
hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qua 24 Jul 2019, 15:14
Eu diria que a versão que tenho (últimos modelos com trítio, do final da década de 90 - 97/98 - a referência é 3570.050) pode ser uma boa opção.
- são (ou estão a começar a ser) vintage
- apesar disso, penso que o preço ainda é comportável (creio que o valor médio anda na casa dos 4k)
- têm um ar muito cool, com os índices e ponteiros a começar a denotar idade (tom amarelado/lima)
- a bracelete é relativamente robusta mas o fecho da báscula ainda é apenas de fricção (sem os botões laterais, como no Seamaster, que a tornam um bocado mais pesadona visualmente, a meu ver)
- sendo um relógio já "entradote", ainda assim é relativamente recente, pelo que é natural que o mecanismo não apresente problemas de maior (o meu foi revisto duas vezes nestes anos todos, a última delas porque a corda se partiu) e que ainda garanta bons níveis de estanquecidade (para o modelo em causa, bem entendido)
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qui 25 Jul 2019, 09:44
Joao_Russo1991 escreveu:

Falando neste "prémio de peça nova", acham que vale a pena comprar no mercado oficial e pagar mais, tendo a garantia de fábrica ou pagar um pouco menos no mercado cinzento e não a ter?

Não leves a mal, mas visto que pareces ser ainda um pouco 'fresco' nestas andanças, a minha sugestão seria — podendo — para comprares novo e em loja oficial, que em 2a mão. Menos chatices, mais garantias no geral.
A não ser que seja um dos modernos/recentes numa loja de confiança. Isto porque em relógios mais velhos e em especial vintage, é preciso cuidado e estudar bem a coisa.
Em 2a mão, a ref que o @hibeater sugeriu, ou mais recente, são optimas opções e, por norma, consegue-se a preços abaixo do PVP do modelo atual em loja, e em grande parte dos casos com caixas e documentos. É uma questão de perder tempo a procurar.

Joao_Russo1991 escreveu:
Admito que na altura não pensei no facto de os modelos vintage em bom estado serem ainda mais caros Razz

Pois, isso hoje em dia é o que está na berra Wink

Joao_Russo1991 escreveu:
Acho que não sou a única pessoa a sentir-se um bocadinho intimidada em entrar numa Boutique dos Relógios Plus e pedir para experimentar um relógio que à partida não se vai comprar na hora  lol!.

Não és a unica pessoa a sentir-se assim, claro, mas tenta pôr isso de lado e vai lá. Eles não mordem! Razz
Mas falando a sério, sugiro mesmo que vás experimentar um antes de ponderar a compra. Nada como ver e sentir a coisa no 'metal' e no pulso.

Nem de propósito, ontem quis experimentar este, mesmo sem qualquer pretensão de compra. Achei muito melhor do que nas fotos, e fiquei verdadeiramente surpreendido! Cool :
Speedy vintage vs Speedy moderno IMG-7587

Speedmaster Apollo 11 50th Anniversary:
https://www.omegawatches.com/en-us/watches/speedmaster/moonwatch/apollo-11-50th-anniversary/product
Joao_Russo1991
Joao_Russo1991
Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/07/2019
Idade : 32
Localização : Lisboa

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qui 25 Jul 2019, 09:47
m84 escreveu:
Joao_Russo1991 escreveu:

Falando neste "prémio de peça nova", acham que vale a pena comprar no mercado oficial e pagar mais, tendo a garantia de fábrica ou pagar um pouco menos no mercado cinzento e não a ter?

Não leves a mal, mas visto que pareces ser ainda um pouco 'fresco' nestas andanças, a minha sugestão seria — podendo — para comprares novo e em loja oficial, que em 2a mão. Menos chatices, mais garantias no geral.
A não ser que seja um dos modernos/recentes numa loja de confiança. Isto porque em relógios mais velhos e em especial vintage, é preciso cuidado e estudar bem a coisa.
Em 2a mão, a ref que o @hibeater sugeriu, ou mais recente, são optimas opções e, por norma, consegue-se a preços abaixo do PVP do modelo atual em loja, e em grande parte dos casos com caixas e documentos. É uma questão de perder tempo a procurar.


Não levo, essa parte é factual, mas vou aprendendo Razz

Estaria mais inclinado para um modelo recente mas quando chegar a altura certa vou procurar.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qui 25 Jul 2019, 11:58
Bom, estou de acordo com a opção de comprar um da década de 90, que ainda não é vintage, deverá estar em bom estado e encontra-se muitas vezes com caixa e documentos. Tem a vantagem de ser rapidamente um vintage, mas ainda ser suficientemente recente. Mas por um preço que justifique face aos novos. Mas é preciso cuidado, pois facilmente podemos dar por um speedy dos 90s em bom estado um valor próximo do que custa um novo ...A não ser que queiramos um Speedy específico para coleção e estejamos dispostos a pagar 8 a 10K ou mais.

Quanto ao reduced, que é o meu, tenho a dizer o seguinte: quando surgiu a excelente oportunidade da sua compra fartei-me de ler sobre ele, nomeadamente as discussões entre "professional" e "reduced". Fiquei nitidamente do lado dos que consideram o reduced uma excelente opção, por ser mais simpático em termos de tamanho. Confesso que cada vez mais sou fã dos tamanhos 38 a 40 mm e me afasto dos de 42 mm para cima (com a única exceção dos Seiko divers). Assim, para mim o Reduced é o ideal em termos de tamanho. 

Depois tem a vantagem de ser automático, o que lhe confere alguma competitividade face ao Professional e por isso não me parece que tenha sido intenção da Omega simplesmente criar um Speedy para quem não pode ter o maior. 

A verdade é que, sendo meu objetivo ainda ter mais Speedys, um novo (adorei o atual) e um mais antigo, da década de 70, não sinto nada de "menos" no meu Reduced. Adoro-o e sinto-o perfeitamente como um Speedy de pleno direito.  Very Happy
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qui 25 Jul 2019, 22:36
Posso ser desmancha prazeres e não gostar por aí além do Speedmaster? Sou mais fã do Rodania Geometer, não é @m84?

Tive este, um 145.022 SW, e nunca me afeiçoei a ele

Speedy vintage vs Speedy moderno 20161010

Mas compreendo que exerça algum fascínio

hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qui 25 Jul 2019, 22:45
Fixe o Rodania, não conhecia!
Por muito que possamos gostar dos relógios, é certo que há "químicas" que não resultam.
Olha eu e o meu Black Bay Bronze... Sad
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Qui 25 Jul 2019, 23:16
hibeater escreveu:Fixe o Rodania, não conhecia!

O Rodania foi lançado em 1954, o Speedy em 1957:

Speedy vintage vs Speedy moderno Origin10

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Seg 29 Jul 2019, 11:12
altc escreveu:Posso ser desmancha prazeres e não gostar por aí além do Speedmaster? Sou mais fã do Rodania Geometer, não é @m84?

Tive este, um 145.022 SW, e nunca me afeiçoei a ele

Mas compreendo que exerça algum fascínio


O Geometer é especial!
Wink Thumbs Up
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1799
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Seg 29 Jul 2019, 12:15
E quando unicamente uma caixa para Rodania Geometer se vende por 4 000.00 U$D... silent

https://www.ebay.com/itm/Genuine-Vintage-Rodania-Geometer-5621H-Case-ONLY-for-Chronograph-RARE-Prototype-/223283586874
Conteúdo patrocinado

Speedy vintage vs Speedy moderno Empty Re: Speedy vintage vs Speedy moderno

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos