DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Personalizações Horológicas

+15
Paulo Rijo
Nuno Graça
ElMuchacho
bladerunner68
Sansoni7
SquareWatch
SergioPt
Tempus fugit
outoftime
Brioa
Duca749
hibeater
m84
JPP
Markku
19 participantes
Ir para baixo
Brioa
Brioa
Mensagens : 76
Data de inscrição : 09/08/2019
Localização : Angra do Heroísmo

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 11:19
Basicamente, se fosse hoje e não tivesse de antemão o movimento Seagull ST1812, iria fazer exactamente o mesmo projecto só que com o movimento Suíço ETA 2892-2.

Como referi, quando se tem este esforço todo para elaborar estes projectos, acho que no fim há uma recompensa sabendo que se tornou numa peça única e valor pessoal.

Se a ideia fosse igual à que referiste, de aldrabar, não teria descrito tudo da maneira que descrevi, sendo que acho algo não concordo esse tipo de "esquema".

A bracelete, é algo de gosto pessoal, sempre gostou gostei deste género de pulseira aviador, e achei original a maneira em que a fivela fica escondida entre duas tiras da pulseira.
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 11:28
Brioa escreveu:Basicamente, se fosse hoje e não tivesse de antemão o movimento Seagull ST1812, iria fazer exactamente o mesmo projecto só que com o movimento Suíço ETA 2892-2.

Como referi, quando se tem este esforço todo para elaborar estes projectos, acho que no fim há uma recompensa sabendo que se tornou numa peça única e valor pessoal.

Se a ideia fosse igual à que referiste, de aldrabar, não teria descrito tudo da maneira que descrevi, sendo que acho algo não concordo esse tipo de "esquema".

A bracelete, é algo de gosto pessoal, sempre gostou gostei deste género de pulseira aviador, e achei original a maneira em que a fivela fica escondida entre duas tiras da pulseira.

Eu apercebi-me desses esquemas numa fase em que andei muito interessado em adquirir uma máquina dessas.

Quando contactava anunciantes e questionava sobre o full set (caixa + manuais) recebia as desculpas típicas desses esquemas. Foi este receio de ser enganado que me fez perder o interesse no modelo em si.

Quanto à sua transparência, está à vista de todos, na forma como apresentou o projeto sem ocultar detalhes. Thumbs Up
Brioa
Brioa
Mensagens : 76
Data de inscrição : 09/08/2019
Localização : Angra do Heroísmo

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 12:26
@outoftime, estes dias que passaram até foi algo que ponderei colocar este relógio à venda e fazer todo o procedimento mas com o movimento ETA 2892-2, algo que me daria ainda mais satisfação ter.

Mas como a logística é relativamente complicada e morosa, ainda estou em fase de avaliação....Very Happy Very Happy

É uma daquelas decisões de impulso Thumbs Up Thumbs Up
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 12:49
Brioa escreveu:@outoftime, estes dias que passaram até foi algo que ponderei colocar este relógio à venda e fazer todo o procedimento mas com o movimento ETA 2892-2, algo que me daria ainda mais satisfação ter.

Mas como a logística é relativamente complicada e morosa, ainda estou em fase de avaliação....Very Happy Very Happy  

É uma daquelas decisões de impulso Thumbs Up Thumbs Up

A questão da autenticidade não se fica pelo mecanismo. Segundo apurei na altura, essas caixas com mostrador, ponteiros e rotor não são originais e até têm alguns pormenores que permitem distinguir das autênticas

Estive à procura de informação e deixo-lhe um dos links que na altura consultei e que me fez perder o interesse nesse modelo.

https://forums.watchuseek.com/f251/beware-fake-fortis-flieger-watches-ebay-3621922.html

Brioa
Brioa
Mensagens : 76
Data de inscrição : 09/08/2019
Localização : Angra do Heroísmo

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 14:28
Bem, vou tentar explicar-me o mais simples possível. A questão que está em causa, pelo menos para mim, não é a marca em si, porque para ser sincero, até prefiro os mostradores e todos os componentes sem adereços da marca até. O que mais me chamou à atenção neste conjunto de caixa e restantes componentes foi o aspecto visual, sendo que na altura até ponderei comprar outra coroa e mostrador sem ter a referência à marca em si. Adoro a marca, mas apenas pela estética e nunca pela publicidade da marca em si.

Para demonstrar isso mesmo, tenho outro projecto que estou só à espera de alguns dos componentes que vão demonstrar isso mesmo, materiais sem marcas associadas, mas nos quais a qualidade está presente, visto que o movimento que vai ter é um Valjoux 7750 cal 16 da TAG.

Acredito sinceramente que os componentes até não poderão ser originais, mas foi puramente pela estética que a marca tem associada.

Os gostos dos relógio por aqui têm variadas formas, uns gostam de relógios antigos, outros de divers, e eu gosto poder ter liberdade de escolher o conjunto como quero.

Vou dar um exemplo, adoro a marca Panerai, a minha marca de eleição, e o meu primeiro projecto foi baseado exactamente num dos modelos da marca, o Radiomir. Se fosse a questão da ostentação o meu maior objectivo, teria comprado um mostrador em que lá tivesse gravado a marca, algo que não sucedeu, visto eu gostar dos mostradores "limpos".

Mas é apenas o meu gosto e a minha opinião, não está mais certa nem mais errada que outras, apenas é a minha.

Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 14:46
Caro @Brioaem momento algum coloquei os seus gostos em causa e nem estou aqui para fazer esse tipo de julgamentos.

O meu reparo foi apenas no sentido de o alertar para este tipo de negócios que muitas vezes parecem apelativos, mas nem sempre são transparentes quanto o parecem. Eventualmente adquiriu esse conjunto confiante que seria material NOS autêntico independentemente de gostar ou não de exibir a marca.

Eu andei atrás de um Fortis Flieger precisamente pela história da marca/modelo e a sua ligação à história da aviação, e fiquei um pouco reticente quando iniciei a minha procura por um. Todos os negócios que me pareciam interessantes tinham um "senão" que me deixou desconfiado e levou a pesquisar por mais informação.


JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 15:47
Muito interessante esta conversa! Acho que compreendo e consigo-me colocar dos dois lados.

O projeto ficou muito giro, sem dúvida, e realmente, mais do que ser da marca X ou Y, é o prazer de ter um relógio totalmente montado por nós, ao nosso gosto, que conta! Um dia serei bem capaz de me aventurar numa coisa desse tipo.

Mas o reverso da medalha também é real. É que se neste caso o @Brioa tem aqui tudo exposto, porque é o seu projecto e é feito com grande gosto pessoal e caso o vendesse tenho a certeza que informaria os interessados do que levou à existência deste relógio, na maioria das situações isto já não se passa assim.

Confesso que noutro dia fiquei aterrorizado quando dei com um site onde se compravam todos os componentes necessários (fakes, claro) para "construir" um Omega Dynamic muito parecido com um que eu tenho. O qual saia a pouco mais de 150 ou 200 euros. Apressei-me a ir confirmar a autenticidade do meu e fiquei descansado. Mas saber que existem por aí mil formas de comprar todos os componentes e montar um qualquer relógio, um franken, e vendê-lo como se fosse autêntico, isso assusta-me! Por essa razão, atualmente, posso deparar com um relógio LINDO e barato no Catawaki que, se vejo que o vendedor é da Turquia, esqueço de imediato. Tornei-me "racista" quanto a vendedores de relógios Turcos! Isto também depois de ver um programa que aponta a Turquia como um dos países onde há mais contrafação de relógios.

Mas, lá está, se calhar um dia eu vou gostar de comprar um movimento, depois uma caixa, a seguir um mostrador, etc, até montar o meu próprio relógio! Claro que não será para vender e, se isso sucedesse, anunciaria muito bem o que era esse relógio. Mas quem me garante que o comprador não o vai vender em seguida como um relógio autêntico e muito raro, tão raro que nem aparece nas pesquisas da net ... isto arrepia-me! Muito!  
 :text-+1:

E tenho alguns relógios que não tenho a certeza de serem autênticos ... acho que todos nós temos!
Brioa
Brioa
Mensagens : 76
Data de inscrição : 09/08/2019
Localização : Angra do Heroísmo

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 16:10
Bem, a mim acontece-me como descreveste @JPP, até posso gostar do relógio, mas dependendo do sítio em que se encontra o vendedor, coloco logo de parte, devido a esse tipo de questões.

Tens alguns no OLX, que dizem que é um movimento Suíço, mas no fim de contas são Seagull com um valor comercial bem mais baixo e com a qualidade a acompanhar. O problema é que o valor a que são vendidos não faz justiça ao produto real.

Essa questão que mencionaste da dúvida da autenticidade de todos os componentes, remete-me para o último negócio que fiz, curiosamente um Fortis também, mas usado de 1960, em que as fotos parecem mostrar um movimento Suiço automático autêntico. Agora a dúvida mantêm-se. Partilhei aí fotos no tópico "na volta do correio". Compro e monto os relógios puramente pela estética em si e cada vez mais pela qualidade dos materiais individuais.

Agora, é um processo trabalhoso de encontrar materiais compatíveis e fiáveis e aguentar o bichinho durante meses para teres tudo pronto, que é o que torna tudo engraçado.

A questão é de fazer algo personalizado, e em alguns casos com qualidade superior, por um preço bem mais agradável que os associados a uma marca...

Sei que é um tema fracturante aqui pelo fórum, mas acho que são experiências como estas que levam a um melhor conhecimento dos relógios em si, a troca de ideias e experiências pessoais.

Terminaste com uma coisa que achei engraçado, que foi dizer que depois alguém que compra algo deste género possa vender como algo autêntico. Pois........ é algo que parte do carácter de cada um, vai da honestidade.... No meu caso sou honesto de mais  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  

Thumbs Up  Thumbs Up  Thumbs Up  Thumbs Up
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 16:15
@JPP Tocou aí num ponto muito interessante que não me tinha lembrado.

Mesmo que um relógio desses seja vendido com toda a transparência ninguém nos garante que o relógio vai cair nas mãos de alguém mal intencionado.

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 16:21
@Brioa e @outoftime, pois ... temos o gosto (onde se adquire conhecimento e prazer, dizes muito bem @Brioa) de montar um relógio, versus o perigo de ele cair nas mãos erradas ...  scratch
Brioa
Brioa
Mensagens : 76
Data de inscrição : 09/08/2019
Localização : Angra do Heroísmo

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 16:33
@JPP, mas isso é algo que nenhum de nós pode controlar a partir do momento em que o relógio sai das tuas mãos.

Tal como tu venderes um Omega em que o comprador troca o movimento por um compatível de 30 euros e o comprador não sabe....

É bastante subjectivo, tudo tem a haver com a personalidade, carácter e honestidade de todos os intervenientes....

Eu gosto de colocar tudo na mesa, mas tenho noção que há esquemas desse género...infelizmente...

Estou a gostar da conversa....Que venham mais fanáticos opinar para aprendermos com experiências pessoais...Melhor ainda, que venha alguém que tenha a mesma coragem que eu, de montar o "seu" relógio e partilhe opinião, dificuldades, etc.

Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 17:17
Brioa escreveu:
É bastante subjectivo, tudo tem a haver com a personalidade, carácter e honestidade de todos os intervenientes....
 

Sem dúvida que é o melhor ponto de partida para que não haja lugar a esquemas e dúvidas.

Brioa escreveu:
Tal como tu venderes um Omega em que o comprador troca o movimento por um compatível de 30 euros e o comprador não sabe....  

Eu gostaria de atirar mais uma acha para a fogueira:
- No caso hipotético de alguém substituir o mecanismo do Omega do JPP, todas as restantes partes se manteriam originais. Não é raro ver-se vintages com máquinas adaptadas que não fazem parte daquele relógio, e pelas mais variadas razões. Deixa margem para ser reposta a originalidade.
- Quanto à montagem do Fortis que realizou, todo o conjunto é muito semelhante ao original sem o ser. Restituir a originalidade implicaria todos os componentes novos.



JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 19:23
Está bem, mas tudo vem do conhecimento, desde que a pessoa que compra o relógio do @Brioa saiba que foi ele que o montou com peças compradas da net e é um criação única, tudo bem, sabe o que tem. Já o Omega, qualquer pessoa pode andar a vida toda com ele sem saber se o mecanismo é autêntico. Ainda por cima, no caso do meu Omega Dynamic, só se consegue chegar ao movimento tirando o vidro, ou seja, desmontando todo o relógio ... não sou eu que o vou fazer, satisfaço-me com o número de série e modelo indicados, e com o aspeto, que me parece ser autêntico!

O perigo reside mesmo nas pessoas, na sua honestidade quando vendem e no conhecimento e cuidado de quem compra! Não deve haver ninguém que goste e compre vintages que não tenha metido já uma argolada, e quanto melhor parece estar o relógio, quando se compra pela net, maior é o risco de ser um franken!
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 30 Out 2019, 23:41
Mas vocês são malucos? A falarem-me de Fortis, fliegers e falsificações quando tenho um em trânsito? Já não durmo a pensar nisso. Neutral
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qui 31 Out 2019, 09:36
Tempus fugit escreveu:Mas vocês são malucos? A falarem-me de Fortis, fliegers e falsificações quando tenho um em trânsito?  Já não durmo a pensar nisso. Neutral

Torço para que não sejas apanhado em nenhum esquema e que esse Flieger seja genuíno.
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qui 31 Out 2019, 10:13
Obrigado @outoftime. Na realidade dormi bastante bem Very Happy

O vendedor, embora esteja no eBay, é uma relojoaria séria com negócio aberto desde 1982. Não notei nada de estranho nas fotos de alta resolução e ainda mais descansado fiquei quando vi o post no WUS que tu referenciaste Thumbs Up

Só achei piada este tópico surgir na altura em que ele está a caminho What a Face
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qui 31 Out 2019, 10:18
Tempus fugit escreveu:Obrigado @outoftime. Na realidade dormi bastante bem Very Happy

O vendedor, embora esteja no eBay, é uma relojoaria séria com negócio aberto desde 1982. Não notei nada de estranho nas fotos de alta resolução e ainda mais descansado fiquei quando vi o post no WUS que tu referenciaste Thumbs Up

Só achei piada este tópico surgir na altura em que ele está a caminho What a Face

É natural que estes temas surjam a qualquer momento. É um relógio que já deve ter passado pela cabeça adquirir à maioria dos colegas do fórum.

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qui 31 Out 2019, 10:23
Que o teu Flieger não sofra de qualquer influência da nossa conversa!  Very Happy Very Happy
Brioa
Brioa
Mensagens : 76
Data de inscrição : 09/08/2019
Localização : Angra do Heroísmo

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qui 31 Out 2019, 11:37
Tempus fugit escreveu:Mas vocês são malucos? A falarem-me de Fortis, fliegers e falsificações quando tenho um em trânsito?  Já não durmo a pensar nisso. Neutral

Eu é comecei a conversa mas também tenho outro Fortis a caminho, se bem que este é de 1960´s, mas como se costuma dizer.... quem tem cu tem medo.... Very Happy Very Happy Very Happy

Personalizações Horológicas - Página 2 74439569_10156268372591503_1884092691218694144_n.jpg?_nc_cat=110&_nc_oc=AQllao9_6lVquuWgTk-nIXK3xQiit54FX_guFXNgzrhX49aKxdJim9Wy8h6OczDOkJk&_nc_ht=scontent.flis5-1

Atenção que o início da conversa focou-se no intuito de montar o "seu" relógio, não nas falsificações e aldrabices a que todos estamos sujeitos. Ao comprar sem "ver" fisicamente e não trazer logo connosco, estamos sempre a colocar-nos a jeito para que alguma actividade manhosa possa calhar...

Mas bem, gostava era de saber se mais alguém já tentou ou pensa seriamente fazer algo parecido com o que fiz, de maneira a fazermos por cá troca de ideias, do mesmo género desta que temos estado a falar e com proveitos para toda a gente...

Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qui 31 Out 2019, 11:45
Brioa escreveu:

Atenção que o início da conversa focou-se no intuito de montar o "seu" relógio, não nas falsificações e aldrabices a que todos estamos sujeitos. Ao comprar sem "ver" fisicamente e não trazer logo connosco, estamos sempre a colocar-nos a jeito para que alguma actividade manhosa possa calhar...

Mas bem, gostava era de saber se mais alguém já tentou ou pensa seriamente fazer algo parecido com o que fiz, de maneira a fazermos por cá troca de ideias, do mesmo género desta que temos estado a falar e com proveitos para toda a gente...

Thumbs Up  Thumbs Up  Thumbs Up  Thumbs Up  Thumbs Up    

Eu já pensei, e ainda tenho guardado alguns links do ebay e afins com peças diferentes que fui achando piada. Mas nunca cheguei a comprar...
Para mim seria primeir baseado na Seiko pois sei que há uma enormidade de peças aftermarket e compativeis e, pelo que percebi, entre os varios mecanismos tem quase sempre as medidas unversais entre si o que facilita muito.
Talvez um dia! Wink
Brioa
Brioa
Mensagens : 76
Data de inscrição : 09/08/2019
Localização : Angra do Heroísmo

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qui 31 Out 2019, 11:46
@m84, coragem...

Aguardo malta doida como eu.

Thumbs Up
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 08 Jan 2020, 09:58
Em homenagem ao grail do amigo @JPP, fica aqui um Vostok Century Time com inspiração nos modelos Breitling, no qual alterei os ponteiros e coloquei uma bracelete milanesa.
Personalizações Horológicas - Página 2 20191062

Personalizações Horológicas - Página 2 20191063

Personalizações Horológicas - Página 2 20191064

Personalizações Horológicas - Página 2 20191065


Última edição por Markku em Qua 08 Jan 2020, 10:54, editado 1 vez(es)
Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 08 Jan 2020, 10:52
Pelo ponteiro dos segundos até podia ser uma edição Maserati. 😁
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 08 Jan 2020, 10:58
Obrigado pela homenagem Marco Very Happy Ficou muito giro esse! E numa tonalidade de azul bem bonita (é o azul FCP Very Happy Razz ). Mas realmente a traseira do ponteiro dos segundos faz lembrar o símbolo da Maserati, como diz o @Duca749! Wink Se um dia o puseres à venda, tens aqui um candidato! Wink
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Qua 08 Jan 2020, 11:07
Duca749 escreveu:Pelo ponteiro dos segundos até podia ser uma edição Maserati. 😁

Pois podia Very Happy
E acompanhado deste bónus ainda melhor...
Personalizações Horológicas - Página 2 Masera11
Conteúdo patrocinado

Personalizações Horológicas - Página 2 Empty Re: Personalizações Horológicas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos