DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir em baixo
SquareWatch
SquareWatch

Covid-19. Isolamento Social e o Efeito Sobre as Nossas Colecções Empty Covid-19. Isolamento Social e o Efeito Sobre as Nossas Colecções

Qui 26 Mar 2020, 15:11
Olá caros colegas!!!

Antes de mais espero que estejam todos de boa saúde e cheios de animo para enfrentar mais umas semanas de isolamento social em casa. Thumbs Up

Tenho andado desaparecido daqui do fórum, mas foi por uma boa razão. Estava a ficar viciado em coleccionar relógios, quase todas as semanas comprava qualquer coisa. Tinha de pôr um travão nisso e como diz o provérbio "longe da vista, longe do coração", por isso afastei-me dos vários fóruns, blogs, canais do Youtube, sites de leilões, etc.

Agora graças ao Covid-19 e ao distanciamento social, quando já começam a faltar ideias para o que fazer em casa, lá voltei eu ao vício. Mas desta vez já tenho pelo menos alguma imunidade e não irei cair no erro das compras desenfreadas (assim espero eu).

Andava a navegar pela net e encontrei num outro fórum um post muito interessante sobre como o isolamento social está a influenciar a nossa compra de relógios. https://forums.watchuseek.com/f2/coronavirus-lockdown-got-u-buying-watches-5151107-6.html

E as respostas são muito diversas:
> Há quem ande entretido a comprar relógios porque não tem mais nada que fazer;
> Há quem não compre nada porque tem medo da recessão que está para vir;
> Há quem esteja a pensar que esta é a altura certa para comprar o tal "Grail Watch" porque podem não estar vivos para o ano;
> Há quem pense que será uma boa altura para comprar porque os preços irão baixar, enquanto outros procuram vender os relógios a mais na colecção o quanto antes;
> Etc.

No meu caso, estou preocupado com a recessão que certamente vem aí e com a possibilidade que o dinheiro gasto ainda me possa vir a fazer falta. Mas lá me decidi em comprar um relógio novo, não só para assinalar este marco da História, mas porque aquela expectativa de estar à espera da encomenda dá alento para passar mais uns dias fechado em casa.

A minha escolha recaiu em algo acessível: um Vostok Komandirskie K-03, com mostrador de 24h, modelo 030935.

Covid-19. Isolamento Social e o Efeito Sobre as Nossas Colecções Image12

E agora a razão deste tópico. Que efeito o Covid-19 irá ter sobre as vossas colecção de relógios?

Um abraço,
Pedro C.
Duca749
Duca749

Covid-19. Isolamento Social e o Efeito Sobre as Nossas Colecções Empty Re: Covid-19. Isolamento Social e o Efeito Sobre as Nossas Colecções

Qui 26 Mar 2020, 20:03
Eu como continuo a fazer a mesma rotina não mudei os hábitos, agora admito que tenho alguma relutância em efectuar compras de países como Itália, França e Espanha porque eles estão muito mais condicionados do que nós e poderá acontecer bastantes atrasos ou até nunca serem enviados, tive um ou outro relógio debaixo de olho e acabei por não licitar por isso mesmo.
Até pode ser que a coisa melhore mas por agora vou aguardar e mantendo alguns debaixo de olho.
JPP
JPP

Covid-19. Isolamento Social e o Efeito Sobre as Nossas Colecções Empty Re: Covid-19. Isolamento Social e o Efeito Sobre as Nossas Colecções

Qui 26 Mar 2020, 20:09
Giro esse Vostok, boa compra Thumbs Up

Para mim, por enquanto, e como estou em teletrabalho - e acho que até estou a trabalhar mais e melhor do que no meu local de trabalho - não tenho tido grande tempo livre.O que tenho é para desfrutar de um pouco de ar puro (no terraço, claro, saídas só as realmente essenciais).

Em relação à forma como encaro isto, de facto confesso que também tenho algum medo de que a imensidão de dinheiro que tenho gasto em relógios - nomeadamente com um Explorer no final de janeiro, entre muitos outros já este ano - me possa vir a fazer falta. Mas acho que esta fase vai passar, de forma relativamente pacífica em Portugal, e não há razões para grandes temores.

Vou continuando a comprar umas coisitas aqui e ali (natos, adaptadores para G-shock, relógios, caixas, alguma memorabília que vou encontrando), mas, se tivesse mais dinheiro, acho que daqui a um mês seria o momento para comprar alguns grails, ou mesmo peças menos caras, pois seguramente que com a queda dos mercados asiáticos (que ainda demoram a recompor-se), dos EUA e do resto da Europa, quer parecer que vamos ter uma significativa descida de preços nos próximos tempos, quer nos usados, quer nos vintage, quer até nos novos.

Quanto à utilização, pois sobra um tempito extra, não muito, mas que dá para dar alguma maior atenção aos relógios, isso é um facto!

Abraços  Very Happy
JPP
JPP

Qui 26 Mar 2020, 20:12
@Duca749 escreveu:Eu como continuo a fazer a mesma rotina não mudei os hábitos, agora admito que tenho alguma relutância em efectuar compras de países como Itália, França e Espanha porque eles estão muito mais condicionados do que nós e poderá acontecer bastantes atrasos ou até nunca serem enviados, tive um ou outro relógio debaixo de olho e acabei por não licitar por isso mesmo.
Até pode ser que a coisa melhore mas por agora vou aguardar e mantendo alguns debaixo de olho.

Olha que eu tenho coisas a vir de Itália e de Espanha e não me parece haver problemas, pelo menos até agora. Sairam, estão em trânsito,, vamos a ver se chegam e em que tempo!
SquareWatch
SquareWatch

Sex 27 Mar 2020, 15:42
@JPP escreveu: ...parecer que vamos ter uma significativa descida de preços nos próximos tempos, quer nos usados, quer nos vintage, quer até nos novos.

Isso é das coisas que me põe um sorriso na cara.
Principalmente com a queda do Rublo, devido à baixa na demanda de petróleo. Já é tempo dos russos baixarem os preços nos relógios vintage, é uma autentica galinha dos ovos de ouro para eles.

O que me está a preocupar mesmo são as previsões do Banco de Portugal para a taxa de desemprego: 6,5 (2019); 10,1 (2020); 9,5 (2021) e 8,0 (2022). Rolling Eyes

É que se fosse um problema só português, podíamos sempre contar com o dinheiro dos turistas para dinamizar a economia. Mas eles também vão passar por dificuldades nos países deles e não vão ter dinheiro para andar a gastar por aqui.

Aqui no Porto há ruas em que porta sim, porta sim existe um hostel ou uma casa de comes e bebes que rapidamente vão fechar porque não vão ter clientes suficientes. Depois cria-se um circulo vicioso:
> os estabelecimentos fecham;
> as ruas perdem animação;
> o centro da cidade volta a ficar deserto isso afugenta os turista;
> mais estabelecimentos fecham...

Só espero que seja desta que o governo chinês acaba com a venda de animais vivos nos mercados. Se não mais tarde ou mais cedo iremos ter outra crise.
JPP
JPP

Sex 27 Mar 2020, 21:25
A crise que se vai seguir a tudo isto é de facto muito preocupante, mas mais preocupante, de momento, é mesmo o raio do Corona, esse é o perigo que temos pela frente antes de tudo o mais! Melhores dias virão, seguramente!

Entretanto, temos os nossos relógios para desfrutar e a net para googlar! E isso já é muito bom!

Por acaso preferia que caíssem os preços de outros relógios @SquareWatch, nem acho que os russos estejam assim tão caros. Mas não me parece que desçam, a economia deles vai sair relativamente bem disto tudo, sem ser grandemente afetada!
nmfl
nmfl

Sab 28 Mar 2020, 11:35
Também estou francamente pessimista em relação aos efeitos disto tudo. Depois de se resolver (ou atenuar) o problema do vírus, certamente virão tempos difíceis ao nível do desemprego e dos rendimentos dos portugueses, porque a economia vai abrandar e muito (só a paragem da "mina de ouro" que era o turismo já terá efeitos nefastos, fora tudo o resto). A única coisa que podemos fazer é continuar a trabalhar e esperar que tudo se resolva em apenas alguns anos, com a noção de que a vida terá de mudar e muito, não só ao nível económico como em todos os aspetos da vida social. Parece-me que quem já se habituou a praticar o comércio online, a recorrer ao teletrabalho e a modelos de negócio que não dependem da localização física nem de mercados restritos, estará na linha da frente para ultrapassar este problema.

Quanto à pergunta do @SquareWatch: nestas duas semanas foram poucos os relógios que usei porque também foram poucas as saídas de casa, e por casa apenas uso os "beaters". A única questão foi ter deixado o meu Seiko World Timer numa ouriversaria para mudar a pilha e lubrificar o mecanismo, e entretanto ter surgido o estado de emergência. Só poderei ir buscá-lo quando voltarem a abrir  Rolling Eyes

Concordo que o período que se segue será uma boa altura para comprar relógios (e não só... até carros e imóveis) a bons preços, porque o medo e a redução da procura vai fazer muita gente vender à pressa e "sob pressão". Não tenho muita paciência para seguir constantemente os leilões do eBay, do Catawiki, etc, mas imagino que vão aparecer bons negócios nestes sites.

Última edição por nmfl em Sex 15 Maio 2020, 18:09, editado 1 vez(es)
SquareWatch
SquareWatch

Sab 28 Mar 2020, 12:26
@JPP escreveu:Por acaso preferia que caíssem os preços de outros relógios @SquareWatch, nem acho que os russos estejam assim tão caros. Mas não me parece que desçam, a economia deles vai sair relativamente bem disto tudo, sem ser grandemente afetada!

Usei os russos como exemplo pois é o que tenho andado a pesquisar, claro que também preferia comprar uns Oris e tal ou um Glycine a preço de saldo. Very Happy
Com os russos às vezes dá-me vontade é de bater com a cabeça na mesa, pois vê-se nos sites do mercado interno deles relógios à venda por 30/40€ e depois cá fora (Ebay, Etsy,...) pedem 150/200 por um relógio igual ou em pior estado Rolling Eyes

@nmfl escreveu:A única questão foi ter deixado o meu Seiko World Timer numa ouriversaria para mudar a pilha e lubrificar o mecanismo, e entretanto ter surgido o estado de emergência. Só poderei ir buscá-lo quando voltarem a abrir  Rolling Eyes

Também estou com uma situação parecida
Nunogoncalves
Nunogoncalves

Sex 03 Abr 2020, 11:46
Por aqui impera mesmo a apreensão quanto à recessão que vamos sofrer e a possibilidade de uma queda abrupta de rendimentos (meus e dos outros).

Eu não compro relógios com uma grande regularidade. Normalmente, espero por setembro, que é quando a minha empresa distribui os prémios anuais, e invisto numa peça melhor, gastando algum dinheiro. Este ano, já sei que esse prémio não vai existir ou, a existir, não dará para comprar o tipo de máquina habitual. Logo, um dos momentos altos do meu ano, este ano não irá ocorrer, o que é uma grande desilusão.

Também vou adquirindo alguns relógios mais acessíveis mas, mesmo desses, ando a fugir um bocado. Adorava comprar um Seiko da linha Presage e esta até era uma boa altura para o fazer, dado que, como foi dito aí atrás, a expetativa de o receber ajudava a passar o tempo. No entanto, acho que iria sentir o chamado buyer's remorse porque, na realidade, é algo que eu não preciso, e nunca se sabe o que vai acontecer se a economia ficar parada mais tempo que o que todos desejamos.

Em suma, a Covid-19, a meu ver, terá um impacto negativo na minha coleção.
JPP
JPP

Sex 03 Abr 2020, 12:03
Fazes muito bem em não comprar Nuno, esta altura só pode ser boa para quem tem uma carteira realmente muito recheada, para o comum dos mortais é de precaver, pois ainda não se sabe o que aí vem!

Eu tenho andado mortinho por encomendar um Dan Henry, mas não, tenho-me aguentado, as únicas coisas que tenho comprado são caixas de relógios e uma ou outra peça bem baratinhas, que por acaso tenho de postar aqui.

SDQ isto vai passar sem grande abalo, vamos ter paciência e fé.

Um abraço
Nunogoncalves
Nunogoncalves

Sex 03 Abr 2020, 12:09
@JPP escreveu:Fazes muito bem em não comprar Nuno, esta altura só pode ser boa para quem tem uma carteira realmente muito recheada, para o comum dos mortais é de precaver, pois ainda não se sabe o que aí vem!

Eu tenho andado mortinho por encomendar um Dan Henry, mas não, tenho-me aguentado, as únicas coisas que tenho comprado são caixas de relógios e uma ou outra peça bem baratinhas, que por acaso tenho de postar aqui.

SDQ isto vai passar sem grande abalo, vamos ter paciência e fé.

Um abraço

Adoro o Gran Turismo 1964! O panda com bracelete em pele.

Abraço
JPP
JPP

Sex 03 Abr 2020, 12:21
E o 1962, o 1963, o 1939 ... eu perco-me naquele site! Têm um excelente preço, muito boa qualidade e ainda por cima vêm muito bem apresentados! Se pudesse encomendava logo pelo menos três! Very Happy Thumbs Up
SquareWatch
SquareWatch

Sex 03 Abr 2020, 15:21
Já para não falar no Diver 1970 Very Happy

O que não me agradar são os encargos associados a uma possível retenção na alfandega.
Duca749
Duca749

Sex 03 Abr 2020, 15:23
O 1970 está a muito tempo na minha lista também!
nmfl
nmfl

Sex 03 Abr 2020, 15:33
Ando a fazer um esforço grande para não cair na tentação de comprar relógios devido ao "tédio" de estar em casa... As tentações são tantas Twisted Evil
JPP
JPP

Sab 04 Abr 2020, 04:53
@SquareWatch escreveu:Já para não falar no Diver 1970 Very Happy

O que não me agradar são os encargos associados a uma possível retenção na alfandega.

@SquareWatch, não tens de te preocupar com isso, até nisto a marca é excelente, olha o que eles dizem no site:

FROM WHERE DO WE SHIP?
- Orders from the US and Canada are shipped from our warehouse in the US.
(if its is out-of-stock in the US, the order will be shipped from Asia)
- Orders from EU are shipped from our warehouse in Europe.
- Orders from elsewhere are shipped from Asia.
Duca749
Duca749

Sab 04 Abr 2020, 12:03
Pois mas o problema é que esse modelo está esgotado nos armazéns Europeus só dos states ou Ásia com inevitáveis taxas associadas.
JPP
JPP

Sab 04 Abr 2020, 12:18
@Duca749 escreveu:Pois mas o problema é que esse modelo está esgotado nos armazéns Europeus só dos states ou Ásia com inevitáveis taxas associadas.

Isso não tinha visto ainda, não quero adiantar muito a matéria para a tentação não ser maior, mas se é assim ... pois, podem acrescer mais uns 70 ou 80 euros! Wink
Duca749
Duca749

Sab 04 Abr 2020, 12:29
@JPP envia e-mail para eles a perguntar pelos modelos que tens interesse, não estão todos esgotados na Europa, eu do 1970 sei pq lhes enviei uma mensagem, e a resposta é rápida.
JPP
JPP

Sab 04 Abr 2020, 12:37
@Duca749 escreveu:@JPP envia e-mail para eles a perguntar pelos modelos que tens interesse, não estão todos esgotados na Europa, eu do 1970 sei pq lhes enviei uma mensagem, e a resposta é rápida.

Obrigado @Duca749, mas se eu fizer isso depois não conseguirei evitar de comprar ... e é precisamente isso que eu agora estou a tentar não fazer! Rolling Eyes Thumbs Up Longe dos olhos, longe do coração ... é mais ou menos isto! Very Happy
SquareWatch
SquareWatch

Sab 04 Abr 2020, 18:55
@JPP escreveu:

@SquareWatch, não tens de te preocupar com isso, até nisto a marca é excelente, olha o que eles dizem no site:

FROM WHERE DO WE SHIP?
- Orders from the US and Canada are shipped from our warehouse in the US.
(if its is out-of-stock in the US, the order will be shipped from Asia)
- Orders from EU are shipped from our warehouse in Europe.
- Orders from elsewhere are shipped from Asia.

Obrigado!!! Thumbs Up
Não li as "letrinhas pequeninas"
m84
m84

Sab 04 Abr 2020, 23:42
Antes de mais, bem vindo de volta! Wink

Gostei do facto de dizeres que andavas viciado e tiraste um tempinho mas mal chegas mostra logo um relógio novo lol! MAs ao menos o relógio tem bom ar! Wink

Obrigado pelo tópico, por acaso já era algo que eu gostaria de abordar também.

Eu estou no campo dos que tem um certo receio do que ainda vem, confesso, e isso naturalmente tem influência nas compras (ou falta delas). Não que tenha um ritmo de compra elevado! Não costumo comprar desenfreadamente (para usar o teu termo), pois não só não posso, como também tenho uma lista de relógios que gostaria de ter a médio/longo prazo, pelo que somente se aparecer um negócio especial é que costumo abrir a carteira...

No entanto, tendo esse receio do futuro em mente, põe tudo um pouco em segundo plano. Claro que continuo de olho no que por aí anda, mas enquanto talvez antes ainda poderia fazer 'ajustes' na conta para ajudar uma compra, agora isso está um pouco fora de questão.

Enfim, sei que melhores dias virão, e não é isto que me tira o gozo e prazer deste hobby Smile
m84
m84

Sab 04 Abr 2020, 23:52
@nmfl escreveu:
Concordo que o período que se segue será uma boa altura para comprar relógios (e não só... até carros e imóveis) a bons preços, porque o medo e a redução da procura vai fazer muita gente vender à pressa e "sob pressão". Não tenho muita paciência para seguir constantemente os leilões do eBay, do Catawiki, etc, mas imagino que vão aparecer bons negócios nestes sites.

Isto é um ponto que ainda não sei bem como irá ser afetado. Se por um lado as lojas de relógios novos provavelmente irão precisar de descontar os preços para vender e despachar material, para mim que tenho mais interesse nos vintage ou usados, não sei o que vai acontecer.

Mas acho que é provável que os preços na generalidade irão cair um bocado, estabilizar digamos assim.
SquareWatch
SquareWatch

Dom 05 Abr 2020, 13:33
@m84 escreveu:Antes de mais, bem vindo de volta! Wink

Gostei do facto de dizeres que andavas viciado e tiraste um tempinho mas mal chegas mostra logo um relógio novo lol! MAs ao menos o relógio tem bom ar! Wink

Já tenho mais um a caminho lol! e mais dois que me estão a tentar, mas como não são peças vintage posso comprá-los mais espaçadamente ou adiar a compra para 2021.

O meu problema são os vintage, porque nunca sei quando voltarei a encontrar outro igual, tenho medo de perder a oportunidade... o que faz com que às vezes compre vários de seguida. :angry-banghead:

Não sei se é coincidência (ou se é por andar mais atento a isso), mas julgo que tenho visto mais vintages provenientes de Itália à venda pelos sites. Até encontrei um de uma marca chamada CORONA que me deu cá uma vontade de comprar!

Última edição por SquareWatch em Dom 05 Abr 2020, 13:35, editado 2 vez(es) (Razão : gramática e erros)
JPP
JPP

Dom 05 Abr 2020, 14:25
@SquareWatch escreveu:
@m84 escreveu:Antes de mais, bem vindo de volta! Wink

O meu problema são os vintage, porque nunca sei quando voltarei a encontrar outro igual, tenho medo de perder a oportunidade... o que faz com que às vezes compre vários de seguida. :angry-banghead:

Não sei se é coincidência (ou se é por andar mais atento a isso), mas julgo que tenho visto mais vintages provenientes de Itália à venda pelos sites. Até encontrei um de uma marca chamada CORONA que me deu cá uma vontade de comprar!

Acabaste de identificar umas das principais razões pelas quais eu tenho tantos relógios Very Happy ... mas ultimamente tenho feito um esforço enorme para me aguentar!

Também tenho visto muita coisa de Itália no Catawiki, mas não tenho achado os preços mais baixos ...
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: