DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ter 01 Dez 2020, 09:26
Obrigado pela partilha @SquareWatch! Esse já o tive num carrinho de compras, juntamente com dois volumes de German Military Timepieces, mas aguentei-me e não comprei ainda, pois depois não sobra dinheiro para os relógios!  Rolling Eyes

Apesar de só ter quatro relógios militares, começo a ganhar alguma curiosidade e esses livros têm referências muito úteis e interessantes, daí que comprar os livros é um passo importante (decididamente, nem só de "net" vive o homem, neste caso, nós, maluquinhos dos relógios  Razz).

Um abraço!  Wink
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ter 01 Dez 2020, 16:42
Olá @JPP

Está a falar destes volumes (link) ?

Também eu queria, tanto o dos ingleses como dos alemães. Mas é coisa para custar £200 cada volume e de facto o dinheiro não estica Rolling Eyes.

Mas este fui muito mais baratinho, não chegou a 30€ e ainda tive direito a um vale de igual valor para usar numa compra futura.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ter 01 Dez 2020, 21:07
SquareWatch escreveu:Olá @JPP

Está a falar destes volumes (link) ?

Também eu queria, tanto o dos ingleses como dos alemães. Mas é coisa para custar £200 cada volume e de facto o dinheiro não estica Rolling Eyes.

Mas este fui muito mais baratinho, não chegou a 30€ e ainda tive direito a um vale de igual valor para usar numa compra futura.

Também vi esse, mas eram estes que ia comprar:

Volume I

Volume II

Também não são caros, mas nem sempre há disponibilidade ... fiz outras opções na altura!

SquareWatch gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ter 01 Dez 2020, 22:41
Mais uma bela compra @SquareWatch! Nunca é demais investir em edução Thumbs Up

Esses do Konrad Kirim, também eu gostava de ter. São praticamente a enciclopedia atual... @JPP esses desconhecia, vou investigar. Obrigado pela partilha!

JPP gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qua 24 Fev 2021, 22:59
Hoje chegou mais um livrinho para a minha biblioteca!!!!

Devo confessar que foi o nome curioso que em primeiro lugar me fez reparar nestes relógios. Quem é que nunca teve por exemplo umas sapatilhas (ténis Wink), umas calças ou um relógio dos chineses todo "roscofe" Very Happy ?

Mas piadas à parte, os "Roskopf" até são relógios bastantes interessantes e têm uma certa importância na história da relojoaria... e até são objectos interessantes para ter numa prateleira cá por casa, para usar como desbloqueador de conversa com as visitas... "contemplem a origem do mito" Laughing.

Por isso há já muito tempo que ando de olho neles, mas que relógio comprar no meio de tantas cópias, falsificações, sucata?


Em 2006 Albin Schaeder (relojoeiro e escritor sueco) escreveu o "The Proletarian Wacth", o que julgo ser, o primeiro e único livro dedicado em exclusivo a George-Frederic Roskopf e aos seus relógios.

Sendo uma obra de pequena tiragem há muito que está esgotada. Encontrando-se apenas de longe a longe uma ou outra cópia em alemão ou sueco.

Por sorte minha, e quando já não estava à espera, encontrei num alfarrabista suíço uma cópia em inglês cheers.

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 33iEMyx

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 JCGLQB4


As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 S4dQv6f


As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 NUS48ES


As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 KEv31B3

A foto não ficou lá muito boa, mas reparem nestes Cuervo e Sobrinos Shocked .
E também há Roskopf em ouro maciço!



As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 MNuVujg

Não vazia ideia que a ORIS também tinha andado a fazer Roskopfs... não dizem nada no site da marca. Será vergonha? Laughing 


As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 XjCYCJF

E a Cortébert também andou lá metida.





Como tudo na vida, o livro não é perfeito.

No meu ponto de vista o que faz mais falta é um índice e/ou um método que permitisse uma consulta e identificação rápida do relógio.

Podia também ter mais informação escrita, mas acredito que para algumas das marcas seja muito difícil encontrar dados. Mas pelo menos compensa pela profusão de imagens.

Outra coisa que também me irrita é encontrar informação/texto repetido em diferentes páginas. Podia ao menos disfarçar alterando a construção da frase em vez de a copiar.

Não é um guia exaustivo, porque tal como refere o autor existem centenas de empresas que produziram este tipo de relógio e mesmo assim nem todas elas foram já identificadas.


Numa escala de 0 a 5 dou-lhe um 4. Ou até um 4+ por ser um livro único sobre a matéria.

O livro ainda se encontra disponível no site Editions Booksimonin. Pode ser que ainda tenham exemplares em stock... só não façam é muitas compras porque ainda quero comprar mais uns livros lá Razz Thumbs Up


Última edição por SquareWatch em Qua 24 Fev 2021, 23:05, editado 1 vez(es)

m84, floijdt, Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qua 24 Fev 2021, 23:39
Obrigado @SquareWatch, este site é muito interessante! Tenho de ver com bastante calma!  Thumbs Up

E esse livro do Roskopf também é interessante, óbvio! Tenho um Roskopf em casa, de ouro, que passou para o meu filho diretamente do bisavó materno! Tenho de o pôr a reparar, pois não trabalha, ainda nem o vi bem!

Eu comprei este a semana passada, foi uma daquelas bagatelas irresistíveis, mas mau não pode ser, ainda vem a caminho!

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Captur14

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Captur15

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Captur16

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Captur17

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Captur18

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Captur19

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Captur20

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Captur21

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Captur22

floijdt, Sansoni7 e SquareWatch gostam desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qui 25 Fev 2021, 16:27
JPP escreveu:Eu comprei este a semana passada, foi uma daquelas bagatelas irresistíveis, mas mau não pode ser, ainda vem a caminho!

Parece ser de leitura agradável.
Ficamos à espera de uma análise/opinião final. Thumbs Up

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qui 25 Fev 2021, 16:43
Assim que chegar logo darei nota!  Wink
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qui 25 Fev 2021, 22:16
Noutro tópico falei sobre a minha "biblia", mas como vi este agora e é o mais apropriado para o efeito, entro um pouco mais em detalhe, com algumas imagens do conteúdo.

Obra de referência, há uns bons 20 anos procurei por todos os lados e nunca a encontrei, até que passados poucos anos e da forma mais inusitada, acabei por encontrar.

Estava eu a passear pelas ruas de onde sempre morei (até há 14 anos atrás) e ao passar por uma livraria, por onde havia passado milhentas vezes entretanto, calhei a olhar para a montra por um mero acaso e, lo and behold, não é que estava ali um exemplar "perdido"? Ele há coisas... entrei logo e fui resgatá-lo do purgatório em que estava, coitado, ali há anos sem que ninguém o comprasse.

É uma obra escrita em 3 línguas, ENG, FRA e GER, afinal as mais importantes neste "mundo horológico", razão pela qual é um belo calhamaço.

Trata alfabeticamente da história e "features" importantes das principais e mais icónicas marcas, sem colocar de lado notas e referências de interesse para qualquer entusiasta / coleccionador.

Capa e algumas páginas para vossa apreciação, espero que tenha despertado interesse.

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 P1040520
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Img_2013
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Img_2012
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Img_2014
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Img_2015
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Img_2016

m84 e SquareWatch gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qui 25 Fev 2021, 23:07
Olha, a mim despertaste, pois apesar de ele estar ali na prateleira a olhar para mim, nunca cheguei a olhar para ele como deve ser! Aliás, como vários outros!  Rolling Eyes

O meu encontrei no OLX e foi até bastante barato, considerando o livro que é! Por acaso, lembro-me agora, foi um tipo que vivia na Suiça que mo vendeu, a esse e a mais dois!

JVeiga gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Sex 26 Fev 2021, 20:48
Já está na lista de compras.

JVeiga gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Sáb 06 Mar 2021, 18:08
Como diz o ditado popular "não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe".

Este ano tenho tido sorte, já consegui encontrar dois livros que há muito procurava cheers .


Desta vez foi o "Dicionário de Relojoaria" do Fernando Correia de Oliveira.
Este foi comprado aqui na Invicta. Tantas vezes passei à porta daquele alfarrabista e nem imaginava que o livro estava lá à minha espera desde 2018.

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 RvnKDSS


Como diz o autor:
"As 625 entradas deste dicionário abrangem o universo do Tempo no seu todo, e não apenas o restrito mundo da Relojoaria, embora a sua maioria lhe seja dedicada... Até hoje, nunca tinha existido um dicionário deste tipo em língua portuguesa, limitando-se as tentativas anteriores a produzirem pequenos léxicos. De qualquer modo, continuará a faltar um Dicionário Profissional de Relojoaria em Português, iniciativa a que outros com mais qualificações deviam abalançar-se."


Pois é, um dicionário profissional em português é que seria uma coisa boa.


As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 VqdpgY6

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 EHE7c34


As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 NWAucWS
Este exemplar em particular tem 2 pares de folhas que não foram cosidas. O que suponho que faça dele uma peça mais valiosa... à laia das notas e dos selos com erros  Laughing Rolling Eyes .



As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 ZrinDzK



E não haverá muito mais a dizer sobre este livro... é um dicionário. Infelizmente ainda não é um dicionário profissional em português, mas é capaz de ensinar muitas coisas interessantes a um leigo.

JPP e Nuno Graça gostam desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qua 17 Mar 2021, 17:49
Ainda não acabei de ler o anterior e já chegaram mais dois Very Happy .

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 WWLaw7m

Dois pequenos livros, o da esquerda com 160 páginas e o outro 130. Ambos dedicados aos relógios de bolso. O primeiro abordando os antigos relógios ingleses de fuso e escape de âncora e o segundo os relógios de escape foliot/vara.

Basicamente são pequenos guias onde se fala da história, desenvolvimento reparação e manutenção destes tipos de relógios.

Infelizmente, ao contrário do que estava à espera, em ambos o capítulo sobre a história (a parte que mais me interessava) é reduzida em comparação com o resto do livro. Mas em contrapartida a parte sobre a manutenção está muito bem explanada. Falta só mesmo as ferramentas para pôr mãos à obra Wink .




The English Fusee Lever Pocket Watch




As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 ZDxOtBt
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 S8CjOyH
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 V6ZaT2P
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 VBxngxO
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 TubOWLK
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 TBD30Le
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 VTSKl6J
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 U40hgre
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 CqLngwe




The Verge Pocket Watch



As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 UGFD8Rw

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 E29TYhA

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Gjnjk8K

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 MIkW3g9

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 JQAemoB

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Hyu0isk

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 TgtcPfl

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 UEznKTk

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 QQI9kRO

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 FTT9fuP


Tenho de estar atento a este pormenor.





Locutus sum

m84, Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qua 17 Mar 2021, 19:58
@SquareWatch, e como é o nível de complexidade? Demasiadamente técnico para um leigo, certo? Ou as descrições são suficientemente ilustradas com fotos e desenhos?
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qua 17 Mar 2021, 20:54
Ainda não li bem os capítulos mais técnicos, mas o livro foi escrito para leigos e tem bastantes imagens.

Embora no título venham referido "repair", essa vertente não é muito abordada. Mas penso que seria capaz de desmontar, olear e voltar a montar um relógio se tivesse as ferramentas necessárias.

Um "fusee lever" é um relógio bastante simples, quando comparado com um relógio de pulso. Para não falar que é maior, o que torna torno o processo de desmotagem/montagem muito mais fácil.

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qua 17 Mar 2021, 22:58
Obrigado pela explicação @SquareWatch  Wink
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qua 17 Mar 2021, 23:03
Boas @SquareWatch parecem-me  bastante bem estes livros .. mas é preciso coragem para desmontar e voltar a montar um dos nossos menino  Shocked ,,, eu não tenho coragem mas admiro bastante quem a tem  Razz Razz
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qui 18 Mar 2021, 00:32
Qualquer dia aventuro-me com uns despertadores velhos e sem valor que tenho por aqui Twisted Evil .
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ter 23 Mar 2021, 11:08
TInha este livro escondido numa estante há bastante tempo que me tinha esquecido!

É um livro feito pela marca aquando o seu centesimo aniversário, em 2012. Eu nem sou grande apreciador da marca, mas é um livro interessante com alguma história passada e recente da marca e seus modelos.

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 IMG-5140


As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 IMG-5141

uma das algumas referencias a edições 'portuguesas':

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 IMG-5142

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 IMG-5143

E também um pequeno destaque à pouco conhecida história de quando a Rolex teve de pedir desculpas publicamente por dizer que tinha sido a inventora do movimento automático, quando na realidade teria sido John Harwood. Smile

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 IMG-5144

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 IMG-5144-b

Tempus fugit e SquareWatch gostam desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ter 23 Mar 2021, 20:52
M84 escreveu:E também um pequeno destaque à pouco conhecida história de quando a Rolex teve de pedir desculpas publicamente por dizer que tinha sido a inventora do movimento automático, quando na realidade teria sido John Harwood.

Desconhecia totalmente essa história, vou já pesquisar para saber mais.

Estou a ver que a Rolex é muito propensa a este tipo de situações. Foi a alegação de ser a primeira marca no cume do Everest, agora o do primeiro relógio de pulso automático... qualquer dia ainda se descobre que não foram eles os primeiros a colocar uma janela com a data num relógio de pulso.


Mas o pior é que eles continuam a enganar as pessoas, basta ir consultar a página oficial deles e ver a lista de conquistas. Mete-me nojo isso :puke:.
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ter 23 Mar 2021, 21:32
Eu bem me parecia que já tinha visto esse livro nalgum lado. Tenho-o em formato digital e andei a consultá-lo na altura em que andei a consumir tudo o que era informação da Fortis para não ser aldrabado quando comprei o meu Flieger Very Happy

Disponível aqui: http://www.fortis-watches.com/upload/Jubliaeumsbuch/FORTIS-100-Years-Jubilee-Book.pdf

m84 e SquareWatch gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ter 23 Mar 2021, 21:42
e ora aqui está uma parte e o link para verem tudo https://www.harwood-watches.com/en/history/index.html


A força motriz por trás do boom econômico dos "dourados" anos 20 foi o progresso tecnológico alcançado desde a virada do século, que produziu uma ampla variedade de novos produtos de consumo. Processos de produção simplificados, mercados de vendas estagnados e práticas de empréstimo generosas por parte dos bancos levaram à crise econômica global de 1929, que foi desencadeada pela quebra do mercado de ações em 14 de outubro, quando os preços das ações despencaram na Bolsa de Valores de Nova York. A HARWOOD Watch Company perdeu seu patrocinador e seu crescente sucesso internacional foi interrompido abruptamente.
Em 1931, o HARWOOD Automatic com seu mecanismo de enrolamento de martelo encontrou concorrência com a invenção do "Rotor", um novo sistema de enrolamento patenteado, que enrolava o mecanismo girando um peso em 360 graus.
Durante a promoção do Rolex Oyster Perpetual, HARWOOD e Rolex trocaram correspondência sobre a identidade do inventor do sistema de corda automática. Um acordo foi feito e a Rolex mudou seu anúncio, conforme mostra o exemplo abaixo. Um retrato de John Harwood foi incluído nos anúncios da Rolex. Um sincero pedido de desculpas da Rolex em 1956 deu a John Harwood todo o crédito como o inventor do primeiro relógio de pulso automático do mundo.
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Rolex-anzeige
1956, anúncio da Rolex no The Sunday Express
As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Rolex-gegendarstellung
1956, nota de desculpas no The Sunday Express

m84, Sansoni7 e SquareWatch gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ter 23 Mar 2021, 22:27
Devem ter havido tantos episódios desses naqueles anos, em que houve tantas invenções e tantas marcas e relojoeiros a clamar a paternidade delas, tantos roubos de patentes, espionagem industrial, etc,  que, seguramente, essa deve ter tido mais ruído por ser a Rolex! Se fosse uma marca pequenina, nem tinha ficado escrito! Digo eu!  scratch
joao797
joao797
Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/12/2022

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Sáb 24 Jun 2023, 18:41
Também gostava de contribuir para este tópico, por isso apresento a seguir uma lista dos que são para mim e até ao momento os melhores livros de relojoaria que li. São mais focados nos aspectos mecânicos dos relógios. 

Assim, por ordem de relevância (na minha opinião):

1. The Mechanics of Mechanical Watches and Clocks

2. Relógio com turbilhão tri axial de força constante (Tese de Miguel Lino Diogo dos Santos)

3. Théorie d'horlogerie

4. Watchmaking por George Daniels

5. A Guide to Complicated Watches

6. Extrait des normes de l'Industrie Horlogère Suisse

Acrescento que se alguém tiver interesse em ler algum destes livros e seja da região de Lisboa pode solicitar-me, pois os livros são caros e nem todo o conhecimento está disponível na internet.

m84, Sansoni7 e VS gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

As Nossas Estantes de Relojoaria - Página 2 Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos