DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
lourenofre
lourenofre
Mensagens : 69
Data de inscrição : 27/03/2020

Reparações de ETAs e Sellitas - verdade? Empty Reparações de ETAs e Sellitas - verdade?

Sex 08 maio 2020, 09:04
Boas pessoal,

Tenho um par de relógios em casa que precisam de ir ver o doutor, mas como não quero rebentar o orçamento estou a ponderar bem se os hei de mandar à marca, sabendo à partida que vou pagar um premium, mas que fica tudo bem feito, ou a um relojoeiro independente que provavelmente (ou não...) me faz o mesmo serviço por um preço mais baixo.
Assim sendo, fui-me informar junto de quem já tem muitos anos desta coisa, qual seria a melhor opção, para cada um dos relógios que quero reparar.
Qual não foi o meu espanto quando uma das pessoas com quem falei, me referiu que caso o calibre se tratasse de uma daquelas máquinas simples, tipo ETA ou Sellita, que não fosse COSC (pois esses têm o calibre numerado no certificado), era trocar logo o movimento todo por um novo, e que nem sequer se preocupariam em perceber o que estaria a causar a avaria/atraso/etc.

Para a marca é bom porque rentabiliza o tempo da reparação, conseguindo "despachar" mais clientes com menos staff, e o cliente também fica a ganhar porque tem a peça de volta em menos tempo, e à priori fica com uma máquina "nova" que tem menos probabilidades de dar problemas no futuro.
O único senão seria para a carteira do cliente, que iria certamente pagar um preço mais elevado pela "revisão"...

Sabem se isto é verdade?


Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Reparações de ETAs e Sellitas - verdade? Empty Re: Reparações de ETAs e Sellitas - verdade?

Sex 08 maio 2020, 10:42
Também já ouvi dizer isso de algumas marcas.
Ir à marca não é sinónimo de teres os teus relógios nas mãos dos melhores especialistas, existem muitos relojoeiros independentes bem melhores e mais especializados do que os das próprias marcas.
JCF
JCF
Mensagens : 448
Data de inscrição : 26/03/2018

Reparações de ETAs e Sellitas - verdade? Empty Re: Reparações de ETAs e Sellitas - verdade?

Sex 08 maio 2020, 11:03
Vivam

O Tissot que tenho como Avatar tem o mecanismo da data marado, eventualmente por minha culpa ou nabice. Fui à Boutique do Relógios perguntar quanto ficaria o arranjo e eles disseram logo, fica em €120 (salvo erro). E acrescentaram logo que levava um movimento novo com garantia.

Quando o valor hora do técnico  começa a ser elevado e se o movimento é comum e é barato, pode não justificar estar a fazer uma revisão/manutenção do movimento.

Vi à dias um video no youtube onde eles referiam valores para os movimentos mais corriqueiros. Davam para os Miyota da série 8000 cerca de 35 euros, para um Seiko NH35/4R35 à volta dos 45 euros. Para um Miyota da série 9000 à volta dos 100 euros e um 2824-2 de base um valor a rondar os 200 euros.

Não sei se estes valores referidos têm alguma adesão à realidade mas assim sendo, com um custo hora de relojoeiro a 50 euros ou mais, fará sentido fazer revisões a este tipo de movimentos? Só se a pessoa fizer muita questão que o relógio mantenha o seu movimento original...
Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Reparações de ETAs e Sellitas - verdade? Empty Re: Reparações de ETAs e Sellitas - verdade?

Sex 08 maio 2020, 11:47
JCF escreveu:

Só se a pessoa fizer muita questão que o relógio mantenha o seu movimento original...

Eu pessoalmente gosto de ter o relógio o mais original possível, já se sabe que no caso dos vidros em alguns relógios com mais idade isso é difícil, mas no resto quanto mais original melhor, agora é claro que se é um relógio com um movimento vulgar do tipo 7s26, 7s36...por ex. já não tinha qualquer problema em trocar o mecanismo.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Reparações de ETAs e Sellitas - verdade? Empty Re: Reparações de ETAs e Sellitas - verdade?

Sáb 23 maio 2020, 12:29
Olá, já ouvi de diferentes fontes isso acontecer e não estranho de todo. Estamos a falar de peças 'baratas' e se o problema for minimamente complicado, não justifica as horas de trabalho a tentar resolver. Faz sentido. Alias, também acontece em relógios mais 'caros'. É como ires ao mecanico hoje em dia. Não se vão por a arranjar uma peça com as unhas e dentes, encomendam nova montam e tá feito.

E como o @Duca749 disse, ir à marca não é sinónimo de trabalho bem feito, ou um relojoeiro independente = trabalho mal feito. Aliás, conheço bastantes exemplos, incluindo aqui no fórum que provam o contrário. Mais, na maior parte de lojas (nao AD) os relojeiros são os tais 'independentes'  Wink

Que relógios estamos a falar e idade, por curiosidade?
Conteúdo patrocinado

Reparações de ETAs e Sellitas - verdade? Empty Re: Reparações de ETAs e Sellitas - verdade?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos