DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Duca749
Duca749

Materiais e Equipamentos para Restauro Empty Materiais e Equipamentos para Restauro

Dom 17 Maio 2020, 21:53
Com este tópico pretendo mostrar os materiais e equipamentos que usei no restauro do seiko do outro tópico, mas era bom que o tópico servisse também para que, quem tenha outras formas, materiais e técnicas diferentes possa partilhar.

No restauro do Seiko eu comecei por desmontar o relógio, depois de lavadas com uma escova de dentes e detergente foram para o aparelho de ultrasons.
O meu é este...
Materiais e Equipamentos para Restauro Img_2125

...comprei no ebay, havia vários tamanhos e potências, este tem frequências de 30 e 50w, eu uso sempre a de 30w é mais intenso, para o uso que lhe dou tem cumprido.

Depois na fase de polimento, basicamente uso um equipamento idêntico ao Dremel, que permite escolher a velocidade e dá para usar vários tipos de acessórios.
Os acessórios compro no Aliexpress, são baratos e cumprem a função.
Neste caso usei estes...
Materiais e Equipamentos para Restauro Img_2126
Da esquerda para a direita o cilindro em material que parece lã compactada, é duro e uso com a pasta de polimento castanha, que é a pasta de corte, é usada para retirar riscos e uniformizar a superfície, o segundo no mesmo material mas mais felpudo, uso no fim com a pasta azul, que é mais dura e serve para dar o brilho final, existem mais tipos de pasta de polimento com vários índices de corte, mas estes fazem bem o trabalho, comprei no MaxMat, se tivesse um ainda mais duro do que o azul acho que ainda conseguiria obter um brilho mais intenso, fica essa nota para quem quiser comprar.
Os outros dois, uso para "escovar" as superfícies, o material é o mesmo usado nos esfregões scotch brite, e permite dar o aspecto escovado ao metal, mas quando a superfície é muito larga é difícil conseguir que fique uniforme, é preciso uma mão e olho firme, eu para minimizar isso, no final uso o scotchbrite para dar o acabamento final.
Materiais e Equipamentos para Restauro Img_2127

E pronto foi assim que eu transformei o relógio de usado e desgastado num estado como novo.
É claro que o resultado final depende sempre da habilidade e paciência de cada um.

filipe cunha gosta desta mensagem

JPP
JPP

Materiais e Equipamentos para Restauro Empty Re: Materiais e Equipamentos para Restauro

Seg 18 Maio 2020, 00:04
Boa @Duca749! Muito bom este tópico, assim podemos aprender com a experiência de todos!

Algumas perguntas:

O aparelho de ultrasons, como funciona? Só lá metes as peças em metal, certo? Demora quanto tempo? Foi caro?

Quanto  ao resto, que maquineta é essa, é tipo berbequim? Onde compraste? Tem algum nome especial? E os acessórios, também se encontram na Maxmat, Leroy ou outro? A pasta azul é para dar o toque final num relógio azul, claro, certo? Tem de se comprar a pasta certa para a cor do relógio a polir, ou não?

Outra questão: tens um torno, para trabalhar com isto, certo? Tens alguma sugestão de compra?

Desculpa as perguntas um bocado ignorantes, mas destes micro trabalhos não percebo nada! Embarassed

Mas estou numa de tentar, tenho uns relógios mesmo à medida para começar e se fizer asneira não estrago grande coisa! Wink
JPP
JPP

Materiais e Equipamentos para Restauro Empty Re: Materiais e Equipamentos para Restauro

Seg 18 Maio 2020, 00:30
Será que este aparelho de ultrasons, por 30 euros, é adequado?

https://lmobile.pt/acessorios/138686-ultrasonic-cleaner-30w-50w-bk-9050-6928032919050.html

Materiais e Equipamentos para Restauro Ultras10
Duca749
Duca749

Seg 18 Maio 2020, 00:35
@JPP
O aparelho de ultrassom é basicamente um recipiente em inox onde colocas as peças, juntas água suficiente para tapar as mesmas, existem líquidos que podes compraram para ajudar na limpeza, eu junto um pouco de detergente de louça, o meu dá para programar até 30 min, mas dependendo do estado das peças basta metade noutros casos um pouco mais.
Convém não colocar materiais moles, plástico, alumínio, ou pintados, o bezel do relógio por ex não coloquei, encontras no eBay muitos é só escolher.

A máquina é tipo a dremel, comprei no leroy merlin, foi barata e já trazia alguns acessórios, as dremel são bastante mais caras.
Os acessórios encontras no leroy merlin, Maxmat ou no AliExpress, aí existem em grande variedade e a preços da uva mijona, demora é a chegar.
A pasta de polir, é azul não por o relógio ser azul, até porque é usada para polir o inox, existem vários tipos de dureza, e cada uma tem uma cor que é referente a capacidade de corte, ou seja, quanto mais dura for menos material retira, logo fica mais polido, brilhante.
Eu uso estes porque foi um kit que comprei assim, mas o azul nem é dos mais duros.

Quanto ao torno, tenho um que também comprei no leroy merlin, é dos mais pequenos com protetores em borracha para não marcar as peças quando apertas, mas raramente o uso, faço tudo á mão.

No início convém experimentares em algo que não tenha grande valor, mas não é difícil, vais ver.

filipe cunha gosta desta mensagem

Duca749
Duca749

Seg 18 Maio 2020, 00:36
Esse é idêntico ao meu!
JPP
JPP

Seg 18 Maio 2020, 09:14
@Duca749 escreveu:Esse é idêntico ao meu!

Pois, percebi depois de perguntar, a cor enganou-me!
JPP
JPP

Seg 18 Maio 2020, 09:16
@Duca749 escreveu:@JPP
O aparelho de ultrassom é basicamente um recipiente em inox onde colocas as peças, juntas água suficiente para tapar as mesmas, existem líquidos que podes compraram para ajudar na limpeza, eu junto um pouco de detergente de louça, o meu dá para programar até 30 min, mas dependendo do estado das peças basta metade noutros casos um pouco mais.
Convém não colocar materiais moles, plástico, alumínio, ou pintados, o bezel do relógio por ex não coloquei, encontras no eBay muitos é só escolher.

A máquina é tipo a dremel, comprei no leroy merlin, foi barata e já trazia alguns acessórios, as dremel são bastante mais caras.
Os acessórios encontras no leroy merlin, Maxmat ou no AliExpress, aí existem em grande variedade e a preços da uva mijona, demora é a chegar.
A pasta de polir, é azul não por o relógio ser azul, até porque é usada para polir o inox, existem vários tipos de dureza, e cada uma tem uma cor que é referente  a capacidade de corte, ou seja, quanto mais dura for menos material retira, logo fica mais polido, brilhante.
Eu uso estes porque foi um kit que comprei assim, mas o azul nem é dos mais duros.

Quanto ao torno, tenho um que também comprei no leroy merlin, é dos mais pequenos com protetores em borracha para não marcar as peças quando apertas, mas raramente o uso, faço tudo á mão.

No início convém experimentares em algo que não tenha grande valor, mas não é difícil, vais ver.

Excelente @Duca749, fiquei esclarecido, obrigado! Ando para dar um salto ao Leroy há umas semanas, agora tenho mais algumas coisinhas para comprar! Thumbs Up Very Happy
SquareWatch
SquareWatch

Seg 18 Maio 2020, 17:22
Obrigado pela partilha. Thumbs Up

Muito informativa.

P.s.: Está a dar-me uma vontade de ir à feira da Vandôma comprar uns relógios velhos e pôr-me a ensaiar. Twisted Evil

bladerunner68
bladerunner68

Seg 18 Maio 2020, 17:43
É o meu hobby, para descansar a cabeça e treinar a mente e a perícia Embarassed .... Já dei vida nova a umas dezenas, que eram sucata ou dadores, que encontro no ebay, olx ou em feiras.. Shocked

Alguns vão para a coleção com lugar privilegiado pois guardam parte de meu tempo e dedicação, outros, procuram novos proprietários permitindo também financiar os “grails” desejados.

Materiais e Equipamentos para Restauro Rebuil10
Duca749
Duca749

Seg 18 Maio 2020, 17:51
[quote="bladerunner68"]É o meu hobby, para descansar a cabeça e treinar a mente e a perícia Embarassed .... Já dei vida nova a umas dezenas, que eram sucata ou dadores, que encontro no ebay, olx ou em feiras.. Shocked /quote]

No meu caso não é bem hobby, mas gosto de meter a mão na massa, @bladerunner68 se tiveres algumas técnicas ou procedimentos diferentes ou que não foram aqui faladas e quiseres partilhar, é sempre bem vindo novas formas de dar vida às nossas máquinas.
SquareWatch
SquareWatch

Seg 18 Maio 2020, 19:12
@bladerunner68 escreveu:É o meu hobby, para descansar a cabeça e treinar a mente e a perícia Embarassed .... Já dei vida nova a umas dezenas, que eram sucata ou dadores, que encontro no ebay, olx ou em feiras.. Shocked

Alguns vão para a coleção com lugar privilegiado pois guardam parte de meu tempo e dedicação, outros, procuram novos proprietários permitindo também financiar os “grails” desejados.

Altamente!!! Isso é que é um verdadeiro erguer dos mortos.

Materiais e Equipamentos para Restauro O2OMpoP
m84
m84
Moderador

Sab 23 Maio 2020, 12:35
Boa ideia de tópico! Muito util mesmo Thumbs Up

Curiosamente ainda na semana passada andei a pensar se valia a pena arranjar uma maquina de ultrasons para limpezas destas. Vou ficar atento aqui!
m84
m84
Moderador

Sab 23 Maio 2020, 12:36
É o meu hobby, para descansar a cabeça e treinar a mente e a perícia Embarassed .... Já dei vida nova a umas dezenas, que eram sucata ou dadores, que encontro no ebay, olx ou em feiras.. Shocked

Isto já é outra liga @bladerunner68 cyclops Thumbs Up
JPP
JPP

Sex 12 Jun 2020, 21:53
Pois hoje comprei esta no Leroy, da marca Velleman, custou 58 euros. Para me estrear nestas andanças. Mas esta tem milhentos acessórios dos quais se calhar não necessito para nada, ainda não sei se não irei lá devolver e comprar uma de 15 euros e compro à parte os cilindros de algodão e a pasta. Mas pode ser que descubra outras utilidades para o resto dos acessórios, há sempre pequenas coisas em casa em que devem dar jeito ... não sei!  :confusion-scratchhe

Agora tenho de ver se compro um aparelho de ultra-sons, já fiz uma proposta indecente no OLX, a ver se é aceite!

Materiais e Equipamentos para Restauro Mini_b10
Duca749
Duca749

Sex 12 Jun 2020, 22:02
Boa, agora experimenta em algo que não tenha valor não vá o diabo estar de serviço. 😊
JPP
JPP

Sab 13 Jun 2020, 00:53
@Duca749 escreveu:Boa, agora experimenta em algo que não tenha valor não vá o diabo estar de serviço. 😊

Claro!  Very Happy Ainda tenho cá dois ou três ratinhos de laboratório!  Razz
JPP
JPP

Sab 13 Jun 2020, 19:35
Continuo a apetrechar-me para me iniciar em alguns trabalhinhos leves e agradáveis, hoje foi a vez do torno e dos óculos que já andava para comprar há muito. Só falta a máquina de limpeza ultra sons, aguardo resposta para comprar uma pelo OLX.

Óculos comprados pelo OLX por 10 euros:

Materiais e Equipamentos para Restauro Zsculo10

Excelente torno comprado no Leroy Merlin, por 19 euros, muito boa relação qualidade preço:

Materiais e Equipamentos para Restauro Torno_10
Sansoni7
Sansoni7

Seg 15 Jun 2020, 08:34
Tenho uns óculos iguais....muito bons.
Sansoni7
Sansoni7

Seg 15 Jun 2020, 08:37
@JPP escreveu:Pois hoje comprei esta no Leroy, da marca Velleman, custou 58 euros. Para me estrear nestas andanças. Mas esta tem milhentos acessórios dos quais se calhar não necessito para nada, ainda não sei se não irei lá devolver e comprar uma de 15 euros e compro à parte os cilindros de algodão e a pasta. Mas pode ser que descubra outras utilidades para o resto dos acessórios, há sempre pequenas coisas em casa em que devem dar jeito ... não sei!  :confusion-scratchhe

Agora tenho de ver se compro um aparelho de ultra-sons, já fiz uma proposta indecente no OLX, a ver se é aceite!

Materiais e Equipamentos para Restauro Mini_b10

Atenção á rotação da máquina quando estiveres a polir s «vidros» dos relógios....podem derreter.
Sansoni7
Sansoni7

Seg 15 Jun 2020, 08:42
@bladerunner68 escreveu:É o meu hobby, para descansar a cabeça e treinar a mente e a perícia Embarassed .... Já dei vida nova a umas dezenas, que eram sucata ou dadores, que encontro no ebay, olx ou em feiras.. Shocked

Tenho um Cyma trench que gostava muito de o ver a trabalhar mas não encontrei ainda quem o conseguisse fazer.
Um destes dias peço-te ajuda...quem sabe o «milagre» surja.
JPP
JPP

Seg 15 Jun 2020, 12:30
Pois hoje comprei esta no Leroy, da marca Velleman, custou 58 euros. Para me estrear nestas andanças. Mas esta tem milhentos acessórios dos quais se calhar não necessito para nada, ainda não sei se não irei lá devolver e comprar uma de 15 euros e compro à parte os cilindros de algodão e a pasta. Mas pode ser que descubra outras utilidades para o resto dos acessórios, há sempre pequenas coisas em casa em que devem dar jeito ... não sei!  :confusion-scratchhe

Atenção á rotação da máquina quando estiveres a polir s «vidros» dos relógios....podem derreter.

Pois, dizes bem @Sansoni7, eu bem que procurei máquinas de baixa rotação, mas a mais baixa que encontrei era de 5000 rpm. Tenho de tentar ver se me ajeito com esta.  Wink
Sansoni7
Sansoni7

Seg 15 Jun 2020, 12:39
Não carregues muito enquanto está a polir o «vidro» e faz intervalos regulares durante os «trabalhos».
«Só» destruí um «vidro». Cool
JPP
JPP

Seg 15 Jun 2020, 16:04
@Sansoni7 escreveu:Não carregues muito enquanto está a polir o «vidro» e faz intervalos regulares durante os «trabalhos».

Ok, terei isso em conta, obrigado pela dica!  Thumbs Up
Duca749
Duca749

Seg 15 Jun 2020, 23:23
@Sansoni7 escreveu:Não carregues muito enquanto está a polir o «vidro» e faz intervalos regulares durante os «trabalhos».
 Vidro em acrílico porque se for mineral dificilmente terás algum resultado que não seja riscar ainda mais.
Conteúdo patrocinado

Ir para o topo
Permissões neste fórum