DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch

Trocar a Pilha Empty Trocar a Pilha

Ter 20 Abr 2021, 17:45
Saudações, caros colegas.

Antes que me ponha a fazer asneiras e queime algum circuito ou algo do género, será que me poderiam dar uma ajuda?

A pilha vai por baixo ao por cima desta anilha branca de plástico?

Obrigado.

Trocar a Pilha Sem_tz22
Nuno Graça
Nuno Graça

Trocar a Pilha Empty Re: Trocar a Pilha

Ter 20 Abr 2021, 23:55
boas @SquareWatch eu nestes não te posso ajudar  scratch  pois não são a minha praia ,,,, mas pode ser que alguém aqui te possa ajudar   .....
JPP
JPP

Qua 21 Abr 2021, 10:52
@SquareWatch, tenho ideia que essa anilha será para pôr por cima, para isolar e proteger a pilha da tampa do relógio! Mas o que é que ela tem no meio? E saí?  :confusion-scratchhe
SquareWatch
SquareWatch

Qua 21 Abr 2021, 15:53
Obrigado pelas respostas.

O bichinho está adoentado então decidi levá-lo ao médico. Ficou lá em observação.

O relojeiro também ficou um bocado na dúvida, nunca tinha visto este movimento e como o relógio não está a trabalhar em condições, não tinha a certeza de qual seria a posição correcta para inserir a pilha.

Andou lá a experimentar várias combinações mas o relógio não dava sinais de vida. Espero que não seja nada de grave Sad ... ele é tão lindo e tão fora do normal como eu gosto.

Ficou de arranjar o "plano técnico" ou lá como se chama para tentar descobrir qual é o problema.

Só me resta esperar e desesperar Rolling Eyes .
JPP
JPP

Qua 21 Abr 2021, 16:41
Pois! Por vezes são esquisitices do mecanismo que não se percebem de imediato!  Wink
SquareWatch
SquareWatch

Sex 21 Maio 2021, 01:14
Boas e más notícias.

Vamos às más: o movimento foi dado como "sem conserto".

Boas: consegui arranjar um movimento novo. cheers 

Vamos lá apresentar o "ressuscitado"...

É um Certina LCD, modelo 792 3001 43. Produzido nos anos 80 e pouco mais sei, pois a informação disponível na internet e praticamente nula.

Trocar a Pilha AjTKmIP

É um relógio NOS (ou era Rolling Eyes ), ainda com o autocolante na tampa traseira e a etiqueta do preço.

Trocar a Pilha TMnF2OJ   Trocar a Pilha ZmbQ3A2

Trocar a Pilha ZKNh2qb

Comprei-o baratinho porque foi vendido como não testado. Foi um risco que assumi e que infelizmente perdi.

Quando lhe coloquei uma bateria nova o movimento umas vezes funcionava outras não.

Levei-o então ao relojoeiro e após uma angustiante espera de duas semanas, o diagnóstico foi "sem conserto". Tive então de arranjar uma solução, por sorte consegui encontrar um novo movimento Very Happy .

Trocar a Pilha Nzd3yWW   Trocar a Pilha Q6ENPOR

O movimento em questão é um ESA 932.051, rebaptizado pela Certina como movimento 792. Também apelidado de "Golden Quartz", devido à cor dourada do seu mostrador.

Infelizmente o movimento que consegui arranjar é o ESA "genérico". Ou seja, sem o carimbo da Certina e com o mostrador de cor diferente.

No novo movimento o mostrador é  prateado em vez de amarelado, mas em verdade até acho que esta nova cor condiz melhor com o aspecto do relógio. Tinha de me resignar a esta diferença ou comprar um novo relógio Rolling Eyes . Acabei por optar pela primeira hipótese.

O ESA 932.051 apresenta apenas o ponteiro dos horas e dos minutos, não possui ponteiro dos segundos. Em vez disso usa um sistema de pontos situados na exterminada do mostrador que vão piscando alternadamente de 15 em 15s.

Além disso o movimento tem uma outra característica estranha, pelo menos para mim. Quando se coloca uma bateria nova não acontece nada, o mostrador mantém-se desligado. Depois de colocada a bateria é necessário puxar pela coroa para que o relógio comece a funcionar.

Descobri esta característica por acaso, enquanto preparava o reenvio do movimento e depois de me ter fartado de insultar mentalmente o vendedor Trocar a Pilha 1f605 .

A forma mais comum de encontrar este modelo é com o logótipo da Technos. Mas desconheço qual tenha sido a parceria entre as duas marcas.

Trocar a Pilha 4Ltiylq  

Trocar a Pilha J9mBc6H

Trocar a Pilha FpObIrL

O resultado final da minha empreitada .

P.s.: voltando ao primeiro post, a bateria fica por cima da anilha de plástico Very Happy .

Duca749, JPP e Nuno Graça gostam desta mensagem

JPP
JPP

Sex 21 Maio 2021, 09:07
Bela odisseia @SquareWatchWink

A propósito desse esquisitice de teres de puxar a coroa para o movimento funcionar, tenho um Casio Data Bank, que penso já apresentei por cá, que quando se muda a pilha tem de se fazer um contacto utilizando um pouco de fio de cobre, entre uma polo próprio que existe no movimento e a pilha! Só com isso é que ele "nasce"! E só descobri porque tive de seguir um vídeo do Youtube para perceber um outro pormenor, caso contrário tinha dado o relógio como perdido! 

Desfruta esse bichinho simpático!  Wink
Duca749
Duca749

Sex 21 Maio 2021, 10:41
Aos poucos os vintage digitais estão a voltar.  Wink

Se ele de vez em quando funcionava leva-me a crer que seriam os contactos do lcd, que poderia com alguma paciência e perícia ser arranjado, existe um tipo no youtube que tem imensos vídeos a reparar digitais "mortos".

Mas também acho que fica melhor assim com o lcd cinzento. Thumbs Up
Sansoni7
Sansoni7

Seg 24 Maio 2021, 08:18
@Duca749 escreveu:...., existe um tipo no youtube que tem imensos vídeos a reparar digitais "mortos".
...

Podes partilhar o link?
Duca749
Duca749

Seg 24 Maio 2021, 11:51
@Sansoni7 escreveu:
@Duca749 escreveu:...., existe um tipo no youtube que tem imensos vídeos a reparar digitais "mortos".
...

Podes partilhar o link?

Claro @Sansoni7, aqui vai!

https://www.youtube.com/channel/UCgl5Qu5T00E7GMFNkMxby-g

Sansoni7 gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch

Seg 24 Maio 2021, 23:07
Só agora reparei ... na sexta escrevi um post de comentários mas devo ter adormecido e desligado o portátil antes de clicar em enviar Embarassed Laughing .

Pois é @Duca749, também achava que o arranjo seria uma coisa fácil. Se calhar até era, mas como foi a primeira vez que fui àquele relojoeiro se calhar ele não esteve com muita paciência para o problema.

Entretanto já fui outra vez lá com outro relógio (desta vez só para limpeza e revisão), vamos ver se ele se desenrasca melhor desta vez e consegue ganhar o privilégio de ser o meu relojoeiro oficial Laughing .

@JPP escreveu:A propósito desse esquisitice de teres de puxar a coroa para o movimento funcionar, tenho um Casio Data Bank, que penso já apresentei por cá, que quando se muda a pilha tem de se fazer um contacto utilizando um pouco de fio de cobre, entre uma polo próprio que existe no movimento e a pilha! Só com isso é que ele "nasce"! E só descobri porque tive de seguir um vídeo do Youtube para perceber um outro pormenor, caso contrário tinha dado o relógio como perdido!

Que coisa mais porreira!!!!

Nem o MacGyver se lembraria dessa  Razz ...

Trocar a Pilha YJTSsxU

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP

Seg 24 Maio 2021, 23:18
geek Wink
Conteúdo patrocinado

Ir para o topo
Permissões neste fórum