DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sex 23 Abr 2021, 17:29
O mais antigo relógio mecânico apareceu na Europa no século XIII. Aproximadamente no ano de 1250.


Estes relógios, muito simples, consistiam num peso suspenso por uma corda ou corrente enrolada num eixo horizontal. Para saber as horas, o peso teria que descer com uma velocidade lenta e uniforme. O problema é que pela acção da gravidade o peso suspenso desceria descontroladamente. Para evitar essa aceleração, foi necessário inventar um mecanismo de escape . 


O melhor desses mecanismos de escape era chamado escape verge and foliot (vareta e foliot), e foi tão bem-sucedido que durou até ao final do século XVIII. 


Estes simples mecanismos impulsionados pelo peso e equipados com escapes de vareta e foliot diminuiram a imprecisão dos relógios para metade em relação a outros sistemas. No início só marcavam horas. 


A partir do ano de 1670, foram feitas melhorias significativas  (principalmente com a introdução de pêndulos e o escape de âncora recém-inventado) que justificaram a introdução de ponteiros para marcar minutos e depois segundos.


O oscilador de foliot é considerado um dos primeiros osciladores que, juntamente com o escape de vareta, levou a que os relógios deixassem de ser grandes e fixos nas torres das catedrais e passassem a ser móveis, basicamente, o foliot foi principal responsável pelo início da miniaturização na relojoaria.


A colecção tem dois relógios com oscilador de foliot, um de parede e outro de mesa.


São réplicas muito pormenorizadas, construídas em madeira e que recriam fielmente os relógios originais.


Aqui ficam os vídeos para se deliciarem com estes movimentos do foliot.


Espero que gostem.










"Um coleccionador é um fiel depositário da História e de histórias"

Sansoni7, Duca749, SquareWatch e Nuno Graça gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sex 23 Abr 2021, 19:12
Muito bom! A tua coleção merecia, de facto, uma bela exposição! Mas permanente, num museu, com objetivos educativos! Daquelas onde fosse possível os professores levarem os alunos, para os despertar para estas coisas, não exatamente só para a relojoaria e a sua história, mas especialmente para os meandros da evolução de conhecimentos ao longo do tempo e a sua relação com a engenharia!

@floijdt e esses exemplares em concreto, como recriações que são, têm que história?

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sex 23 Abr 2021, 19:22
O de mesa comprei há uns 10 anos cá em Portugal a um particular que o anunciou no marketplace do Facebook. Pela raridade da peça não perdi tempo e fechei o negócio rapidamente.

O de parede, adquiri-o há cerca de 4 anos num leilão.

JPP gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sex 23 Abr 2021, 20:40
Bem interessantes esses exemplares, parabéns @floijdt.

Só uma dúvida, se no de parede se consegue ver onde se encontra o peso que faz acionar o mecanismo, no de mesa não consegui perceber onde está.

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sex 23 Abr 2021, 20:44
Duca749 escreveu:Bem interessantes esses exemplares, parabéns @floijdt.

Só uma dúvida, se no de parede se consegue ver onde se encontra o peso que faz acionar o mecanismo, no de mesa não consegui perceber onde está.
No de mesa a força motriz é fornecida por uma mola real que é enrolada por uma manivela que se encontra na parte de trás do relógio.

Duca749 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sáb 24 Abr 2021, 11:11
floijdt escreveu:
Duca749 escreveu:Bem interessantes esses exemplares, parabéns @floijdt.

Só uma dúvida, se no de parede se consegue ver onde se encontra o peso que faz acionar o mecanismo, no de mesa não consegui perceber onde está.
No de mesa a força motriz é fornecida por uma mola real que é enrolada por uma manivela que se encontra na parte de trás do relógio.

Eu ia fazer a mesma pergunta! Isso quer dizer então que o de mesa já recria uma evolução do sistema de peso para o sistema de mola, como a conhecemos hoje nos relógios mecânicos?
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sáb 24 Abr 2021, 16:23
Exacto.
Foi a única forma de os trazer para a mesa. Mas o sistema regulador (escape e oscilador) é o mesmo, o que muda é a origem da força motriz.

JPP gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 17:56
Boas Sílvio @floijdt ora eu tinha-me passado este ,,, mas aqui também posso dar um contributo com as fotos de um irmão do de mesa ,,, 

Este encontrasse numa velha ourivesaria e eu já ando de olho nele há uns tempos ! Wink 
só ainda não consegui chegar a acordo com o preço !!!  

Hoje estive lá e tirei estas fotos  ,,, vamos ver se ele aceita a minha oferta de hoje .. Razz  

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Scree117
História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Scree116

Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 18:00
É uma peça magnífica e está num estado irrepreensível.

Vale a pena fazer um esforço para a adquirir iria, sem dúvida, enriquecer a tua colecção.

Se a adquirires mete aqui mais fotos.

Boa sorte.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 18:13
E é TODA em madeira! Giro! Tens ideia da antiguidade dela @Nuno Graça?
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 18:37
Boas @floijdt está nova vamos lá ver se ele aceita o valor oferecido !! Razz 

@JPP eu não sei a idade deste menino nem quem o tem sabe !!! talvez o amigo @floijdt nos possa ajudar nisso !? mas não deve ser muito antiga !! deve  ter uns 30 ou 40 anos !! mas não faço a menor ideia  Wink 

Mas é todo em madeira e na parte de traz tem uma manivela com uma mola que se enrola e depois é só dar um toque e fica a funcionar ,,,,

JPP gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 18:51
Bem falei agora com o ourives e tenho então mais um dado , o mesmo foi feito pela Reguladora marca portuguesa que tão bem conhecemos ...


E pergunto ao amigo Sílvio @floijdt até quanto posso ir com esforço com este menino ?
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 18:53
Nuno Graça escreveu:Bem falei agora com o ourives e tenho então mais um dado , o mesmo foi feito pela Reguladora marca portuguesa que tão bem conhecemos ...


E pergunto ao amigo Sílvio @floijdt até quanto posso ir com esforço com este menino ?

E a Reguladora não deixou lá nenhuma marca?  :confusion-scratchhe
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 19:00
Desconhecia que a Reguladora tivesse feito estas réplicas em madeira. Não será que o ourives não está a “dourar a pílula ” para puxar pelo preço?


Última edição por floijdt em Seg 26 Abr 2021, 19:04, editado 1 vez(es)
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 19:04
È muito difícil dar preços para estas peças por não há no mercado para comparação. Posso dizer-te que o meu custou 120,00€.
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 19:48
Ora então depois de ter estado aqui ao telefone com o ourives aqui fica então deslindado o mistério do relógio ,,, 

@JPP e @floijdt o relógio foi importado pela Reguladora a uma empresa de Espanha e não feito por eles , a sua marca é ARDAVíN o mesmo tem +- 30 anos .

O jovem está a pedir 250€ pelo menino e a minha oferta foi de 100€ pois ainda vou ter que lhe limpar o pó ,,,LOL  ! 

Vamos ver o que ele diz amanhã ,,, Wink

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 20:13
Nuno Graça escreveu:Ora então depois de ter estado aqui ao telefone com o ourives aqui fica então deslindado o mistério do relógio ,,, 

@JPP e @floijdt o relógio foi importado pela Reguladora a uma empresa de Espanha e não feito por eles , a sua marca é ARDAVíN o mesmo tem +- 30 anos .

O jovem está a pedir 250€ pelo menino e a minha oferta foi de 100€ pois ainda vou ter que lhe limpar o pó ,,,LOL  ! 

Vamos ver o que ele diz amanhã ,,, Wink

Envia este lnk para o rapaz: Vendeu-se um igual por 70 euros

Outro: Por 80 euros

Mas no site deles estão carotes: Vejam AQUI

Peças bem giras, já vou pesquisar a ver se encontro um baratinho!  pirat
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Seg 26 Abr 2021, 21:45
Boas @JPP muito obrigado pelo envio destes 2 que foram vendidos no site ,,, claro que ao preço temos que somar o transporte ... 

Mas no site  da marca ele está por 797€  Shocked  ,,,,, vamos ver o que dá , o bichinho está novo só tem pó em cima !!! mas ainda tem as etiquetas de fabrica com o numero de Seri ! 

Vamos ver se ele o larga pelos 100€ ,,,  Wink
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Ter 27 Abr 2021, 00:29
Nuno Graça escreveu:Boas @JPP muito obrigado pelo envio destes 2 que foram vendidos no site ,,, claro que ao preço temos que somar o transporte ... 

Mas no site  da marca ele está por 797€  Shocked  ,,,,, vamos ver o que dá , o bichinho está novo só tem pó em cima !!! mas ainda tem as etiquetas de fabrica com o numero de Seri ! 

Vamos ver se ele o larga pelos 100€ ,,,  Wink

@Nuno Graça,  ainda vi mais uns dois ou três, um vendido por 40 e outro por 60 ou 70. E há mais a vender no Todocoleccion, mas mais caros, faz uma busca que encontras. Eu já fiz duas propostas, a ver se tenho azar e aceitam!  pirat

Pelo que percebi, existe uma série de Ardavins que eram encomendados por um programa Espanhol, da TVE, chamado La Clave, e eram oferecidos aos convidados.

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Captur23

Neste SITE tem uma série de modelos diferentes!

Muito giro! Muito interessante!  Thumbs Up

floijdt e Sansoni7 gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Qui 03 Jun 2021, 15:33
E então @Nuno Graça, conseguiste apanhar o Ardavin?

Eu já recebi o meu há umas duas semanas, vou abrir um tópico com ele!  Wink
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sex 04 Jun 2021, 12:20
JPP escreveu:E então @Nuno Graça, conseguiste apanhar o Ardavin?

Eu já recebi o meu há umas duas semanas, vou abrir um tópico com ele!  Wink
Boas @JPP , não consegui ficar com ele  Sad o preço que ele pede é muito alto para o que é , mas pode ser que arranje outro !  Wink
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sex 04 Jun 2021, 12:35
Nuno Graça escreveu:
JPP escreveu:E então @Nuno Graça, conseguiste apanhar o Ardavin?

Eu já recebi o meu há umas duas semanas, vou abrir um tópico com ele!  Wink
Boas @JPP , não consegui ficar com ele  Sad o preço que ele pede é muito alto para o que é , mas pode ser que arranje outro !  Wink

@Nuno Graça, posso dizer-te que paguei por este 160 euros, 144 euros mais 16 de portes de Espanha. E garanto-te que dei o meu dinheiro por muitíssimo bem empregue, adoro o relógio e está num estado impecável!!!  I love you Very Happy

E veio muitíssimo bem embrulhado também!
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sex 04 Jun 2021, 12:40
JPP escreveu:
Nuno Graça escreveu:
JPP escreveu:E então @Nuno Graça, conseguiste apanhar o Ardavin?

Eu já recebi o meu há umas duas semanas, vou abrir um tópico com ele!  Wink
Boas @JPP , não consegui ficar com ele  Sad o preço que ele pede é muito alto para o que é , mas pode ser que arranje outro !  Wink

@Nuno Graça, posso dizer-te que paguei por este 160 euros, 144 euros mais 16 de portes de Espanha. E garanto-te que dei o meu dinheiro por muitíssimo bem empregue, adoro o relógio e está num estado impecável!!!  I love you Very Happy

E veio muitíssimo bem embrulhado também!
Boas amigo @JPP mas eu isso até pagava pois este está novo na ourivesaria ... mas ele quer 300 € por ele  Shocked !!
Mas eu vou lá passando e pode ser que ele num dia de mau negócio o venda mais barato ! Razz
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Sex 04 Jun 2021, 12:51
Sim, 300 já é carote, mas até aos 200, 200 e pouco, é muito bem dado. Mas tens no Todocoleccion alguns outros, experimento ver, pode ser que encontres algum em bom estado e a bom preço! Este veio de lá!
Conteúdo patrocinado

História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot Empty Re: História dos Medidores do Tempo | Relógio de Foliot

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos