DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 31 Ago 2022, 18:20
O último q comprei no todocolecion já está com as tripas lavadas e ao léu. Amanhã monta-se e já se dá uma voltinha com o bicho a ver se "bate bem"
Festina, ETA 2789
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2219

m84, Sansoni7, Tempus fugit, Luís Lobo e ji_heivs gostam desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 01 Set 2022, 07:52
«Isto» não é para mim....de todo!

VS gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 12 Set 2022, 22:21
Esta é para o @VS ficar com pica  Twisted Evil

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 IMG-7750
VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 12 Set 2022, 22:25
@m84, esse deve ser cronómetro, ainda é fruta a mais para o meu cesto. Lá chegarei.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 12 Set 2022, 22:30
VS escreveu:@m84, esse deve ser cronómetro, ainda é fruta a mais para o meu cesto. Lá chegarei.

Não de deixes intimidar, pois é um 'simples' 7750. Se eu que não mexo em relógios, (e só mexi em 3 até a data),  consegui desmontar e montar seguindo instruções, tu que já tens mais 'mãos' e genica para a coisa, vais lá sem grandes problemas de certeza! Thumbs Up

Mas atenção que foi apenas isso, desmontagem e montagem... e com guia de profissional!  What a Face

Só convem é seguir bem as instruções, que aquilo tem 'jeitos' e alinhamentos em certas peças que tem que ser exatos para bater tudo certo.

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 12 Set 2022, 22:47
@m84, a meu ver, esse não é um bom movimento para se ganhar o vício, demasiado complicado para se aprender os fundamentos q regem a marcação do tempo, consegue-se montar e desmontar com um guia, mas no fim pouco se percebeu aquilo que estava a fazer, além de ser muito arriscado pq ainda não há grande sensibilidade no manuseio e colocação das peças. Além de ser mto caro! Se queres começar a escavacar material começa por um relógio a corda manual e sem complicações, é nesses que está a base de tudo, as complicações e parte do automático são addons. Espero q ganhes o vício para mostrares as tuas aventuras no escafianço, não vás é à feira da ladra "limpar-me" o material de 10paus.

m84 gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 12 Set 2022, 23:34
VS escreveu:@m84, a meu ver, esse não é um bom movimento para se ganhar o vício, demasiado complicado para se aprender os fundamentos q regem a marcação do tempo, consegue-se montar e desmontar com um guia, mas no fim pouco se percebeu aquilo que estava a fazer, além de ser muito arriscado pq ainda não há grande sensibilidade no manuseio e colocação das peças. Além de ser mto caro! Se queres começar a escavacar material começa por um relógio a corda manual e sem complicações, é nesses que está a base de tudo, as complicações e parte do automático são addons. Espero q ganhes o vício para mostrares as tuas aventuras no escafianço, não vás é à feira da ladra "limpar-me" o material de 10paus.

Obrigado @VS! Infelizmente eu nao tenho tempo nem espaço para poder meter-me nessas aventuras. Por isso estás safo... Pelo menos por enquanto!

Entendo perfeitamente o que dizes, e concordo, mas este foi apenas um 'teste' numa das aulas do IPR há uns meses atrás, e como disse, com ajuda profissional a explicar bem as coisas Wink  

O mais simples, tipo eta6497, é a base para se perceber bem a mecanica da coisa, e apartir daí é acrescentar complicações. Por isso sei bem o que queres dizer e acho bom conselho a todos que queiram começar no vicio. Thumbs Up

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 18 Set 2022, 17:58
Acho que já tinha partilhado o curso do Hamilton, mas cá vai novamente. Este gajo é o "maior". Inicialmente o canal chamava-se "it's about fucking time, o fucking já caiu do nome mas a coisa não perdeu qualidade. O curso é direcionado para hobbystas, é um excelente shortcut na aprendizagem para quem agora começa. Vai na lição 18, é fácil ver a coisa de rajada.

https://m.youtube.com/channel/UCXV8h3I9pnfZuDpg6xEM_8w
VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 18 Set 2022, 18:06
Segundo o Hamilton do youtube os Nh35/36 vêm muito mal lubrificados da Seiko, um bom exercício para testar a nossa expertise enquanto hobbystas é comprar um movimento desses (novo), fazer-lhe a revisão, e ver se conseguimos bater os tempos de fábrica. Um movimento desses anda à volta de 50€, aqui o VS está tentado em bater as máquinas "oleadoras" da seiko.
VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 08 Out 2022, 21:22
Há mto tempo que não ia ao mercado da sucata comprar ferro velho, entrei no tudocolection e pumba! Mais um trambolho a caminho. 10 paus, vou ter de vender um rim. Comprei-o só pela curiosidade de saber qual o movimento que tem dentro. Deve ser um AS 2066, espero, estou a precisar de peças de um movimento desses, se não for, paciência, pode ser que ainda seja melhor que o esperado. Mais uns diazitos de espera para lhe meter a pinça dentro.... a pinça do VS faz maravilhas a trambolhos. Isto da relojoaria faz-me lembrar os tempos de Lux. Siga a marinha.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Unsave18
VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 21 Out 2022, 11:26
Para quem não quiser vender um rim para comprar um tapete da bergeon, fica a dica : loja Tiger, seccao criança...este tapete de silicone com 7 recipientes já embutidos, custo 8€. Até agora, pontuação: 10 estrelas!
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2228

Sansoni7, filipe cunha, Duca749, milhazes e Luís Lobo gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 27 Out 2022, 17:26
Ando a fazer testes com o produto dos lumes, mas estou às escuras .. (esta porcaria não traz instruções nem encontrei na net), alguém sabe como é que se mistura isto? A caixa traz dois frascos de uma substância viscosa + 3 frascos de líquido + 4 frascos com os pigmentos da cor. Opiniões ou certezas sobre como aplicar isto? Alguém? Andei a misturar os 2 líquidos com a cor mas deu uma pasta de muito difícil aplicação, estarei a fazer isto direito? Num dos ponteiros a 'tinta' caiu...
Se alguém souber como aplicar e misturar, agradeço.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2234Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2233Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2235

milhazes e Luís Lobo gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2048
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 27 Out 2022, 21:17
Nunca apliquei, mas existem vários videos no youtube a explicar e pelo que me lembro de ver aquilo é só misturar o pó com o líquido e aplicar pela parte posterior do ponteiro, mas isso já tu deves saber.

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 28 Out 2022, 17:31
Movimento com ~70 anos (Unitas 176), beat error >=4, foi preciso desmanchar o balanço para alinhar o stud (antigamente eram fixos) e limpar as jóias. Primeira tentativa : beat error 0,2!! Não mexe mais, está óptimo, volta a montar! Estou um craque a remendar sucata, se fosse um movimento de topo a esta hora já o cabelo estaria todo escafiado.... Nestes relógios baratos (onde não há nervosismo na ponta da pinça) as coisas fazem-se, se fosse num de valor considerável, ui ui, duvido que conseguisse desmanchar e montar o balanço com tanta facilidade. A brincar somos heróis, se fosse à séria já teria a fralda borrada.
Por isso vos aconselho, se querem aprender não o façam nos relógios que usam, comprem sucatas para desenvolver a técnica.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2236Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2237

Sansoni7 e Luís Lobo gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 29 Out 2022, 12:13
A mesa de trabalho dos relojoeiros, por todas e mais algumas razões, deve estar limpa, qto mais não seja para encontrar as peças qd saltam da pinça... Depois há a mesa do brinca na areia do VS. Ca p. de confusão está a ficar.
Fui à feira da ladra e comprei um mortima por 8€ - não está a funcionar- já tenho trabalho para logo.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2238


Última edição por VS em Qua 02 Nov 2022, 20:00, editado 1 vez(es)

Sansoni7, bladerunner68, c0mpu73r e Luís Lobo gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2048
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 29 Out 2022, 14:16
Com microscópio e tudo. 👍

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 31 Out 2022, 17:20
A quem interesse o assunto "kit dos lumes":

andei na net para tentar perceber o que são os líquidos e como se mistura a coisa, parece que é isto;
- 3 frascos são de diluente
- 2 frascos de verniz

Mistura-se na razão de 1:1 o pó com o verniz e vemos se a expessura está boa, se não estiver junta-se diluente para tornar a coisa mais líquida.

é isto! agora vou experimentar a teoria...
de nada!

Sansoni7, filipe cunha e Luís Lobo gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 12 Nov 2022, 12:14
Fui à feira da ladra deixar mais uns cobres para alimentar o vício, trouxe um Cauny automático (sem funcionar) com um eta 2789-1. Já o esventrei para identificar o problema, problema identificado : "balance staff" partido junto ao volante. Logo à tarde ou amanhã leva um novo e fica todo pimpão (se há peças que abundam são as dos 2789). Comprei esta sucata pelo estado da caixa/mostrador/ponteiros, estão num estado fantástico.
Este deve ser o último Cauny q compro, a não ser q apareça um submarine num estado e preço irrepreensíveis.
. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2247Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2248

Sansoni7, filipe cunha e Duca749 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 26 Nov 2022, 11:59
Passei na feira da ladra, trouxe material de sucataria para me entreter. Um vostok q já desmanchei e que não traz referência ao calibre na platina. Estes russos só dão trabalho, um gajo nem sabe no que está a mexer.
Na relação qualidade/preço estes tipos são mesmo bons.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2256Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2257
VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 26 Nov 2022, 15:30
Este já está lavado. Amanhã monta-se q tb é dia.
Para os q estão ou querem começar a destruir movimentos, além dos Unitas 6325/6425, Seikos 7009, Orient 46941/43, tb recomendo Vostoks. Conseguem-se baratos no ebay e são muito simples, até aqueles q têm complicações, que é o caso deste, não tem grande complexidade para montar. E são bons, de caixa são feios como tudo, mas pelo preço os movimentos são óptimos, provavelmente devem ter 'roubado' tecnologia Suíça.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2258

Luís Lobo gosta desta mensagem

filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 26 Nov 2022, 20:42
Tenho vários desses russos, wostok 2414A 👌

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Nov 2022, 12:07
retirar roda de balanço/cabelo nos Vostok

tive de tirar o cabelo ao vostok (2414A), para tirar ainda vá que não vá, foi relativamente fácil, para colocar novamente é que foi o cabo dos trabalhos, isto deve ter uma chave própria que só os relojoeiros russos terão, Estava a ver a vida do relógio a andar para trás, até que descobri um vídeo no youtube que me ajudou a resolver o problema.
Pode ser que ajude outros, Um parafuso fez a diferença... 
segue o link

https://www.youtube.com/watch?v=NzsW7Laqh58&t=598s

c0mpu73r e Luís Lobo gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 01 Dez 2022, 10:34
10:30h de um feriado e já meti uma sucatona da década de 50 a bombar. Antigamente metiam óleo que dava para lubrificar o motor de um carro, depois empapava com a limalha e os relógios paravam. Foi o caso deste, uma lavadela e começou logo a gimbrar. Cheira-me q alguns metiam óleo a mais propositadamente, obrigava o cliente a ir lá mais vezes Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2260

Sansoni7, milhazes e c0mpu73r gostam desta mensagem

filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 01 Dez 2022, 22:10
@VS
Bom aspeto Thumbs Up

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1450
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 04 Dez 2022, 11:18
Relógio de 20paus, como foi comprado e como ficou. Eta 2789. Depois de uma revisão, polidela, vidro novo, pintura de ponteiro... Está como novo, para mais 50 anos de estrada.
Bom trabalho VS....
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2262Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Img_2263

Sansoni7, filipe cunha, Duca749 e Luís Lobo gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 19 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos