DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 18 Jan 2022, 22:15
Vocês estão mesmo lançados! BOA!  lol!

Não esqueçam as fotos!

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 18 Jan 2022, 22:34
Andava à cata de um movimento High-Beat o mais barato possível e acabei de ganhar em leilão uma belezura toda ela original a preço de bananas. Ganho num site indicado pelo @JPP, o todocoleccion, por 106 euros + portes (ainda não sei o valor), agora só falta não ser enganado pelo espanhol, se o for, é um abreolhos e mando a conta pró @JPP!

Que belezura a 33000 bph!!! Que gostinho vai dar esventrar e restaurar!
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Unsave16Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Unsave14Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Unsave15

Duca749, JPP e thomasferreira98 gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 18 Jan 2022, 22:40
Boa @VS! É um modelo bem giro, isso arranjadinho vai ficar top!

Quando encontrares coisas em venda direta, não te esqueças de regatear, eu começo normalmente por oferecer pouco mais de metade do que pedem. Ou menos 20 ou 30%, se a coisa me interessar bastante! 

E quanto a portes, para um relógio de Espanha para cá, o normal é pedirem-te 6 a 10 euros, não pagues mais de 10 euros. Se os pedirem, diz que desistes da compra! Eu já fiz isso algumas vezes e eles baixaram! Mas não me posso queixar nada, a grande maioria dos vendedores desse site são sérios!  Wink

VS gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 18 Jan 2022, 22:50
@VS já estás a começar a subir a parada e o investimento, admiro a tua coragem!

VS e thomasferreira98 gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 19 Jan 2022, 09:12
@VS è assim que começa !! já estás a aumentar a parada ,,,,, mas sim tenho que tirar o chapéu à tua coragem ...

VS gosta desta mensagem

thomasferreira98
thomasferreira98
Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/12/2021
Localização : Oeiras

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 19 Jan 2022, 21:29
Tenho umas questões aqui para a malta que já tem um pouco de experiência, se me puderem ajudar.
Para começar no FEF 130 um dos parafusos está completamente preso, não sei se houve uma reparação anterior em que usaram o parafuso errado ou o que se passou, mas o parafuso ao lado do tije não mexe. Posso usar o clássico WD40 para ver se dá uma ajuda e depois limpar os componentes?
Por falar em limpeza, ja arranjei benzina e álcool, mas como fazei para limpar só meter num tuperware e usar um pincel fino e esfregar? há algum cuidado especial a ter?
Obrigado  Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 1f44d
VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 19 Jan 2022, 21:50
@thomasferreira98, o parafuso pequeno junto à tige é para libertar a tige, do outro lado está preso a uma peça que se chama tirete. Não te preocupes com esse que ele sai depois de desapertares todos os outros e separares as platinas. Como não tens tige não percebes a função do parafuso, mas esse é o responsável para a tige não sair do relógio quando a puxas para acertares as horas.


O WD40 funciona se tiveres alguns peças presas.

Mete benzina num chávena ou recipiente pequeno, mete o álcool noutro recipiente pequeno e fazes o seguinte:
- metes as peças (ou peça a peça) na benzina e deixas estar uns 4/5 minutos  
- lavas peça a peça com um pincel fino
- passas as peças pelo álcool para retirar os resíduos
- pões as peças a secar sobre um guardanapo de papel ou papel higiénico (absorvem bem os líquidos)
- deixas secar uns minutos e está pronto a montar

JPP e thomasferreira98 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 21 Jan 2022, 18:04
Mais um para ir à faca. Mais uma sucatona trambolho dos anos 70 que vem do todocoleccion. Comprada por uma única razão: cor do mostrador. Marca que nunca tinha ouvido falar, diz ser Japonês. Parece um seiko 7009. Preço: 40 euros + 9 portes. Mais um que vai ficar um mimo depois de tratado como deve ser.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Unsave12Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Unsave11Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Unsave10

JPP e thomasferreira98 gostam desta mensagem

thomasferreira98
thomasferreira98
Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/12/2021
Localização : Oeiras

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 21 Jan 2022, 19:36
Como comentei no outro dia que não existe um dicionário de termos de relojoaria online que inclua português, decidi eu criar um Google Sheet que vou preenchendo a medida que descubro o termo. Partilho aqui com vocês um link em que podem comentar e ajudar-me a completar.
Google Sheets Dicionário

m84, VS e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 22 Jan 2022, 10:29
Estou num sítio onde as poças de água na serra estão como se vê, isto para dizer que tenho andado a fazer uns testes no movimento FHF 97, que funciona perfeitamente , mas que à noite para, só volta a bombar quando aquece! A teoria que os mecânicos são influenciados pela temperatura não é só teoria, é uma verdade de facto. Acredito que os balanços mais recentes já não sofram desse encolhimento.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Img_2061
VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 23 Jan 2022, 23:25
Se preparar profissionais habilitados demora este tempo.... imaginem para um "hobbysta" autodidacta!!!! preciso de mais 150 anos de vida!

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 School10
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 24 Jan 2022, 12:48
thomasferreira98 escreveu:Como comentei no outro dia que não existe um dicionário de termos de relojoaria online que inclua português, decidi eu criar um Google Sheet que vou preenchendo a medida que descubro o termo. Partilho aqui com vocês um link em que podem comentar e ajudar-me a completar.
Google Sheets Dicionário

Olá @thomasferreira98,

Boa iniciativa, e creio que vai ser muito útil, mas quero acrescentar que já existe pelo fórum alguns posts com temas semelhantes, mas é uma questão de procurar.

O mais 'oficial' é um que está como FIXO na area de Biblioteca do fórum chamado mesmo Dicionario nos Relógios! > https://dezdez.forumeiros.com/t342-dicionario-nos-relogios

Bom trabalho! Thumbs Up

thomasferreira98 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 25 Jan 2022, 15:46
Como transformo as chaves que compro no AliExpress em chaves anti-derrapantes : enrolo-lhe um elástico de borracha. Aprendam que eu não duro sempre..... À conta disto diminui-se enormemente os riscos indesejados em pontes e platinas e parafusos. Invenção minha pq não estou disposto a pagar vinte e tal euros por cada chave de fendas q tem um bocado de borracha à volta.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Img_2064

JPP e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 25 Jan 2022, 20:25
Mais um trambolho ganho no todocoleccion. Este está bem lavadinho, pqp, parece que era usado por porcos de pocilga. Custo total : 44,95€. Razão da compra: automático, ano 70's, aço, mostrador colorido.
Mais um para operar e desinfectar com 10 litros de álcool.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Screen15

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 26 Jan 2022, 21:41
@VS, andas a gastar muito nesses relógios! Um relógio desses compras na feira da ladra por 15 ou 20 euros, e por vezes a funcionar bem e até num estado nada mau. A última vez que lá estive comprei este por 20 euros, a trabalhar impecavelmente e com o mecanismo com bastante bom aspeto:

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Img_2826Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Img_2827Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Img_2828
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 26 Jan 2022, 21:44
Bom, estas fotos não o favorecem, pois iluminam-lhe todos os defeitos, à vista tem bastante melhor aspeto! É preciso procurar um bocado, na Feira da Ladra, mas andam por lá!

Mesmo no Todocoleccion, não te deixes enganar, há lá muitos preços altíssimos para o que vendem, regateia forte, se está por 30, oferece 15!  Thumbs Up

c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 26 Jan 2022, 21:45
@jpp, costumo ir todas as semanas à feira da ladra, já comprei lá boa sucata a 10€, mas não estou em Lisboa faz 1 mês, tenho de matar o vicio. Pra semana já lá estou a virar tralha ao contrário à procura de mecânicos.

c0mpu73r gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 26 Jan 2022, 21:49
@jpp, já percebi a mecânica da coisa, é apontar sempre para metade, mas os 3 que lá comprei, 2 foram em leilão o outro foi venda directa, o gajo estava a pedir 60, ofereci-lhe 30, veio por 40. É claro que na feira da ladra saem mais baratos, mas já não abundam, parece que anda toda a gente à cata de relógios.

c0mpu73r gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 26 Jan 2022, 22:19
VS escreveu:@jpp, já percebi a mecânica da coisa, é apontar sempre para metade, mas os 3 que lá comprei, 2 foram em leilão o outro foi venda directa, o gajo estava a pedir 60, ofereci-lhe 30, veio por 40. É claro que na feira da ladra saem mais baratos, mas já não abundam, parece que anda toda a gente à cata de relógios.

Não deixes de tentar também na parte de ferramentas de relojoaria, por vezes têm lá lotes de peças, relógios para peças ou para reparar, etc! 

Claro que muitas vezes eles não aceitam as propostas, ou ficam mesmo chateados, mas quando estão a pedir valores altíssimos por coisas que são quase lixo, é o que merecem!  Wink

c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 28 Jan 2022, 18:12
Mais um negócio no todocoleccion. Não me vai faltar material para reparar durante 1 mês. SUCATA para exercitar a cirurgia. A seguir vão pró lixo ou para o OLX. 60 euros + portes. 12 Relógios, menos de 6 euros por cada um. bom negócio.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Lote10

JPP, Nuno Graça e c0mpu73r gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 28 Jan 2022, 19:21
Sim, aí está um bom negócio! Aliás, até têm muito bom aspeto e estão lá umas caixas engraçadas! Diverte-te e mete fotos!  Thumbs Up

VS gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 28 Jan 2022, 21:01
Belo negocio @VS ,,, com jeito salvas o que gastaste e ainda metes algum ao bolso .... Laughing

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 29 Jan 2022, 11:21
Como este mês só comprei 17 relógios, não ia acabar com um número ímpar, comprei mais um na feira da ladra. 10 € q custou o marmanjo. Era Eletta o meu primeiro relógio, já faleceu há muito, era de quartzo. Mais um monumental pedaço de ferro velho a caminho de casa, este, apesar de estar a funcionar, vai directo para o bloco operatório. É bem mais bonito do q aquilo q aparenta na foto.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Img_2068

Duca749 e JPP gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 29 Jan 2022, 12:19
Eletta todo desfeito, movimento imaculado, nunca deve ter ido ao relojoeiro. Calibre Unitas 6425. Nunca tinha feito nenhum, maravilha. Os parafusos parece terem sido apertados com a mesma força que as porcas a uma jante de tractor. Pqp, estava a ver que ia arrancar a cabeça a algum e assim dizer bye bye à sucata. Agora vou à tasca almoçar que logo há que lavar e montar este traste.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Img_2069

Duca749, JPP e jarbasss gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 29 Jan 2022, 13:59
Tiraste fotos para voltar a meter tudo no lugar sem sobrarem peças?  :confusion-scratchhe Wink
Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 4 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos