DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
tolopesa
tolopesa
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/12/2021

Cauny prima 17 rubys Empty Cauny prima 17 rubys

Seg 20 Dez 2021, 16:36
Cauny prima 17 rubys Img_2010
Cauny prima 17 rubys Img_2011
Boa tarde, tenho um cauny (foto anexa), está a funcionar e preciso de ajuda dos mais experientes pra perceber se aconselham a enviar para a cauny para restauro ou se conhecem alguém na zona do Porto especializado no restauro de relógios antigos.

Obrigado
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 679
Data de inscrição : 09/01/2020

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Seg 20 Dez 2021, 23:48
Atendendo ao que é a Cauny hoje em dia, duvido que haja lá alguém capaz de restaurar essa máquina  Very Happy

Mais a sério, provavelmente vais ser mais bem servido por um relojoeiro local e melhor preço.

m84 gosta desta mensagem

tolopesa
tolopesa
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/12/2021

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 09:16
Nunogoncalves escreveu:Atendendo ao que é a Cauny hoje em dia, duvido que haja lá alguém capaz de restaurar essa máquina  Very Happy

Mais a sério, provavelmente vais ser mais bem servido por um relojoeiro local e melhor preço.
Pois a minha dúvida e essa, pelo que sei o meu foi feito na Suiça agora são feitos em Portugal, já falei com uma loja que e vendedor oficial cauny e eles pediram para enviar a máquina para orçamento, estou tentado a enviar e ver o que dizem.
tolopesa
tolopesa
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/12/2021

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 09:18
Já agora alguém me sabe dizer alguma coisa sobre estás máquinas.Cauny prima 17 rubys Img_2013
Cauny prima 17 rubys Img_2012Cauny prima 17 rubys Img_2013
Cauny prima 17 rubys Img_2012
Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 09:22
tolopesa escreveu:
Nunogoncalves escreveu:Atendendo ao que é a Cauny hoje em dia, duvido que haja lá alguém capaz de restaurar essa máquina  Very Happy

Mais a sério, provavelmente vais ser mais bem servido por um relojoeiro local e melhor preço.
Pois a minha dúvida e essa, pelo que sei o meu foi feito na Suiça agora são feitos em Portugal, já falei com uma loja que e vendedor oficial cauny e eles pediram para enviar a máquina para orçamento, estou tentado a enviar e ver o que dizem.
 Por dizer swiss made não quer dizer que tenha sido feito na Suiça, não me acredito que a "nova" Cauny tenha ela assistência técnica própria, provavelmente ao deixares o relógio no revendedor ele vai pedir orçamento ao relojoeiro dele, que no fundo é o mesmo que ires a um qualquer relojoeiro da tua zona e poupas uns trocos.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 10:13
Antes de mais, bem vindo ao fórum @tolopesa.

O relógio é teu e farás tu o que melhor achares, mas concordo e partilho com as opiniões aqui dadas de entregar o relógio a um relojoeiro independente de confiança.
O relógio até é bonito e com uma revisão e limpeza geral ficará como novo, e qualquer relojeiro que se preze dará conta do recado.

Há por aqui muitos membros do Porto que te podem sugerir algum mais local, mas também tens a ajuda do directório do Instituto Português de Relojoaria para uma pesquisa inicial: https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/relojoeiros

Sobre os outros, não posso adiantar muito, mas são relógios típicos dos anos 50-70, e o Ottilux parece ser de senhora.
tolopesa
tolopesa
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/12/2021

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 10:35
Bom dia vou seguir as vossas dicas

O Cauny já pesquisei na NET e não encontrei nenhum igual com mostrador negro.
O Argus foi oferecido ao meu pai quando fez 18 anos por isso deve ser dos anos 50, o Ottilux é de senhora foi da Avó da minha esposa e parece ser de prata ( tem uma marca??).
Vou gastar alguns troços para restaurar estás relíquias de família
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 10:49
Duca749 escreveu:
tolopesa escreveu:
Nunogoncalves escreveu:Atendendo ao que é a Cauny hoje em dia, duvido que haja lá alguém capaz de restaurar essa máquina  Very Happy

Mais a sério, provavelmente vais ser mais bem servido por um relojoeiro local e melhor preço.
Pois a minha dúvida e essa, pelo que sei o meu foi feito na Suiça agora são feitos em Portugal, já falei com uma loja que e vendedor oficial cauny e eles pediram para enviar a máquina para orçamento, estou tentado a enviar e ver o que dizem.
 Por dizer swiss made não quer dizer que tenha sido feito na Suiça, não me acredito que a "nova" Cauny tenha ela assistência técnica própria, provavelmente ao deixares o relógio no revendedor ele vai pedir orçamento ao relojoeiro dele, que no fundo é o mesmo que ires a um qualquer relojoeiro da tua zona e poupas uns trocos.

@tolopesa, partilho inteiramente do aqui dito pelos caríssimos colegas, é melhor ir directamente a Deus do que ir aos Santos... o que é o mesmo que dizer, um bom e reputado relojoeiro aí pela Invicta que os há certamente, é só uma questão de busca no directório do IPR e mesmo aqui pelo fórum há referências a nomes. Esse cronógrafo merece bem um tratamento adequado, ainda não tinha reparado em nenhum igual. O Argus também é muito bonito e cá por casa também há um e foi um dos primeiros "vintage" que adquiri. 

No entanto, no que diz respeito ao afirmado pelo meu caro @Duca749, aí já não posso subscrever na integra, já que não é bem assim... o que é correcto é que, para dizer Swiss Made e estamos a falar de coisas genuínas, não fakes, tem mesmo de ser feito na Suiça. É obrigatório por lei (e há grandes penalidades se assim não for cumprido) que 60% das peças sejam feitas na Suiça e que a maior parte da montagem aí também seja feita. Se assim não for, não poderá levar a inscrição "Swiss Made".
tolopesa
tolopesa
Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/12/2021

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 11:18
JVeiga escreveu:
Duca749 escreveu:
tolopesa escreveu:
Nunogoncalves escreveu:Atendendo ao que é a Cauny hoje em dia, duvido que haja lá alguém capaz de restaurar essa máquina  Very Happy

Mais a sério, provavelmente vais ser mais bem servido por um relojoeiro local e melhor preço.
Pois a minha dúvida e essa, pelo que sei o meu foi feito na Suiça agora são feitos em Portugal, já falei com uma loja que e vendedor oficial cauny e eles pediram para enviar a máquina para orçamento, estou tentado a enviar e ver o que dizem.
 Por dizer swiss made não quer dizer que tenha sido feito na Suiça, não me acredito que a "nova" Cauny tenha ela assistência técnica própria, provavelmente ao deixares o relógio no revendedor ele vai pedir orçamento ao relojoeiro dele, que no fundo é o mesmo que ires a um qualquer relojoeiro da tua zona e poupas uns trocos.

@tolopesa, partilho inteiramente do aqui dito pelos caríssimos colegas, é melhor ir directamente a Deus do que ir aos Santos... o que é o mesmo que dizer, um bom e reputado relojoeiro aí pela Invicta que os há certamente, é só uma questão de busca no directório do IPR e mesmo aqui pelo fórum há referências a nomes. Esse cronógrafo merece bem um tratamento adequado, ainda não tinha reparado em nenhum igual. O Argus também é muito bonito e cá por casa também há um e foi um dos primeiros "vintage" que adquiri. 

No entanto, no que diz respeito ao afirmado pelo meu caro @Duca749, aí já não posso subscrever na integra, já que não é bem assim... o que é correcto é que, para dizer Swiss Made e estamos a falar de coisas genuínas, não fakes, tem mesmo de ser feito na Suiça. É obrigatório por lei (e há grandes penalidades se assim não for cumprido) que 60% das peças sejam feitas na Suiça e que a maior parte da montagem aí também seja feita. Se assim não for, não poderá levar a inscrição "Swiss Made".
Nesse caso são todos feitos na Suiça. 
Encontrei no diretório a empresa cinco em ponto são eles que dão assistência para várias marcas inclusive a cauny vou levar lá os relógios para orçamento.
E como dizes também não vi nenhum igual.
Para o lanche início do ano vou recuperar o cauny e depois mostro como ficou .

m84 gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 12:00
JVeiga escreveu:


No entanto, no que diz respeito ao afirmado pelo meu caro @Duca749, aí já não posso subscrever na integra, já que não é bem assim... o que é correcto é que, para dizer Swiss Made e estamos a falar de coisas genuínas, não fakes, tem mesmo de ser feito na Suiça. É obrigatório por lei (e há grandes penalidades se assim não for cumprido) que 60% das peças sejam feitas na Suiça e que a maior parte da montagem aí também seja feita. Se assim não for, não poderá levar a inscrição "Swiss Made".

Se na realidade o que dizes é verdade, reportando para a época do relógio em causa, sinceramente não me acredito que todos cumprissem, custa-me a acreditar que todas as marcas portuguesas na altura cumpriam esses critérios, pelo menos na parte da montagem/verificação final que é um dos requisitos, que quase de certeza era feita cá, mas posso estar errado.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 12:33
Esse Argus estava a sorrir-me familiarmente, tenho um muito parecido por aqui:

Cauny prima 17 rubys Img_2809
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 12:37
Duca749 escreveu:
JVeiga escreveu:


No entanto, no que diz respeito ao afirmado pelo meu caro @Duca749, aí já não posso subscrever na integra, já que não é bem assim... o que é correcto é que, para dizer Swiss Made e estamos a falar de coisas genuínas, não fakes, tem mesmo de ser feito na Suiça. É obrigatório por lei (e há grandes penalidades se assim não for cumprido) que 60% das peças sejam feitas na Suiça e que a maior parte da montagem aí também seja feita. Se assim não for, não poderá levar a inscrição "Swiss Made".

Se na realidade o que dizes é verdade, reportando para a época do relógio em causa, sinceramente não me acredito que todos cumprissem, custa-me a acreditar que todas as marcas portuguesas na altura cumpriam esses critérios, pelo menos na parte da montagem/verificação final que é um dos requisitos, que quase de certeza era feita cá, mas posso estar errado.

@Duca749, estas regras são mais recentes! Antigamente, ainda antes dos anos 50 e depois nos 60 e 70, vinha quase tudo da Suíça, por isso se diz na mesma que são relógios suíços, não havia grande problema de falsificações, pois, onde mais se iria buscar, a partir de Portugal, material para relógios?  Wink
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 14:13
Relativamente "recente", já que esta legislação Suiça data de 1971 (no caso específico da relojoaria).

E, contrariamente ao comummente pensado, a Cauny é originária de La Chaux de Fonds na Suiça.

Tem agora um registo português pela Ourtime, que detém a marca e a reintroduziu no mercado.

Aqui abaixo o meu Argus... à excepção da coroa que por desgaste foi trocada numa revisão pouco depois de o ter comprado (mas como foi há perto de 40 anos não sabia o que sei hoje senão tinha ficado com a original), está completamente original e a funcionar lindamente (é claro que já teve mais revisões entretanto...)  Laughing

Cauny prima 17 rubys Img_2050

Sansoni7, JPP e tolopesa gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 14:41
Pensei que essa legislação fosse mais tardia, mas, ainda assim, dá-me a ideia que aqui em Portugal os relojoeiros construíam os relógios com material da Suiça e ... eram Suiços, não? Ou seja, era uma legislação que por estas bandas os pequenos relojoeiros não deviam seguir lá muito ...  Wink

Belo Argus João @JVeiga
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ter 21 Dez 2021, 15:16
Obrigado  João @JPP  Laughing

Não me parece muito que os relógios fossem "construídos" aqui... talvez "encaixotados" se eventualmente se fizessem caixas por cá e as montassem nos movimentos vindos de lá.

O que me parece mais plausível, e indo mais ao encontro de histórias conhecidas, é que determinado português "inventasse" uma marca por cá e solicitasse a inúmeros construtores independentes na Suíça a construção desse mesmo relógio com a marca de cá, ostentando a fabricação de lá.

Até à crise do quartz, no início dos 70, o que mais proliferava na Suiça eram independentes a produzir, pelo que nada me surpreende que tenha sido mais isso que aconteceu.

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Qui 23 Dez 2021, 12:35
JVeiga escreveu:Obrigado  João @JPP  Laughing

Não me parece muito que os relógios fossem "construídos" aqui... talvez "encaixotados" se eventualmente se fizessem caixas por cá e as montassem nos movimentos vindos de lá.

O que me parece mais plausível, e indo mais ao encontro de histórias conhecidas, é que determinado português "inventasse" uma marca por cá e solicitasse a inúmeros construtores independentes na Suíça a construção desse mesmo relógio com a marca de cá, ostentando a fabricação de lá.

Até à crise do quartz, no início dos 70, o que mais proliferava na Suiça eram independentes a produzir, pelo que nada me surpreende que tenha sido mais isso que aconteceu.

Aquilo que eu mais ouvia era que vinha tudo de lá, caixas incluídas, e depois montavam cá, mas és capaz de ter razão, saberás melhor do que eu! Very Happy

Um abraço, Feliz Natal!

JVeiga gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Qui 23 Dez 2021, 13:35
Também o que mais me disseram é que eles compravam os componentes e montavam cá, para fugir às taxas, se viesse o relógio completo o estado aplicava uma taxa grande, se repararem são poucas as caixas desses relógios que tem a marca na caixa que demonstra que foram importados completos.
Conteúdo patrocinado

Cauny prima 17 rubys Empty Re: Cauny prima 17 rubys

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos