DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Beat Error - o que é? Empty Beat Error - o que é?

Qua 02 Fev 2022, 15:11
Boas pessoal,

Como o tópico indica, o beat error mede exatamente o que? Já li várias explicações na net (onde se afirma que o mesmo tem de ser 0 ou muito baixo, outra opinião é que isso não interessa em movimentos mais "baratos", outra que diz se for alto causa problemas...), mas na vossa opinião esta variável medida é ou não relevante?
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 679
Data de inscrição : 09/01/2020

Beat Error - o que é? Empty Re: Beat Error - o que é?

Qua 02 Fev 2022, 15:59
Beat error, salvo erro, é a diferença entre a duração das oscilações da roda de balanço. A roda deve levar exatamente o mesmo tempo a rodar para um lado e para o outro, se não levar (ou seja, se a diferença entre o tempo das oscilações não for zero) tens um movimento a operar a níveis sub-ótimos.

Acho que não é especialmente grave e resolve-se com uma afinação, mas também, julgo que, de todos os parâmetros medidos pelos timegraphers, o único que indica imediatamente a necessidade de revisão é a amplitude da oscilação. Perdas/ganhos de tempo e beat error, resolvem-se com afinações.

Mas há aqui experts maiores que eu para opinar sobre isto Smile

Girão, JPP, c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Beat Error - o que é? Empty Re: Beat Error - o que é?

Qua 02 Fev 2022, 17:57
Pela literatura que li para partir relógios, aprendi q é aquilo q o @Nunogoncalves disse. Um oscilação do balanço são duas batidas no garfo (cornos) da âncora, o tic e o toc, uma ida para um lado e outra no sentido oposto (são duas vibrações), quando o tempo das vibrações não é idêntico gera o beat error, isto é, o Tic tem de ter o mesmo intervalo de tempo que o Toc. A forma de resolver isso é através do ajuste do "Stud" naqueles em que é móvel, no antigos é necessário remover o balanço e alinhar o cabelo para que a pedra do "balance staff" fique alinhada com o centro do garfo.

No relógios modernos é fácil ajustar desde que se tenha um timegrapher.

Nos relógios escafiados que compro em leilões e feiras, estou semnpre a ajustar isso, apesar de não ser crítico se tiver um valor abaixo de 1ms

Girão, JPP, Nunogoncalves e c0mpu73r gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Beat Error - o que é? Empty Re: Beat Error - o que é?

Qui 03 Fev 2022, 09:36
Obrigado pelas opiniões.

Tenho muito que aprender. Andei a regular o meu Orient e reparei no aumento do beat error, muito provavelmente por nabice minha. 

Ou seja, ao regular, tem de ser nas duas "pernas" do balanço.

JPP gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Beat Error - o que é? Empty Re: Beat Error - o que é?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos