DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Grupo no Facebook sugestão Empty Grupo no Facebook sugestão

Sáb 09 Abr 2022, 08:41
Bom dia pessoal , sou novo no fórum e quase que não me sinto no direito de mandar "bitaites" aqui mas de qualquer forma perdoem-me a sugestão e não me levem a mal , acho que temos aqui um grupo muito interessante e raro de pessoas interessadas no mesmo tópico mas que poderia ser muito mais abrangente e chegar a muito mais pessoas se tivesse por exemplo um grupo no Facebook , é muito mais simples de participar e tem muito mais visibilidade , eu por exemplo para estar aqui a escrever tenho que mudar de browser no tablet porque o Opera não é compatível com esta plataforma , colocar imagens é uma chatice e não há nada no Facebook em português de Portugal onde uma pessoa possa tirar uma dúvida portanto seria bastante útil na minha opinião , como digo não levem a mal mas e é apenas uma ideia que se calhar já aqui foi discutida e recusada , não sei , abraço a todos

Voltij gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 679
Data de inscrição : 09/01/2020

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Dom 10 Abr 2022, 10:22
Não acho que seja má ideia e, de facto, em termos da componente prática da coisa, tens toda a razão. No entanto, a grande diferença do fórum para um grupo de Facebook seria a ausência de anonimidade das pessoas.

A mim, pessoalmente, não me faria qualquer diferença, até porque eu uso o meu nome verdadeiro aqui, mas pode haver pessoas que estejam mais confortáveis com anonimidade, até porque postam relógios que são muito caros e, provavelmente, não se querem expor mais do que isso.

De qualquer forma, se esse grupo aparecer, eu sou o primeiro a aderir Smile

Voltij gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Seg 11 Abr 2022, 11:06
Eu não tenho qualquer problema com o meu nome, até acho que aqui seria bem mais agradável e prático que todos usássemos os nossos nomes. Eu só uso "JPP", que são as iniciais de João Pontes Pereira, por ser prático e porque já era o meu "nome de guerra" num fórum de motas do qual fiz parte durante 9 anos ... ficou o hábito. Tenho pena que aqui conheça o pessoal por um nome e depois, no Instagram, é uma confusão enorme com os outros nomes que todos usam. Só há três ou quatro pessoas daqui que eu reconheço lá, os outros é difícil!

Quanto ao Facebook, pela minha parte utilizo muito pouco, não gosto mesmo, acho que é, regra geral, uma triste feira de vaidades e de parvoíces (sem querer ofender ninguém Very Happy), razão pela qual o evito. E, por outro lado, o que se passaria a colocar lá deixaria de estar aqui. Se for aberto um grupo no FB, acredito que este fórum pode ficar quase deserto ... é só a minha humilde opinião!  Wink


Última edição por JPP em Seg 11 Abr 2022, 11:55, editado 1 vez(es)

JVeiga e Voltij gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Seg 11 Abr 2022, 11:33
Estou um pouco em linha com o @JPP tenho Facebook mas não uso, é uma rede social que me passa ao lado.

JPP e Voltij gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Seg 11 Abr 2022, 18:37
Sinceramente? Todos os fóruns que participei/participava morreram com o facebook.

Primeiro porque o facebook não é "nosso". Num forum os Admins sempre têm controlo, inclusive nos conteúdos que se podem/não podem colocar.

Outro aspecto é a organização. E sim, já usámos "tags" e "hashes" para distinguir temas num grupo de facebook. Não resulta. Os tópicos e subtópicos podem não parecer mas são muito melhores.

Terceiro e último, ambos não coexistem. Até podem durante algum tempo, depois o fórum acaba por morrer com falta de conteúdos. Afinal é muito mais fácil aceder/publicar na APP do facebook do que um fórum num browser.

Editado: Lembram-se do famoso tópico do "meia lua", onde alguém supostamente representante da marca pediu para eliminar o tópico e branquear a situação? No facebook simplesmente denunciavam e o post seria apagado...

JPP e Voltij gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 10:44
Concordo, obviamente, @c0mpu73rThumbs Up

Aqui temos "privacidade", temos tudo arrumado, matérias e conversas sempre acessíveis em qualquer altura! E existe camaradagem e alguma personalização, não é a desordem do FB!

Voltij gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 11:57
Passar o fórum para outra plataforma mais "user-friendly" é dar uma facada nas costas a quem teve a ideia de criar este fórum, a menos que esse criador, por vontade dele, promova a criação de algo semelhante numa plataforma diferente. Criar algo paralelo pode levar a "secar" este espaço. Uma coisa é a criação de blogs para difusão de trabalhos ou opiniões, outra é criar um hub digital que permita uma interação semelhante ao dezdez, isso é concorrência.

Longa vida ao dezdez. Os fóruns são do tempo da pedra lascada, dos inícios da internet, mas estão aí para durar mais um bom par de anos. Tem limitações e bastantes, mas a maioria daqui tb não prefere sucatas mecânicas vintage a máquinas com tudo e mais alguma coisa de quartz? Longa vida ao bicho. Abaixo o Facebook e instagram.... (Não uso nenhum deles.. Smile )!

Sansoni7 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 12:30
@VS, mas ninguém aqui falou em semelhante coisa!  What a Face Shocked

A ideia do @rp1972, tal como me pareceu, era exclusivamente dirigida ao criador do Fórum o alargar para o Facebook!

O que para mim, e acho que para a maioria da malta aqui (penso eu), é uma má ideia! Mas isto são só as nossas opiniões, o nosso Administrador e criador é que sabe e decide!

Tenho uma experiência de um fórum de motas que, ao fim de 9 anos e de mais de mil pessoas lá terem passado ativamente - um fórum que sempre teve muitas dezenas ou centenas de posts por dia - quase morreu depois que foi alargado para o Facebook!

Em qualquer caso, mesmo que o @Admin quisesse fazer tal coisa, pela minha parte não iria participar lá, sempre continuaria aqui! Mas isso sou eu, com certeza que há malta que deixaria de aqui vir!
VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 12:50
@JPP, então foi má interpretação minha do post original. Apesar disto ser limitado nalguns aspectos, acho que está bom como está. Já tem uma base de conhecimento muito grande, acho deve manter-se. O Facebook e Instagram são redes q estimulam a vaidade e inveja, não são sítios para meter sucatas, só Rolexes para cima
.... Não sei quem criou isto, mas a coisa está inclusiva, todos podem opinar e mostrar os Ferraris e os Fiat 127.

JPP gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 679
Data de inscrição : 09/01/2020

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 17:24
Não tenho Instagram, mas os grupos privados no Facebook são o que quiseres fazer deles. Também já participei em alguns fóruns que eram completamente tóxicos e negativos. 

Quem faz as comunidades são as pessoas e, até certo ponto, os temas. Discutir relógios é bem diferente de discutir bola. Pega nas mesmas pessoas que tens neste fórum, que exibem comportamentos geralmente exemplares, e convida-as a falar de bola, política ou religião e vais ver as coisas a azedar...

O Oris Social Club, no Facebook, por exemplo, não é muito movimentado, mas é super civilizado e as contribuições são quase sempre construtivas. Pega num fórum onde se discuta um dos temas que eu citei e depois diz-me se o ambiente é agradável Very Happy

JPP e VS gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 17:53
@Nunogoncalves, não deixas de ter a tua razão, mas existe uma diferença entre um fórum com 100 membros ativos e outro com 100000, seja qual for o tema o de 100000 vai ter sempre escaramuças.

Aqui que somos uma comunidade pequena já houve no passado alguns membros que tiveram que ser chamados à atenção agora imagina num grupo com essa quantidade de pessoas, acho que neste caso se aplica a frase feita de "ás vezes menos é mais".

Agora, não me cabe a mim decidir esse passo, e caso ocorra no futuro eu serei um dos que não transitarei para o Facebook, pela simples razão que não uso.

JPP e Nunogoncalves gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 21:08
Também compreendo o @Nunogoncalves, mas estou com o @Duca749!

Concordo que são as pessoas que fazem o ambiente, e acho também que mesmo que aqui se falasse de bola, a coisa mantinha-se civilizada! Aliás, de vez em quando até sai uma coisa ou outra de futebol e ninguém se chateia, somos todos civilizados!  Wink Very Happy

Nunogoncalves gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 21:20
Há temas fracturantes que não podem ser discutidos nalgumas situações nem misturados com álcool: política, bola, religião e afirmar que "coisas" de quartzo são relógios. Tudo o resto é passível de discussão à mesa de jantar......

O contexto condiciona o discurso, acho que aqui não descambava para o insulto mesmo q se falasse de bola. Acho. Mas não passa de um achismo. No facebook duvido e no twitter muito menos.

JPP e Nunogoncalves gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 21:33
@VS. ainda te havemos de ver apaixonado por uma dessas "coisas de quartzo"! Eu já tive de morder a minha língua, também vai chegar o teu dia, ahahaha!  Razz

VS gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 22:37
JPP escreveu:@VS. ainda te havemos de ver apaixonado por uma dessas "coisas de quartzo"! Eu já tive de morder a minha língua, também vai chegar o teu dia, ahahaha!  Razz
 Também acho, e mais uma coisa @VS, aqui mesmo que falássemos de bola nunca haveria discussão porque todos daqui sabem que o melhor clube português é o FC Porto!  lol!

JPP e VS gostam desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 679
Data de inscrição : 09/01/2020

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ter 12 Abr 2022, 23:58
Duca749 escreveu:
JPP escreveu:@VS. ainda te havemos de ver apaixonado por uma dessas "coisas de quartzo"! Eu já tive de morder a minha língua, também vai chegar o teu dia, ahahaha!  Razz
 Também acho, e mais uma coisa @VS, aqui mesmo que falássemos de bola nunca haveria discussão porque todos daqui sabem que o melhor clube português é o FC Porto!  lol!

É nestas alturas que o botão de dislike que tens no Facebook fazia falta aqui 🤣

Duca749, JPP e VS gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Qua 13 Abr 2022, 10:41
Duca749 escreveu:
JPP escreveu:@VS. ainda te havemos de ver apaixonado por uma dessas "coisas de quartzo"! Eu já tive de morder a minha língua, também vai chegar o teu dia, ahahaha!  Razz
 Também acho, e mais uma coisa @VS, aqui mesmo que falássemos de bola nunca haveria discussão porque todos daqui sabem que o melhor clube português é o FC Porto!  lol!

@Duca749, nós temos muita coisa em comum, já havíamos concluído isso antes!  lol!

Duca749 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Qua 13 Abr 2022, 10:46
Tb sou do FêQuêPê, não há discórdia possível. Mas que os penalties sobre o Taremi frente ao vitória são manhosos, minha nossa senhora, até um portista faccioso como eu vê isso. Momento bola gasto, voltemos aos relógios.

Duca749 e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Qua 13 Abr 2022, 13:00
VS escreveu:Tb sou do FêQuêPê, não há discórdia possível. Mas que os penalties sobre o Taremi frente ao vitória são manhosos, minha nossa senhora, até um portista faccioso como eu vê isso. Momento bola gasto, voltemos aos relógios.

Só uma pequena adição: É verdade, concordo, só que, por outro lado, também não vejo como é que o guarda-redes ou o avançado poderiam  ter evitado o choque, em qualquer caso!  :confusion-scratchhe

Voltemos aos relógios sim!  sunny
rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Seg 18 Abr 2022, 14:07
Caríssimos , já não está mais aqui quem falou , foi apenas uma ideia , não tem interesse siga para a frente

JPP gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Grupo no Facebook sugestão Empty Re: Grupo no Facebook sugestão

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos