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Speedmaster Super Racing Empty Speedmaster Super Racing

Dom 29 Jan 2023, 22:35
Um movimento que me fazia andar com um tijolo de 44mm no pulso. Sendo totalmente mecânico a precisão é insana. A distância que me separa desta peça são 11 000 dólares. 

https://www.gearpatrol.com/watches/a42676035/omega-speedmaster-super-racing/

https://turbilhao.pt/omega-speedmaster-super-racing/

https://www.hodinkee.com/articles/omega-sets-a-new-standard-of-accuracy-with-the-speedmaster-super-racing-live-pics-and-pricing

https://www.omegawatches.com/pt/watches/speedmaster/two-counters/super-racing/product

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Speedmaster Super Racing Empty Re: Speedmaster Super Racing

Ter 31 Jan 2023, 15:52
A Omega a fazer o que sabe fazer melhor!

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Speedmaster Super Racing Empty Re: Speedmaster Super Racing

Qui 02 Fev 2023, 09:57
:worthless:

portanto, aqui vai a minha contribuição para animar o tópico.


Omega escreveu:O Speedmaster Super Racing de 44,25 mm é o primeiro relógio do mundo a incluir o Sistema Spirate™: Mecanismo de ajuste de espiral da OMEGA. O seu exterior elegante presta homenagem ao 10.º aniversário do Seamaster Aqua Terra >15'000 GAUSS lançado em 2013.

Confesso que ainda não consigo perceber qual a razão para uma suposta ligação ao Aqua Terra... Isto é suposto ser um Speedmaster, certo?  scratch

Speedmaster Super Racing Seamaster_Aqua_Terra_300dpi.jpg?ixlib=rails-1.1

Enfim, algumas fotos e notas:

Speedmaster Super Racing SP-SuperRacing-32930445101003-keyfeature-Spirate

Speedmaster Super Racing Omega-super-racing-spirate-detail.jpg?ixlib=rails-1.1

Speedmaster Super Racing SP-SuperRacing-32930445101003-keyfeature-dial-v2_10

Speedmaster Super Racing L1110082.jpg?ixlib=rails-1.1

Speedmaster Super Racing L1110045-2.jpg?ixlib=rails-1.1

Umas notas da Hodinkee traduzidas:

Danny Milton - Hodinkee escreveu:Do ponto de vista metodológico, isto é possível através de uma estrutura articulada com rolamentos flexíveis que permitem a um relojoeiro ajustar a rigidez da espiral utilizando um mecanismo na ponte do balanço. Este novo sistema Spirate é 10 vezes mais eficiente do que o da balanço de espiral livre e a afinação pode ser feita rápida e facilmente numa loja Omega.

Antes de este movimento ser colocado na caixa do relógio, é testado para mais ou menos um segundo por dia com a tolerância de afinação de mais ou menos 0,1 segundos por dia. Uma vez dentro da caixa e certificado no METAS, a Omega foi capaz de alcançar uma precisão certificada de 0/+2 segundos.
https://www.hodinkee.com/articles/omega-sets-a-new-standard-of-accuracy-with-the-speedmaster-super-racing-live-pics-and-pricing


E para explicar um pouco mais, deixo aqui uma tradução da explicação pelo Jack Forster:

Jack Forster escreveu:
[...]
O calibre 9920 do Super Racing não é um movimento inteiramente novo - de facto, há apenas uma diferença entre este e o calibre 9900 certificado METAS (e variantes) - mas é uma diferença grande. O 9920 utiliza um novo sistema de regulação para a mola espiral de silício que é também, tanto quanto sei, o primeiro sistema de regulação para molas de espiral de silício, que normalmente omite o regulador padrão encontrado em muitos relógios mecânicos com molas metálicas. Em vez disso, o 9920 utiliza algo a que a Omega chama o regulador Spirate.
[...]

A frequência harmónica de uma mola é determinada por uma série de factores, incluindo a altura e espessura da mola, e a elasticidade do material a partir do qual é feita, mas uma vez que uma mola é feita e instalada num balanço, a única forma de aumentar ou diminuir a sua frequência é alterando a rigidez da mola. Um regulador de relógio padrão consiste numa alavanca móvel, que gira no mesmo eixo que o balanço. Existem dois pinos através dos quais passa a extremidade exterior da espiral, que actuam para limitar as oscilações da espiral, e que determinam o comprimento activo real da espiral. Movendo o regulador para dentro encurta o comprimento activo da espiral, o que a torna mais rígida e aumenta a velocidade; mover o regulador na direcção oposta tem o efeito oposto.
[...]

O sistema Spirate consiste de uma mola de espiral em silício mais ou menos padrão, cuja bobina exterior está ligada a um elemento flexível fixado à ponte do balanço. Este elemento tem, estendendo-se a partir dele, uma única mola de lâmina de silício curvada e longa, com um ponto de fixação exterior móvel. A posição do ponto de fixação exterior é controlada por uma came de caracol (a que Omega chama um "afinador graduado" / “graduated tuner”). A mudança da posição do ponto de fixação exterior afecta por sua vez a rigidez da mola de balanço propriamente dita, e a regulação pode ser ajustada em incrementos tão pequenos como 1/10 de segundo.

O resultado de tudo isto é uma precisão anunciada, no calibre 9920, de 0/+2 segundos por dia. Para comparação, a regulaçãoa do Cronómetro Superlativo Rolex é de ±2 segundos por dia; os calibres METAS da Omega têm um padrão de 0/+5 segundos por dia; o padrão do cronómetro COSC para relógios mecânicos é de -4/+6 segundos por dia. O calibre Hi-Beat 9SA5 da Grand Seiko tem uma precisão de -3/+5 segundos por dia.

Isto significa que o 9920 oferece a melhor precisão de qualquer movimento produzido em massa nos dias de hoje.

Fora a parte técnica, que é de louvar, acho que o aspecto geral do relógio está bastante engraçado. Mesmo sendo eu um fã do Speedmaster original, e destes 'Racing' serem um pouco maiores, acho que há alguns pormenores interessantes e que lhe dão um look diferenciado.
Mas continuo sem perceber a ligação ao Aqua Terra Razz
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Speedmaster Super Racing Empty Re: Speedmaster Super Racing

Qui 02 Fev 2023, 10:13
É a invocar a importância do aqua terra antimagnético de 15000 gauss. Também tinha detalhes preto e amarelo.
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Qui 02 Fev 2023, 10:24
@m84, acho q a homenagem tem a ver com a inovação, não com o aspecto da caixa. O Aquaterra foi o primeiro a resistir a campos magnéticos muito altos, o que permitiu desenvolver um mecanismo que bate aos pontos qualquer relógio com a certificação COSC, a certificação master chronometer. Excerto, do site da Omega, sobre o q é esta certificação:

"
Os nossos relógios Master Chronometer são testados e certificados duas vezes. Primeiro, o movimento é testado pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC) com critérios de precisão de -4/+6 segundos por dia. Depois, o relógio completo e o seu movimento são submetidos a oito testes Master Chronometer estabelecidos pelo Swiss Federal Institute of Metrology (METAS), com critérios de aprovação de 0/+5 segundos, 0/+6 segundos ou 0/+7 segundos por dia, dependendo da dimensão do calibre."

Falando do movimento em si, só o tempo dirá se isto é tão bom como apregoam, ou se será mais um hype e que daqui a 5 ou 6 anos os balanços começam-se a partir todos... Se funcionar como esperado, e sendo isto um movimento produzido em série, é REVOLUCIONÁRIO! Em precisão bate a Rolex, e como são produzidos como pão em padaria podem fazer mexer o mercado global. A competição faz milagres. A Seiko precisa de uma sacudidela, a ver se começa a fazer relógios 100% mecânicos com mais precisão. O Spring Drive é mto bonito mas não deixa de ser um relógio a quartz.

Espero que a tecnologia spirate resulte e que se seja aplicada a outros modelos com tamanho de caixa para humanos, não para ET's
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Qui 02 Fev 2023, 10:25
c0mpu73r escreveu:É a invocar a importância do aqua terra antimagnético de 15000 gauss. Também tinha detalhes preto e amarelo.

Certo, mas para quê? Isto é um Speedmaster, não um Aqua Terra. Celebrem cada um na sua respectiva familia. Não entendo a logica na ligação/homenagem entre duas gamas, muito menos entre dois modelos muito especificos (um speedy racing, e um aqua terra gauss). scratch
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Qui 02 Fev 2023, 10:33
VS escreveu:@m84, acho q a homenagem tem a ver com a inovação, não com o aspecto da caixa. O Aquaterra foi o primeiro a resistir a campos magnéticos muito altos, o que permitiu desenvolver um mecanismo que bate aos pontos qualquer relógio com a certificação COSC, a certificação master chronometer. Excerto, do site da Omega, sobre o q  é esta certificação:

Talvez seja isso — celebrar a inovação tecnologica simplesmente. Mas na mesma, não vejo necessiade de colarem este relógio ao Aqua Terra. Para isso basta terem feito tudo o que fizeram e não mencionarem o AT como homenagem, apenas anexar este feito a outros DA OMEGA (vs do AT) tais como o AT etc.

Até concedo que possa haver uma razão minimamente lógica para isto (quiçá, os designers acharam que as riscas amaleras e pretas do AT dariam um ar 'super racing' adequado e como nao queriam ser chamados atenção do AT já ter esse esquema, para se protegerem decidiram avançar a todo gás em dizer que é uma homenagem (em vez de inspiração)... Mas para já não a vejo. Laughing
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Qui 02 Fev 2023, 22:23
Eis o que a Omega tem a dizer sobre o assunto da homenagem ao Aqua Terra, em linha com o que o @VS destacou - comemoração duma decada de precisao, tendo começado com o Aqua Terra.

Já consigo perceber melhor a lógica, mas continuo a achar desnecessario uma 'colagem' tão direta ao AT. pirat


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Duca749
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Qui 02 Fev 2023, 22:42
Uma coisa é certa, o relógio está fantástico, pessoalmente gosto muito do jogo de cores e prova que "speedmaster" não é só o Moon, é caso para dizer, há vida para além da Lua! Very Happy

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Qui 02 Fev 2023, 23:22
Duca749 escreveu:Uma coisa é certa, o relógio está fantástico, pessoalmente gosto muito do jogo de cores e prova que "speedmaster" não é só o Moon, é caso para dizer, há vida para além da Lua! Very Happy

exceptuando um ou outro pormenore estetico, estou contigo. E mais, não nos podemos esquecer que o Speedmaster antes de ser o 'Moonwatch' era mesmo um Speed/master - relógio concebido para corridas Wink
Nunogoncalves
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Sex 03 Fev 2023, 11:17
Concordo com o @VS em tudo. Estas evoluções técnicas constantes numa tecnologia-base que tem mais de 100 anos são assombrosas e permitem atingir precisões anteriormente impensáveis com relógios mecânicos.

Muito crédito à Omega por continuar a apostar no desenvolvimento de calibres mecânicos de um ponto de visto de funcionamento, robustez e precisão, e não apenas como "telas" para acabamentos manuais, decorações e complicações.

Agora, 44 mm é um bocado grande para muitos pulsos, embora o Speedmaster tradicional consiga disfarçar bem o diâmetro (42 mm) com uma distância entre garras conservadora. Se este for igual, pode ser uma peça muito vendida.
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Seg 06 Fev 2023, 09:19
Nunogoncalves escreveu:Concordo com o @VS em tudo. Estas evoluções técnicas constantes numa tecnologia-base que tem mais de 100 anos são assombrosas e permitem atingir precisões anteriormente impensáveis com relógios mecânicos.

Muito crédito à Omega por continuar a apostar no desenvolvimento de calibres mecânicos de um ponto de visto de funcionamento, robustez e precisão, e não apenas como "telas" para acabamentos manuais, decorações e complicações.

Agora, 44 mm é um bocado grande para muitos pulsos, embora o Speedmaster tradicional consiga disfarçar bem o diâmetro (42 mm) com uma distância entre garras conservadora. Se este for igual, pode ser uma peça muito vendida.

Estou em crer que este modelo será igual ao Speedmaster Racing já existente há alguns anos:
https://www.omegawatches.com/watch-omega-speedmaster-racing-co-axial-master-chronometer-chronograph-44-25-mm-32932445101001

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