DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Sáb 08 Set 2018, 00:23
Deixo aqui para o fim de semana esta pérola do Fernando Correia de Oliveira, no editorial do Anuario Relogios e Canetas Online de Agosto passado:

Até há bem pouco tempo, Luxo era sinónimo de exclusividade. Essa definição tradicional morreu quando entraram em cena figuras como os “influenciadores”.

Quanto mais vistos os apontamentos que estes fazem no mundo digital, mais fortalecem o seu estatuto de influenciador, mais as marcas investem neles – em eventos, viagens, oferta de produtos, pagamento dessas referências. Com isso, as marcas esperam aumentar as vendas, mas, na maioria dos casos, apenas tornam “banal” a marca e a imagem dela, a circular por milhões sem poder de compra nem sequer, na maior parte das vezes, gosto e conhecimento aspiracional. Esta massificação é o contrário do que, desde sempre, Luxo significou.

Cumprimentos
avatar
Convidado
Convidado

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Sáb 08 Set 2018, 07:56
m84 escreveu:Eu gosto deste tema e de discutir estas coisas, confesso... talvez porque é o oposto do que eu vejo na relojoaria.
Acho também que a maneira que se conseguiu converter uma industria nisto é de génio, e os burros somos nós! Razz

Ando a colecionar uns textos sobre luxo e relojoaria que podem ser uteis para a discussão uma vez 'dissecados'. Vamos ver.


Subscrevo @m84 e fico à espera! Smile
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Sáb 08 Set 2018, 21:54
Talvez o luxo seja mais uma questão de "querer" do que de "poder" Smile

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 41344167_10217239132400110_2197361103208448000_n
Jorge Mendes
Jorge Mendes
Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/08/2018
Idade : 51
Localização : Funchal

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Qua 12 Set 2018, 10:00
Bom dia a todos,
Não me assustei, não faz nada o meu género.
Mas fico feliz por ver uma grande participação.
Por vezes tenho picos de trabalho e os meus hobbies ficam mais de lado...
Este sempre foi um dos meus temas preferidos...
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Qua 12 Set 2018, 13:02
Teoricamente um bem de luxo é aquele que tem uma procura inversamente elástica, ou seja, à medida que o preço sobe, a sua procura também aumenta. São os bens que contrariam a lei da oferta e da procura, são os chamados bens de Veblen.

Isto, depois tem umas fórmulas e umas derivadas e uns gráficos e tal mas vou poupar-vos o aborrecimento....
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Qui 13 Set 2018, 00:01
Jorge Mendes escreveu:Bom dia a todos,
Não me assustei, não faz nada o meu género.
Mas fico feliz por ver uma grande participação.
Por vezes tenho picos de trabalho e os meus hobbies ficam mais de lado...
Este sempre foi um dos meus temas preferidos...

Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Qui 13 Set 2018, 00:02
altc escreveu:Teoricamente um bem de luxo é aquele que tem uma procura inversamente elástica, ou seja, à medida que o preço sobe, a sua procura também aumenta. São os bens que contrariam a lei da oferta e da procura, são os chamados bens de Veblen.

Isto, depois tem umas fórmulas e umas derivadas e uns gráficos e tal mas vou poupar-vos o aborrecimento....


Agora fiquei curioso... Consegues demonstrar sem ser demasiado complexo? Razz

Abraço

EDIT: deixa estar, já fiz uma leitura ligeira e já estou um pouco mais a par

https://en.wikipedia.org/wiki/Veblen_good
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Dom 16 Set 2018, 00:07
Ainda em relação à questão de o luxo ser muito mais do que simplesmente "poder de compra", é curioso verificar que o relógio de eleição do Bill Gates (um dos homens mais ricos do mundo) custa uns 50 euros e o Dalai Lama (símbolo de pobreza e abnegação) tem como relógio de eleição um Patek Philippe de edição limitada a 15 unidades oferecido pelo Roosevelt, ou seja, de valor quase incalculável.

Claro que também há casos menos imprevistos: Vladimir Putin tem um A. Lange & Sohne de mais de meio milhão de dólares, e o Papa Franciso usa um Casio de 10 dólares  Cool

avatar
Convidado
Convidado

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Dom 16 Set 2018, 00:12
nmfl escreveu:Vladimir Putin tem um A. Lange & Sohne de mais de meio milhão de dólares, e o Papa Franciso usa um Casio de 10 dólares...


Já tinha visto esse vídeo @nmfl, que é no mínimo bem curioso e caricato LOL
Muitos dos casos, a meu ver, é mera politiquice e gestão da imagem pública… Neutral
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Dom 16 Set 2018, 00:26
Será? Sinceramente parece-me que gente a este nível não se preocupa muito em impressionar os outros com um relógio, seja ele dispendioso ou "baratucho".

O que me parece que pode depreender deste vídeo sobre os relógios dos líderes mundiais é que o valor (monetário e pessoal) que o relógio tem para cada pessoa é algo extremamente pessoal, ou seja, é um "statement" mas para o próprio dono do relógio, não para os outros. Não sei se me faço compreender... quase parece que cada um deles usa aquele relógio por um motivo muito específico, só seu. Por exemplo, o Dalai Lama sabe bem que poderia leiloar o seu Patek e, com esse dinheiro, ajudar muitas pessoas pobres, etc. Se não o faz, tenho quase a certeza que o significado do relógio é tremendo.
avatar
Convidado
Convidado

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Dom 16 Set 2018, 01:08
nmfl escreveu:Será? Sinceramente parece-me que gente a este nível não se preocupa muito em impressionar os outros com um relógio, seja ele dispendioso ou "baratucho".

Por exemplo, o Dalai Lama sabe bem que poderia leiloar o seu Patek e, com esse dinheiro, ajudar muitas pessoas pobres, etc. Se não o faz, tenho quase a certeza que o significado do relógio é tremendo.


Pode ser, pode ser… admito que sim. Smile
O meu comentário inicial foi demasiado generalista e para uns patamares abaixo LOL
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Dom 16 Set 2018, 08:11
Certo Thumbs Up
Iloper
Iloper
Mensagens : 151
Data de inscrição : 08/08/2018

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Dom 16 Set 2018, 14:52
simples.. o trabalho dispensado por uma quantidade de prtofissionais para produzir um relogio
avatar
Convidado
Convidado

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Ter 29 Jan 2019, 11:59
Um vídeo em que se apresentam e aprofundam um pouco mais as razões que devem suportar e diferenciar o price point de um determinado relógio quando comparado com um outro aparentemente em tudo semelhante. A ver, em:





+info: https://www.youtube.com/watch?v=g6v-xm50if8 [Can You Tell The Difference Between Cheap And Expensive Watches? | Watchfinder & Co.]
avatar
Convidado
Convidado

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Qui 31 Jan 2019, 15:33
O Luxo e a Alta Relojoaria, uma dicotomia nem sempre pacífica
Uma abordagem diferente e quiçá precisa do que poderemos considerar peças de Alta Relojoaria avant-garde. A ver, em:





+info: https://www.youtube.com/watch?v=8QSE7Ovo8Lw [Relógios Incríveis em GMT Menos 3 por Leandro Amorim]
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4805
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Sex 01 Fev 2019, 08:12
Um enorme salto....muito á frente.....
Conteúdo patrocinado

O que é que faz ser um relógio de luxo?  - Página 2 Empty Re: O que é que faz ser um relógio de luxo?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos