DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Dom 26 Jan 2020, 23:11
"Forget everything you knew about the chronograph"

Há cerca de 2 semanas, a convite da Espiral do Tempo, tive a oportunidade de conhecer em primeira mão os relógios da Singer Reimagined pela mão de Marco Borraccino, co-fundador e designer da marca.

Confesso que desde o seu primeiro lançamento em 2017 que nunca prestei a devida atenção a estes relógios. Por um lado tinham uma estética que não me dizia muito e para ser totalmente honesto, não os entendia a 100% (e muito menos todo o alarido à sua volta).

Para dizer a verdade, foi preciso sair um outro relógio, o Streamliner da Moser & Cie. que usa um mecanismo semelhante, para que eu prestasse atenção aos Singer.

Para quem não conhece, sugiro a leitura de alguns artigos no site da Espiral do Tempo como este:

http://espiraldotempo.com/2019/09/03/icones-singer-reimagined-cronografo-por-excelencia/

Sugiro também visitar o site da Singer Vehicle Design para perceber (e babar) de onde vem a inspiração estética e atenção aos detalhes.  

http://singervehicledesign.com/

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Singer
Da esquerda para a direita: Track 1 Launch Edition, Track 1 Geneva Edition ,Track 1 Hong Kong Edition, Track 1 London Edition, Track 1 Emirates Edition,  Track 1 Only Watch Edition, e o Flytrack Concept Watch.

Resumidamente, estes relógios não são o típico relógio com cronógrafo — indicado em submostradores — que todos conhecemos desde sempre. Isto são cronógrafos que mostram as horas. Notem a diferença. Os ponteiros centrais são o cronógrafo (segundos, minutos e horas), tudo no mesmo eixo, e as horas de tempo horário, são lidas via dois anéis rotativos na periferia do mostrador indicadas pelo 'ponteiro' as 6h.

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Singer_Track1_London_Cobra_HD

Aqui a leitura será, 41horas, 7minutos e 20 segundos do crono, com o relógio a marcar 10:10 as 6h.


Assim que percebi este conceito de relogio consegui 'perceber' os relógios e finalmente apreciá-los pela ingenuidade técnica e design. Finalmente! Podia não gostar da estética a 100% mas isso ficava em segundo plano.

Quando finalmente peguei num, o Track 1 (primeiro lançamento da marca) fiquei surpreendido pelo peso (caixa em titânio) e mal coloquei no pulso fiquei completamente rendido. E não estava nada à espera! É muito confortável, e abraça bastante bem o pulso devido ao desenho da caixa e o lug-to-lug relativamente curto. Formula semelhante a alguns modelos da Seiko Cool
Mas a verdade é que, como sempre, nada é como experimentar um relógio ao vivo.

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9822

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9823

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9824

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9825

Pelo decorrer da noite pude(mos) falar com o Marco Borraccino e fazer-lhe uma série de perguntas e ouvir pela sua própria mão, sobre a origem da ideia — a sua paixão por Porsche vintage e cronos vintage —, os desafios (por ex este tipo de mecanismo nunca tinha sido feito e ninguém queria pegar nesse projecto), ou até mesmo as felizes coincidências como ter abordado o mestre relojoeiro Jean-Marc Wiederrecht da AgenHor, que por sua vez já estava a desenvolver um mecanismo igual em segredo nos últimos 10 anos!

Track 1 London Edition
singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9847

Track 1 Geneva Edition em ouro e obviamente muito mais pesado.
singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9834


O mecanismo, nem sei onde começar. A não ser que é um mecanismo AUTOMÁTICO, mas que olhando para a traseira não o saberíamos.

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9828

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9829

Isto porque além de toda a complexidade técnica que não sei explicar (mas vejam os artigos em cima), e que demoru cerca de 10 anos a ser desenvolvido, tem a massa oscilante/rotor instalada ENTRE o mostrador e o movimento!! Isto para se poder apreciar o magnifico trabalho de engenharia. Que o é... Curioso também é que por desenho, o crono regista até 60 horas!

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9852

O  mostrador é montado em cima desta 'ventoinha' inspirada nos Porsches antigos, mas que é o que faz girar os discos das horas e minutos. Consegue-se ver o rotor/massa oscilante por de trás dela.

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9853

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9854

No final da noite, os meus favoritos foram o Launch edition e o London com aquele mostrador azul incrível:  cyclops

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9882

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9842

Curiosamente o Track 1 que tem o mostrador mais ocupado e considerado eventualmente mais difícil de ler, é o que acho conseguir ter uma leitura mais fácil do trono. O London, que foi desenhado para ser mais limpo, ao não ter a escala interior, acho mais difícil ser preciso.

Segurando o relógio na mão assim, parece mesmo um cronometro tipo de corrida, não acham? Smile
singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9873

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9830

Também deu para experimentar o novo relógio da marca, o Flytrack, ainda em fase de protótipo que partilha o mesmo conceito (mas mecanismo manual), mas tem o segundeiro com função de flyback permanente. Ou seja, está sempre a rodar mas ao pressionar o botão, ele faz reset e ao largar recomeça. Curioso!

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9849
As horas são marcadas pelo triangulo branco na escala periférica.


Enfim, foi um serão extremamente bem passado e quero deixar aqui o meu agradecimento também à equipa da Espiral pelo convite e ao próprio Marco Borraccino pela simpatia (e paciência!) que teve com todos os convidados.



Fotos minhas, Espiral do Tempo e Singer Reimagined.
Mais info:

https://www.singerreimagined.com/en/home/

http://espiraldotempo.com/2020/01/21/encontros-espiral-do-tempo-apresenta-marco-borraccino-no-infame/

http://espiraldotempo.com/2020/01/14/encontros-espiral-do-tempo-apresenta-marco-borraccino/

https://espiraldotempo.com/2018/01/05/perfil-jean-marc-wiederrecht-alma-poetica/
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Seg 27 Jan 2020, 10:07
Completamente fora do baralho e com inspirações giras! Isto é um conceito para perceber com calma, aos poucos. Gosto, em geral, do design. Mas já percebi que só se percebe mesmo com eles na mão!

@m84, e onde é que eles se podem ver? Que pontos de venda? E que preços?

Abraço
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Seg 27 Jan 2020, 12:58
Excelente tópico @m84 Thumbs Up

Já os tinha visto, mas não fazia ideia que tinham este conceito. Os preços são condizentes com os carros da Singer Crying or Very sad

Muito gira a inspiração do rotor:

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio IMG-9852

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio 0e81d07a5f20d8ff06d3bfd8c16c1f53
Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Seg 27 Jan 2020, 22:08
Bem giros e originais.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Seg 27 Jan 2020, 23:46
JPP escreveu:Completamente fora do baralho e com inspirações giras! Isto é um conceito para perceber com calma, aos poucos. Gosto, em geral, do design. Mas já percebi que só se percebe mesmo com eles na mão!

@m84, e onde é que eles se podem ver? Que pontos de venda? E que preços?

Abraço

@JPP, estamos as falar de relógios que vão dos 40k a 75k pelos Track 1. Pontos de venda não sei precisar, mas no site deles tens lá lista de lojas etc.


Tempus fugit escreveu:Excelente tópico @m84 Thumbs Up

Já os tinha visto, mas não fazia ideia que tinham este conceito. Os preços são condizentes com os carros da Singer Crying or Very sad

Muito gira a inspiração do rotor:


É verdade, não são propriamente relógios para qualquer um! Razz Mas quem tem um Porsche da Singer, certamente poderá desembolsar para um destes e fazer pandã Cool

Essa parte que parece as jantes/ventoinha não é o rotor em si. O rotor está por de baixo dessa parte (a foto não foi a melhor). Isso é o que faz girar os discos das horas/minutos.
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Ter 28 Jan 2020, 00:19
m84 escreveu:Essa parte que parece as jantes/ventoinha não é o rotor em si. O rotor está por de baixo dessa parte (a foto não foi a melhor). Isso é o que faz girar os discos das horas/minutos.

Ah, OK, já percebi.

Nesta vê-se melhor:

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Agengraphe-rotor
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Ter 28 Jan 2020, 10:08
40 a 75K??? Shocked Shocked Shocked Pois, inventar eles inventam, mas fazem-se cobrar muito bem pela imaginação! Que coisa, isto quem gosta de relógios como nós devia ter direito imediato e legítimo a ganhar o euromilhões! geek Já nem me interessa nada onde eles se vendem, nem os quero ver, fiquei zangado! confused
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Ter 28 Jan 2020, 13:31
JPP escreveu:40 a 75K??? Shocked Shocked Shocked  Pois, inventar eles inventam, mas fazem-se cobrar muito bem pela imaginação! Que coisa, isto quem gosta de relógios como nós devia ter direito imediato e legítimo a ganhar o euromilhões! geek  Já nem me interessa nada onde eles se vendem, nem os quero ver, fiquei zangado! confused

lol!

É um problema que nos afeta a todos!

Já agora, a AgenHor é responsável pelos mecanismos que equipam diversos relógios 'especiais' como da MB&F, Hermes, Faberge, Van Cleef & Arpels, e — mais recentemente este mesmo tipo de mecanismo — da Moser & Cie. com o seu Streamliner. E tudo com valores concorrenciais... cyclops
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Ter 28 Jan 2020, 15:30
Mais um que aguarda o Euromilhões para olhar para essas máquinas com olhos de ver.

@m84 Parabéns pela reportagem e pelos detalhes técnicos
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Ter 28 Jan 2020, 20:11
Não me levem a mal, mas se do ponto vista técnico esses relógios são muito interessantes, do ponto de vista estético não gosto nada. Talvez estando com um na mão mudasse de opinião, como diz o Lourenço, mas tenho as minhas sérias dúvidas.

Também é preciso haver vozes discordante para animar o fórum! Very Happy

PS - Já o “Porsche” não me importava nada de ter. Que coisa fantástica!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Ter 28 Jan 2020, 23:45
lightandtime escreveu:Não me levem a mal, mas se do ponto vista técnico esses relógios são muito interessantes, do ponto de vista estético não gosto nada. Talvez estando com um na mão mudasse de opinião, como diz o Lourenço, mas tenho as minhas sérias dúvidas.

Também é preciso haver vozes discordante para animar o fórum! Very Happy

PS - Já o “Porsche” não me importava nada de ter. Que coisa fantástica!

Levar a mal? Então porquê? Não há qualquer razão para tal, e acho saudável — e ainda bem — haver gostos diferenciados. Wink

Como disse no inicio do post, este relógio nunca chamou por mim, principalmente pela estética também. Gosto mais de vintage e coisas mais tradicionais. Aliás, disse o mesmo ao próprio Marco Borraccino quando tive a oportunidade de falar com ele. Mas de facto ao vivo, a minha opinião mudou (e claro que lhe disse isso também).
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Qua 29 Jan 2020, 10:20
Excelente tópico Thumbs Up @m84
Conteúdo patrocinado

singer - Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio Empty Re: Singer Reimagined — Quando um cronografo é um relógio

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos