Qual escolher, eis a questão
+6
Duca749
Tempus fugit
JPP
Miguel
Markku
SquareWatch
10 participantes
Qual dos dois escolheriam?
- SquareWatch
Qual escolher, eis a questão
Ter 11 Jun 2019, 10:58
Bom dia caros colegas.
Hoje venho pedir a vossa opinião/ajuda para escolher entre dois relógios, pois não me consigo decidir qual deles está em melhores condições.
Um deles (opção A) tem um mostrador "perfeito" mas os ponteiros das horas e dos minutos têm uma patina que me desagrada e o metal parecer ter alguma ferrugem.
A opção B tem um mostrador em pior estado mas uns ponteiros "perfeitos".
Esperar que surja um outro relógio que me agrade a 100% é um bocado arriscado, pois é difícil encontrar este modelo no estado 100% original.
Qual dos dois, na vossa opinião, está mais apelativo?
Muito obrigado,
Pedro C.
Hoje venho pedir a vossa opinião/ajuda para escolher entre dois relógios, pois não me consigo decidir qual deles está em melhores condições.
Um deles (opção A) tem um mostrador "perfeito" mas os ponteiros das horas e dos minutos têm uma patina que me desagrada e o metal parecer ter alguma ferrugem.
Esperar que surja um outro relógio que me agrade a 100% é um bocado arriscado, pois é difícil encontrar este modelo no estado 100% original.
Muito obrigado,
Pedro C.
- Markku
Re: Qual escolher, eis a questão
Ter 11 Jun 2019, 11:40
Eu escolhia a opção A e mandava restaurar os ponteiros, visto este relógio ter o mostrador em melhores condições.
Ter 11 Jun 2019, 13:40
SquareWatch escreveu:Bom dia caros colegas.
Muito obrigado,
Pedro C.
Tambem sou a favor da opção A.
Parece-me muito mais facil (e barato) restaurar o lume desses ponteiros (ou até mesmo trocar totalmente por uns semelhantes) do que restaurar um dial inteiro.
Mesmo para limpar dials é uma chatice às vezes, pq a dada altura podes estar a tirar a tinta das gravações.
Além disso o primeiro modelo trás um strap toda janota e uma publicidade da epoca. Fica um conjunto interessante.
- JPP
Ter 11 Jun 2019, 19:50
Eu também voto no do mostrador limpo! Chateia muito menos os ponteiros sujos do que o mostrador! E estou com o @Miguel, é muito mais fácil limpar os ponteiros!
- Tempus fugit
Ter 11 Jun 2019, 20:51
Opção A. O postal do Gagarin também está incluído? Isso era brutal!!!
- Duca749
Ter 11 Jun 2019, 23:22
Compra os dois, trocas os ponteiros e vendes o outro
- m84Moderador
Ter 11 Jun 2019, 23:22
Miguel escreveu:SquareWatch escreveu:Bom dia caros colegas.
Muito obrigado,
Pedro C.
Tambem sou a favor da opção A.
Parece-me muito mais facil (e barato) restaurar o lume desses ponteiros (ou até mesmo trocar totalmente por uns semelhantes) do que restaurar um dial inteiro.
Mesmo para limpar dials é uma chatice às vezes, pq a dada altura podes estar a tirar a tinta das gravações.
Além disso o primeiro modelo trás um strap toda janota e uma publicidade da epoca. Fica um conjunto interessante.
Estou com o @Miguel e os outros.
Alem de que o mostrador do B tem para lá uma dedada oxidada que me irrita bastante!
Na volta ainda consegues um baratinho mas bom para transplantares os ponteiros e ainda ficas com peças para futuro...
- Sansoni7
Qua 12 Jun 2019, 08:29
A comprar só um...opção A.
Bem, bem, era comprar os dois, «fazer» um só e vender o outro.
Bem, bem, era comprar os dois, «fazer» um só e vender o outro.
Qua 12 Jun 2019, 09:21
m84 escreveu:
Alem de que o mostrador do B tem para lá uma dedada oxidada que me irrita bastante!
Fazendo ponte com o tópico do Radium, a dedada foi alguem que decidiu colocar lá o dedo e "cheirar" se era mesmo Radium
- SquareWatch
Qua 12 Jun 2019, 15:51
Olá a todos!
Muito obrigado pela vossa ajuda.
Acabei de dar ordem de compra para o primeiro relógio e assim cometi a segunda loucura de 2019.
Nos últimos tempos este relógio, nestas condições e ainda mais sem ser "frankenstein", tornou-se raro no ocidente. Há 5 anos dava para comprar quase 3 pelo preço deste... porquê não comecei a coleccionar relógios mais cedo?
Sim, vem incluído com o relógio
Algumas curiosidades sobre este relógio, para quem possa não saber:
O modelo Shtúrmanskie / Штурманские (Navegador, em português) começou por ser produzido pela Primeira Fábrica de Relógios de Moscovo em 1949.Tendo sido produzidas duas versões:
Era um design exclusivo dos pilotos da Força Aérea Soviética, não estando disponível para outros ramos das forças armadas nem para o público em geral, pelo que foi produzido em quantidades limitadas. Embora posteriormente o mecanismo se tenha tornado comum e sido utilizado em relógios civis durante várias décadas.
Agora o que me vez desejar ter este relógio na minha colecção?
O facto de o tenente da força aérea Iuri Gagarin ter usado um igual no seu pulso no dia 12 de Abril de 1961. Quando a bordo da cápsula Vostok-3KA se tornou no primeiro Homem a visitar o espaço exterior e a completar uma órbita em trono da Terra.
Embora nunca tenha saído da cápsula Vostok, o Shtúrmanskie de 17 rubis foi o primeiro relógio de pulso que alguma vez esteve no espaço.
Relógio de Gagarin exposto no museu da Cidade das Estrelas (centro de treino dos cosmonautas russos perto de Moscovo).
Em 16 de Junho de 1963, Valentina Tereshkova tornou-se na primeira mulher a ir ao espaço e também ela usou o que parece ser um Shtúrmanskie de 17 rubis.
E assim dou início à minha jornada rumo às estrelas e ao icónico Speedmaster
Muito obrigado pela vossa ajuda.
Acabei de dar ordem de compra para o primeiro relógio e assim cometi a segunda loucura de 2019.
Nos últimos tempos este relógio, nestas condições e ainda mais sem ser "frankenstein", tornou-se raro no ocidente. Há 5 anos dava para comprar quase 3 pelo preço deste... porquê não comecei a coleccionar relógios mais cedo?
Tempus fugit escreveu:Opção A. O postal do Gagarin também está incluído? Isso era brutal!!!
Sim, vem incluído com o relógio
Algumas curiosidades sobre este relógio, para quem possa não saber:
O modelo Shtúrmanskie / Штурманские (Navegador, em português) começou por ser produzido pela Primeira Fábrica de Relógios de Moscovo em 1949.Tendo sido produzidas duas versões:
- com 15 rubis (entre 1949 e 1953/54);
- com 17 rubis (entre 1954 e inícios de 1960).
Era um design exclusivo dos pilotos da Força Aérea Soviética, não estando disponível para outros ramos das forças armadas nem para o público em geral, pelo que foi produzido em quantidades limitadas. Embora posteriormente o mecanismo se tenha tornado comum e sido utilizado em relógios civis durante várias décadas.
Agora o que me vez desejar ter este relógio na minha colecção?
O facto de o tenente da força aérea Iuri Gagarin ter usado um igual no seu pulso no dia 12 de Abril de 1961. Quando a bordo da cápsula Vostok-3KA se tornou no primeiro Homem a visitar o espaço exterior e a completar uma órbita em trono da Terra.
Embora nunca tenha saído da cápsula Vostok, o Shtúrmanskie de 17 rubis foi o primeiro relógio de pulso que alguma vez esteve no espaço.
Relógio de Gagarin exposto no museu da Cidade das Estrelas (centro de treino dos cosmonautas russos perto de Moscovo).
Em 16 de Junho de 1963, Valentina Tereshkova tornou-se na primeira mulher a ir ao espaço e também ela usou o que parece ser um Shtúrmanskie de 17 rubis.
E assim dou início à minha jornada rumo às estrelas e ao icónico Speedmaster
- hibeater
Qua 12 Jun 2019, 18:50
Fixe!
- JPP
Qua 12 Jun 2019, 18:55
Eu digo o mesmo! Porque raio não comecei eu a olhar para relógios há três anos atrás, quando um Breitling Top Time 814 custava 1.000 euros somente??
- Tempus fugit
Qua 12 Jun 2019, 21:58
Excelente aquisição @SquareWatch Já não são fáceis de encontrar.
Já agora acrescento que existem várias reedições deste Sturmanskie:
Edição comemorativa dos 30 anos do voo (33 mm - cal. Poljot 2456)
Edição comemorativa dos 40 anos do voo (33 mm - cal. Poljot 2609 - várias cores)
Edição comemorativa dos 50 anos do voo (38 mm - cal. Poljot 2609 - várias cores)
Edição comemorativa dos 50 anos do voo (tampa alternativa do fórum Hablemos de Relojes):
Reedição sem data (40 mm - cal. Poljot 2609 - várias cores)
Já agora acrescento que existem várias reedições deste Sturmanskie:
Edição comemorativa dos 30 anos do voo (33 mm - cal. Poljot 2456)
Edição comemorativa dos 40 anos do voo (33 mm - cal. Poljot 2609 - várias cores)
Edição comemorativa dos 50 anos do voo (38 mm - cal. Poljot 2609 - várias cores)
Edição comemorativa dos 50 anos do voo (tampa alternativa do fórum Hablemos de Relojes):
Reedição sem data (40 mm - cal. Poljot 2609 - várias cores)
- Sansoni7
Qui 13 Jun 2019, 08:17
Belíssima compra; parabéns.
- SquareWatch
Sáb 06 Jul 2019, 21:11
Finalmente já chegou !!!!!!
Relógio perfeito e quase 100% original.
Alguém teve a infeliz ideia de colocar um Lume novo em verde fluorescente nos ponteiros e depois lembrou-se de tentar emendar a burrada envelhecendo a cor no forno ou com café ou outra coisa qualquer .
Os ponteiros são os originais, mas estão muito oxidados. Tenho medo que eles se partam se os mandar arranjar. E arranjar uns ponteiros novos (originais) vai ser difícil e caro . Acho que vou ter de aprender a viver com isso.
Juntamente com o relógio veio o "famoso" postal. E para fazer "pendant" mandei vir também uma t-shirt alusiva ao tema.
Falta-me só uma correia nova.
Por acaso hoje a olhar para ela achei a parte de trás bastante interessante. Aqueles pinos são amovíveis, se calhar ainda a vou usar do avesso .
Relógio perfeito e quase 100% original.
Alguém teve a infeliz ideia de colocar um Lume novo em verde fluorescente nos ponteiros e depois lembrou-se de tentar emendar a burrada envelhecendo a cor no forno ou com café ou outra coisa qualquer .
Os ponteiros são os originais, mas estão muito oxidados. Tenho medo que eles se partam se os mandar arranjar. E arranjar uns ponteiros novos (originais) vai ser difícil e caro . Acho que vou ter de aprender a viver com isso.
Juntamente com o relógio veio o "famoso" postal. E para fazer "pendant" mandei vir também uma t-shirt alusiva ao tema.
Falta-me só uma correia nova.
Por acaso hoje a olhar para ela achei a parte de trás bastante interessante. Aqueles pinos são amovíveis, se calhar ainda a vou usar do avesso .
Sáb 06 Jul 2019, 21:30
SquareWatch escreveu:Finalmente já chegou !!!!!!
Será assim tão simples "tingir" lume ?
Está de facto impecável.
Conjunto muito porreiro e com todas as peças focadas no mesmo tema!
E esse detalhe da fotografia no pin da bracelete ?
- m84Moderador
Dom 07 Jul 2019, 22:54
Parabens! Parece muito bem mesmo, e o conjunto ficou muito porreiro :
Depois queremos ver mais fotos no pulso etc!
Os 'pinos' que o @SquareWatch diz, são aqueles bocados de metal visiveis no avesso da pulseira que são flexiveis o suficiente para abrir e fechar de modo a se poder utilizar em relogios com molas de asa fixas. Ou seja, onde as pusleira normais não dariam. É muito comun especilamente em relogios militares antigos.
Depois queremos ver mais fotos no pulso etc!
Miguel escreveu:
Está de facto impecável.
Os 'pinos' que o @SquareWatch diz, são aqueles bocados de metal visiveis no avesso da pulseira que são flexiveis o suficiente para abrir e fechar de modo a se poder utilizar em relogios com molas de asa fixas. Ou seja, onde as pusleira normais não dariam. É muito comun especilamente em relogios militares antigos.
Seg 08 Jul 2019, 00:21
m84 escreveu:Parabens! Parece muito bem mesmo, e o conjunto ficou muito porreiro :
Depois queremos ver mais fotos no pulso etc!Miguel escreveu:
Está de facto impecável.
Entendo.
Por acaso quando falei em "fotofrafia no pin" referia-me mesmo à fotografia que existe no "cracha"/pin que vem colado na bracelete militar branca da primeira foto, abaixo da zona onde fica o pino que referes @m84.
Os gajos não poupavam nas formas de propaganda
- SquareWatch
Seg 08 Jul 2019, 21:11
E lá acabei por virar a correia do avesso.
Uma solução à boa maneira russa... simples, barata e objectiva.
Não há cá floreados komerade!
O resultado foi o esperado e ficou perfeito, ninguém diria que está do avesso (a ponta branca não fica visível quando o relógio está no pulso).
Só houve um senão. O pin com a cara do Yuri Gagarin provoca um "abcesso" na lateral da correia o que não fica lá muito bem .
Não permite que a correia assente correctamente no pulso. O que dá um ar esquisito.
Acabei por a retirar e substituir por uma perlon para desenrascar e poder estrear o relógio.
Mas ele exige (merece) uma correia de couro à maneira.
Robusta e "macha" ao estilo russo
Uma solução à boa maneira russa... simples, barata e objectiva.
Não há cá floreados komerade!
O resultado foi o esperado e ficou perfeito, ninguém diria que está do avesso (a ponta branca não fica visível quando o relógio está no pulso).
Só houve um senão. O pin com a cara do Yuri Gagarin provoca um "abcesso" na lateral da correia o que não fica lá muito bem .
Não permite que a correia assente correctamente no pulso. O que dá um ar esquisito.
Acabei por a retirar e substituir por uma perlon para desenrascar e poder estrear o relógio.
Mas ele exige (merece) uma correia de couro à maneira.
Robusta e "macha" ao estilo russo
- JPP
Seg 08 Jul 2019, 21:16
Hehehe, BOA, agora só te falta um bigode à Estaline!
Mas o verso da bracelete fica com uma patine bem gira, experimenta pôr o relógio ao contrário, ficas com o absesso do outro lado do pulso!
Mas o verso da bracelete fica com uma patine bem gira, experimenta pôr o relógio ao contrário, ficas com o absesso do outro lado do pulso!
- Tempus fugit
Seg 08 Jul 2019, 21:39
Mas que bem que fica de perlon
(eu sou suspeito porque não acho muita piada ao tipo da pulseira original )
(eu sou suspeito porque não acho muita piada ao tipo da pulseira original )
- m84Moderador
Seg 15 Jul 2019, 22:41
Miguel escreveu:m84 escreveu:Parabens! Parece muito bem mesmo, e o conjunto ficou muito porreiro :
Depois queremos ver mais fotos no pulso etc!Miguel escreveu:
Está de facto impecável.
Entendo.
Por acaso quando falei em "fotofrafia no pin" referia-me mesmo à fotografia que existe no "cracha"/pin que vem colado na bracelete militar branca da primeira foto, abaixo da zona onde fica o pino que referes @m84.
Os gajos não poupavam nas formas de propaganda
Tens toda a razão @Miguel, percebi mal completamente a tua pergunta!
- podearroz
Dom 15 Set 2019, 20:15
Opção A. Acredito que seja mais acessível restaurar os ponteiros que o mostrador (falaram-me de 50 a 100€..)
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos