DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Os Dez Mandamentos do coleccionador de relógios antigos Empty Os Dez Mandamentos do coleccionador de relógios antigos

Sex 26 Mar 2021, 17:15
Os Dez Mandamentos do Coleccionador de relógios antigos


Estes são, na minha opinião, os Dez Mandamentos que todos os coleccionadores de relógios antigos devem seguir:



Paixão e respeito pela história e pelas histórias que cada peça carrega;


Pesquisar exaustivamente e obter o máximo conhecimento da história de cada marca e de cada peça. Só assim faz sentido a aquisição e propriedade de cada relógio;


Proteger e salvaguardar a todo o custo esta riqueza, este património que são os relógios de bolso antigos, pois quando se perde uma peça, também se perde um pedaço de história;


Cuidado no manuseamento. Uma vez que na maioria dos casos as peças têm mais de um e, nalguns casos, mais de dois séculos e até mais, todo o conjunto é muito frágil e qualquer movimento mais brusco pode causar danos irreparáveis nas peças;


Usar luvas macias durante o manuseio das peças para evitar oxidações das caixas e mecanismos que podem acontecer devido ao suor das mãos;


Armar a corda duas a três vezes por ano. O objectivo é que o óleo lubrificante não seque nas engrenagens;


Fazer uma revisão de manutenção, em relojoeiro especializado em reparação de relógios antigos, para limpeza e lubrificação, pelo menos de três em três anos;


Exibi-los em locais que dignifiquem a sua idade e a sua história. Estas extraordinárias peças guardadas em gavetas são um crime e tira-lhes a identidade;


O local de exposição deve ter a humidade controlada e isento de pó. A humidade e o pó são os maiores inimigos do relógio antigo;

10º
Por fim, dá-los a conhecer, partilhá-los em locais existentes para o efeito: fóruns, como este, grupos temáticos em plataformas online como o facebook, instagram ou whatsapp, tertúlias relojoeiras, etc., para que todos os possam admirar. Só assim faz sentido a sua posse.


"Um coleccionador é um depositário da história e de histórias"

m84, Sansoni7, SquareWatch e Nuno Graça gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Os Dez Mandamentos do coleccionador de relógios antigos Empty Re: Os Dez Mandamentos do coleccionador de relógios antigos

Sex 26 Mar 2021, 19:36
Concordo em absoluto com todos eles! Parece-me muito bem!

Claro que para o mandamento 2, é preciso ter tempo. Tenho muitas peças que aguardam por tempo para poder pesquisar sobre elas! Claro que nada como as tuas, mas ainda assim, todas têm história e/ou pormenores interessantes!

O 5, das luvas, não estou habituado a fazê-lo, mas hei-de começar ... mas não me parece que dê muito jeito. E, por outro lado, dá ideia que isso é mais importante nas peças mais valiosas e com mais de 100 anos, digo eu!

Já o 7 ..., é preciso ter uma reserva em euros que consigamos não estourar em peças novas!  Very Happy

floijdt gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Os Dez Mandamentos do coleccionador de relógios antigos Empty Re: Os Dez Mandamentos do coleccionador de relógios antigos

Sáb 27 Mar 2021, 12:39
Boas @floijdt estou completamente de acordo , e ainda acrescento o passar de conhecimento aos filhos tal como o entusiasmo em relação aos mesmos para saberem de tudo sobre eles para um dia mais tarde continuarem a cuidar deles . 

@JPP em relação ao uso de luvas é muito importante principalmente para os de Ouro e Prata , pois se fica uma dedada num e oxida e é muito difícil de tirar . 

E como alguém disse um dia " Nós não somos donos dos relógios cuidamos deles para os passar ás gerações vindouras"

floijdt e Sansoni7 gostam desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Os Dez Mandamentos do coleccionador de relógios antigos Empty Re: Os Dez Mandamentos do coleccionador de relógios antigos

Seg 29 Mar 2021, 08:58
Posso acrescentar mais um?

Aproveitar os relógios ( os de bolso e os de pulso), para fazer amigos e criar amizades.


___
Relativamente ao «dá-los a conhecer»...cada vez tenho mais medo .....

floijdt gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Os Dez Mandamentos do coleccionador de relógios antigos Empty Re: Os Dez Mandamentos do coleccionador de relógios antigos

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos