O Meu Primeiro Day-Date
+4
c0mpu73r
Sansoni7
Duca749
SquareWatch
8 participantes
- SquareWatch
O Meu Primeiro Day-Date
Dom 30 maio 2021, 20:20
Aaaaahhhhh!!!! Foram enganados.
Admitam lá. Quantos de vós pensaram que iam ver um "banal" Rolex?
Admitam lá. Quantos de vós pensaram que iam ver um "banal" Rolex?
Quem me dera que fosse um Rolex, mas até que é parecido: tem janela com dia do mês e da semana, ciplote e até um aro serrilhado!
Foi uma compra mais ou menos por impulso, pois o que eu queria mesmo era um Citizen Jet de 23 Jewels, de preferência um sem janela da data como este...
Mas como encontrei este "day-date" a um preço razoável, arrisquei e acabei por ganhar o leilão.
O que é que este, ou estes, Citizen têm de especial para os desejar?
Entre outras coisas o movimento, em especial o seu rotor incomum.
Já tinha um relógio automático com um rotor "bumper" (não necessariamente o da imagem), vários com um rotor "comum". Faltava um rotor circular e um micro rotor.
Um rotor "comum" à esquerda e um "bumper" à direita.
Vamos então às apresentações. O que foi que eu comprei?...
CitizenAutoDater Seven para40Mwater day-date
de Maio de 1964.
Como é possível prever pelo logótipo estilizado de um avião a jacto (Jet - em inglês), este relógio encontra-se equipado com um movimento Jet da Citizen. Mas o que é um movimento Jet?
O movimento Jet é um movimento automático "in-house" da Citizen. Aliás, é o segundo movimento automático desenvolvido por esta marca (o primeiro foi o cal. 3KA de 1958 a 1961), tendo sido produzido apenas entre Outubro de 1961 e 1967.
A grande particularidade do Jet é possuir uma massa oscilante circular, sem eixo central como nos rotores convencionais.
Os movimentos Jet agrupam-se em 3 famílias: os modelos 03xx que surgiram em Outubro de 1961, seguidos pelos 11xx (em Janeiro de 1962) e os 41xx (a partir de 1964). Sendo todos muito parecidos e operando a 18.000A/h, diferenciando-se apenas no número de rubis, na existência ou não de um mecanismo de ajuste rápido da data e julgo que também na capacidade de dar corda manualmente.
À esquerda um Super Jet (com 39 rubis) e à direita um "normal" Jet (com 19 rubis).
O meu veio equipado com o movimento 4111, 4112 ou 4113 (não são conhecidas diferenças entre eles),
com 19 rubis e indicação do dia e da data.
Quanto ao sistema de ajuste rápido da data, também é muito peculiar, pelo menos para mim.
Basta puxar a coroa para a posição 2 e empurrá-la de novo para a posição 1 para que o dia mude. Contudo é necessário alguma atenção, especialmente quando estamos a acerta a hora. Se puxarmos a coroa com muita força, ela pode passar da posição 1 para a 2 e inadvertidamente mudamos a data.
Mudar o dia da semana é algo mais aborrecido. Temos de usar o velho método de rodar sucessivamente o ponteiro das horas .
Como já foi referido, a Citizen produziu este movimento apenas durante 6 anos. Os rumores dizem que apesar de ser de qualidade superior, optaram por o substituir por um movimento mais tradicional (com um rotor de eixo central), por ser mais fácil e barato de produzir. Enquanto outra teoria aponta a crescente tendência do público por relógios mais finos, o que seria impossível de obter com este movimento de rotor circular.
Quanto ao termo ParaWater...
No início do século XX, relógios e água eram duas coisas que não combinavam lá muito bem. O simples acto de lavar as mãos requeria cuidados especiais, sendo sempre aconselhável retirar primeiro o relógio do pulso.
Por volta da década de 1920, os suíços resolveram este problema inventando e patenteando sistemas "water-resistance" para os seus relógios. Contudo, seria necessário esperar até 1959 para a Citizen se tornar no primeiro construtor japonês a produzir um relógio resistente à água, baptizado de ParaWater.
Citizen ParaWater de 1961.
O relógio era resistente à água apenas até uma profundidade de 50m, o que parece pouco nos dias de hoje, mas na altura no Japão só havia duas opções: relógios com protecção até 50m ou relógios sem nenhuma protecção.
A Citizen estava tão orgulhosa do seu feito, que em alguns modelos colocava o termo "ParaWater" no local de destaque onde habitualmente estaria o nome da marca.
Algures entre 1970 e 1973, a Citizen iria abandonar o "parawater" e optar pelo universalmente mais reconhecível "water resistent".
O relógio tem 39 mm de diâmetro, 48 mm de asa a asa e 12 mm de espessura. Já não estou habituado a relógios tão grandes . Mas de facto tem umas dimensões algo avantajadas para a época ou é impressão minha?
Obrigado.
Locutus sum
--- X x X ---
Algumas fontes de consulta:
https://sweep-hand.org/the-jet-automatic/
[url= https://vintagecitizenwatches.com/jet/]https://vintagecitizenwatches.com/jet/[/url]
https://vintagecitizenwatches.com/2015/08/24/citizen-auto-phynox-the-first-automatic-citizen/
https://vintagecitizenwatches.com/2014/11/02/citizen-parawater-the-parawater/
https://www.thewatchhand.com/news/citizen-parawater-the-first-ever-water-resistant-japanese-watch-revived-as-the-kuroshio-64/
[url= https://vintagecitizenwatches.com/jet/]https://vintagecitizenwatches.com/jet/[/url]
https://vintagecitizenwatches.com/2015/08/24/citizen-auto-phynox-the-first-automatic-citizen/
https://vintagecitizenwatches.com/2014/11/02/citizen-parawater-the-parawater/
https://www.thewatchhand.com/news/citizen-parawater-the-first-ever-water-resistant-japanese-watch-revived-as-the-kuroshio-64/
Sansoni7, bladerunner68 e Duca749 gostam desta mensagem
- Duca749
Re: O Meu Primeiro Day-Date
Dom 30 maio 2021, 21:18
Admito que fui enganado imaginei um "banal" Rolex.
Mas ainda bem que não é, pois assim fiquei a conhecer mais umas coisitas.
O relógio está impecável, terá sido restaurado, é que está num estado fantástico, não conhecia este modelo mas é muito giro, parabéns!
O relógio está impecável, terá sido restaurado, é que está num estado fantástico, não conhecia este modelo mas é muito giro, parabéns!
SquareWatch gosta desta mensagem
- SquareWatch
Dom 30 maio 2021, 22:52
Duca749 escreveu:Admito que fui enganado imaginei um "banal" Rolex.
No anúncio o vendedor só referiu que trocou o vidro e isso notasse pois o ciclope deveria ser maior , mas quem não sabe é como quem não vê, nem se repara.
Creio contudo que a caixa tenha sido polida e o aro tenha também sofrido algum tipo de restauro. Tem duas linhas finíssimas de cor acastanhada, dá a impressão que a dada altura se partiu por algum motivo e as partes voltaram a ser soldadas/coladas .
Quanto ao mostrador e aos ponteiros não encontro nada suspeito.
- Sansoni7
Seg 31 maio 2021, 08:16
Bonito! Obrigado pela «aula».
Seg 31 maio 2021, 08:53
Bem bonito e interessante do ponto de vista da coleção. Já tinha visto movimentos com micro-rotor mas com o sistema "bumper" é o primeiro.
Gostei do detalhe da Citizen o chamar de "Jet", sinal de como voar - em especial num jato na altura - era sinónimo de refinação. O logotipo está também muito bem conseguido.
Uma pequena questão, quando fala em leilões, é exatamente o quê? Ebay?
Obrigado!
Gostei do detalhe da Citizen o chamar de "Jet", sinal de como voar - em especial num jato na altura - era sinónimo de refinação. O logotipo está também muito bem conseguido.
Uma pequena questão, quando fala em leilões, é exatamente o quê? Ebay?
Obrigado!
- JPP
Seg 31 maio 2021, 11:12
@SquareWatch, quando tu compras um relógio, nós aprendemos sempre muito! E agradecemos muito também!!
Muito giro, desconhecia estes modelos da Citizen! São modelos a considerar, para quem gosta daqueles anos, que é o meu caso! Haja tempo e euros!
@c0mpu73r, este sistema do Citizen do @SquareWatch é um rotor circular, ou seja, o rotor não tem eixo central. O bumper é outro sistema, não é este, consiste num rotor que só gira 240 ou 170 graus (? não me lembro se são exatamente estes ângulos) e atua por bater de um lado e de outro, daí o nome.
Abraço
Muito giro, desconhecia estes modelos da Citizen! São modelos a considerar, para quem gosta daqueles anos, que é o meu caso! Haja tempo e euros!
@c0mpu73r, este sistema do Citizen do @SquareWatch é um rotor circular, ou seja, o rotor não tem eixo central. O bumper é outro sistema, não é este, consiste num rotor que só gira 240 ou 170 graus (? não me lembro se são exatamente estes ângulos) e atua por bater de um lado e de outro, daí o nome.
Abraço
m84, SquareWatch e c0mpu73r gostam desta mensagem
- Nuno Graça
Seg 31 maio 2021, 11:33
Parabéns @SquareWatch pela bela compra ,,, e mais uma vez obrigado pela maravilhosa apresentação deste menino e movimento .....
- SquareWatch
Seg 31 maio 2021, 22:18
Na maioria das vezes é no Ebay, mas neste caso foi no Catawiki.c0mpu73r escreveu:Uma pequena questão, quando fala em leilões, é exatamente o quê? Ebay?
c0mpu73r gosta desta mensagem
Qua 02 Jun 2021, 14:31
Realmente não conheço nada de relogios, pois nem sabia deste modelo, e mais um pouco de história a acompanhar, no fundo eu senti e acho que todos aqui tambem que fizemos parte dessa compra, pois o modelo em si ficou mais perto de nós.
- JPP
Qui 03 Jun 2021, 12:59
Paulo Rijo escreveu:Realmente não conheço nada de relogios, pois nem sabia deste modelo, e mais um pouco de história a acompanhar, no fundo eu senti e acho que todos aqui tambem que fizemos parte dessa compra, pois o modelo em si ficou mais perto de nós.
Giro dizeres isso, eu também já o tinha pensado! Quando o amigo @SquareWatch compra um relógio e o põe aqui, é como se todos nós ficássemos com um bocadinho dele também!
bladerunner68 e c0mpu73r gostam desta mensagem
- m84Moderador
Sáb 19 Jun 2021, 23:07
PArabens pela compra e pela partilha do post muito informativo!
A Citizen desta época tem coisas muito giras e interessantes. Tanto nos relógios mais clássicos, como nos mais desportivos. Acaba é por ser um pouco menos conhecida/falada que a Seiko, por exemplo. Tenho um ou outro debaixo da mira, mas nunca cheguei a atacar
A Citizen desta época tem coisas muito giras e interessantes. Tanto nos relógios mais clássicos, como nos mais desportivos. Acaba é por ser um pouco menos conhecida/falada que a Seiko, por exemplo. Tenho um ou outro debaixo da mira, mas nunca cheguei a atacar
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos