Seiko: Um novo rumo?
+4
Nunogoncalves
Sansoni7
nmfl
m84
8 participantes
Página 1 de 2 • 1, 2
- m84Moderador
Seiko: Um novo rumo?
Qui 07 Out 2021, 09:58
Akio Naito escreveu:“Seiko has become a brand of no clear identity, [...] ‘Everything for everybody’ ended up being ‘everything for nobody’. That has to be changed.”
Como muitos já devem ter percebido, sou fã da Seiko, uma marca com uma história super rica, e com invenções e desenvolvimentos tecnológicos incríveis. Mas confesso que já há algum tempo que ando um pouco 'desiludido' com os lançamentos da Seiko. Parece que têm andado disparar um pouco para todo o lado e com sorte lá acertam em alguma coisa. No meio disto, talvez por pressões de mercado etc, têm aumentado nitidamente os seus preços — eventualmente alienando alguma parte da sua clientela —, e não sei se com uma relação direta à qualidade...
Claro que eu tenho um viés, pois diria que sou mais fã dos modelos vintage no geral e dos divers também. No entanto, acho não deixo de ter um olhar critico e minimamente objectivo. Sou fã, mas quando é preciso criticar, também o faço sem problemas! Acho que faz parte.
Isto tudo para dizer que, embora não siga a parte empresarial deste nosso hobby, há coisas que não podemos ignorar pois podem ter influencia direta na nossa experiência do mesmo.
Recentemente vi uma noticia do Financial Times numa conta que sigo sobre a mudança de presidente na Seiko, que me chamou a atenção. O autor dessa conta exprimiu sentimentos semelhantes aos meus e fui ver o que era. Trata-se de um artigo sobre o novo presidente da Seiko, Akio Naito, e a sua opinião sobre a marca e o que acha que tem de ser feito.
Vai ser curioso seguir os desenvolvimentos e ver como se vão refletir na marca.
Para ler em: https://www.ft.com/content/eabf51ad-4f94-4c99-a873-068451fc75f4
nmfl, Nunogoncalves, Nuno Graça e Voltij gostam desta mensagem
- nmfl
Re: Seiko: Um novo rumo?
Qui 07 Out 2021, 10:16
Subscrevo o que disseste e também o que o presidente da Seiko diz. A Seiko é a minha marca favorita mas perdeu alguma identidade recentemente, aproximando-se perigosamente dos padrões "fashion watch" nalguns modelos.
E percebo por que motivo o faz, tem de vender unidades. Mas nalguns casos é muito forçado, por ex. com os "SK5s". Isso aliena os fãs antigos. Por exemplo, a Casio faz o mesmo (com a G-Shock, por exemplo), mas mantém sempre o mesmo rigor e os mesmos requisitos de qualidade de sempre. Até os G-Shocks mais "espalhafatosos" são máquinas de grande qualidade nos acabamentos e mantêm as características de sempre.
E percebo por que motivo o faz, tem de vender unidades. Mas nalguns casos é muito forçado, por ex. com os "SK5s". Isso aliena os fãs antigos. Por exemplo, a Casio faz o mesmo (com a G-Shock, por exemplo), mas mantém sempre o mesmo rigor e os mesmos requisitos de qualidade de sempre. Até os G-Shocks mais "espalhafatosos" são máquinas de grande qualidade nos acabamentos e mantêm as características de sempre.
m84, Nunogoncalves e Voltij gostam desta mensagem
- Sansoni7
Qui 07 Out 2021, 10:38
Por aqui, mais um fã da Seiko....já lá vão....mais de 40 anos.
Nunogoncalves e Voltij gostam desta mensagem
- Nunogoncalves
Qui 07 Out 2021, 10:42
Concordo com o @m84 e o @nmfle fico muito entusiasmado que a Seiko tenha um novo presidente que quer alterar o rumo.
Para mim, dentro da minha "vasta competência", há dois problemas: i) estão a disparar para todo o lado (ultra-luxo, luxo, middle market, e entrada) quando sempre foram uma escolha de excelência nos modelos entrada/middle-market; ii) têm apresentado, nos últimos anos, subidas de preços difíceis de entender, que me parece que vão contra o ADN da empresa, e, sobretudo, não acompanhadas de subidas de qualidade.
Os defeitos de controlo de qualidade, tipo índices e lunetas desalinhados, que são aceitáveis e até pitorescos num relógio de 100 ou 150 EUR, são inaceitáveis e incompreensíveis num relógio a bater nos 1000 EUR.
Tenho um único Seiko na minha coleção (que por acaso até estou a usar hoje ) do qual gosto muito, essencialmente pela estética, (o SPB155J1 Baby Alpinist), mas não me parece que vá comprar mais até a marca recomeçar a apresentar os traços identitários que já teve.
Para mim, dentro da minha "vasta competência", há dois problemas: i) estão a disparar para todo o lado (ultra-luxo, luxo, middle market, e entrada) quando sempre foram uma escolha de excelência nos modelos entrada/middle-market; ii) têm apresentado, nos últimos anos, subidas de preços difíceis de entender, que me parece que vão contra o ADN da empresa, e, sobretudo, não acompanhadas de subidas de qualidade.
Os defeitos de controlo de qualidade, tipo índices e lunetas desalinhados, que são aceitáveis e até pitorescos num relógio de 100 ou 150 EUR, são inaceitáveis e incompreensíveis num relógio a bater nos 1000 EUR.
Tenho um único Seiko na minha coleção (que por acaso até estou a usar hoje ) do qual gosto muito, essencialmente pela estética, (o SPB155J1 Baby Alpinist), mas não me parece que vá comprar mais até a marca recomeçar a apresentar os traços identitários que já teve.
m84, cuica, nmfl e Voltij gostam desta mensagem
- filipe cunha
Qui 07 Out 2021, 11:22
Por cá hoje tambem estou de seiko, só tenho um, comprado novo há +-3anos, +-50€ com portes gratis, com pouco uso, e funciona muito bem... agora estão mais caros.
Relógio masculino Seiko 5 militar automático com correia de nylon SNK803K2
Sansoni7 e Nunogoncalves gostam desta mensagem
- milhazes
Qui 07 Out 2021, 18:14
os Seiko sem duvida estão a ficar carotes, e com duvidoso controlo de qualidade ou acabamento pro preço praticado, é certo que não são rolex mas, basta dar uma vista de olhos pela gama "baixa" e os quartzos a rondar os €150 para cima, o que em parte me deixa um pouco decepcionado em relação ao preço qualidade da marca, mecânicos com alguma sorte na secção de despache de fim de "estação"...
alias nas micro brands é fácil de ver relógios a rondar os €70 a €250 mecânicos usando os NH35A a NH38/9...
alias ainda não pus de lado a opção de comprar peças e montar um "Seiko" Willard mod...
alias nas micro brands é fácil de ver relógios a rondar os €70 a €250 mecânicos usando os NH35A a NH38/9...
alias ainda não pus de lado a opção de comprar peças e montar um "Seiko" Willard mod...
- Sansoni7
Sex 08 Out 2021, 10:58
Sobre a/os Seiko
https://seikophd.com/2021/03/05/as-principais-falhas-atuais-da-seiko/
- Duca749
Sex 08 Out 2021, 11:55
Sansoni7 escreveu:Sobre a/os Seiko
Para mim há uma falha que falta aí também, e que me irrita particularmente que é o facto das braceletes metálicas serem muito ruidosas e com maus acabamentos.
Sansoni7 e Nunogoncalves gostam desta mensagem
- Nunogoncalves
Sex 08 Out 2021, 15:29
Duca749 escreveu:Sansoni7 escreveu:Sobre a/os Seiko
Para mim há uma falha que falta aí também, e que me irrita particularmente que é o facto das braceletes metálicas serem muito ruidosas e com maus acabamentos.
200% de acordo. Acho que já disse aqui que a minha chia.
- filipe cunha
Sex 08 Out 2021, 16:07
Ainda bem que a do meu é de nylonNunogoncalves escreveu:Duca749 escreveu:Sansoni7 escreveu:Sobre a/os Seiko
- milhazes
Sáb 09 Out 2021, 17:36
Nunogoncalves escreveu:Duca749 escreveu:Sansoni7 escreveu:Sobre a/os Seiko
um pouco de wd-40
Sansoni7 gosta desta mensagem
- Sansoni7
Seg 11 Out 2021, 08:46
Duca749 escreveu:Sansoni7 escreveu:Sobre a/os Seiko
Tenho um Seiko digital que terá cerca de 40 anos, com bracelete metálica...e já nessa altura não era grande coisa.....
- pfad
Ter 21 Dez 2021, 00:16
Para não estar a abrir outro tópico, partilho aqui as dúvidas que me assolaram recentemente:
Ao olhar para a montra duma relojoaria conhecida em Lisboa, os meus olhos caíram sobre a edição comemorativa dos 140 anos da Seiko, mais concretamente o SPB207J1. O que me cativou foi aquela tonalidade de verde escuro e as dimensões, que considero no limite do aceitável, até para um diver.
Depois vieram as dúvidas, algumas já aqui referidas: controlo de qualidade, bracelete sofrível.
Sendo um relógio na casa dos 1300€, não estará bastante inflacionado,tendo em conta os problemas acima expostos, a atual concorrência e o movimento usado? Nesta gama de preços não seria expectável usarem algo acima 6R35?
O que acham?
Ao olhar para a montra duma relojoaria conhecida em Lisboa, os meus olhos caíram sobre a edição comemorativa dos 140 anos da Seiko, mais concretamente o SPB207J1. O que me cativou foi aquela tonalidade de verde escuro e as dimensões, que considero no limite do aceitável, até para um diver.
Depois vieram as dúvidas, algumas já aqui referidas: controlo de qualidade, bracelete sofrível.
Sendo um relógio na casa dos 1300€, não estará bastante inflacionado,tendo em conta os problemas acima expostos, a atual concorrência e o movimento usado? Nesta gama de preços não seria expectável usarem algo acima 6R35?
O que acham?
- Nunogoncalves
Ter 21 Dez 2021, 09:19
Posso estar a dar um contributo pouco construtivo para a conversa, mas eu nunca compraria um Seiko por 1300 EUR.
Só em jeito de comparação, podendo até estar a querer comparar o que não é comparável, o meu Seiko SPB155J1 (Baby Alpinist) é em aço inoxidável, tem a mesma resistência à água (20 bar), tem o mesmo movimento 6R35, tem uma bracelete semi-aceitável (para Seiko, ver problemas acima) com fecho maquinado, e custou-me 590 EUR.
Esse que mostras tem uma luneta rotativa, que o meu não tem, mas, para mim, é mais um motivo de preocupação, visto que é mais uma oportunidade para alinhar mal os marcadores, coisa que a Seiko é conhecida por fazer repetidamente.
Just my 2 cents.
Só em jeito de comparação, podendo até estar a querer comparar o que não é comparável, o meu Seiko SPB155J1 (Baby Alpinist) é em aço inoxidável, tem a mesma resistência à água (20 bar), tem o mesmo movimento 6R35, tem uma bracelete semi-aceitável (para Seiko, ver problemas acima) com fecho maquinado, e custou-me 590 EUR.
Esse que mostras tem uma luneta rotativa, que o meu não tem, mas, para mim, é mais um motivo de preocupação, visto que é mais uma oportunidade para alinhar mal os marcadores, coisa que a Seiko é conhecida por fazer repetidamente.
Just my 2 cents.
- m84Moderador
Ter 21 Dez 2021, 11:18
pfad escreveu:Para não estar a abrir outro tópico, partilho aqui as dúvidas que me assolaram recentemente:
O que acham?
O que há acima do 6R35, e mais importante, quanto custa?
Nunogoncalves escreveu:Posso estar a dar um contributo pouco construtivo para a conversa, mas eu nunca compraria um Seiko por 1300 EUR.
Just my 2 cents.
Custou-te 590, mas o PVP é mais caro, não?
De qualquer forma, acho que o 'problema' aqui é mesmo que a Seiko tem vindo, ao longo dos últimos anos, a aumentar os preços sem que outros aspectos de qualidade venham acompanhados. Parece-me que querem se distinguir um pouco mais no mercado, e com as principais gamas (Presage, ProSpex etc) a terem níveis de preços distintos.
Mas parece-me que ainda andam um pouco baralhados, pois por exemplo, tens coisas que supostamente são ProSpex quando tem um aspecto e especificações muito banais para os standards que a marca diz.
- Duca749
Ter 21 Dez 2021, 12:14
É o que eu ando a dizer á muito, nos últimos anos a Seiko inflacionou os preços em produtos que claramente não têm a qualidade para esse nível de preço.
Acho que nós últimos anos a marca usou a boa reputação alcançada para faturar a torto e a direito, como se qualquer bufa que eles largassem cheirasse a rosas ao mercado, parece que o novo CEO pretende mudar isso, vamos ver nos próximos tempos.
Acho que nós últimos anos a marca usou a boa reputação alcançada para faturar a torto e a direito, como se qualquer bufa que eles largassem cheirasse a rosas ao mercado, parece que o novo CEO pretende mudar isso, vamos ver nos próximos tempos.
m84 gosta desta mensagem
- pfad
Ter 21 Dez 2021, 14:05
Na mesma altura, lançaram o SLA047 (um dito Marine Master de 300m), com o mecanismo 8L35 e a custar perto dos 3000€!m84 escreveu:pfad escreveu:Para não estar a abrir outro tópico, partilho aqui as dúvidas que me assolaram recentemente:
O que acham?
Acredito que a bracelete e os acabamentos em geral estejam uns furos acima...
- Nunogoncalves
Ter 21 Dez 2021, 15:30
m84 escreveu:
Custou-te 590, mas o PVP é mais caro, não?
Sim, julgo que era perto dos 700 mas apanhei uma promoção, durante o Natal do ano passado, num vendedor italiano do Chrono24.
- m84Moderador
Ter 21 Dez 2021, 15:33
pfad escreveu:Na mesma altura, lançaram o SLA047 (um dito Marine Master de 300m), com o mecanismo 8L35 e a custar perto dos 3000€!m84 escreveu:pfad escreveu:Para não estar a abrir outro tópico, partilho aqui as dúvidas que me assolaram recentemente:
O que acham?
Acredito que a bracelete e os acabamentos em geral estejam uns furos acima...
Exacto.
Portanto, o que queres: um relógio com PVP de 1300eur mas com características de um relógio a 3000eur, ou um PVP mais baixo num relógio com a mesmas características de um a 1300eur?
- pfad
Ter 21 Dez 2021, 15:47
Não sei se percebi totalmente o teu raciocínio...
Consideras o SPB207 muito inflacionado para custar 1300€, certo?
E quanto ao SLA047, achas também que não oferece aquilo que pedem e que devia custar 1300€, em vez de 3000€, é isso?
E quanto ao SLA047, achas também que não oferece aquilo que pedem e que devia custar 1300€, em vez de 3000€, é isso?
- m84Moderador
Ter 21 Dez 2021, 15:54
pfad escreveu:Não sei se percebi totalmente o teu raciocínio...
Eu não acho nada. Apenas estou a tentar perceber o teu raciocínio em relação ao teu post acima.
Escreveste que tens um SPB a 1300 que achas caro e que podia ser melhor, mas o passo acima é o SLA a 3000, e que já achas caro demais. Eu pergunto apenas qual seria então o resultado ideal para ti nesta situação.
Atenção, eu não estou a discordar com o que dizem no tópico, apenas estou a tentar fazer-me de advogado do diabo e a tentar manter alguma objectividade e uma linha base nos parâmetros discussão
- pfad
Ter 21 Dez 2021, 16:20
Eu não sei se cada um destes PVP é caro...m84 escreveu:Escreveste que tens um SPB a 1300 que achas caro e que podia ser melhor, mas o passo acima é o SLA a 3000, e que já achas caro demais. Eu pergunto apenas qual seria então o resultado ideal para ti nesta situação.
Apenas vim aqui perguntar se, face ao que oferece e face ao que existe na concorrência em cada um destes patamares, a Seiko não se estará a esticar nos preços que está a pedir por estas edições comemorativas...
Pouco percebo deste hobby mas compreendo que existem fatores +/- objetivos que podem influenciar o preço de um relógio: mecanismo, materiais usados, acabamentos, controlo de qualidade, etc.
Como leigo que sou, nunca me passaria pela cabeça dar 3000€ por um Seiko! Mas, se calhar, existem motivos (objetivos ou subjetivos) para a marca estar a pedir estes valores... É esta a minha dúvida.
- m84Moderador
Ter 21 Dez 2021, 22:10
Isso são as perguntas que todos nós fazemos! Vale ou não vale o preço pedido, o que consigo pelo o mesmo valor, porquê etc etc.
É cliché, mas cada um é que sabe o valor que atribui a determinado produto e o que está confortável em pagar.
Tens por exemplo alguns Astron a custarem +2500Eur (por ex. SSH063J1) como também tens G-Shock a custarem isso ou mais (por ex. MRGB2000R-1A)... e eu fico a pensar quem é que compra estes relógios a estes preços?!
Por outro lado, eu tenho um MM300 dos originais, o SBDX001 que comprei usado, mas o PVP na altura (em produção anos 2000 - 2015) era bem abaixo dos 2500Eur. Estamos a falar de um relógio com um design muito especifico e com mecanismo 8L35 que dizem ser uma versão não decorada do 9S da Grand Seiko da altura. E nos dias de hoje, comparado com os equivalentes desse (os variados SLAx), e algumas das reedições como do 'Willard' ou do '62Mas', acho uma pechincha, é ridículo!
Como disse acima, não acho que seja um problema de edições comemorativas, mas sim de estratégia de mercado geral. Eles subiram bastante os preços, mas algumas coisas não acompanharam. E um dos grandes problemas e 'barreiras' da Seiko, é que para a grande maioria das pessoas, a marca não 'vale' 4 dígitos, pois estão habituados aos Seiko5 de 50-100Eur, pois é o que conhecem da marca. Daí o choque. Daí o novo presidente querer mudar as coisas...
Isto é um tema com pano para mangas!
É cliché, mas cada um é que sabe o valor que atribui a determinado produto e o que está confortável em pagar.
Tens por exemplo alguns Astron a custarem +2500Eur (por ex. SSH063J1) como também tens G-Shock a custarem isso ou mais (por ex. MRGB2000R-1A)... e eu fico a pensar quem é que compra estes relógios a estes preços?!
Por outro lado, eu tenho um MM300 dos originais, o SBDX001 que comprei usado, mas o PVP na altura (em produção anos 2000 - 2015) era bem abaixo dos 2500Eur. Estamos a falar de um relógio com um design muito especifico e com mecanismo 8L35 que dizem ser uma versão não decorada do 9S da Grand Seiko da altura. E nos dias de hoje, comparado com os equivalentes desse (os variados SLAx), e algumas das reedições como do 'Willard' ou do '62Mas', acho uma pechincha, é ridículo!
Como disse acima, não acho que seja um problema de edições comemorativas, mas sim de estratégia de mercado geral. Eles subiram bastante os preços, mas algumas coisas não acompanharam. E um dos grandes problemas e 'barreiras' da Seiko, é que para a grande maioria das pessoas, a marca não 'vale' 4 dígitos, pois estão habituados aos Seiko5 de 50-100Eur, pois é o que conhecem da marca. Daí o choque. Daí o novo presidente querer mudar as coisas...
- Nunogoncalves
Qua 22 Dez 2021, 19:52
E um dos grandes problemas e 'barreiras' da Seiko, é que para a grande maioria das pessoas, a marca não 'vale' 4 dígitos, pois estão habituados aos Seiko5 de 50-100Eur, pois é o que conhecem da marca. Daí o choque. Daí o novo presidente querer mudar as coisas...
Eu, pessoalmente, não tenho nada contra os movimentos "upmarket" que as marcas realizam. Aliás, foi um desses movimentos em massa que salvou a indústria suíça depois da crise do quartzo. Agora, esse novo posicionamento não pode ser só em preço.
Por princípio, também não tenho nada contra pagar 4 dígitos por um Seiko, mas tenho contra pagar 4 dígitos por um relógio com mau controlo de qualidade, movimentos meio rafeiros e braceletes assim-assim.
Nestas situações, acho que é sempre a marca que tem que mostrar que vale 4 dígitos e não os consumidores que têm de mudar o seu mindset sobre a marca. Até porque os Seiko de 50-100 EUR (que também já tive), ao contrário dos seus irmãos mais caros, são excelentes propostas de valor e excelentes referência da marca.
m84 gosta desta mensagem
- m84Moderador
Qui 23 Dez 2021, 10:27
Concordo plenamente com o que dizes Nuno, em especial sobre ser a marca a provar que vale o aumento e não os consumidores que têm que mudar o mindset.
Uma analogia um pouco fora: há uns tempos tive 2 apps no telefone que eram bastante boas na versão gratuita, tinham tudo que precisava. De repente, após um update, fiquei sem algumas das funcionalidades que estava habituado. Reclamei com um argumento de que não se deve fazer um 'downgrade' do produto e cobrar mais por isso (em especial se os utilizadores já estão mais que habituados), mas sim acrescentar mais-valias, e o acesso às mesmas, mediante um upgrade na conta. Parece-me lógico.
Uma analogia um pouco fora: há uns tempos tive 2 apps no telefone que eram bastante boas na versão gratuita, tinham tudo que precisava. De repente, após um update, fiquei sem algumas das funcionalidades que estava habituado. Reclamei com um argumento de que não se deve fazer um 'downgrade' do produto e cobrar mais por isso (em especial se os utilizadores já estão mais que habituados), mas sim acrescentar mais-valias, e o acesso às mesmas, mediante um upgrade na conta. Parece-me lógico.
Nunogoncalves gosta desta mensagem
Página 1 de 2 • 1, 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos