Manutenção e reparo de Seikos automáticos
+5
JPP
Sansoni7
m84
Duca749
rp1972
9 participantes
- rp1972
Manutenção e reparo de Seikos automáticos
Ter 15 Mar 2022, 19:52
Boa tarde , resolvi fazer uma pequena coleção de divers da Seiko enquanto se conseguem encontrar a preço razoável , estou para receber um sxk007 , um 4205 e um skx031 , o primeiro e o segundo pelo que sei precisam de manutenção , limpeza , etc e o terceiro está a adiantar-se uns minutos por dia , a minha intenção quando os comprei foi fazer o upgrade dos skx para Nh36 e o do 4205 para o nh05 o que do ponto vista prático é excelente já que hacking e corda manual digamos que é Standart hoje em dia mas pelo outro lado os relógios vão desvalorizar com as alterações pelo estou a ponderar pedir que alguém me veja os relógios e manter os movimentos originais , que dizem ? Aconselham-me alguém na zona do Porto / Gaia ou outra pessoa a quem possa enviar por correio que pratique preços razoáveis , obrigado
- Duca749
Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos
Ter 15 Mar 2022, 21:23
Se for para o teu uso pessoal e vês mais valias nos upgrades dos movimentos, não vejo qual é o mal, caso no futuro pretendas vender algum deles podes sempre reverter e colocar com o movimento de origem.
m84 e rp1972 gostam desta mensagem
- m84Moderador
Ter 15 Mar 2022, 22:55
Olá, acho que o @Duca749 disse e bem, se és tu que vais usar, faz o que te faz sentido. Não será uma troca irreversivel, e por isso o 'valor' não fica perdido.
Quanto a relojoeiros, qualquer que se preze consegue mexer nisso. São mecanismos simples e robustos que já tem largos sanos de mercado. Não te posso recomendar diretamente na tua zona (não sou daí) mas sei que temos bastante malta do Porto e arredores por aqui.
Em contrapartida, podes dar uma vista de olhos no site do IPR que dispõe de um diretorio de relojoeiros espalhados pelo país: https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/relojoeiros
Quanto a relojoeiros, qualquer que se preze consegue mexer nisso. São mecanismos simples e robustos que já tem largos sanos de mercado. Não te posso recomendar diretamente na tua zona (não sou daí) mas sei que temos bastante malta do Porto e arredores por aqui.
Em contrapartida, podes dar uma vista de olhos no site do IPR que dispõe de um diretorio de relojoeiros espalhados pelo país: https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/relojoeiros
rp1972 gosta desta mensagem
- Sansoni7
Qua 16 Mar 2022, 11:10
Sugestão:
Porto....Paulo Correia junto ao parque das Cardosas, no 3º andar, por cima de uma relojoaria.
Gaia...Ourivesaria Belora no Canidelo...Mestre Ferreira.
Porto....Paulo Correia junto ao parque das Cardosas, no 3º andar, por cima de uma relojoaria.
Gaia...Ourivesaria Belora no Canidelo...Mestre Ferreira.
filipe cunha e rp1972 gostam desta mensagem
- rp1972
Qua 16 Mar 2022, 16:52
Valeu pessoal , obrigado
- rp1972
Qua 16 Mar 2022, 16:55
Só por curiosidade e para não ficar mal , dependendo do sítio quanto é que pode ficar em média uma revisão de um relógio , limpeza e lubrificação ? Um valor mais ou menos , isto dos relógios é um hobby recente ,j estou mesmo às nora em termos de valores e neste caso se for uma coisa dispendiosa mais vale avançar logo para a troca dos movimentos
- JPP
Qui 17 Mar 2022, 08:25
@rp1972, depende de facto dos locais! Aqui em Lisboa, há quem leve 70 euros por uma revisão, é o normal, digo eu, ou até podem levar mais. Mas os relojoeiros de locais "menos centrais" levam 30! Claro que depois há as peças que acrescem ao valor da revisão! E raramente um relógio não precisa de levar uma qualquer peça!
Nota: desconheço os preços dos locais aqui indicados, os que referi são os preços que eu conheço!
Nota: desconheço os preços dos locais aqui indicados, os que referi são os preços que eu conheço!
- rp1972
Qui 17 Mar 2022, 09:10
JPP escreveu:@rp1972, depende de facto dos locais! Aqui em Lisboa, há quem leve 70 euros por uma revisão, é o normal, digo eu, ou até podem levar mais. Mas os relojoeiros de locais "menos centrais" levam 30! Claro que depois há as peças que acrescem ao valor da revisão! E raramente um relógio não precisa de levar uma qualquer peça!
Era esse o meu medo , sendo assim fica provavelmente mais barato colocar os movimentos novos , guardo os velhos como foi sugerido e de futuro logo se vê , grato
- JPP
Qui 17 Mar 2022, 09:25
rp1972 escreveu:JPP escreveu:@rp1972, depende de facto dos locais! Aqui em Lisboa, há quem leve 70 euros por uma revisão, é o normal, digo eu, ou até podem levar mais. Mas os relojoeiros de locais "menos centrais" levam 30! Claro que depois há as peças que acrescem ao valor da revisão! E raramente um relógio não precisa de levar uma qualquer peça!
Era esse o meu medo , sendo assim fica provavelmente mais barato colocar os movimentos novos , guardo os velhos como foi sugerido e de futuro logo se vê , grato
Bom, mas antes de tomares decisões, nada melhor do que consultares em primeiro os locais indicados, para saber quanto levam!
Em todo o caso, também te digo: pessoalmente, eu nunca trocaria um movimento original de um relógio por outro, nem tem a ver com a questão do valor, pois isso depois reverte-se em caso de querer vender, tem a ver, sim, com o facto de andar com um franken no pulso, mesmo que o movimento seja da mesma marca! Mas pronto, é só a minha opinião!
- rp1972
Qui 17 Mar 2022, 09:44
JPP escreveu:rp1972 escreveu:JPP escreveu:@rp1972, depende de facto dos locais! Aqui em Lisboa, há quem leve 70 euros por uma revisão, é o normal, digo eu, ou até podem levar mais. Mas os relojoeiros de locais "menos centrais" levam 30! Claro que depois há as peças que acrescem ao valor da revisão! E raramente um relógio não precisa de levar uma qualquer peça!
Bom, mas antes de tomares decisões, nada melhor do que consultares em primeiro os locais indicados, para saber quanto levam!
Em todo o caso, também te digo: pessoalmente, eu nunca trocaria um movimento original de um relógio por outro, nem tem a ver com a questão do valor, pois isso depois reverte-se em caso de querer vender, tem a ver, sim, com o facto de andar com um franken no pulso, mesmo que o movimento seja da mesma marca! Mas pronto, é só a minha opinião!
Percebo perfeitamente, penso que todo o pessoal mais purista pensa assim , vamos ver , os relógios ainda não chegaram , pode ser que nem precisem de grande coisa , depois logo decido
JPP gosta desta mensagem
- VS
Qui 17 Mar 2022, 18:30
@rp1972, atenção que a troca de movimentos não é tirar um e meter outro, as tiges provavelmente precisam de ser alteradas e os buracos onde encaixam os pinos dos mostradores não ficam todos no mesmo sítio o que pode levar a cortar os actuais e soldar outros, além disso a caixa pode não ter altura e espaçadores para o novo movimento. Os relógios não são desenhados para upgrades, se assim fosse era um maravilha. O que existe é modding, mas isso é diferente. Tudo se faz, mas não me parece que aquilo q queres seja trivial e barato.
JPP e rp1972 gostam desta mensagem
- rp1972
Qui 17 Mar 2022, 19:45
@VS , obrigado , segundo li no 4205 é uma troca directa , não sei se haverá alguma coisa mais, mas nada que não se possa resolver ou assim espero , o nh05 ficou-me baratissimo e esse é quase certo que vou mudar , quanto ao skx007 é um projecto que tem ali dois pormenores que tem a ver com a troca do disco do dia da semana do 7s26 para o Nh36 , ainda não percebi se é apenas no modelo das 3.0 ou se também no das 3.8 precisa de mudar, é provável que seja necessário nos dois e vai ainda precisar de uma coroa nova aftermarket compatível com o Nh36 , de resto é uma troca directa , o mecanismo tem exactamente o mesmo tamanho , utiliza os mesmos ponteiros e mostrador , no caso do skx031 presumo que seja a mesma situação do skx007 mas penso que não seja necessário mudar o disco porque é um movimento às 3.0,.
Resumindo, as coisas podem correr mal, mas se não voar nada penso que consigo até porque já tenho alguma experiência a montar o NH35A e o NH36 em alguns projectos que fiz para mim com peças aftermarket , de qualquer maneira agradeço o cuidado , se o fizer posto aqui no fórum passo a passo
Resumindo, as coisas podem correr mal, mas se não voar nada penso que consigo até porque já tenho alguma experiência a montar o NH35A e o NH36 em alguns projectos que fiz para mim com peças aftermarket , de qualquer maneira agradeço o cuidado , se o fizer posto aqui no fórum passo a passo
JPP e VS gostam desta mensagem
- rp1972
Qui 17 Mar 2022, 20:28
Atenção que não disse que o trabalho era caro ou barato , tenho muito respeito por quem trabalha bem em relojoaria , agora o que estou é a por os pratos na balança , se posso colocar um movimento novo que tem corda manual e hacking , portanto mais moderno ainda por cima fiável e com excelente reputação e gastar mais ou menos o mesmo fazendo eu o trabalho será se calhar melhor do que fazer revisão a um mecanismo mais antigo que não tem as coisas que estou habituado , até um Vostok que tenho aqui com 20 anos tem corda manual
- m84Moderador
Sex 18 Mar 2022, 10:42
E agora pergunto, como sabes se esses mecanismos 'novos' estão bons e não precisam de uma revisão?
- Duca749
Sex 18 Mar 2022, 11:40
Ora aí está uma coisa que também já me tinha passado pela cabeça, ao comprar um mecanismo ele vem com a indicação do ano de montagem?m84 escreveu:E agora pergunto, como sabes se esses mecanismos 'novos' estão bons e não precisam de uma revisão?
Nunca comprei nenhum, mas se vamos comprar um que foi montado á 3 ou 4 anos os óleos já não estão se calhar na sua melhor condição.
- Nuno Graça
Sex 18 Mar 2022, 11:54
Boas @Duca749 é isso mesmo ,,, e quando compras um relogio que já está há uns anos na loja também devemos mandar fazer a revisão , apesar de normalmente o dono da loja dizer que está tudo bem !!!! na verdade não está , pois já estiveram na montra a apanhar calor por varias vezes na maioria deles ,,, e claro que se não fizermos uma revisão mais tarde vem a fatura para pagar ...
- Sansoni7
Sex 18 Mar 2022, 11:59
rp1972 escreveu:Só por curiosidade e para não ficar mal , dependendo do sítio quanto é que pode ficar em média uma revisão de um relógio , limpeza e lubrificação ? Um valor mais ou menos , isto dos relógios é um hobby recente ,j estou mesmo às nora em termos de valores e neste caso se for uma coisa dispendiosa mais vale avançar logo para a troca dos movimentos
Passa nos relojoeiros que referi com os relógios e pergunta preços...será melhor, antes de te decidires.
rp1972 gosta desta mensagem
- rp1972
Sex 18 Mar 2022, 16:44
Pois , chegaram hoje dois , o skx007 e o 4205 , o skx está aparentemente a funcionar bem , o 4205 tem ali algum atraso que só amanhã vou perceber a relevância , posso inclusive tentar regular a coisa se for um atraso igual todos os dias , se não for muito nem mexo , mas sim , têm razão , não sei se tenho coragem de mudar os mecanismos , o 4205 é um relógio muito giro que nunca tinha visto , babei com os dois , logo se vê , obrigado a todos
c0mpu73r gosta desta mensagem
Seg 21 Mar 2022, 14:21
rp1972 escreveu:Pois , chegaram hoje dois , o skx007 e o 4205 , o skx está aparentemente a funcionar bem , o 4205 tem ali algum atraso que só amanhã vou perceber a relevância , posso inclusive tentar regular a coisa se for um atraso igual todos os dias , se não for muito nem mexo , mas sim , têm razão , não sei se tenho coragem de mudar os mecanismos , o 4205 é um relógio muito giro que nunca tinha visto , babei com os dois , logo se vê , obrigado a todos
A ver se chego a tempo.
Como ex-dono de um skx007 (já o passei à geração seguinte), a revisão efetuada num relojoeiro acreditado foi 75€, incluindo a reparação do automático que não estava a funcionar convenientemente.
O 007 já é considerado um "clássico", tendo-se valorizado imenso. Quando o comprei não chegou a 100€ via ebay espanhol, agora... novo, é quase mais 500%!
Sobre o upgrade, pessoalmente não o faria. Não é questão de "purismo", mas porque existem "n" alternativas económicas com o NH que pergunto se vale a pena corromper um relógio como um SKX.
JPP e rp1972 gostam desta mensagem
- rp1972
Seg 21 Mar 2022, 21:51
Viva , como disse os relógios estão a funcionar bem , não há necessidade de fazer nada no momento , o skx031 ainda está na alfândega e já acabei por concordar que seria uma pena estar ali a mexer apesar de todas as modificações serem reversíveis , de futuro logo vejo , até porque há muito material aftermarket onde posso fazer isso e divertir-me , os originais para já ficam originais , obrigado
JPP gosta desta mensagem
- milhazes
Seg 21 Mar 2022, 22:17
venho adicionar a relojoaria "tempo minucioso" do Sr João, o homem teve paciência para mim é procurado tanto quanto sei pelas revisões/reparações não tenho até a presente data razão de queixa como 1º contacto e cliente, segundo os mais entendidos na materia por aqui Seikos é com ele aqui no Porto...
Sansoni7, JPP e rp1972 gostam desta mensagem
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos