DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Ter 15 Mar 2022, 19:52
Boa tarde , resolvi fazer uma pequena coleção de divers da Seiko enquanto se conseguem encontrar a preço razoável , estou para receber um sxk007 , um 4205 e um skx031 , o primeiro e o segundo pelo que sei precisam de manutenção , limpeza , etc  e o terceiro está a adiantar-se uns minutos por dia , a minha intenção quando os comprei foi fazer o upgrade dos skx para Nh36 e o do 4205 para o nh05 o que do ponto vista prático é excelente já que hacking e corda manual digamos que é Standart hoje em dia  mas pelo outro lado os relógios vão desvalorizar com as alterações pelo estou a ponderar pedir que alguém me veja os relógios e manter os movimentos originais , que dizem ? Aconselham-me alguém na zona do Porto / Gaia ou outra pessoa a quem possa enviar por correio que pratique preços razoáveis , obrigado
Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Ter 15 Mar 2022, 21:23
Se for para o teu uso pessoal e vês mais valias nos upgrades dos movimentos, não vejo qual é o mal, caso no futuro pretendas vender algum deles podes sempre reverter e colocar com o movimento de origem.

m84 e rp1972 gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Ter 15 Mar 2022, 22:55
Olá, acho que o @Duca749 disse e bem, se és tu que vais usar, faz o que te faz sentido. Não será uma troca irreversivel, e por isso o 'valor' não fica perdido.

Quanto a relojoeiros, qualquer que se preze consegue mexer nisso. São mecanismos simples e robustos que já tem largos sanos de mercado. Não te posso recomendar diretamente na tua zona (não sou daí) mas sei que temos bastante malta do Porto e arredores por aqui.

Em contrapartida, podes dar uma vista de olhos no site do IPR que dispõe de um diretorio de relojoeiros espalhados pelo país: https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/relojoeiros

rp1972 gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Qua 16 Mar 2022, 11:10
Sugestão:
Porto....Paulo Correia junto ao parque das Cardosas, no 3º andar, por cima de uma relojoaria.
Gaia...Ourivesaria Belora no Canidelo...Mestre Ferreira.

filipe cunha e rp1972 gostam desta mensagem

rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Qua 16 Mar 2022, 16:52
Valeu pessoal , obrigado
rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Qua 16 Mar 2022, 16:55
Só por curiosidade e para não ficar mal , dependendo do sítio quanto é que pode ficar em média uma revisão de um relógio , limpeza e lubrificação ? Um valor mais ou menos , isto dos relógios é um hobby recente ,j estou mesmo às nora em termos de valores e neste caso se for uma coisa dispendiosa mais vale avançar logo para a troca dos movimentos
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Qui 17 Mar 2022, 08:25
@rp1972, depende de facto dos locais! Aqui em Lisboa, há quem leve 70 euros por uma revisão, é o normal, digo eu, ou até podem levar mais. Mas os relojoeiros de locais "menos centrais" levam 30! Claro que depois há as peças que acrescem ao valor da revisão! E raramente um relógio não precisa de levar uma qualquer peça!

Nota: desconheço os preços dos locais aqui indicados, os que referi são os preços que eu conheço!
rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Qui 17 Mar 2022, 09:10
JPP escreveu:@rp1972, depende de facto dos locais! Aqui em Lisboa, há quem leve 70 euros por uma revisão, é o normal, digo eu, ou até podem levar mais. Mas os relojoeiros de locais "menos centrais" levam 30! Claro que depois há as peças que acrescem ao valor da revisão! E raramente um relógio não precisa de levar uma qualquer peça!

Nota: desconheço os preços dos locais aqui indicados, os que referi são os preços que eu conheço!

Era esse o meu medo , sendo assim fica provavelmente mais barato colocar os movimentos novos , guardo os velhos como foi sugerido e de futuro logo se vê , grato 👍
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Qui 17 Mar 2022, 09:25
rp1972 escreveu:
JPP escreveu:@rp1972, depende de facto dos locais! Aqui em Lisboa, há quem leve 70 euros por uma revisão, é o normal, digo eu, ou até podem levar mais. Mas os relojoeiros de locais "menos centrais" levam 30! Claro que depois há as peças que acrescem ao valor da revisão! E raramente um relógio não precisa de levar uma qualquer peça!

Nota: desconheço os preços dos locais aqui indicados, os que referi são os preços que eu conheço!

Era esse o meu medo , sendo assim fica provavelmente mais barato colocar os movimentos novos , guardo os velhos como foi sugerido e de futuro logo se vê , grato 👍

Bom, mas antes de tomares decisões, nada melhor do que consultares em primeiro os locais indicados, para saber quanto levam!  Wink

Em todo o caso, também te digo: pessoalmente, eu nunca trocaria um movimento original de um relógio por outro, nem tem a ver com a questão do valor, pois isso depois reverte-se em caso de querer vender, tem a ver, sim, com o facto de andar com um franken no pulso, mesmo que o movimento seja da mesma marca! Mas pronto, é só a minha opinião!  Wink
rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Qui 17 Mar 2022, 09:44
JPP escreveu:
rp1972 escreveu:
JPP escreveu:@rp1972, depende de facto dos locais! Aqui em Lisboa, há quem leve 70 euros por uma revisão, é o normal, digo eu, ou até podem levar mais. Mas os relojoeiros de locais "menos centrais" levam 30! Claro que depois há as peças que acrescem ao valor da revisão! E raramente um relógio não precisa de levar uma qualquer peça!

Nota: desconheço os preços dos locais aqui indicados, os que referi são os preços que eu conheço!

Era esse o meu medo , sendo assim fica provavelmente mais barato colocar os movimentos novos , guardo os velhos como foi sugerido e de futuro logo se vê , grato 👍

Bom, mas antes de tomares decisões, nada melhor do que consultares em primeiro os locais indicados, para saber quanto levam!  Wink

Em todo o caso, também te digo: pessoalmente, eu nunca trocaria um movimento original de um relógio por outro, nem tem a ver com a questão do valor, pois isso depois reverte-se em caso de querer vender, tem a ver, sim, com o facto de andar com um franken no pulso, mesmo que o movimento seja da mesma marca! Mas pronto, é só a minha opinião!  Wink

Percebo perfeitamente, penso que todo o pessoal mais purista pensa assim , vamos ver , os relógios ainda não chegaram , pode ser que nem precisem de grande coisa , depois logo decido

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1447
Data de inscrição : 08/11/2021

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Qui 17 Mar 2022, 18:30
@rp1972, atenção que a troca de movimentos não é tirar um e meter outro, as tiges provavelmente precisam de ser alteradas e os buracos onde encaixam os pinos dos mostradores não ficam todos no mesmo sítio o que pode levar a cortar os actuais e soldar outros, além disso a caixa pode não ter altura e espaçadores para o novo movimento. Os relógios não são desenhados para upgrades, se assim fosse era um maravilha. O que existe é modding, mas isso é diferente. Tudo se faz, mas não me parece que aquilo q queres seja trivial e barato.

JPP e rp1972 gostam desta mensagem

rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Qui 17 Mar 2022, 19:45
@VS , obrigado , segundo li no 4205 é uma troca directa , não sei se haverá alguma coisa mais, mas nada que não se possa resolver ou assim espero , o nh05 ficou-me baratissimo e esse é quase certo que vou mudar ,  quanto ao skx007 é um projecto que tem ali dois pormenores que tem a ver com a troca do disco do dia da semana do 7s26 para o Nh36 , ainda não percebi se é apenas no modelo das 3.0 ou se também no das 3.8 precisa de mudar, é provável que seja necessário nos dois e vai ainda precisar de uma coroa nova aftermarket compatível com o Nh36 , de resto é uma troca directa , o mecanismo tem exactamente o mesmo tamanho , utiliza os mesmos ponteiros e mostrador , no caso do skx031 presumo que seja a mesma situação do skx007 mas penso que não seja necessário mudar o disco porque é um movimento às 3.0,.
Resumindo, as coisas podem correr mal,  mas se não voar nada penso que consigo até porque já tenho alguma experiência a montar o NH35A e o NH36 em alguns projectos que fiz para mim com peças aftermarket , de qualquer maneira agradeço o cuidado , se o fizer  posto aqui no fórum passo a passo

JPP e VS gostam desta mensagem

rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Qui 17 Mar 2022, 20:28
Atenção que não disse que o trabalho era caro ou barato , tenho muito respeito por quem trabalha bem em relojoaria , agora o que estou é a por os pratos na balança , se posso colocar um movimento novo que tem corda manual e hacking , portanto mais moderno ainda por cima fiável e com excelente reputação e gastar mais ou menos o mesmo fazendo eu o trabalho será se calhar melhor do que fazer revisão a um mecanismo mais antigo que não tem as coisas que estou habituado , até um Vostok que tenho aqui com 20 anos tem corda manual
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Sex 18 Mar 2022, 10:42
E agora pergunto, como sabes se esses mecanismos 'novos' estão bons e não precisam de uma revisão? Razz
Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Sex 18 Mar 2022, 11:40
m84 escreveu:E agora pergunto, como sabes se esses mecanismos 'novos' estão bons e não precisam de uma revisão? Razz
Ora aí está uma coisa que também já me tinha passado pela cabeça, ao comprar um mecanismo ele vem com a indicação do ano de montagem? 
Nunca comprei nenhum, mas se vamos comprar um que foi montado á 3 ou 4 anos os óleos já não estão se calhar na sua melhor condição.
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Sex 18 Mar 2022, 11:54
Boas @Duca749 é isso mesmo ,,, e quando compras um relogio que já está há uns anos na loja também devemos mandar fazer a revisão , apesar de normalmente o dono da loja dizer que está tudo bem !!!! na verdade não está , pois já estiveram na montra a apanhar calor por varias vezes na maioria deles ,,, e claro que se não fizermos uma revisão mais tarde vem a fatura para pagar  Crying or Very sad...
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Sex 18 Mar 2022, 11:59
rp1972 escreveu:Só por curiosidade e para não ficar mal , dependendo do sítio quanto é que pode ficar em média uma revisão de um relógio , limpeza e lubrificação ? Um valor mais ou menos , isto dos relógios é um hobby recente ,j estou mesmo às nora em termos de valores e neste caso se for uma coisa dispendiosa mais vale avançar logo para a troca dos movimentos

Passa nos relojoeiros que referi com os relógios e pergunta preços...será melhor, antes de te decidires.

rp1972 gosta desta mensagem

rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Sex 18 Mar 2022, 16:44
Pois , chegaram hoje dois , o skx007 e o 4205 , o skx está aparentemente a funcionar bem , o 4205 tem ali algum atraso que só amanhã vou perceber a relevância , posso inclusive tentar regular a coisa se for um atraso igual todos os dias , se não for muito nem mexo , mas sim , têm razão , não sei se tenho coragem de mudar os mecanismos , o 4205 é um relógio muito giro que nunca tinha visto , babei com os dois , logo se vê 😉, obrigado a todos

c0mpu73r gosta desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Seg 21 Mar 2022, 14:21
rp1972 escreveu:Pois , chegaram hoje dois ,  o skx007 e o 4205 , o skx está aparentemente a funcionar bem , o 4205 tem ali algum atraso que só amanhã vou perceber a relevância , posso inclusive tentar regular a coisa se for um atraso igual todos os dias , se não for muito nem mexo  , mas sim , têm razão , não sei se tenho coragem de mudar os mecanismos , o 4205 é um relógio muito giro que nunca tinha visto ,  babei com os dois , logo se vê 😉, obrigado a todos

A ver se chego a tempo.

Como ex-dono de um skx007 (já o passei à geração seguinte), a revisão efetuada num relojoeiro acreditado foi 75€, incluindo a reparação do automático que não estava a funcionar convenientemente.

O 007 já é considerado um "clássico", tendo-se valorizado imenso. Quando o comprei não chegou a 100€ via ebay espanhol, agora... novo, é quase mais 500%!

Sobre o upgrade, pessoalmente não o faria. Não é questão de "purismo", mas porque existem "n" alternativas económicas com o NH que pergunto se vale a pena corromper um relógio como um SKX.

JPP e rp1972 gostam desta mensagem

rp1972
rp1972
Mensagens : 94
Data de inscrição : 15/03/2022
Idade : 51
Localização : V.N. de Gaia

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Seg 21 Mar 2022, 21:51
Viva , como disse os relógios estão a funcionar bem , não há necessidade de fazer nada no momento , o skx031 ainda está na alfândega e já acabei por concordar que seria uma pena estar ali a mexer apesar de todas as modificações serem reversíveis , de futuro logo vejo , até porque há muito material aftermarket onde posso fazer isso e divertir-me , os originais para já ficam originais , obrigado

JPP gosta desta mensagem

milhazes
milhazes
Mensagens : 140
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 46

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Seg 21 Mar 2022, 22:17
venho adicionar a relojoaria "tempo minucioso" do Sr João, o homem teve paciência para mim é procurado tanto quanto sei pelas revisões/reparações não tenho até a presente data razão de queixa como 1º contacto e cliente, segundo os mais entendidos na materia por aqui Seikos é com ele aqui no Porto...

Sansoni7, JPP e rp1972 gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Manutenção e reparo de Seikos automáticos  Empty Re: Manutenção e reparo de Seikos automáticos

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos