DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Punks
Punks
Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/11/2022

Mortima e Cortebert  Empty Mortima e Cortebert

Sáb 03 Dez 2022, 18:43
Hoje veio estes meninos mais um Otar acabou por ir para lixo já que mesmo tinha inicial T, não quero nada em casa com Tritium.
Existe forma de ver o ano de fabrico do relógio? Mortima e Cortebert  Img_2013
Mortima e Cortebert  Img_2014
Mortima e Cortebert  Img_2012


Última edição por m84 em Seg 05 Dez 2022, 09:00, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção titulo para pesquisa correta)
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Mortima e Cortebert  Empty Re: Mortima e Cortebert

Dom 04 Dez 2022, 19:31
Que radical @Punks, num relógio com essa idade a radiação é insignificante, tens mais probabilidades de ter cancro se fores ou conviveres com fumadores do que se usares o relógio.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Mortima e Cortebert  Empty Re: Mortima e Cortebert

Seg 05 Dez 2022, 09:00
Estou com o @Duca749 em relação ao 'tratamento' do outro relógio (haveria certamente outras pessoas que teriam ficado com ele)...

Enfim, pelo calibre e estilo geral acho que esse relógio deve ser dos anos 50, e parece-me que já teve o mostrador repintado (se é que te faz diferença ou não)

Mas, sem querer desvirtuar o tópico tenho mais curiosidade em perceber um, pouco melhor a tua questão sobre o 'T'/Tritium como já colocaste 3 tópicos semelhantes...
Punks
Punks
Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/11/2022

Mortima e Cortebert  Empty Re: Mortima e Cortebert

Seg 05 Dez 2022, 09:17
Bom dia meu caro, pode parecer patético... O meu receio em relação ao Tritium é facto da minha esposa ter passado por um problema oncológico, e sabermos que Tritium e um material radioactivo.
Relógios como já referi não percebo nada, fiquei com uma coleção de relógios Cauny do meu pai, em suma tento aprender aqui com o fórum.

m84 gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Mortima e Cortebert  Empty Re: Mortima e Cortebert

Seg 05 Dez 2022, 09:34
Punks escreveu:Bom dia meu caro, pode parecer patético... O meu receio em relação ao Tritium é facto da minha esposa ter passado por um problema oncológico, e sabermos que Tritium e um material radioactivo.
Relógios como já referi não percebo nada, fiquei com uma coleção de relógios Cauny do meu pai, em suma tento aprender aqui com o fórum.

Não acho patético, e consigo perceber o receio, muito mais tendo em conta a vossa situação pessoal. No entanto, o tritium não 'passa' assim do relógio para o exterior (devido ao tipo de particulas radioativas que emite), e à partida desde que não abras o relógio e lambas o mostrador, os riscos serão negligiveis.

Mas fica aqui a dica para te ajudar: regra geral tudo que brilha e é pré ano 2000 pode conter tritium (a partir de 1996/97 começou a ser substituido por outros compostos como Luminova etc que são 0% radioativos) , e tudo pré 1960 terá radium. Este ultimo é mais perigoso que o tritium (daí a sua substituição).

Agora, isto não quer dizer que um relógio desses anos não já possa ter sido mexido e o luminoso tenha sido substituido, por exemplo.

Boa sorte na procura! Thumbs Up

ps. se quiseres ver mais alguma coisa sobre o tema, há uns anos foi discutido por aqui:
https://dezdez.forumeiros.com/t1073-radium-a-questao

c0mpu73r gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Mortima e Cortebert  Empty Re: Mortima e Cortebert

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos