DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Barbaridades na industria das peles Empty Barbaridades na industria das peles

Qui 04 Jul 2019, 01:23
Há muito tempo que ando fascinado por correias de relógios feitas com peles exóticas verdadeiras. Principalmente devido às suas ricas texturas e aparência ímpar (...exótica Wink ), impossíveis de imitar a um nível satisfatório.

Recentemente tenho encontrado no ETSY uma série delas (de crocodilo, avestruz, lagarto, pitão, etc.), feitas sobretudo no Vietname, a preços muito convidativos que me aguçaram ainda mais o desejo de comprar uma.

Mas como felizmente ou infelizmente tenho uma consciência muito pesada, mesmo sabendo que a pesquisa não ia dar em nada, decidi ir averiguar se haveria alguma garantia de não sofrimento para os animais (cruelty-free) e de não captura de espécimes selvagens.

Não encontrei nada do que pretendia, mas encontrei vários filmes no youtube sobre o tema que me deixaram literalmente com náuseas:



Haverá mesmo necessidade de fazer isto aos animais? Não haverá maneiras indolores de fazer isto?

Não sou fanático pelos direitos do animais, mas estás praticas são intoleráveis. Não sei como há pessoas que conseguem comprar estes artigos sem ficarem com remorsos!

Mesmo que este seja um caso isolado, o facto de existir a possibilidade de eu comprar uma pele que tenha sido obtida desta maneira deixa-me logo sem vontade de a comprar.

Vou continuar a usar pele verdadeira de animais domésticos, porque são um subproduto. Houve necessidade de os sacrificar para alimentação e quero acreditar que foi usado um método o mais indolor possível para o fazer (quero acreditar e não posso pensar muito, porque se não viro vegetariano e eu gosto bastante de bifes).


Depois de hoje lá se foi o meu gosto por peles exóticas Mad.
Talvez só se salve a de avestruz, partindo do princípio que elas são mortas como as galinhas.


Sem querer ostracizar ninguém, espero que este pequeno tópico/desabafo tenha contribuído para que no futuro, se forem comprar peles exóticas verdadeiras, reflictam alguns momentos sobre se vale a pena todo o sofrimento que elas trazem impregnado.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Qui 04 Jul 2019, 08:25
Obrigado pelo tópico e pelo alerta que ele representa.
Estou contigo!
Para mim...exotismo só de cortiça. Wink
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Qui 04 Jul 2019, 10:24
Comecei a ver e parei logo! Irra! Estou totalmente contigo, isto causa náuseas! Que barbaridade!! Lembrei-me agora que a minha bracelete Hirsch do Omega Constellation diz "Genuine Aligator" ... acho que nunca mais a vou usar! Ok, não fui eu que a comprei, mas mesmo assim ...  Mad
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Qui 04 Jul 2019, 20:14
Ainda bem que consegui passar a mensagem.

Isto tem de acabar algum dia e quanto mais depressa melhor.

O pessoal das peles, neste nosso caso das correias, tem de investir mais no desenvolvimento de produtos que imitem de uma maneira mais realista as peles verdadeiras. Ou arranjar um selo (de confiança) que garanta as boas práticas ambientais e de respeito pelos animais. Como existe por exemplo com a pesca do atum.

Barbaridades na industria das peles Dolphi10



Há uns anos atrás havia um programa sobre caça de aligátores nos pântanos do Louisiana, que passava no canal de História. Eles caçavam os animais com carabina ou com revolveres grandes do tipo Smith & Wesson magnum.

E eram capazes de matar os aligátores instantaneamente, só com um tiro e sem causar sofrimento desnecessário acertando numa região especifica.

Barbaridades na industria das peles Alliga10


Eles tinham forçosamente de acertar nesse ponto por várias razões:

  1. não causar sofrimento ao animal (esta não seria a mais importante mais ficava bem dizer na Tv);
  2. se não matassem instantaneamente o animal ele podia mergulhar e ficar no fundo mais de uma hora e perdiam assim a caça;
  3. se ele não estivesse bem morto podia começar a estrebuchar no barco e ferir alguém.



Se calhar é por isto que as peles de aligátor dos estados unidos custam mais do dobro do que aquelas provenientes da Ásia.
Miguel
Miguel
Mensagens : 138
Data de inscrição : 24/08/2018
Idade : 28
Localização : Viana do Castelo
https://mwatchcollection.now.sh

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Sex 05 Jul 2019, 01:02
Já me cruzei algumas vezes com este tipo de videos.
Tenho colegas vegan que me falavam da forma como muitos animais morrem para satisfazer algumas necessidades secundárias do ser humano.

Normalmente fala-se muito da criação de crocodilos para as malas, mas a verdade é que imensas marcas de relógios tambem usam peles "premium". E apenas zonas especificas do corpo do animal, devido aos padrões e dimensões das escamas.

É verdade que uma pele mais exotica dá outro ar unico a qualquer relógio.
Mas na minha opinião as alternativas que imitam estes padrões conseguem o mesmo objectivo.

Por exemplo, no conhecido site CheapNatoStraps... para mim as braceletes deles feitas com peles normais e prensadas com padrões de avestruz e crocodilo estão bastante bem.
Se calhar sou eu que sou pouco exigente nestas coisas, mas se a ideia é ter um padrão ou textura que fique bem num relógio, para mim estas servem o efeito.

https://www.cheapestnatostraps.com/collections/vintage-watchbands/products/kvarnsjo-retro-crocodile-brown
https://www.cheapestnatostraps.com/collections/classic-watch-bands/products/classic-ostrich-tanned-with-white-stitching
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Sex 05 Jul 2019, 08:11
Não podem ser os animais a pagar o preço do snobismo de alguns «humanos».
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Sex 05 Jul 2019, 10:08
Há muitas alternativas às peles verdadeiras, é uma estupidez alimentar uma industria que vive do sofrimento dos animais para satisfazer necessidades perfeitamente secundárias do ser humano!
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Sex 05 Jul 2019, 11:44
Complicado, o ser humano no Seu melhor... Só ganancia e maldade.
Eu acho que poderia haver pele para "snobismo etc" (gostos e por variadas razões que cada um que sabe). mas de pele dos animais mortos naturalmente, não matar para... Vejam os dentes de marfim dos elefantes, abatem milhares (agora já não assim pois estão em extinção) e deixam as carcaças a monte, só interessa os dentes €€€€€
Baleias igual, só o Ambar, talvez alguém use a carne, mas, triste este tema. Mas realidade até quando?
Ainda outro assunto, viram uma reportagem sobre a amazonia, de 2018 para cá, aumentou 89% a desflorestação. Minha nossa!
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Sex 05 Jul 2019, 21:36
Miguel escreveu:Por exemplo, no conhecido site CheapNatoStraps... para mim as braceletes deles feitas com peles normais e prensadas com padrões de avestruz e crocodilo estão bastante bem.

Obrigado! Nunca tinha reparado nessas imitações de crocodilo da CheapNatoStraps. De facto são bastante realistas e estão acima da média no que toca a imitação.  Thumbs Up

Girão escreveu:Vejam os dentes de marfim dos elefantes, abatem milhares (agora já não assim pois estão em extinção) e deixam as carcaças a monte, só interessa os dentes €€€€€
Baleias igual, só o Ambar, talvez alguém use a carne, mas, triste este tema. Mas realidade até quando?
Ainda outro assunto, viram uma reportagem sobre a amazonia, de 2018 para cá, aumentou 89% a desflorestação. Minha nossa!

E o pior é que essa "pilhagem" ambiental não acontece só lá fora.

Cá dentro temos por exemplo a pesca ilegal do cavalo-marinho (que associada a outros factores levou a uma diminuição de 90% da população da ria Formosa, que já foi a maior do mundo) e do meixão, que são depois exportados para Espanha e para o mercado chinês.
https://expresso.pt/sociedade/2018-11-01-Aqui-so-resta-um-cavalo-marinho

Barbaridades na industria das peles Cavalo10


Os PDM que volta e meia sofrem alterações para permitir a construção de condomínios de luxo em reserva agrícola ou leitos de cheia.

O eucalipto que arruína os nosso solos, já para não falar dos ecossistemas e da biodiversidade, e cuja área em Portugal pode aumentar ainda até ao final de 2019.
https://observador.pt/2019/01/07/area-de-eucalipto-ainda-pode-aumentar-em-portugal/

etc
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Sex 05 Jul 2019, 22:41
Já tinha lido sobre estas práticas brutais, concretamente nas "alligator farms". Se não fazia tenções de comprar essas pulseiras (por não ser adepto das mesmas), ainda menos faço agora. Por outro lado, também não sou adepto da proibição cega, do "acabar com tudo" porque "é tudo mau" (considerando a indústria da pele "tradicional"), e sinceramente não acredito que a PETA ou outras instituições do género sejam 100% intelectualmente honestas em relação a estas questões. Tal como não acredito que a indústria das peles seja 100% honesta ou ética, claro.

Creio que devemos ser nós, enquanto consumidores, a procurar informação e a questionar/confrontar os comerciantes e, se possível, produtores sobre estas questões éticas. Temos de ser consumidores exigentes e inteligentes, e isso não é fácil, claro. Dá trabalho. Mas simplesmente proibir tudo por causa das "ovelhas negras" também me parece demasiado extremo.
Ricardo Mateiro
Ricardo Mateiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/07/2019

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Seg 29 Jul 2019, 22:28
Desculpem ser mauzinho mas se vocês vão á procura de mínimo sofrimento animal teem que fazer como os judeus que fiscalizam a maneira de matar as vacas que comem e são rigorosos nisso, nos nossos matadouros (ou fora deles) nem sempre isso é observado, comemos muita carne dura de animais stressados antes de morrer
Ricardo Mateiro
Ricardo Mateiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/07/2019

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Seg 29 Jul 2019, 22:32
Saí um pouco do tópico mas assim como as carnes os couros das nossas pulseiras
Gwatch
Gwatch
Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/08/2019
Idade : 42
Localização : Coimbra

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Dom 18 Ago 2019, 10:32
Concordo com o que dizem que nos cabe, enquanto consumidores, por cruzar informações e tomar opções mas sem dúvida que um vídeo destes pela manhã impressiona!
Conteúdo patrocinado

Barbaridades na industria das peles Empty Re: Barbaridades na industria das peles

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos