DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Omega Calibre 30T2 Empty Omega Calibre 30T2

Dom 27 Out 2019, 10:28
Bom dia,

Veio parar às minhas mãos um Omega, que pertenceu ao meu avô, bastante mal tratado. Gostaria de conseguir identificar este modelo e de tentar restaurá-lo. O calibre é o 30T2 pois está identificado no próprio movimento, mas já procurei por relógios com este calibre e não encontro nenhum que seja igual. Já encontrei alguns muito parecidos, mas este em particular tem as horas em itálico e todos os que encontro não têm. Alguém que me consegue ajudar a identificar este modelo?

Gostaria também, se possível, que me recomendassem alguma oficina que possa restaurar este relógio. Ainda sou novo nesta coisa dos relógios mecânicos e nunca recorri a nenhuma oficina, pelo que não faço ideia por onde começar.

Aqui ficam algumas fotos do relógio tiradas por mim:

Omega Calibre 30T2 48949775621_ddc62c974c_b_d

Omega Calibre 30T2 48949974887_8aed839cdd_b_d

Omega Calibre 30T2 48949974937_bda5c8e6c7_b_d

Omega Calibre 30T2 48949775626_ca50c22bd5_b_d
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Dom 27 Out 2019, 13:51
Vives onde? Se for em Lisboa, temos aqui no Fórum o nosso Companheiro Girão e eu aconselho também a Relojoaria Portuguesa, na Av. Julio Diniz, na qual tenho total confiança e os preços são muito razoáveis.

Mais logo vou consultar os meus livros a ver se te consigo dizer algo sobre ele.

Abraço
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Dom 27 Out 2019, 19:59
Vivo no Porto. Alguma coisa conhecida por aqui?

Abraço
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Dom 27 Out 2019, 23:41
Olá Pedro,

Tens aí um relógio muito interessante e especial pela historia associada ao teu avô!

Vou partir o meu comentário em 2 partes.

1. Informação: o relógio é um tipico 30t2 (mecanismo muito popular entre entusiastas da Omega) dos anos 40, e nessa altura não havia 'modelos' propriamente ditos. Os relógios eram distinguidos por números de referencia que tinham a ver com o mecanismo, tamanho, formato de caixa, material etc.. Logo dificilmente encontrarás muita informação sem saber bem o que procurar. Mais, essa referencia na Omega dessa época estará no interior da tampa traseira e poder-a ser um numero de 4 dígitos ou mais.
Eu já vi um ou outro com esse estilo de numeração no mostrador, mas não me lembro se era Omega ou outra marca.


2. Restauro:
Há diversas maneiras de abordar isto, e cada um é que sabe o que quer dum relógio. Por norma, nos dias de hoje, as pessoas têm muito cuidado em restaurar esteticamente os relógios antigos/vintage. Ou seja, é quase sempre melhor deixá-lo no estado em que se encontra pois é um sinal da vida que viveu, mantendo-o 'honesto'. Além de que, em certos casos, um restauro pode afetar negativamente o valor colecionavel (e monetário) de uma peça.

Percebo que o queiras restaurar, para ficar bonito etc, mas pessoalmente, eu deixava como esta. Apenas uma revisão ao mecanismo e limpeza geral. Gosto do aspeto dele mesmo já estando bastante gasto, está original. A caixa também está em excelente estado e não tocava nela (pelas mesmas razões explicadas acima).

Dito isto, o relógio é teu, e tu é que o vais usar, por isso a decisão final será tua. Wink

Quanto a relojoeiros no Porto, não sei indicar. Mas temos muitos membros daí que espero possam ajudar mais.

Vai nos mantendo atualizados! Smile

Abr
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Seg 28 Out 2019, 08:56
Olá Lourenço,

Obrigado pela resposta. Vou esperar que alguém aqui para estas bandas me dê umas dicas sobre onde poderei restaurar a peça.

Quanto ao restauro propriamente dito a minha ideia sempre foi mantê-lo exactamente como está! Não tenho interesse em pô-lo como se fosse novo, mas sim em pô-lo a funcionar. É que neste momento o movimento nem sequer funciona, além de que os ponteiros das horas e minutos precisam de ser trocados, pois estão todos "tortos". Mas estou mesmo com vontade de conseguir ver o relógio a funcionar e pensar que o meu avô, que eu nunca cheguei a conhecer, usou este relógio há mais de 70 anos!

Um abraço,
Pedro
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Seg 28 Out 2019, 19:00
Dá para ver que tens o "A Man & His Watch!" Excelente leitura e grandes fotos! Thumbs Up
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Seg 28 Out 2019, 21:02
É verdade. Um livro bem interessante Smile
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Seg 28 Out 2019, 21:51
lightandtime escreveu:É verdade. Um livro bem interessante Smile

Sim, um livro diferente e extremamente interessante, acho que é um "must have" em qualquer biblioteca de "watch guys" Thumbs Up
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Ter 29 Out 2019, 17:18
Um belo relógio.

Nessa altura a Omega deve ter lançado dezenas de mostradores diferentes e, por vezes, encontrar um igual é tarefa impossível

Eu também não mexia nem no mostrador, nem na caixa. Parece velho porque é velho e é assim que deve ser. Eu próprio já tive melhores dias Very Happy

Para mexer está sempre a tempo, depois de mexer não há volta a atrás e, na minha opinião, os restauros ficam sempre uma merda (pardon my french)

Quanto ao relojoeiro no Porto, contacte-me por mp. Tenho dois ou três bons contactos
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Qua 30 Out 2019, 09:15
lightandtime escreveu:Olá Lourenço,

Obrigado pela resposta. Vou esperar que alguém aqui para estas bandas me dê umas dicas sobre onde poderei restaurar a peça.

Quanto ao restauro propriamente dito a minha ideia sempre foi mantê-lo exactamente como está! Não tenho interesse em pô-lo como se fosse novo, mas sim em pô-lo a funcionar. É que neste momento o movimento nem sequer funciona, além de que os ponteiros das horas e minutos precisam de ser trocados, pois estão todos "tortos". Mas estou mesmo com vontade de conseguir ver o relógio a funcionar e pensar que o meu avô, que eu nunca cheguei a conhecer, usou este relógio há mais de 70 anos!

Um abraço,
Pedro

Tortos, tens a certeza? Não parece nada pela foto. Se queres dizer que na ponta estão 'entortados' para baixo, isso é muito comum em relógios desses com ponteiros assim, para conseguirem ir mesmo até à borda do mostrador sem tocar no vidro... Suspect

Pf confirma, pois seria uma pena perder esses ponteiros...
hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Qua 30 Out 2019, 09:44
É isso.
O meu Junghans max bill tem as pontas reviradas e creio que o Tudor Black Bay também.
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Qua 30 Out 2019, 09:52
Fica provada a minha ignorância sobre relógios vintage. Não fazia ideia que era normal os ponteiros terem as pontas viradas para baixo! Embarassed
Conteúdo patrocinado

Omega Calibre 30T2 Empty Re: Omega Calibre 30T2

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos