DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

King Seiko Empty King Seiko

Seg 02 Dez 2019, 21:13
À medida que vou lendo e aprendendo sobre relógios, começo a perceber qual é o tipo de relógio de que gosto mais. Curiosamente sempre achei que os cronógrafos eram o meu estilo preferido, mas começo a aperceber-me de que gosto de relógios mais pequenos, simples e confortáveis. Digo isto porque o relógio que definitivamente mais tempo passa no meu pulso é o Seiko SARB033, um relógio de 38mm diâmetro cuja única complicação que tem é a o dia da semana. Simplesmente adoro este relógio!

Posto isto comecei a pesquisar mais relógios do género e inevitavelmente fui parar aos King e Grand Seiko dos anos 70 (e aos Rolex Datejust, claro, mas ainda não estou preparado para entrar nessa liga). Depois de ler a história de como surgiram estas duas sub-marcas, cada uma com a sua fábrica e de como concorriam entre si, apesar de pertencerem ambas ao universo da Seiko, fiquei fascinado. E, se a Grand Seiko perdurou e é hoje uma marca independente, a King Seiko não teve continuidade, o que para mim torna esta marca mais apetecível, pela raridade que representa.

Pois bem, gostava então de saber se algum membro do fórum é coleccionador de King Seiko, se quer partilhar umas fotos e contar um bocado a sua história com estes relógios. Por outro lado gostaria de saber se alguém tem alguma recomendação sobre onde é que conseguirei comprar um King Seiko, para além dos suspeitos do costume (eBay e Chrono24).

Cumprimentos a todos!
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

King Seiko Empty Re: King Seiko

Ter 03 Dez 2019, 20:37
Boas Very Happy

Eu também  fiz um caminho parecido.

O GS  acabou por vencer esta "guerra" e tornou-se naquilo que é  hoje em dia,mas os KS têm  um encanto especial e não  sei qual será  a palavra ou expressão  correcta,mas emocionam-me.

Hoje em dia já  não  corro as feiras de velharias que se fazem na zona  da grande Lisboa,mas sempre tive a esperança  de encontrar um KS ou GS perdido no meio dos 5's.

O melhor que consegui  foi um LM,que.entretanto voltei a trocar  numa feira,porque não  lhe dava  uso.

Além  do EBay  e Chrono24,onde costumam aparecer é  no Catawiki.

As vezes  chegam a estar uns 3 à  venda...

E são  lindos!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

King Seiko Empty Re: King Seiko

Ter 03 Dez 2019, 22:28
Olá @lightandtime, belo tópico!

Para relógios simples e pequenos dos anos 60/70,  a  escolha é verdadeiramente infinita..!  Razz

Mas King  Seiko e Grand Seiko, que grande história têm estas duas entidades da mesma familia Seiko! Smile E que pena que sejam praticamente desconhecidas em Portugal...
Nunca tive com um KS em maõs (apenas um  GS vintage) mas gosto de alguns  modelos, em especial os 44 e hi-beat.

44KS
King Seiko King-Seiko-06-26-18-1
https://theoandharris.com/shop/vintage-watches-sold/king-seiko-3/

45KS
King Seiko P7226998
https://www.fratellowatches.com/tbt-king-seiko-45-7001/

56KS
King Seiko KingSeiko5625-7000-8363
https://www.fratellowatches.com/king-seiko-5626-7000/

Exemplos que retratam na perfeição a filosofia 'grammar of design' da  Seiko dessa época. Um dia gostava de ter um destes... Smile

Na europa costuma ser mais dificil encontrar ambas as gamas (estou a falar vintage, claro). Fora os fóruns e um ou outro anuncios nos sites de classificados/leiloes, conheço apenas de 2 lojas que as vezes têm coisas do género (mas nunca comprei lá nada):

https://www.ikigai-watches.com/

http://www.kingseiko.com/

Se estiveres com 'disponibilidade' e paciência, há muita coisa pelo Japão, e julgo a melhores preços. Claro que tens que ter em conta a questão da alfandega etc, mas pode valer a pena...
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

King Seiko Empty Re: King Seiko

Sáb 11 Jan 2020, 18:37
Para quem estiver interessado neste tópico, partilho convosco a compra que fiz e que me chegou ontem às mãos. Um King Seiko 4502-8010 de 1970:

King Seiko Img_4310

E aqui fica uma foto do conhecido medalhão:

King Seiko Img_4311

Posso dizer que estou maravilhado com o relógio.Para além de o considerar extremamente bonito, está em excelente estado, tendo aparentemente todos os componentes originais. Trata-se de um relógio com um movimento Hi-Beat, que funciona a uma frequência de 36.000 bph. Este movimento caracteriza-se por um deslizar muito mais suave do ponteiro dos segundos, que é uma maravilha de observar!

Aqui ficam mais algumas fotos:

King Seiko 66356b10

King Seiko Cfcb9710

King Seiko Img_4312


Última edição por lightandtime em Seg 03 Fev 2020, 21:18, editado 4 vez(es)
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

King Seiko Empty Re: King Seiko

Dom 12 Jan 2020, 12:42
Parabéns mais uma vez, realmente é um relógio delicioso e esse deslizar deve ser algo em grande! Excelente aquisição, boa! Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

King Seiko Empty Re: King Seiko

Dom 12 Jan 2020, 22:51
Quando começaste o tópico, já estava à espera de alguma novidade destas Wink

Grande compra sim sr, e apesar de não ser o tipo de caixa que mais goste neles, é um bonito relógio e aparenta estar em óptimo estado! Thumbs Up

Além disso tudo, tens aí uns detalhes que o tornam mais interessante que outros 45:
- É um verdadeiro hi-beat a 36600 (ao invés de 28800 apenas), e de corda manual.
- Não só isso, como é a versão chronometer o que quer dizer que é COSC (tipo os Rolex e afins) e nessa altura aparentemente os Suiços até tinham uma certa vergonha de haverem relógios que não suiços a conseguir as metas do COSC (inclusivé há rumores, entre outros, que a Seiko foi 'banida' desses testes por causa disso).
- O medalhão está intacto.
- Sendo o relógio de 1970, ainda diz Waterproof e não water resistant como foram todos obrigados a partir de 70 e pouco, não sei precisar.

Onde encontraste-o? Estou cada vez com mais vontade de ter um na minha coleção Razz


outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

King Seiko Empty Re: King Seiko

Seg 13 Jan 2020, 09:27
Espetacular esse King Seiko e num estado muito bom tendo em conta a idade.
hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

King Seiko Empty Re: King Seiko

Seg 13 Jan 2020, 17:38
Que maravilha, o KS!
Parabéns @lightandtime!
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

King Seiko Empty Re: King Seiko

Ter 14 Jan 2020, 09:41
m84 escreveu:Grande compra sim sr, e apesar de não ser o tipo de caixa que mais goste neles, é um bonito relógio e aparenta estar em óptimo estado! Thumbs Up

Sim, também não é a caixa que eu mais gosto, até porque não segue as regras da "Grammar of Design". Acredita que demorei algumas semanas a tomar a decisão precisamente por causa da caixa, mas o relógio aparentava estar em tão bom estado e a vontade de ter um KS era tanta, que acabei por comprá-lo. Por outro lado é um formato de caixa mais raro, o que também lhe confere um estatuto especial. Agora já tenho em mira um 56KS com mostrador azul  Very Happy

Também é preciso dizer que não são muito fácei de encontrar, pelo menos na europa, e muito menos em boas condições. No Japão encontras várias, mas eu queria mesmo comprar na europa. Passaram-me vários pela frente, mas ou tinham o mostrador todo estragado, ou a coroa não era original, ou já não tinham o medalhão, enfim. Honestamente poderia ter esperado e com tempo arranjaria um com a caixa que queria (o modelo 4502-7010), mas como disse atrás a vontade era tanta...

m84 escreveu:Onde encontraste-o? Estou cada vez com mais vontade de ter um na minha coleção Razz

No Instagram. Desde que me comecei a interessar pelos King Seiko que comecei a seguir o hahtag #kingseiko e em determinada altura apareceu um fulano dinamarquês com este relógio para venda. A primeira mensagem que troquei com ele foi no dia 3 de dezembro, e só passado quase 1 mês e dezenas de mensagens trocadas, mais emails com fotos e vídeos é que decidi arriscar! Vá lá que correu bem, mas podia ter corrido mal  Embarassed
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

King Seiko Empty Re: King Seiko

Qua 15 Jan 2020, 23:21
Obrigado pelos esclarecimentos Pedro! Thumbs Up
Hei-de ter o olho aberto para umas oportunidades dessas! O 56 com mostrador azul deve ficar interessante. Tenho visto uns com mostrador preto/azul muito escuro que me chamam bastante a atenção, confesso Smile Principalmente porque sempre gostei de mostradores escuros, e na GS e KS da época acho que não se encontram muitos.
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

King Seiko Empty Re: King Seiko

Qua 15 Jan 2020, 23:36
Já agora a referência do King Seiko com mostrador azul (a fugir para o cinzento) é 5625-7040.Está um à venda no Chrono24: https://www.chrono24.pt/seiko/ks-hi-beet-56-chronometer-king-seiko-with-hirsch--id13312534.htm?SETLANG=pt_PT&SETCURR=EUR
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

King Seiko Empty Re: King Seiko

Qua 15 Jan 2020, 23:50
lightandtime escreveu:Já agora a referência do King Seiko com mostrador azul (a fugir para o cinzento) é 5625-7040.Está um à venda no Chrono24: https://www.chrono24.pt/seiko/ks-hi-beet-56-chronometer-king-seiko-with-hirsch--id13312534.htm?SETLANG=pt_PT&SETCURR=EUR

Wow, essa cor é mesmo linda e fica mesmo bem!! Mas sim, diria que é mais cinzento 'rato' que azul! Razz
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

King Seiko Empty Re: King Seiko

Qui 16 Jan 2020, 09:38
Para "rematar" este tópico queria apenas referir um facto interessante sobre o movimento deste King Seiko. A mudança do dia é instantânea, ao contrário de grande parte dos Seiko actuais em que a mudança do dia demora para aí 4h até ficar completa. Aliás pelo que li (mas não posso garantir) actualmente apenas os Grand Seiko Quartz têm esta característica.

Na prática o que isto significa é que quando chega a meia noite o relógio salta de dia automaticamente. É muito engraçado de observar, para quem está apenas habituado a ver o dia a mudar muito lentamente!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

King Seiko Empty Re: King Seiko

Qui 16 Jan 2020, 10:20
Se não estou em erro, essa é uma complicação inventada pela Rolex nos anos 80 e que incorporou no Datejust. Pelo menos é o que li, mas lê-se tanta coisa ... venham os entendidos corrigir-me se estiver errado! Basketball
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

King Seiko Empty Re: King Seiko

Qui 16 Jan 2020, 21:34
O meu PRS516, à meia noite certinha muda o dia do mês e da semana ao mesmo tempo de uma vez só! Razz
Conteúdo patrocinado

King Seiko Empty Re: King Seiko

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos