DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Elgin National Watch Company (USA) Empty Elgin National Watch Company (USA)

Ter 14 Jan 2020, 14:54
Bom dia.

Abro este tópico para ficar referenciada esta marca, a "Elgin National Watch Company", que eu já conhecia dos livros mas da qual não tinha mais qualquer informação. Ontem, a propósito do meu novo Elgin, estive a googlar um bocado sobre a marca e deixo aqui algumas notas para memória futura (pois daqui a uns dias já não me lembrarei de nada  Embarassed ).

Foi fundada em 1864 na localidade de Elgin, Illinois, USA e foi durante várias décadas uma das maiores marcas de relógios norte americana.

Por estar instalada na localidade de Elgin, apesar do nome da marca ser "National Watch Company", cedo começou a ser conhecida por Elgin e, em sequência, os seus proprietários mudaram o nome para a forma que coloquei de início, passando a assinar os movimentos com "Elgin Natl Watch CO - U.S.A.", tal como está no meu relógio (ver fotos abaixo). No entanto, quando a certa altura a marca se viu em concorrência com uma empresa que lhe fabricava caixas que também utilizava o nome Elgin instaurou uma acção judicial que veio a perder, por o Estado ter entendido que as empresas não se podiam apropriar na sua firma comercial dos nomes das localidades. Por esta razão existe hoje uma outra marca Elgin algures que nada tem a ver com esta. A Elgin tinha a curiosidade de fabricar só os movimentos e contratar o fabrico de caixas a outras empresas e o comprador, na loja, podia escolher o movimento por um lado e a caixa que mais gostasse por outro, para o alojar, sendo a montagem feita em cada loja.

Teve grandes instalações, empregou 4.500 pessoas, fundou uma escola de horologia onde formava os seus técnicos e criou um observatório próprio que ainda hoje é utilizado. Foi das primeiras marcas a fabricar relógios "em massa", com um circuito de produção, ao invés do que era habitual na altura, em que cada relógio era feito na totalidade por um só relojoeiro/técnico. Por este facto, fabricava relógios de qualidade a uma gama de preços acessíveis e teve pontos de venda em toda a América.

Encerrou em 1968, nunca tendo chegado a lançar qualquer relógio de quartzo, apesar de existirem alguns construídos por outra Elgin.

O meu relógio Elgin, de acordo com os registos existentes e que estão difundidos neste excelente site (AQUI) e neste blog (AQUI), foi fabricado em 1910, com 15 rubis, 18.000 bph, com o denominado calibre Elgin 377, tendo por isso neste momento 110 anos de antiguidade, encontrando-se em excelente estado de conservação e a adiantar cerca de 30 segundos por dia (a maioria dos Seikos que tenho/tive são bem piores  Twisted Evil). Podem ver nas fotos em baixo a beleza do movimento.

E, já agora, a beleza do facto de ter vindo deliciosamente protegido na que será, presumivelmente, a sua caixa de apresentação de origem, também em muito bom estado, conjunto que me faz, indubitavelmente, ter este relógio como uma relíquia a guardar e preservar para deixar aos meus filhos um dia mais tarde!

PS: são bem vindas sugestões, acrescentos e correcções!  Wink

Elgin National Watch Company (USA) Elgin_11


Elgin National Watch Company (USA) Elgin_13


Elgin National Watch Company (USA) Elgin_12


Elgin National Watch Company (USA) Elgin_15


Elgin National Watch Company (USA) Elgin_16


Elgin National Watch Company (USA) Elgin_14


Elgin National Watch Company (USA) Elgin_18


Elgin National Watch Company (USA) Elgin_17


Última edição por JPP em Ter 14 Jan 2020, 21:04, editado 1 vez(es)
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1806
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Elgin National Watch Company (USA) Empty Re: Elgin National Watch Company (USA)

Ter 14 Jan 2020, 16:17
Excelente tópico... A Elgin, é uma grande referencia na relojoaria da terra do Tio Sam, sempre com movimentos muito bem decorados e um grande carisma.. Ainda não me cruzei com a marca, mas estou a apontar o tiro...
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Elgin National Watch Company (USA) Empty Re: Elgin National Watch Company (USA)

Ter 14 Jan 2020, 20:47
Quando meteste cá a primeira foto do relógio não fiquei muito convencido. Mas depois de o ver ao vivo e agora com estas fotos, estou rendido Thumbs Up Thumbs Up

Ah, e sim, o 377 é o calibre: http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&0&2uswk&Elgin_377
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Elgin National Watch Company (USA) Empty Re: Elgin National Watch Company (USA)

Ter 14 Jan 2020, 20:55
Tempus fugit escreveu:Quando meteste cá a primeira foto do relógio não fiquei muito convencido. Mas depois de o ver ao vivo e agora com estas fotos, estou rendido Thumbs Up Thumbs Up

Ah, e sim, o 377 é o calibre: http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&0&2uswk&Elgin_377

Obrigado @Tempus fugit, eu bem me parecia, mas como eles dividem os relógios em "grade", "model" e "class", aquilo fez-me alguma confusão, não percebi totalmente. Já copiei essa página para o meu registo, ou seja, para a pasta do relógio! Thumbs Up

Abraço
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Elgin National Watch Company (USA) Empty Re: Elgin National Watch Company (USA)

Qua 15 Jan 2020, 23:16
Obrigado @JPP por abrires o tópico e a lição de história. De Elgin conhecia pouco ou nada mais que existem e era Americana, mas agora já sei um pouco mais Smile
Esse relógio é bastante interessante e tem detalhes muito bonitos. Disfruta-o! Thumbs Up
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Elgin National Watch Company (USA) Empty Re: Elgin National Watch Company (USA)

Qua 15 Jan 2020, 23:34
m84 escreveu:Obrigado @JPP por abrires o tópico e a lição de história. De Elgin conhecia pouco ou nada mais que existem e era Americana, mas agora já sei um pouco mais Smile
Esse relógio é bastante interessante e tem detalhes muito bonitos. Disfruta-o! Thumbs Up

Obrigado @m84, realmente é um tipo de relógio que me dá imenso gosto, pela antiguidade e pela história. Claro que não é para usar muitas vezes - apesar de já estar no pulso desde segunda-feira e ainda vai continuar - mas é antes para guardar e usar só em certas ocasiões! Tal como o Cyma dos anos 20 do meu Avatar, aliás, que coloco, dentro do meu "ajuntamento de relógios", numa colecção denominada "verdadeiras antiguidades" Very Happy Wink
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Elgin National Watch Company (USA) Empty Re: Elgin National Watch Company (USA)

Qui 21 maio 2020, 19:21
Desculpem estar a desenterrar o tópico, mas ainda não o tinha lido nem dado as minhas felicitações ao seu afortunado proprietário.

Parabéns @JPP que espectáculo de máquina.
Adoro estas peças americanas dos inícios do séc. XX até aos anos de 1940.

Está num estado de conservação de meter inveja. Acha que foi restaurado ou está original? Se for original é um achado.

E fica muito bem na NATO também.

Um relógio Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Elgin National Watch Company (USA) Empty Re: Elgin National Watch Company (USA)

Qua 27 maio 2020, 10:40
SquareWatch escreveu:Desculpem estar a desenterrar o tópico, mas ainda não o tinha lido nem dado as minhas felicitações ao seu afortunado proprietário.

Parabéns @JPP que espectáculo de máquina.
Adoro estas peças americanas dos inícios do séc. XX até aos anos de 1940.

Está num estado de conservação de meter inveja. Acha que foi restaurado ou está original? Se for original é um achado.

E fica muito bem na NATO também.

Um relógio Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven


Obrigado@"SquareWatch"!  Thumbs Up

Este é o chamado relógio "antigo", com mais de 100 anos, por contraposição aos vintage, entre os 25 e os 100. Pelo menos foi esta classificação que já li mais que uma vez!

Acho que está todo original, se bem que é provável que tenha tido uma limpeza nos índices, mostrador e ponteiros, a caixa tratada (cromada? polida? uma das partes parece-me que é me prata, ainda tenho de comprar um kit de teste para descobrir), a coroa pode não ser de origem e o vidro também não será com certeza.

Mas é uma peça a estimar muito  Very Happy I love you
Conteúdo patrocinado

Elgin National Watch Company (USA) Empty Re: Elgin National Watch Company (USA)

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos