DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

+7
Jónatas Miguel
m84
Duca749
Joao Silva
outoftime
hibeater
JPP
11 participantes
Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 12:56
Se calhar a questão é pacífica, mas até pode não ser.

Vocês comprariam um Rolex Explorer novo, ao novo preço deste ano, de 6.200 euros, ou o modelo anterior (antes do modelo atual que é de 2016), de 2011, em estado MINT e com caixa e documentos, por menos 600 euros? Question Question Qual o mais coleccionável? Provavelmente o de 2011 mas a idade não deixa de fazer mossa, daqui a 15 anos um tem 15 anos o outro 24! Qual valerá mais, qual será o mais procurado e apetecível?

Wink
hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 13:52
Aqui fica o meu bitaite:
Creio que o preço de 2020 é € 6.250,00 e não € 6.200,00.
Penso que a diferença de € 600,00, sendo “jeitosa”, não se pode considerar expressiva (a minha “regra”,  que na Rolex é praticamente impossível de aplicar, dado que a depreciação, quando existe, é diminuta, é que um relógio usado “não pode” valer mais de 70% do seu valor de retalho, principalmente quando ainda está em produção - também não é bem o caso, pois o modelo corrente é o MKII).
Um relógio usado, mesmo estando em perfeito estado de conservação, como esse parece estar, representa sempre um certo risco. Esse, sendo de 2011, já deve estar a precisar pelo menos de uma revisão, que provavelmente “come” boa parte da (senão mesmo toda a) diferença de preço. Mesmo revisto na marca penso que só ficaria com 2 anos de garantia, contra os 5 do novo.
A tendência atual nos colecionadores de relógios antigos é valorizar a vida que o relógio “conta”. Eu, não sendo avesso a essa teoria, também vejo um certo encanto no facto de, ao comprar um relógio novo, a vida que esse relógio conta ser a minha e não vidas passadas. O primeiro risco ou mossa será sempre o meu risco ou mossa e não uma marca indistinta entre outras tantas que algum desconhecido ali deixou.
Finalmente, a estética: eu prefiro a do novo, não só por causa dos números com Chromalight, que sobressaem mais do que os da versão anterior, mas também por todo o mostrador, que parece mais equilibrado, provavelmente por causa dos ponteiros maiores.
Dito isto, sendo o novo um relógio para gozar com total paz de espírito durante os próximos 5 anos e, para mais, esteticamente mais apelativo, acho que iria para o novo.


Última edição por hibeater em Ter 21 Jan 2020, 14:27, editado 1 vez(es)
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 13:54
Numa compra deste calibre optaria por aquele que gostasse mais, independentemente de ser o modelo novo ou anterior.

Tendo em conta as diferenças apontadas pelo @hibeater pessoalmente gosto mais do novo modelo, seria sem margem para dúvidas a minha escolha.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 14:54
Obrigado pelas vossas dicas! Thumbs Up

As diferenças entre um e outro, quanto a mim, não são suficientemente significativas para eu poder dizer que gosto mais de um deles! Adorei ontem o que tive no pulso!

E como dizes @hibeater, a regra dos 70% - concordo, apesar de ela necessariamente ter de variar acordo com algumas variáveis - aqui não se aplica, pois simplesmente o Explorer não desvaloriza. Os únicos que se encontram na base dos 5.000/5.500 euros são alguns dos modelos dos anos 90 e início dos anos 2000, com as caixas de 36 mm. Antes dos anos 80 andam entre os 10 e os 18.000 euros, especialmente os modelos iniciais anos 60 e 70. Depois de 2011 andam nos 6, 7 e 8.000.Ou seja, mas caros do que foram comprados em loja. Vi modelos já de 2020 à venda por 8.000 euros, quando estão a 6.200 na loja (mais precisamente a 6.190 na Torres). Isto, claro, porque não são fáceis de arranjar em loja.

E é claro que a diferença de 600/800 euros não tem qualquer significado, sempre compraria novo na loja. Essa diferença só faria sentido se andasse nos 2/2.500 euros, aí pensava duas vezes. Mas não é o caso, claro.

A minha dúvida é mais pelo lado do coleccionismo e do valor a longo prazo. O modelo de 2011 tem um movimento melhor ou mais apetecível que o atual? O facto de não ter lume e ter ponteiros mais pequenos, sendo o primeiro 39 mm da colecção que foi produzido, tornam-no mais valioso como peça de colecção? Em resumo, há alguma razão que o possa tornar uma opção preferível, apesar de a diferença de preço ser irrelevante e ter já 8 anos em cima? (partindo do princípio que está a funcionar bem).

É que, por exemplo o meu Navitimer fighter, apesar de atualmente ter um valor um pouco abaixo dos modelos usados de 42, 44 e 46 mm, é uma série onde há muito menos exemplares e acredito que a seu tempo, com o passar dos anos, vai ser muito mais procurado do que os monstros dos irmãos maiores! Digo eu, mas posso estar enganado, claro! Pelo menos eu gosto muito mais dele do que dos monstrinhos!

Wink

hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 15:18
Do que sei, nem o Explorer nem Rolex nenhum desvaloriza por aí além (salvo talvez se for um daqueles "bling" de ouro ou platina e carregado de diamantes e outros pedregulhos)...
Comprar qualquer Rolex que seja com 30% de desconto face ao PVP à partida será sempre um achado dos achados (se é que é possível achar algum negócio desses)!
Compreendo que queiras fazer esse raciocínio do "investimento/valorização" mas deixa-me que te diga que, pelo que já vi no meu caso, a partir do momento em que compres um Explorer, seja o atual seja o anterior, duvido muito que alguma vez venhas a pensar vendê-lo, o que torna a questão da [des]valorização completamente secundária...
Aliás, arrisco mesmo dizer que o Explorer será um sério candidato a tornar-se uma das peças centrais (senão mesmo A peça central) da tua coleção...
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 16:08
Sim, sem dúvida @hibeater, e ainda por cima se vai ser descontinuado em breve (o I, não o II, claro). E claro que irá ser a peça central e que eu não o vou vender, mas quando não se têm milhões para gastar à vontade, qualquer compra tem de ser muito mais racionalizada e, até para efeitos de "auto-convencimento", tenho de sentir que o que vou comprar nunca vai desvalorizar e, ao contrário, com o passar dos anos vai valorizar cada vez mais. Se vou gastar dinheiro que me custa ganhar e que, em bom rigor, não devia ter este destino, ao menos que um dia mais tarde - seja daqui a um ano, 10 anos, 20 anos, ou os meus filhos daqui a 30 anos - seja certo que vai valer mais e que o dinheiro gasto hoje é um bom investimento para o futuro!

Aliás, eu tenho de pensar assim na maioria dos relógios que me custe mais do que 100 euros, caso contrário a minha consciência não me deixaria comprar :text-+1: :confusion-scratchhe geek
Joao Silva
Joao Silva
Mensagens : 71
Data de inscrição : 21/09/2019

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 16:20
concordo com o hibeater , se nao tiver tido revisao o de 2011 , nao vale a pena , vai dar ao mesmo

E olha que isto me deu a pensar , mais vale comprar um rolex novo , quando o que teu precisar revisao

o 2011 e 600 euros mais barato , que deve ser o preco da revisao

Por isso em 6 e 6 anos , vendes o teu e compras sempre um novo Laughing Laughing Laughing
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 16:26
É uma hipótese! Wink
hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 16:39
Bem visto! Very Happy
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 17:34
Pois, mas aqui reside a minha dúvida! O de 2011, hoje, é 600 euros mais barato. Ou 800, pois consigo esse desconto, mas vai dar no mesmo. E daqui a 15 anos? Será que o de 2011 não valerá significativamente mais do que um de 2020? Essa a questão! :confusion-scratchhe
hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 17:52
@JPP, ninguém tem maneira de saber isso com certeza!
As "manias" dos colecionismos variam muito ao longo do tempo - hoje é o Explorer de aço e sem "luxos" que está na berra, amanhã é um Day Date todo em ouro amarelo e diamantes, sabe-se lá... - e essa questão dos pormenores mais ou menos valorizáveis é uma incógnita (o antigo é porque foi o primeiro com 39 mm, o novo é porque foi o primeiro com 39mm e números luminescentes, mas depois calha um envelhecer e ficar com os números esverdeados e o outro não e aquele já vale mais por isso... enfim, é capaz de ser tão complicado como acertar no totoloto!).
Escolhe o que gostas mais e pronto (para além disso, se consegues comprar o novo, aproveita, pois não é nada fácil apanhá-lo nas lojas)!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 20:03
Pois, acho que de facto tens razão @hibeater , sou capaz de perder a cabeça e tentar apanhá-lo, foi-me mais ou menos prometido que conseguia! Ainda não tomei a decisão final, mas estou lá perto! drunken Rolling Eyes
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 21:13
Olhando apenas e só para o preço, o NOVO sem dúvida!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 23:15
Acho que já foram feitos bom pontos, mas reitero esolheres o que mais gostas — isto se o dinheiro não fizer grande diferença, claro.

E depois, sobre o valor colecionismo, acho que o @hibeater resume bem aqui:

hibeater escreveu:@JPP, ninguém tem maneira de saber isso com certeza!
As "manias" dos colecionismos variam muito ao longo do tempo - hoje é o Explorer de aço e sem "luxos" que está na berra, amanhã é um Day Date todo em ouro amarelo e diamantes, sabe-se lá... - e essa questão dos pormenores mais ou menos valorizáveis é uma incógnita (o antigo é porque foi o primeiro com 39 mm, o novo é porque foi o primeiro com 39mm e números luminescentes, mas depois calha um envelhecer e ficar com os números esverdeados e o outro não e aquele já vale mais por isso... enfim, é capaz de ser tão complicado como acertar no totoloto!).
Escolhe o que gostas mais e pronto (para além disso, se consegues comprar o novo, aproveita, pois não é nada fácil apanhá-lo nas lojas)!

Já agora, fui eu que percebi mal, ou o que queres dizer que o Exploer I vai ser descontinuado? Suspect
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 23:42
É o que já li num ou outro sítio e na Torres me adiantaram como uma possibilidade, sem certezas sobre quando poderá acontecer ("Certus an incertus quando", lembras-te @hibeater? ... latinices, não liguem!). Mas, penso eu, só para o Explorer I, não para o II, pelo menos não faria qualquer sentido descontinuarem ambos! Wink

Vocês têm razão, claro! Mas às vezes, como vemos diferenças de preços tão grandes entre relógios quase gémeos só por coisa de um movimento ou de um pormenor ... bom, mas aqui parece de facto que a coisa é pacífica! E caso vá em frente, terá muito mas gosto tirar um relógio novo da loja, não há dúvida!

Obrigado pelas dicas! Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 21 Jan 2020, 23:55
JPP escreveu:É o que já li num ou outro sítio e na Torres me adiantaram como uma possibilidade, sem certezas sobre quando poderá acontecer ("Certus an incertus quando", lembras-te @hibeater? ... latinices, não liguem!). Mas, penso eu, só para o Explorer I, não para o II, pelo menos não faria qualquer sentido descontinuarem ambos! Wink  

Acho que não estou a perceber mesmo... Razz

Querem dizer que o Explorer 1, este:

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? M214270-0003

Vai ser descontinuado? Custa-me muito acreditar... É um dos modelos chave da marca, desde os anos 50 praticamente!

E para tirar dúvidas, este é o Explorer 2:
Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? M216570-0002

fotos: Rolex.com
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Qua 22 Jan 2020, 00:14
Pois, e o que me disseram é que o 1 vai descontinuar ... e fica só o 2, faz algum sentido ... ou não, pois o II não se pode considerar bem uma evolução do 1, tem pouco a ver!

Mas repito, disseram-me que é só uma possibilidade, nada de certo. Mas na verdade eu já tinha lido algures essa possibilidade! Ou então andam a lançar o boato para se espalhar e haver uma corrida ainda maior ao 1, é outra possibilidade! Question scratch
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Sex 24 Jan 2020, 10:07
JPP escreveu:Pois, e o que me disseram é que o 1 vai descontinuar ... e fica só o 2, faz algum sentido ... ou não, pois o II não se pode considerar bem uma evolução do 1, tem pouco a ver!

Mas repito, disseram-me que é só uma possibilidade, nada de certo. Mas na verdade eu já tinha lido algures essa possibilidade! Ou então andam a lançar o boato para se espalhar e haver uma corrida ainda maior ao 1, é outra possibilidade!  Question  scratch

Acho que disseste tudo no 1o paragrafo. Não são o mesmo relógio, logo para mim não faz sentido.

Agora, se falamos de versões do Explorer 1 (mk1 vs mk2) aí acho que faz sentido, pois é o ciclo natural da vida de um produto.
Enfim, uma coisa é certa, os unicos que sabem qualquer coisa são os que mandam na Rolex e mais ninguém.
Joao Silva
Joao Silva
Mensagens : 71
Data de inscrição : 21/09/2019

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Sex 24 Jan 2020, 11:37
conheco la gente a trabalhar vou ver se me dao uma pista Very Happy mas nao me acredito que vai descontinuar

Eu daqui a 2 semanas digo qualquer coisa
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Sex 24 Jan 2020, 12:27
Joao Silva escreveu:conheco la gente a trabalhar vou ver se me dao uma pista Very Happy  mas nao me acredito que vai descontinuar

Eu daqui a 2 semanas digo qualquer coisa

Essa era uma informação importante, se a conseguires confirmar, obrigado Wink
Jónatas Miguel
Jónatas Miguel
Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/02/2020

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 14 Abr 2020, 15:07
Alguma novidade? Obrigado
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ter 14 Abr 2020, 19:48
Parece que a Rolex este ano não vai lançar nada, dizem, pelo que também não deve descontinuar nada ... digo eu!
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Sex 17 Dez 2021, 16:31
Vamos ressuscitar este tópico um ano e meio depois para comentar que, de facto, o Explorer 1 foi a modos que "descontinuado".

Quem informou o @JPP estava certo. O 214270 foi mesmo descontinuado e substituído pelo 124270 e por aquela coisa meio esquisita em aço e ouro.

Pessoalmente, gostei tanto da reintrodução do Explorer de 36 mm que o comprei, mas acho que era escusado tirar do catálogo o de 39 mm, que é um tamanho intermédio que agrada à larga maioria dos consumidores.
BELMONDO
BELMONDO
Mensagens : 132
Data de inscrição : 15/11/2021
Idade : 64

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Sex 17 Dez 2021, 17:46
Nunogoncalves escreveu:Vamos ressuscitar este tópico um ano e meio depois para comentar que, de facto, o Explorer 1 foi a modos que "descontinuado".

Quem informou o @JPP estava certo. O 214270 foi mesmo descontinuado e substituído pelo 124270 e por aquela coisa meio esquisita em aço e ouro.

Pessoalmente, gostei tanto da reintrodução do Explorer de 36 mm que o comprei, mas acho que era escusado tirar do catálogo o de 39 mm, que é um tamanho intermédio que agrada à larga maioria dos consumidores.
Já agora umas fotos! bounce
lourenofre
lourenofre
Mensagens : 69
Data de inscrição : 27/03/2020

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Sex 17 Dez 2021, 19:34
Nunogoncalves escreveu:Vamos ressuscitar este tópico um ano e meio depois para comentar que, de facto, o Explorer 1 foi a modos que "descontinuado".

Quem informou o @JPP estava certo. O 214270 foi mesmo descontinuado e substituído pelo 124270 e por aquela coisa meio esquisita em aço e ouro.

Pessoalmente, gostei tanto da reintrodução do Explorer de 36 mm que o comprei, mas acho que era escusado tirar do catálogo o de 39 mm, que é um tamanho intermédio que agrada à larga maioria dos consumidores.
Sou suspeito, mas acho que a versão de 39mm é perfeita, é um tamanho intermédio que potência ao máximo a versatilidade deste modelo (quanto a mim o Rolex mais versátil, o verdadeiro one-watch-collection)

É estranho que com todos os modelos a evoluírem para diâmetros maiores o Explorer I nao tenha de momento uma opção maior do que 36mm.
Nao me espantava muito ver daqui por uns anos uma versão de 40/41mm à semelhança do que acontecer com o OP.
Conteúdo patrocinado

Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011? Empty Re: Rolex Explorer - comprariam um novo ou um de 2011?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos