DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Mondaine Stop2go Empty Mondaine Stop2go

Ter 24 Mar 2020, 17:10
Boa tarde a todos

Tenho visto no Catawiki relogios desta marca Suiça. É engraçado porque quem como eu viveu na linha de Cascais, é um desenho já muito conhecido dos relógios que existiam/existem? naquela linha. Entretanto lendo sobre a marca verifiquei que são os relógios usados nos serviços de comboios daquele país.

Têm estado a ser vendidos relativamente baratos. A minha questão prende-se com o valor destes relógios, se são fiáveis para usar no dia a dia.

O que eu andava a ver era um Stop2go que tem a particularidade de funcionar de forma parecida com o que  acontece com os relógios das estações. O ponteiro dos segundos anda um pouco mais rápido que o normal e pára às 12 horas. Dois segundos após o ponteiro dos minutos avança 1 minuto e o ponteiro dos segundos volta a rodar.

Quem não conheça ou tenha curiosidade pode ver no youtube pesquisando por stop2go.

Agradeço feedback sobre estes relógios visto estar a pensar comprar um. O user @hibeater é capaz de conhecer pois tem uma imagem de um relógio destes no avatar.

Um abraço


Última edição por JCF em Qui 26 Mar 2020, 17:50, editado 1 vez(es)
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Mondaine Stop2go Empty Re: Mondaine Stop2go

Qui 26 Mar 2020, 17:38
Olá!

Eu tenho um Stop2go e é um dos relógios que mais gosto da minha colecção, apesar de tudo. Rolling Eyes

Em termos de design são um ícone incontestável, o minimalismo na sua perfeição. Apesar da simplicidade são bem construídos (pelo menos exteriormente) e isso sente-se logo ao pegar nele.

Além da particularidade do movimento do ponteiro dos segundos, o modelo Stop2go distingue-se dos outros pela forma da coroa e da caixa. Embora de longe pareçam todas iguais, as laterais da caixa do Stop2go não são lisas como nos outros modelos. Tem uns recessos, o que lhe confere profundidade e um ar mais industrial e apelativo a meu ver.

https://cdn.shopify.com/s/files/1/0731/1125/files/A512.30358.16SBB_HERO-02_b1273c24-187e-443b-8a4f-db2d843f8b83_large.jpg?8297635394524621554

Em termos de precisão, pelo que tenho lido os modelos mecânicos são bastante precisos e não tenho razão de queixa relativamente à precisão do quartzo.

Agora quanto ao efeito do "pára-arranca" isso já é outra história. Evil or Very Mad

O Stop2go usa o cal. 58-02 que foi desenvolvido em exclusivo para a Mondaine. Este calibre é constituído por dois mecanismos, um que controla as horas e os minutos e outro dedicado apenas ao ponteiro dos segundos.

Houve muitos problemas com as primeiras versões deste mecanismo, o ponteiro dos segundos parava em qualquer ponto do mostrador e era impossível fazer um realinhamento. Muita gente se queixou disso e quem teve a sorte de o relógio ter avariado durante a garantia teve direito a um mecanismo novo.

Actualmente não se encontram tantas queixas na internet, não sei se é porque eles melhoraram a qualidade do mecanismo ou se é porque há menos gente a comprá-lo.

O ano passado encontrei um em segunda mão no Catawiki e como o relógio estava a um bom preço decidi arriscar.

Infelizmente a função Stop2go deixou de funcionar 6 meses depois. Já tentei de tudo, alinhar o ponteiro como indicado nas instruções, trocar de pilha, dobrar as palhetas de contacto, mas nada resolveu o problema.

Como o cal. 58-02 é exclusivo da Mondaine, penso que não seja possível a um relojoeiro "normal" consertá-lo. Enviei um e-mail ao distribuidor mais perto (que fica em Espanha) a perguntar qual seria o preço mínimo para um revisão ao relógio, mas nunca recebi feedback. Só me resta apelar à casa mãe na Suíça. Mas são estão convencido que valha a pena despender dinheiro num conserto.

O relógio deixou de fazer aquela habilidade tão fixe, mas só eu é que sei disso. Continua a dar horas de forma precisa e quem olhar para ele na rua não nota que o ponteiro dos segundo de vez em quando anda aos soluços e pára onde lhe apetece.

Confesso que ao início me apeteceu acabar com o relógio à martelada, mas agora estou-me a habituar e a tolerar este defeito, porque esteticamente o relógio é mesmo bonito.

Se o conseguir comprar a um bom preço, à volta de 250€ , acho que vale a pena correr o risco.
Abraço
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Mondaine Stop2go Empty Re: Mondaine Stop2go

Qui 26 Mar 2020, 18:03
Olá boa tarde

Obrigado pelo feedback Thumbs Up

Pois também acho os relógios engraçados e fazem-me lembrar os meus tempos de estudante em que frequentava a linha de comboios para cascais, a antiga linha Estoril onde os relógios das estações eram idênticos.

Se formos ver ao site da Mondaine os relógios são muito caros (à volta de 650 francos) mas não me passa pela cabeça dar esse valor por um relógio destes. Contudo, no catawiki aparecem relógios novos, não sei se serão dos primeiros ou dos actuais, por valores a rondar os 200 euros.

Vou pensar se vale a pena comprar um. Se tendem a avariar é um ponto negativo embora pelo que dizes, no essencial o relógio funciona bem (dá horas corretas).

Obrigado mais uma vez

Abraço
Duca749
Duca749
Mensagens : 2058
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Mondaine Stop2go Empty Re: Mondaine Stop2go

Qui 26 Mar 2020, 22:22
Esses Mondaine nunca me cativaram esteticamente exactamente por parecerem relógios de estações de comboio e de cozinha também, mas lá está, ainda bem que não gostamos todos do mesmo. Very Happy Wink
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Mondaine Stop2go Empty Re: Mondaine Stop2go

Sex 27 Mar 2020, 15:59
JCF escreveu:...
Se formos ver ao site da Mondaine os relógios são muito caros (à volta de 650 francos) mas não me passa pela cabeça dar esse valor por um relógio destes. Contudo, no catawiki aparecem relógios novos, não sei se serão dos primeiros ou dos actuais, por valores a rondar os 200 euros.

Não se esqueça de somar a esses 200€ a taxa de leilão (9%) mais os portes de envio.
Às vezes esquecemos de fazer essas somas todas e no final podemos ter uma pequena surpresa.
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Mondaine Stop2go Empty Re: Mondaine Stop2go

Sex 03 Abr 2020, 12:06
SquareWatch escreveu:
JCF escreveu:...
Se formos ver ao site da Mondaine os relógios são muito caros (à volta de 650 francos) mas não me passa pela cabeça dar esse valor por um relógio destes. Contudo, no catawiki aparecem relógios novos, não sei se serão dos primeiros ou dos actuais, por valores a rondar os 200 euros.

Não se esqueça de somar a esses 200€ a taxa de leilão (9%) mais os portes de envio.
Às vezes esquecemos de fazer essas somas todas e no final podemos ter uma pequena surpresa.

Sim, eu sei, ficou por um pouco mais do que os 200 com esses encargos.

https://dezdez.forumeiros.com/t1187p400-na-volta-do-correio#27532
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Mondaine Stop2go Empty Re: Mondaine Stop2go

Sex 03 Abr 2020, 12:24
Ainda agora vi um igualinho ao teu, com caixa, estava nos 200 euros a esta hora. Mesmo que não suba mais, acrescendo o fee da Catawiki e os portes, vai sempre parar aos 250/260 euros. Isto, claro, se até ao fim do leilão, pelas 19:00/20:00, não houverem mais licitações.
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Mondaine Stop2go Empty Re: Mondaine Stop2go

Sex 03 Abr 2020, 13:34
JPP escreveu:Ainda agora vi um igualinho ao teu, com caixa, estava nos 200 euros a esta hora. Mesmo que não suba mais, acrescendo o fee da Catawiki e os portes, vai sempre parar aos 250/260 euros. Isto, claro, se até ao fim do leilão, pelas 19:00/20:00, não houverem mais licitações.

SIm, o transporte ficou em 20 euros e mais os 9% do site.
Na verdade quando abri o tópico a "asneira" já estava feita. Encontrei um leilão a terminar e estava em 195. Achei que não era uma exorbitância e licitei o valor a seguir e não houve resposta do outro licitador e ganhei o leilão. Ficou em menos de 250 já com todas as despesas.

Já vi que no dite oficial vendem braceletes de outras cores incluindo uma milanesa e até nem são particularmente caras. Vou ainda pensar se gasto dinheiro numa bracelete ou se fica assim ou se o vendo... Daí não ter ainda removido os diversos autocolantes.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Mondaine Stop2go Empty Re: Mondaine Stop2go

Sex 03 Abr 2020, 15:12
Parabéns, foi uma excelente compra Thumbs Up . Novo, com autocolantes, caixa e a bom preço.
O meu foi em segunda mão e não trazia nada... Neutral
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Mondaine Stop2go Empty Re: Mondaine Stop2go

Sex 03 Abr 2020, 22:03
@JCF, se gostas do relógio, compraste bem e novo, é de facto um relógio bem giro e com uma lógica interessante, foi uma boa compra, eu ficava com ele! Wink

Aliás, enquanto escrevia estas palavras fui ver no site da marca, custa 520 libras, não foi boa compra, foi excelente! E realmente é uma peça gira e original! Thumbs Up
Conteúdo patrocinado

Mondaine Stop2go Empty Re: Mondaine Stop2go

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos