DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Dans
Dans
Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/04/2020

Apresentação ao grupo Empty Apresentação ao grupo

Sáb 11 Abr 2020, 16:01
Boas caros aficionados!

Aproveito esta oportunidade para me apresentar a este grupo que há uns tempos que sigo e do qual retiro bastante conhecimento. Sou o Diogo, nortenho de corpo e alma e apesar da minha relativa tenra idade, este meu vício pelo 'amigo de pulso' acompanha há muitos anos.

Tenho um gosto particular por peças antigas, mecânicas e automáticas, e sobretudo sobre a sua história e importância no seu período.

Aproveito esta apresentação para mostrar o meu primeiro relógio, que começou e me prendeu neste prazer que tenho no mundo relojoeiro.

Um singelo, cómodo e fiável Cortebert Cal.677. Tenho a ideia de que seja da década de 50, mas quem sabe alguém aqui me possa dar mais informação sobre este relógio.

Continuarei a seguir-vos e aos poucos a demonstrar a minha 'colecção' de amigos, e a aprender convosco.

Abraços e boa Páscoa.Apresentação ao grupo 20200411Apresentação ao grupo 20200411
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Sáb 11 Abr 2020, 17:19
Viva @Dans, sê muito bem vindo a este cantinho agradável da net!

Vê-se que tens bom gosto, esse Cortébert é uma delícia, vê-se que envelheceu muito bem! Tem alguma informação na traseira, ou no mecanismo, tipo número de série ou outra?

Abraço, vai participando sempre por cá! Feliz Páscoa também!
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Sáb 11 Abr 2020, 17:43
Dans escreveu:

Tenho um gosto particular por peças antigas, mecânicas e automáticas, e sobretudo sobre a sua história e importância no seu período.


Olá bem-vindo @Dans

Somos cada vez mais, não há dúvida. Pouca coisa supera um bom look vintage... só mesmo um verdadeiro vintage. Very Happy

Também gosto muito de vasculhar, à procura de histórias e factos curiosos. Dá um certo valor extra ao relógio (nem que não seja só para nós, porque para a maior parte das pessoas desde que dê horas já tá bom).

Eu acho que esse Cortébert deve ter sido feito entre 1945-1950, pelo facto de o nome da marca estar em letra cursiva.
Uma maneira mais fiável para datar é olhando para o mecanismo. Se tiver sistema Incabloc é posterior a 1950.

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&0&2uswk&Cortebert_677

Apresentação ao grupo A-Technical-Perspective-Incabloc-historical-supplier-of-shock-absorber-for-the-watch-industry-13
(caso ainda não saiba o que é o Incabloc é essa anilha que segura a pedra.

Desejo-te um boa estadia e muitos anos de bom "vício".

Uma boa Páscoa! Thumbs Up
Dans
Dans
Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/04/2020

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Sáb 11 Abr 2020, 18:40
Sim @JPP, envelheceu bem e volta e meia levo-o, este e outros, 'à revisão' Laughing
@SquareWatch obrigado pela imagem ilustrativa. Não tinha ideia que nesta marca o sistema incabloc era sinal indicativo de que será posterior aos anos 50. Neste caso então, tenho de facto uma peça bem 'vintage'! Deixo imagem do mecanismo para comprovar mos que neste modelo ainda não usavam o Incabloc.

Apresentação ao grupo 20200413


Obrigado pelas boas vindas!
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Sáb 11 Abr 2020, 22:28
Bem-vindo @Dans e parabéns pela Cortébert.

Não há margem para duvidas que é uma máquina pré-Incabloc. É um calibre 677 que teve várias variações, nomeadamente com Incabloc (> 1950) e com o sistema de regulação Spirofix (> 1953). Provavelmente o teu será de meados dos anos 40.

Diverte-te por cá.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Dom 12 Abr 2020, 03:37
Tempus fugit escreveu:Bem-vindo @Dans e parabéns pela Cortébert.

Não há margem para duvidas que é uma máquina pré-Incabloc. É um calibre 677 que teve várias variações, nomeadamente com Incabloc (> 1950) e com o sistema de regulação Spirofix (> 1953). Provavelmente o teu será de meados dos anos 40.

Diverte-te por cá.

@Tempus fugit, não tem incabloc, mas tem lá no sítio uma palhetazinha de regulação, ou não? Explica lá a coisa, a ver se percebo! A regulação surgiu quando? Estava associada ao incabloc ou não tem nada a ver com ele? Aquilo é uma palheta de regulação, não é?(Provavelmente estou a fazer perguntas parvas! clown ou não?).

Abraço Wink
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Dom 12 Abr 2020, 12:47
Estás a ver aqueles filmes antigos em que o assassino é apanhado porque não tinha alibi para a hora que aparece no relógio do morto? O Incabloc veio dificultar a vida aos detectives.

É na prática um sistema de absorção de choque que protege as peças do balanço. Lançado para o mercado em 1938, foi dos primeiros sistemas do género mas não tardou que várias marcas apresentassem sistemas alternativos: Contrachoc, Durobloc, Kif, Diachoc, Novodiac, etc.

O Spirofix, inventado pela Cortébert em 1953, era um novo dispositivo de regulação com capacidade de uma afinação mais precisa.

Os dois sistemas podiam ser utilizados em simultâneo como podes ver nesta imagem de um calibre 689:

Apresentação ao grupo F63f86c1-fcfc-4b59-8f35-836e20b11eed

Mais info nestes links:
https://www.crownwatchblog.com/how-it-works/the-basics-of-shock-resistance
https://omegaforums.net/threads/cortébert-spirofix-age.47528/
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Dom 12 Abr 2020, 13:17
Obrigado @Tempus fugit, mais uma bela lição e dois sites muito interessantes, leitura para esta tarde! Feliz Páscoa! Thumbs Up
Dans
Dans
Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/04/2020

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Dom 12 Abr 2020, 15:13
Obrigado @Tempus fugit
Boa explicação!

Tempus fugit escreveu:Bem-vindo @Dans e parabéns pela Cortébert.

Não há margem para duvidas que é uma máquina pré-Incabloc. É um calibre 677 que teve várias variações, nomeadamente com Incabloc (> 1950) e com o sistema de regulação Spirofix (> 1953). Provavelmente o teu será de meados dos anos 40.

Diverte-te por cá.
wristcheck.pt
wristcheck.pt
Mensagens : 18
Data de inscrição : 05/04/2020
Idade : 42
Localização : Tavira

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Seg 13 Abr 2020, 10:46
Bem-vindo, @Dans!

Adorei o teu relógio. Está mesmo na linha das minhas preferências. Envelheceu muito bem.

Vai partilhando.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Sex 08 maio 2020, 23:50
Olá e bem vindo ao fórum Diogo! E obrigado pela partilha desse bonito Cortebert Thumbs Up

Vai participando!

Cumprimentos,
Conteúdo patrocinado

Apresentação ao grupo Empty Re: Apresentação ao grupo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos