DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Horas non numero nisi serenas Empty Horas non numero nisi serenas

Sáb 06 Jun 2020, 16:18
Então vamos lá ver o que o correio me trouxe esta semana.

Horas non numero nisi serenas Images10

Quando olhei para o tamanho do caixote fiquei branco pale ... queres ver que fiz asneira ao não ter lido com atenção  a descrição do vendedor até ao fim. Não estava à espera de um volume deste tamanho.

Comecei a desembrulhar e deparei-me com uma autentica boneca Matryoshka...


Horas non numero nisi serenas Img_9927


Se fosse copos de cristal da Boémia não vinham tão bem embalados! Faz toda a diferença ser um homem ou uma mulher a expedir uma encomenda Laughing. Mas ainda bem, mais vale a mais do que a menos.

O que vinha lá dentro era uma reprodução de um relógio de mesa do século XVII, feita na segunda metade do séc. XIX.

Horas non numero nisi serenas Img_9928

Infelizmente não sei mais nada sobre o relógio, não tem qualquer tipo de marca ou punção. E também não consegui determinar qual o relógio original que ele copia.

Horas non numero nisi serenas Relzgi10

Horas non numero nisi serenas Relzgi11

Horas non numero nisi serenas Relzgi12

Horas non numero nisi serenas Img_9929

Como característica principal destaca-se o facto de possuir apenas um ponteiro fixo, neste caso é o mostrador que gira para indicar as horas.

O mostrador do relógio original seria constituído por 3 anéis concêntricos. Um externo para os segundos, o do meio para as horas e o mais interno para programar o alarme (o que julgo ser uma característica incomum num relógio do séc. XVII scratch).

À volta do mostrador apresenta a inscrição latina, HORAS NON NUMERO NISI SERENAS.

Horas non numero nisi serenas Relzgi13

É uma inscrição muito frequente nos relógios de sol e que tem várias traduções possíveis:

  • Não conto as horas a não ser que sejam tranquilas;
  • Conto apenas as horas tranquilas;
  • Não conto horas a não ser que sejam solares;
  • Não presto atenção à passagem do tempo a não ser que esteja em paz"


Por último só falta dizer que é feito de bronze e pesa quase 1,3 Kg.

E ficou tudo dito. Infelizmente nem sempre é possível fazer uma grande investigação em relação a um relógio.  Rolling Eyes
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Horas non numero nisi serenas Empty Re: Horas non numero nisi serenas

Sáb 06 Jun 2020, 23:34
Gostei do pormenor do ponteiro estar fixo e ser o mostrador a rodar, dizes que é em bronze mas pelo aspecto apontava mais para uma liga parecida com o latão, acho que se fosse bronze estaria com uma patina diferente, mais oxidada, ou então foi polido antes de te enviarem, também pode ser o caso.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Horas non numero nisi serenas Empty Re: Horas non numero nisi serenas

Dom 07 Jun 2020, 13:27
É uma peça lindíssima, parabéns @SquareWatch! Muito bom! E com excelentes fotos!  Thumbs Up

Parece ser um relógio com história, vá-se lá saber qual!

Não consegues acesso fácil ao movimento, para fotografar e tentares perceber de onde vem, se tem marcas, inscrições, etc?

Então e a caixa de cima, a mais pequena, trazia o quê?  :confusion-scratchhe
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Horas non numero nisi serenas Empty Re: Horas non numero nisi serenas

Dom 07 Jun 2020, 15:00
Gostei do pormenor do ponteiro estar fixo e ser o mostrador a rodar, dizes que é em bronze mas pelo aspecto apontava mais para uma liga parecida com o latão, acho que se fosse bronze estaria com uma patina diferente, mais oxidada, ou então foi polido antes de te enviarem, também pode ser o caso.

Tem toda a razão @Duca749. Usei a descrição do vendedor, mas agora olhando com olhos de ver de facto o bronze tem uma patina mais acastanhada. Deve mesmo ser em latão.

É uma peça lindíssima, parabéns @SquareWatch! Muito bom! E com excelentes fotos!  Thumbs Up

Parece ser um relógio com história, vá-se lá saber qual!

Não consegues acesso fácil ao movimento, para fotografar e tentares perceber de onde vem, se tem marcas, inscrições, etc?

Então e a caixa de cima, a mais pequena, trazia o quê?  :confusion-scratchhe

A caixa pequena trazia o relógio de bolso "pisa papeis".

Foi por isso que houve algum ranger de dentes e olhares assassinos cá por casa nesse dia.
Chegaram as duas ao mesmo tempo e ainda por cima uma delas era uma caixa enorme. Tive de inventar uma desculpa do género "Finalmente já chegou, estava à espera desta pequena desde Março! Os correios cada vez estão piores" geek

Já tirei o mecanismo cá para fora mas não encontrei nenhuma marca.
Só se estiver entre a platina (acho que é assim que se chama) e o mostrador. Vou deixar acabar a corda e vou experimentar outra vez.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Horas non numero nisi serenas Empty Re: Horas non numero nisi serenas

Dom 07 Jun 2020, 18:41
Razz Razz Conheço bem esses olhares, foi um dos males do confinamento. É que até março, eu recebia tudo no trabalho, mas quando começou o confinamento tive de passar a receber em casa ... e começaram os olhares ...  Rolling Eyes

Pois, depois de ler este teu post é que percebi o que tinha a caixa pequena!

É estranho não haver qualquer inscrição, tinha a ideia de que especialmente nos séculos idos da relojoaria, os mestres faziam gala em deixar as suas obras assinadas!
Conteúdo patrocinado

Horas non numero nisi serenas Empty Re: Horas non numero nisi serenas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos