DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Necas84
Necas84
Mensagens : 16
Data de inscrição : 05/07/2020

Certina DS-2 PH200 Empty Certina DS-2 PH200

Qui 09 Jul 2020, 18:26
Boa tarde a todos,
Crio este tópico para apresentar o meu primeiro relógio vintage e automático.
É um Certina DS-S PH200 e data do inicio da década de 70.
Pretendo recuperar o relógio este bonito relógio para o que possa ostentar com orgulho.
Apesar de estar a funcionar sei que precisa de intervenção profissional para uma boa revisão, limpeza, substituição do vidro, da coroa e polimento.
Agora deixo fotos do estado em que me chegou às mão:

Certina DS-2 PH200 Img_2027
Certina DS-2 PH200 Img_2028
Necas84
Necas84
Mensagens : 16
Data de inscrição : 05/07/2020

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Qui 09 Jul 2020, 18:31
Entretanto já fiz uma limpeza "homemade".
Desmontei o bezel, escovei uma escova e pasta dos dentes e poli o vidro com poliwatch.
O resultado foi este:
Certina DS-2 PH200 Img_2030
Certina DS-2 PH200 Img_2031
Necas84
Necas84
Mensagens : 16
Data de inscrição : 05/07/2020

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Qui 09 Jul 2020, 18:39
Agora peço a vossa opinião para os próximos passos a dar.
E se puderem disponibilizar contactos de profissionais sérios para revisionar o relógio também agradeço pois é serviço a que nunca recorri e não tenho o mínima ideia dos custos duma intervenção do género.
Também gostaria opiniões para a aquisição de uma bracelete, pois estou mortinho para o experimentar.
Estava a pensar em algo deste género, que dizem?

Certina DS-2 PH200 Sem_tz10
Alguma recomendação de sites/marcas?
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Qui 09 Jul 2020, 19:09
Eu pessoalmente gosto, acho que pode fazer um conjunto interessante. E até gosto bastante da marca, talvez um pouco acima da Tissot. 

Cheguei a comprar um Certina num site dinamarquês mas no tracking a transportadora dizia que não lhe tinha sido entregue. Foi dado como perdido e eu fui reembolsado. Ainda bem porque agora está quase 60 euros mais barato, ia ficar FDD.  Shocked

No estado em que esse está, usar como diver parece-me fora de questão, pelo menos antes de uma revisão.
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Sex 10 Jul 2020, 00:37
Parece outro Thumbs Up

Pessoalmente metia-lhe um vidro novo e procurava um bezel em melhor estado. mas eu sou picuinhas com essas coisas Rolling Eyes

Sites para pulseiras?

https://www.cheapestnatostraps.com/
https://www.watch-band-center.com
https://www.geckota.com/

Se não te importares de esperar, posso recomendar-te também algumas lojas no Aliexpress.


JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Sex 10 Jul 2020, 09:30
A limpeza home made produziu bons resultados, já ficou usável!  Thumbs Up E começa a perceber-se que o mostrador e os ponteiros parecem estar bastante bem!

Também gosto dessa bracelete, fica um conjunto giro!

Se moras em Lisboa, eu aconselho sempre a Relojoaria Portuguesa, tenho a certeza que eles fariam um bom trabalho nesse relógio e não são caros.

É no centro comercial Arco Íris, na Avenida Júlio Diniz, estão abertos neste momento de terça a quinta, entre as 11:00 e as 17:00, normalmente. Se fores lá diz que foi o cliente deles, João Pontes Pereira, que te aconselhou e que eu te disse que te fariam um bom preço para o serviço.  Wink

E lá até podes ver braceletes que fiquem bem ai, eu tenho lá comprado às duzias, têm um stock bonzinho de opções e não são caros.

Se morares para as bandas de Sintra, também tens o nosso companheiro de Fórum, Mestre Girão, que eu ainda não conheço, mas toda a gente aqui tem muito boas referências dele, alguém te poderá dar o contacto.
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Sex 10 Jul 2020, 10:13
Bom trabalho! @Necas84
Necas84
Necas84
Mensagens : 16
Data de inscrição : 05/07/2020

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Sex 10 Jul 2020, 10:21
Obrigado a todos pelos conselhos 🙂
@Tempus fugit aceito a sugestão da lojas do AliExpress, não me importo de esperar.
JPP, sou mesmo de Coimbra. Sei que há aqui uma tal "oficina do relógio" mas não tenho qualquer feedback deles e tenho receio de lá o deixar.
Vou ter que equacionar enviá-lo para Lisboa...
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Sex 10 Jul 2020, 10:31
Necas84 escreveu:Obrigado a todos pelos conselhos 🙂
@Tempus fugit aceito a sugestão da lojas do AliExpress, não me importo de esperar.
JPP, sou mesmo de Coimbra. Sei que há aqui uma tal "oficina do relógio" mas não tenho qualquer feedback deles e tenho receio de lá o deixar.
Vou ter que equacionar enviá-lo para Lisboa...

Desculpa, claro, já tinhas dito que és de Coimbra, não me lembrei!  Wink

Pois, por essas bandas não conheço ninguém! Talvez alguém daqui do Fórum conheça.
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Sex 10 Jul 2020, 10:56
Não sei se vou atirar um balde de gelo sobre a ideia de fazer uma revisão ao Certina. Só para teres uma ideia, por uma revisão a um 4R35 da Seiko, num relógio que não tinha dois anos, pediram-me 80 ou à volta disso. Um vidro não sei quanto pode custar. A coroa também não. 

O bezel também precisava de uma substituição mas depois ficas com um vidro impecável, bezel novo e a caixa cheia de riscos. Pode não ficar muito coerente. Pode ser que seja possível manter esse mas melhorar o aspeto/funcionamento.

Há aqui participantes no forum que são autênticos artistas (no bom sentido) e que poderão dar indicações muito melhores sobre o que fazer com esse Certina. Ainda à pouco foi mostrada a recuperação de um Seiko azul que ficou fantástico.

Ele está a trabalhar bem? notas que esteja a atrasar ou adiantar?
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Sex 10 Jul 2020, 12:02
Olá @Necas84, o trabalho que fizeste já fez diferença e dá para apreciar melhor o estado do relógio. Eu nao mexia mais e deixava apenas  o passo seguinte que será uma revisão ao mecanismo e limpeza geral (nada de polimentos por favor, a caixa está afiadíssima!) por um profissional, que terás que fazer obrigatóriamente.

A questão de substituir peças por novas (a nao ser a coroa), neste caso, nao faz sentido. Isto é um relógio vintage. Se queres um relógio novo, então compra um relógio novo Razz.  Uma limpeza profisisonal fará muita diferença!

Volto a frisar, esse relógio é bastante interessante e de uma época em que os relógios eram feitos e usados para um propósito, e isso tem valor. Qualquer descuido seria lamentável e uma pena para o relógio...

Relojoeiros na tua zona não conheço, mas há membros mais próximos de ti que poderão ajudar (se aparecerem por cá). Como já foi dito, o @Girão é muito conhecido e faz bom trabalho especialmente nos relógios vintage. No entanto, qualquer revisão que se preze, conta com pelo menos uns 80Eur (fora peças necessárias).

Já agora, se estiveres a fim, gostava de saber qual a tua relação do relógio: como apareceu e porquê este, o que gostas dele etc.?

Quanto as pulseiras/braceletes, sendo este relógio um diver dos anos 70, eu optaria por uma pulseira em borracha (não silicone) tipo tropic ou isofrane (dependendo do teu pulso), em azul escuro, preto ou laranja. Embora as originais já sejam caras, há alterativas.

I love you
Certina DS-2 PH200 7145451355_397ec7199e_z
foto: heuerville

Tipo isto:
https://www.cheapestnatostraps.com/collections/tropic-watch-straps-and-rubber-watch-bands/products/tropic-sport-2-0-tpu
https://www.watchgecko.com/vintage-tropical-style-rubber-watch-strap-by-zuludiver
https://www.borealiswatch.com/store/Boavista-Vintage-style-tropic-straps-c43139089
https://www.borealiswatch.com/store/Diver-Watch-straps-c43130105


Ou então também podes experimentar umas NATO/G10 ou ZULU straps também nessas cores:
https://www.cheapestnatostraps.com/collections/premium-nato-straps/products/premium-nato-strap-orange-1
https://www.cheapestnatostraps.com/collections/zulu-straps/products/zulu-strap-3-ring-black-20-mm-22-mm

Para pele, acho que uma parecida com essa pode ficar bem, e os links do @Tempus fugit já são um bom ponto de partida.
Importante é também as molas boas para que o teu relógio não caia do pulso  pale

Rapidamente vais perceber as pulseiras e braceletes são um vicio à parte Razz

Vai partilhando novidades por aqui! Thumbs Up
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Sex 10 Jul 2020, 14:22
Necas84 escreveu:@Tempus fugit aceito a sugestão da lojas do AliExpress, não me importo de esperar.

Aqui vão algumas onde já comprei:

https://onthelevel.aliexpress.com/
https://hengrc.aliexpress.com/
https://seatopton.aliexpress.com/
https://www.aliexpress.com/store/1037826
https://www.aliexpress.com/store/5577105
Necas84
Necas84
Mensagens : 16
Data de inscrição : 05/07/2020

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Sex 10 Jul 2020, 14:25
Obrigado a todos pelos conselhos.
Respondendo ao M84, o relógio pelo que sei teve um único dono, que faleceu até ficar esquecido no fundo duma gaveta. Aquiri-o por um valor simbólico e não qem qualquer valor sentimental.
Mas gosto bastante do relógio, acho-o lindíssimo e por se tratar do primeiro automático que adquiri será especial.
Pelo que pesquisei, em leilões também me parece que tenha um agradável valor comércial.
Contudo, independentemente de poder um dia trocá-lo ou vender gostava de usufruir dele uns tempos.
Já andava para compar um automático, nada de extraordinário, na casa dos 200euros mas surgiu está oportunidade e adiei a compra.
Por outro lado também não quero entrar em loucuras a nível de despesas com o relógio, que como já disse não tem valor sentimental.
Pretendo mete-lo apresentável estaticamente sem mudar muita coisa. Acho que passará apenas pela revisão, limpeza, vidro (talvez), coroa, bracelete e respetivas molas.
Outra questão, que ainda não consegui identificar, por inexperiência, é se o vidro é mineral ou acrílico. Dá-lhe impressão de ser mineral pelo toque mas já me disseram que deve ser acrílico por ser um diver e possibilitar a expansão com a pressão da água. Alguém saberá o melhor método para identificar o material?
Respondendo ao JCF, penso que o mecanismo esteja a atrasar, pois apesar de não o ter usado, andei um dia com ele no bolso e ao final do dia estava 5minutos atrasados. Nas também poderá ser por estar no bolso e não no pulso.

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Sex 10 Jul 2020, 16:04
Existem várias formas básicas de verificar se o vidro é acrílico ou mineral, uma delas é bater nele com a unha se for mineral tem um som mais fino, outra é encostar o dedo, o acrílico tem um toque mais quente do que o mineral que se sente mais fresco, em qualquer uma das formas convém ter um com vidro mineral para comparar.
Mas tu atrás, já disseste que o limpaste com poliwatch, sentiste que o vidro para além de ficar limpo perdeu alguns riscos mais leves? Se sim é com certeza acrílico pois no mineral o poliwatch não faz nada.
Necas84
Necas84
Mensagens : 16
Data de inscrição : 05/07/2020

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Seg 13 Jul 2020, 15:35
Pois, parece que é mesmo acrílico porque o poliwatch fez muita diferença.
Entretanto arranjei ferramenta para ver o coração do velhote.
Está assim:
Certina DS-2 PH200 Img_2032

Entretanto tenho-lhe dado corda e de ontem para hoje, após mais de 24horas, continua certinho. Nem um minuto de diferença...
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Ter 14 Jul 2020, 15:47
Pôr o relógio a funcionar nessas condições não é nada aconselhável. Não é que seja nada irreparável até porque esse movimento é relativamente comum e há peças disponíveis mas é estar a correr o risco de danificar o mecanismo e incorrer em gastos desnecessários.

Quando fizer a revisão ao relógio arranje um vedante amarelo como o de origem, dá logo outro aspecto. Há-os no ebay, custam 15€ ou por aí.

Quanto ao resto, parabéns, é um belissimo relógio e, como já foi dito quanto mais mexer, mais estraga. Revisão do mecanismo, limpeza ultrasónica da caixa (como disse o @m84, nada de polimentos, polir essa caixa é destruir o relógio), uma coroa Certina (é só saber a medida porque não são difíceis de encontrar) e está pronto.
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1806
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Ter 14 Jul 2020, 16:48
Realmente 100% de acordo com o que se tem dito aqui... Trata-se de um relógio "demasiado" interessante para colocar nas mãos de algum "habilidoso ou artista"..  Limpeza sim, polimento nunca... vidro de qualidade, juntas originais novas e coroa Certina.. Resistir à tentação de "mexer" no mostrador, para não teres um desgosto irreparável.. o movimento para um bom relojoeiro é uma limpeza e lubrificação..
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Ter 20 Out 2020, 15:50
Novidades @Necas84? cyclops
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Qua 21 Out 2020, 07:58
Já agora, relativamente a restauros de relógios, leiam a entrevista do proprietário do Museu dos relógios que foi recentemente publicada cá por casa.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Ter 12 Jan 2021, 21:40
E este Certina, ainda vive? Question

bladerunner68 gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Certina DS-2 PH200 Empty Re: Certina DS-2 PH200

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos