DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Vostok Radio Room Empty Vostok Radio Room

Dom 09 Ago 2020, 20:18
Não bastava ter demorado mais de 4 meses a vir da Rússia para Portugal, ainda fez questão de parar nos serviços aduaneiros.
Isto é que foi pouca sorte. :angry-banghead:


Eis o meu novo relógio russo, um Vostok "radio room" vintage.
Vostok Radio Room Radio_12
Com a famosa correia de pele de rato mutante de Chernobil. Razz

Vostok Radio Room Radio_13

O Vostok "radio room" começou a ser produzido nos finais dos anos 80, mantendo-se a sua produção mais ou menos ininterrupta desde então.

A par das reinterpretações modernas deste clássico, desenvolvidas oficialmente pela marca, é bastante fácil encontrar mostradores aftermarket que fazem as delicias de muitos fãs do modding e de alguns criminosos também.

Que eu saiba, o "radio room" nunca foi produzido com intenção se ser distribuído, oficialmente, aos operadores de rádio da marinha soviética. É simplesmente uma peça fabricada para ser uma homenagem aos verdadeiros relógios de parede distribuídos à marinha entre os finais dos anos 50 e os meados da década de 1980. Sendo destinado ao público em geral.

Vostok Radio Room Radior10

O mostrador apresenta quatro bandas separadas umas das outras por 15 min. Dependendo dos modelos/variantes, duas das bandas são de cor vermelha e as outras duas de um vermelho mais claro ou cor-de-rosa.


Explicado de uma maneira muito sucinta o porquê deste padrão…
 
Desde o início do século XX, estabeleceu-se que a frequência de 500 kHz seria usada como frequência internacional de pedido de socorro por código Morse nas comunicações marítimas. Contudo, esta frequência não era de uso exclusivo para os pedidos de SOS, pelo que, nos principais portos e rotas de navegação era frequente ficar congestionada e os pedidos de socorro serem "abafados" pelo imenso volume de transmissões rádio.

Cerca de dois meses após o afundamento do RMS Titanic, que trouxe este problema ao conhecimento da opinião pública, ficou estabelecido na Terceira Convenção Internacional de Radiotelegrafia, que todas as estações de rádio costeiras e embarcações a operar na banda dos 500 kHz, deviam obrigatoriamente cessar comunicações durante 3 min. após o primeiro e terceiro quarto de hora de cada hora (bandas vermelhas).

Durante esse período de silêncio, os operadores tinham obrigatoriamente de ficar à escuta de eventuais sinais de socorro. Ficou também convencionado que durante os primeiros 3 min. de cada hora e os 3 min. após a meia hora seria adoptado um procedimento idêntico para a frequência dos 2182 kHz (banda rosa), usada para as comunicações de socorro por voz.

As bandas no mostrador funcionam assim como um auxiliar de memória para os operadores de rádio.

Algumas fotos mais bonitinhas do vendedor...
Vostok Radio Room Il_79410


Vostok Radio Room Il_79411

Vostok Radio Room Il_79412

Vostok Radio Room Il_ful11
Acho que é o movimento 2414

m84 gosta desta mensagem

Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Vostok Radio Room Empty Re: Vostok Radio Room

Ter 11 Ago 2020, 09:59
Belo artigo, obrigado pela partilha! @SquareWatch
Eu como apreciador da marca, já conhecia a história por detrás deste modelo, mas foi um prazer reler de novo.
O movimento é um 2409, sendo que o 2414 tem data.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Vostok Radio Room Empty Re: Vostok Radio Room

Ter 11 Ago 2020, 22:07
Markku escreveu:Belo artigo, obrigado pela partilha! @SquareWatch
Eu como apreciador da marca, já conhecia a história por detrás deste modelo, mas foi um prazer reler de novo.
O movimento é um 2409, sendo que o 2414 tem data.

Obrigado pela correcção Thumbs Up
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Vostok Radio Room Empty Re: Vostok Radio Room

Sex 14 Ago 2020, 11:56
Nem de propósito. Acabei de chegar de férias e tinha este menino à minha espera:

Vostok Radio Room Albatross

m84 gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Vostok Radio Room Empty Re: Vostok Radio Room

Sex 14 Ago 2020, 22:06
Com caixinha papeis e tudo e ainda por cima a versão "Albatros"... melhor é impossível.

Que inveja!!! Twisted Evil Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Vostok Radio Room Empty Re: Vostok Radio Room

Qui 03 Set 2020, 23:17
Fantastico post mais uma vez @SquareWatch, assim dá gosto! Smile Já conechia o relógio mas não estava tão familiarizado com a sua história e 'lógica'. Parabens! Thumbs Up

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Vostok Radio Room Empty Re: Vostok Radio Room

Qui 03 Set 2020, 23:18
Tempus fugit escreveu:Nem de propósito. Acabei de chegar de férias e tinha este menino à minha espera:

Vostok Radio Room Albatross

Lindo, parabens! Também sou fã dessa caixa albatroz! Thumbs Up

Tempus fugit gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Vostok Radio Room Empty Re: Vostok Radio Room

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos