DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Dom 28 Fev 2021, 15:40
Hoje trago-lhes a mais recente aquisição da colecção.

É um relógio de bolso do século XVIII produzido por volta do ano de 1750 em ouro de 18Kt. com uma série de complicações, nomeadamente: pequeno mostrador às 12 horas com as horas e os minutos. submostrador de grandes dimensões dos segundos às 3 horas, e outro submostrador às 9 horas com duas funções aproveitando o mesmo eixo: os dias do mês e os da semana.

O relógio mede 47mm, a caixa protectora 53mm e pesa 117g.

Há 270 anos, com os meios tecnológicos disponíveis, era extremamente difícil produzir um relógio com estas complicações, devido a isso a raridade destes relógios. 

No mostrador encontram-se as designações "Juliena Tila a Paris". Tenho absoluta certeza (consultei vários livros que contam a história de todos os fabricantes da história da relojoaria, e não encontrei em nenhum deles qualquer menção a este fabricante, além de pesquisas exaustivas na internet) de que este "Juliena Tila" não é um fabricande de relógios, portanto, deduzo que este nome seria o da pessoa a quem foi destinado o relógio.

Das muitas coisas fabulosas que este relógio tem, para além das complicações que comporta, da conservação de todo o conjunto, da limpeza e funcionalidade do mecanismo, da caixa do relógio ser em ouro de 18kt., do verso ter gravado uma flor pintada em esmalte, a luneta ser cravejada de diamantes, ter uma caixa protectora em carapaça de tartaruga perfeitamente preservada com aplicações de joalharia e ser acompanhada por uma chateleine com um rubi em formato de losando e ser cravejada com aplicações de micro mosaico, o que me chamou mais à atenção (e me levou a um investimento muito significativo na peça apesar de duras negociações já há alguns meses com o proprietário), foi o facto de esta peça, apesar de a ter adquirido na Austria, ter sido fabricada originalmente para um nobre, ou mesmo para uma cabeça coroada Portuguesa da época. O que me leva a afirmar com toda a certeza é a inscrição que está colocada no submostrador que indica o dia da semana. Como podem ver diz lá: "Dom", "Seg", Terç", "Quar", Quin", "Sext" e "Sab", indubitavelmente estes nomes para os dias da semana só existem em Português. Portanto, alguns milhares de Euros depois, fiz questão que regressasse à sua terra. Lá diz o aforismo: "O bom filho à terra torna".

Esta é indubitavelmente uma extraordinária peça de museu. 

Vamos lá deixar a conversa e apreciar esta mágnifica obra de arte e micro-engenharia.

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Frente-1" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Frente-2" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Frente-3" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Frente-e-caixa" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Mostrador-perfil" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Movimento-1" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Movimento-2" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Movimento-4" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Movimento-perfil" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Movimento-perfil-1" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Caixa-interior" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Verso-1" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Verso-e-caixa" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Caixa-exterior-com-chateleine" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Chateleine-e-chave" />

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Rubi-Cheteleine" />

Sansoni7 e Domingues gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Dom 28 Fev 2021, 19:32
Magnífica peça! Já tentaste ver com algum historiador de onde viria esse nome? Era interessante conseguires saber mais sobre a pessoa, o relógio dá algumas pistas!  Wink
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Dom 28 Fev 2021, 19:43
Então foi você que cobriu a minha licitação :angry-banghead: ...

Estou a brincar, quem me dera ter uns cobres assim para investir.


Outro relógio soberbo, parabéns.
Tem de ter cuidado para nunca revelar a sua morada, os tesouros começam a ser muitos Very Happy .



Permita-me mas vou ter de discordar de algumas coisas.

floijdt escreveu:... produzido por volta do ano de 1750 ...
Penso que seja um pouco mais recente.
E porque digo isso? Por causa da urna presente na tampa traseira, muito característica do chamado estilo Luís XVI (reinou de 1760 a 1789), inspirado pela redescoberta das cidades de Herculano e Pompeia.



floijdt escreveu:..."Juliena Tila" não é um fabricande de relógios, portanto, deduzo que este nome seria o da pessoa a quem foi destinado o relógio.
Não me parece que o nome seja Tila, mas sim Fila.
Penso que Juliena Fila possa ser o nome da dona da boutique que comercializou o relógio. Se fosse o nome da pessoa a quem ele se destinava acho que não faria muito sentido escrever lá "A Paris".

Por outro lado, não estando a par das liberdades das mulheres na França do séc. XVIII, penso que poderá ser um bocado estranho ter uma mulher à frente de um negócio relacionado com relógios e/ou jóias nessa época scratch .


Achei muita piada à gravação "Non Plus Ultra" no mecanismo. Será que é o sentido de humor do fabricante a dizer a um curioso que dali não passará, que nunca irá descobri os segredos da máquina? Ou terá outro significado? 



floijdt escreveu:...luneta ser cravejada de diamantes...
Não quero ser agoirento, mas é melhor averiguar isso quando estiver com o relógio em mãos. Podem ser, por exemplo, topázios ou safiras brancas. Podem ser pedras contemporâneas do relógio ou podem ter sido aplicadas para substituir os verdadeiros diamantes, que se foram perdendo ou se removeram totalmente, fruto de alguma necessidade.


Também tinha reparado nesse pormenor único da língua portuguesa. Para mim a cereja no topo do bolo são esses dias da semana.



Mais uma vez os parabéns por esta peça.
Indiscutivelmente uma peça bastante interessante e valiosa Thumbs Up

floijdt e JPP gostam desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Dom 28 Fev 2021, 20:36
Dificilmente a minha casa será assaltada. Treino cães de guarda e proteção e faço há vários anos formação de monitores também nesta área.
Tenho cinco cães altamente treinados para guarda de pessoas e bens dificilmente alguém se aventuraria a entrar na propriedade, ou então entra, mas já não sai. 😜💪

Em relação à datação do relógio, é muito difícil precisar o ano certo com as poucas informações que temos, principalmente por não sabermos quem foi o relojoeiro que o construiu, mas é sem dúvida um relógio construído entre os anos 1750 e 1770.

SquareWatch escreveu:Então foi você que cobriu a minha licitação :angry-banghead: ...

Estou a brincar, quem me dera ter uns cobres assim para investir.


Outro relógio soberbo, parabéns.
Tem de ter cuidado para nunca revelar a sua morada, os tesouros começam a ser muitos Very Happy .



Permita-me mas vou ter de discordar de algumas coisas.

floijdt escreveu:... produzido por volta do ano de 1750 ...
Penso que seja um pouco mais recente.
E porque digo isso? Por causa da urna presente na tampa traseira, muito característica do chamado estilo Luís XVI (reinou de 1760 a 1789), inspirado pela redescoberta das cidades de Herculano e Pompeia.



floijdt escreveu:..."Juliena Tila" não é um fabricande de relógios, portanto, deduzo que este nome seria o da pessoa a quem foi destinado o relógio.
Não me parece que o nome seja Tila, mas sim Fila.
Penso que Juliena Fila possa ser o nome da dona da boutique que comercializou o relógio. Se fosse o nome da pessoa a quem ele se destinava acho que não faria muito sentido escrever lá "A Paris".

Por outro lado, não estando a par das liberdades das mulheres na França do séc. XVIII, penso que poderá ser um bocado estranho ter uma mulher à frente de um negócio relacionado com relógios e/ou jóias nessa época scratch .


Achei muita piada à gravação "Non Plus Ultra" no mecanismo. Será que é o sentido de humor do fabricante a dizer a um curioso que dali não passará, que nunca irá descobri os segredos da máquina? Ou terá outro significado? 



floijdt escreveu:...luneta ser cravejada de diamantes...
Não quero ser agoirento, mas é melhor averiguar isso quando estiver com o relógio em mãos. Podem ser, por exemplo, topázios ou safiras brancas. Podem ser pedras contemporâneas do relógio ou podem ter sido aplicadas para substituir os verdadeiros diamantes, que se foram perdendo ou se removeram totalmente, fruto de alguma necessidade.


Também tinha reparado nesse pormenor único da língua portuguesa. Para mim a cereja no topo do bolo são esses dias da semana.



Mais uma vez os parabéns por esta peça.
Indiscutivelmente uma peça bastante interessante e valiosa Thumbs Up

JPP gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Seg 01 Mar 2021, 07:47
Mais uma delícia....

floijdt gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Seg 01 Mar 2021, 16:28
Ora aqui está mais uma pequena maravilha ,,,, que dá para alegrar mais um dia em casa !! Razz

E claro @floijdt parabéns pela compra ...  Thumbs Up

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Ter 02 Mar 2021, 15:35
Já chegou!  Very Happy

Ao vivo é mais impressionante que nas fotos.

É um excelente upgrade de qualidade na colecção.

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt <a href=Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Conjunto" />

JPP gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Ter 02 Mar 2021, 21:46
Boas @floijdt estive a ver o nome do relógio e dá a ideia que o correto é Juliena Tilaw !  fica aqui a dica ...
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Ter 02 Mar 2021, 23:00
Posso confirmar agora que o que seria um “T” não é o que é efectivamente é um “F”. Portanto, será Fila ou Filaw.
Zeitgeber
Zeitgeber
Mensagens : 104
Data de inscrição : 11/01/2019
Idade : 44
Localização : Lisboa
http://www.amazingtimemachines.com

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Sáb 20 Mar 2021, 11:58
Artigo no blogue do IPR sobre esta peça: ver artigo

Se alguém quiser partilhar o seu relógio misterioso entre em contacto comigo.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Dom 21 Mar 2021, 10:20
Zeitgeber escreveu:Artigo no blogue do IPR sobre esta peça: ver artigo

Se alguém quiser partilhar o seu relógio misterioso entre em contacto comigo.

Vi há pouco no Instagram!  Very Happy

Eu, infelizmente, não tenho relógios misteriosos!  Crying or Very sad
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Dom 21 Mar 2021, 16:37
@floijdt, já pensou em criar uma publicação sobre este relógio noutro fórum? Por exemplo no National Association of Watch & Clock Collectors, INC.
Conteúdo patrocinado

Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt Empty Re: Juliena Tila a Paris | 1750 | Ouro 18Kt

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos