DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 12:14
Agora sou eu quem pede ajuda ao amigo @floijdt!

Acho que tens de começar a cobrar honorários!  Very Happy

Vale a pena comprar algum destes dois relógios que me captaram a atenção, por serem antigos, parecerem interessantes, até para estudar um bocado da sua história, e serem algo diferente no meu "ajuntamento" de relógios de bolso?

Se sim, por que ordem de valores?

Desde já agradeço a informação!

Um LUC

Ajuda com dois relógios de bolso! Image_12

Ajuda com dois relógios de bolso! Image_10Ajuda com dois relógios de bolso! Image_11

Ajuda com dois relógios de bolso! Image_13Ajuda com dois relógios de bolso! Image_14


E este Auricoste:

Ajuda com dois relógios de bolso! Image_15Ajuda com dois relógios de bolso! Image_16Ajuda com dois relógios de bolso! Image_17
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 14:14
JPP, se conseguires saber o material das caixas seria importante para te dar um valor actual de cada relógio.
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 16:20
Já consegui ver na tampa da caixa que é fabricada em prata de 0,800 de pureza.

L.U.C. é o acrónimo de Louis-Ulysse Chopard.

L.U.C. fundou a sua empresa em 1860 no Jura Suiço com o fabrico de relógios de bolso. Uma das preocupações de Chopard foi a de construir relógios de qualidade, que veio a ser recompsensada no final do séc XIX como sendo o fabricante escolhido para fornecer a corte e o próprio Czar Nicolau II da Rússia.

Em 1915 com a morte de L.U.C  sucedeu-lhe o seu filho Paul-Louis e em 1937 mudou a empresa para Genebra capital da alta relojoaria. 

Em 1963, o seu filho Paul-André vendeu a empresa a Karl Scheufele III, e foi este que desenvolveu a empresa e projectou-a para a alta relojoaria e relojoaria de luxo que agora é.


No caso do LUC em questão, foi fabricado no início do século XX e não se pode dizer que pelo facto de ser um Chopard tenha logo um valor significativo, apesar disso, pode ser comparado a marcas como a Omega e Zenith daquela altura. Sendo assim, eu atribuir-lhe-ia um valor de entre 400,00 e 450,00€.


No caso do cronágrafo francês de J. Auricoste, suponho que seja em plaquê, também se encontra num estado impecável de conservação mas, pelo facto de haver bastante oferta destes cronógrafos franceses, que foram fabricados em grandes quantidades no final do sec XIX principio do século XX, principalmente para o exército, colocaria o valor entre os 450,00 e os 520,00€.


Se conseguires acordares os valores nos mínimos da avaliação que faço, é um bom negócio.

Sansoni7 e Aquiles_PT gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 16:34
floijdt escreveu:JPP, se conseguires saber o material das caixas seria importante para te dar um valor actual de cada relógio.

Desculpa, só agora percebi que tinha aqui uma mensagem, tive de sair de casa, só agora voltei!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 16:37
floijdt escreveu:Já consegui ver na tampa da caixa que é fabricada em prata de 0,800 de pureza.

L.U.C. é o acrónimo de Louis-Ulysse Chopard.

L.U.C. fundou a sua empresa em 1860 no Jura Suiço com o fabrico de relógios de bolso. Uma das preocupações de Chopard foi a de construir relógios de qualidade, que veio a ser recompsensada no final do séc XIX como sendo o fabricante escolhido para fornecer a corte e o próprio Czar Nicolau II da Rússia.

Em 1915 com a morte de L.U.C  sucedeu-lhe o seu filho Paul-Louis e em 1937 mudou a empresa para Genebra capital da alta relojoaria. 

Em 1963, o seu filho Paul-André vendeu a empresa a Karl Scheufele III, e foi este que desenvolveu a empresa e projectou-a para a alta relojoaria e relojoaria de luxo que agora é.


No caso do LUC em questão, foi fabricado no início do século XX e não se pode dizer que pelo facto de ser um Chopard tenha logo um valor significativo, apesar disso, pode ser comparado a marcas como a Omega e Zenith daquela altura. Sendo assim, eu atribuir-lhe-ia um valor de entre 400,00 e 450,00€.


No caso do cronágrafo francês de J. Auricoste, suponho que seja em plaquê, também se encontra num estado impecável de conservação mas, pelo facto de haver bastante oferta destes cronógrafos franceses, que foram fabricados em grandes quantidades no final do sec XIX principio do século XX, principalmente para o exército, colocaria o valor entre os 450,00 e os 520,00€.


Se conseguires acordares os valores nos mínimos da avaliação que faço, é um bom negócio.

Mil obrigados @floijdt, por toda a informação e pelos valores! Vou ver o que consigo, mas acho que os consigo comprar mais baratos! Depois logo aqui direi alguma coisa! Obrigado!  Thumbs Up

PS: E acho que sim, o Auricoste é em plaquê! O LUC é que é de prata.  Wink

floijdt e Nuno Graça gostam desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 16:53
Parece que já consegui "infectar" o JPP e o Nuno Graça com o bichinho dos relógios de bolso. 

Os relógios de bolso são o parente pobre do colecionismo dos relógios em Portugal e eles, historicamente falando, são muito mais ricos que os de pulso. Enquanto estes têm uma história com pouco mais de cem anos, os relógios de bolsos já levam 500. 

Mesmo só conseguindo trazer estes dois colecionadores para a minha área de eleição, já valeu a pena ter começado a participar no fórum.

PS. Não tenho nada contra os relógios de pulso. Como colecionador de relojoaria também colecciono relógios de pulso e dos cerca de 150 relógios desta área que possuo há alguns muito interessantes e que já contam muitas histórias. Qualquer dia começo a contá-las aqui. Mas, o relógio de bolso é algo que me fascina. É o deleite completo quando pego numa destas peças e passo longos minutos a contemplá-la e a pedir-lhe: "conta-me a tua história, por favor"

Sansoni7, JPP e Aquiles_PT gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 16:58
Parece que já consegui "infectar" o JPP e o Nuno Graça com o bichinho dos relógios de bolso. 

Os relógios de bolso são o parente pobre do colecionismo dos relógios em Portugal e eles, historicamente falando, são muito mais ricos que os de pulso. Enquanto estes têm uma história com pouco mais de cem anos, os relógios de bolsos já levam 500. 

Mesmo só conseguindo trazer estes dois colecionadores para a minha área de eleição, já valeu a pena ter começado a participar no fórum.

PS. Não tenho nada contra os relógios de pulso. Como colecionador de relojoaria também colecciono relógios de pulso e dos cerca de 150 relógios desta área que possuo há alguns muito interessantes e que já contam muitas histórias. Qualquer dia começo a contá-las aqui. Mas, o relógio de bolso é algo que me fascina. É o deleite completo quando pego numa destas peças e passo longos minutos a contemplá-la e a pedir-lhe: "conta-me a tua história, por favor"

Infetaste sim senhor! Ou seja, o bichinho já cá estava, mas assintomático, ou com sintomas ainda muito ligeiros ... mas parece que começou a mostrar-se mais e a causar febre! Vou ver se consigo não ficar entubado e ligado a uma máquina!  Razz Razz

Sim, claro, conta também dos relógios de pulso, todos gostamos!  Thumbs Up

E, por falar nisso: @Nuno Graça, tu interrompeste a tua mostra de Portugueses! Tinhas ficado nos Argil, já tinhas acabado? Continua, que eu também quero juntar umas peças nas marcas seguintes (Argil não tenho)!   Very Happy

floijdt gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 18:02
Boas @floijdt o bichinho já cá estava ! e eu sempre gostei destes meninos de bolso ,,, 

Mas claro que agora com a partilha de conhecimento do meu amigo e com a grande ajuda no valor de boa compra  dos mesmos a coisa tora-se muito mais fácil , alem de ter crescido a vontade de fazer creche a minha pequena coleção .

Em relação aos relógios de bolso serem o parente pobre em Portugal é uma grade verdade pois ninguém olha para eles com olhos de ver e a procura é muito baixa neste tipo de relógios , mas no estrangeiro já são mais procurados pelo que tenho lido e visto em Leilões  dão mais valor a estes menino ! e claro se estiver enganado agradeço a correção ....

Mas o que hoje ninguém quer amanhã pode começar a ter procura ! e claro que ai vão começar a aumentar os preços deles como aconteceu com outros . 

Infelizmente pelo que sei muitos destes meninos com caixas em Ouro são desmontados para retirar as caixas e venderem o Ouro a peso  Sad Sad o que vai fazendo com que cada vez haja menos destes meninos no mercado ...  

Em relação aos Portugueses de pulso @JPP vou passar para os Alter.... Razz

floijdt e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 18:07
Nuno Graça escreveu:

Em relação aos Portugueses de pulso @JPP vou passar para os Alter.... Razz

Bolas! Desses ainda não tenho! Só tenho Altair, Amyria, Argus e Aureus!  Wink

Mas força, mostra, vamos aos Alter!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 20:07
floijdt escreveu:Parece que já consegui "infectar" o JPP e o Nuno Graça com o bichinho dos relógios de bolso. 

Os relógios de bolso são o parente pobre do colecionismo dos relógios em Portugal e eles, historicamente falando, são muito mais ricos que os de pulso. Enquanto estes têm uma história com pouco mais de cem anos, os relógios de bolsos já levam 500. 

Mesmo só conseguindo trazer estes dois colecionadores para a minha área de eleição, já valeu a pena ter começado a participar no fórum.

PS. Não tenho nada contra os relógios de pulso. Como colecionador de relojoaria também colecciono relógios de pulso e dos cerca de 150 relógios desta área que possuo há alguns muito interessantes e que já contam muitas histórias. Qualquer dia começo a contá-las aqui. Mas, o relógio de bolso é algo que me fascina. É o deleite completo quando pego numa destas peças e passo longos minutos a contemplá-la e a pedir-lhe: "conta-me a tua história, por favor"

@floijdt, mais duas notas, agora que tenho um pouquinho de tempo:

Tenho a certeza que há aqui bastantes mais membros que estão a gostar de ver estas delícias de relógios de bolso. 

E de facto tens toda a razão, faz todo o sentido, os relógios de bolso têm séculos de história e, claro, outras artes e mecânicas que evoluíram ao longo dos tempos e que são extremamente bonitas! E que não têm paralelo nos relógios de pulso!

Eu tenho muitos relógios de pulso, muitos mais dos que, razoavelmente, necessitaria para lhes poder dar o devido uso. Mas sou quase incapaz de vender relógios, pois, com algumas exceções, dá-me também imenso prazer pegar-lhes, dar corda, acertar, mantê-los a trabalhar vários dias (nunca mais do que uns 15 ou 20 de cada vez, claro) e apreciá-los individualmente ou nos grupos a que pertencem! 

Por exemplo - e acho que já o disse aqui - tenho alguns relógios com valor, claro, até mais do que deveria, mas um dos "sub-ajuntamentos" que me dá mais gozo mexer e apreciar são aqueles a que chamos "os relógios do final dos anos 60 e dos anos 70, que valem dos 10 aos 100 euros"! São relógios muito representativos de uma época engraçada (alguns gritantes mesmo), que teve muita coisa gira, nomeadamente também nos automóveis. São todos diferentes, originais, giros, e, muitos deles, únicos também! Pela diversidade e piada, e pelo baixo valor que têm, a minha tendência é para aumentar esse grupo, nunca para o diminuir!

E se eu sou assim com estes simples e baratos relógios de pulso .. bom, como disse em cima, corro o risco de ficar entubado e ligado à máquina se me começo a afeiçoar demais aos de bolso!  Rolling Eyes drunken

Abraços  Wink

floijdt, Sansoni7 e Nuno Graça gostam desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Qui 18 Mar 2021, 20:30
Relógios, são relógios!
A paixão é relojoeira e não por um tipo de relógios específico.
Até mesmo por aqueles que não têm um mecanismo que os suporte, não deixam de ser relógios e não tenham tido uma importância fundamental na história da medição do tempo, como é o caso da ampulheta, cuja história iremos abordar no próximo artigo que iremos publicar na secção “história dos medidores do tempo”.

JPP e Nuno Graça gostam desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Sex 19 Mar 2021, 07:37
Acho que já todos sabem, mas por aqui há também um aficionado pelos relógios de bolso....por culpa do Omega do meu avô que chegou a acompanhar-me ( o relógio) ainda eu tinha 12 anos....


Última edição por Sansoni7 em Sex 19 Mar 2021, 11:02, editado 1 vez(es)

JPP gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Sex 19 Mar 2021, 10:36
Sansoni7 escreveu:Acho que já todos sabem, mas por aqui há também um aficionado pelos relógios de pulso....por culpa do Omega do meu avô que chegou a acompanhar-me ( o relógio) ainda eu tinha 12 anos....
 @Sansoni7, se calhar queria dizer "relógios de bolso".  Smile 

O hábito ainda está muito enraizado  Smile

JPP gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Sex 19 Mar 2021, 11:03
floijdt escreveu:
Sansoni7 escreveu:Acho que já todos sabem, mas por aqui há também um aficionado pelos relógios de pulso....por culpa do Omega do meu avô que chegou a acompanhar-me ( o relógio) ainda eu tinha 12 anos....
 @Sansoni7, se calhar queria dizer "relógios de bolso".  Smile 

O hábito ainda está muito enraizado  Smile

Já corrigi...não quero «confusões». Very Happy
Conteúdo patrocinado

Ajuda com dois relógios de bolso! Empty Re: Ajuda com dois relógios de bolso!

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos