DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Empty Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze

Seg 26 Abr 2021, 17:22
Hpje apresento-vos um relógio bastante raro, uma vez que, após pesquisa intensa, não consegui encontrar nada parecido.

É um relógio de bolso em bronze, com escape de cilindro, fabricado pela manufatura de Liverpool M. I. Tobias aproximadamente no ano de 1870.

Acima de tudo o que é inédito neste relógio é a incorporação de uma bússula no mecnismo do relógio e que se pode visualizar sem abrir a tampa do guarda pó pois esta tem um orifício que permite ler a bússula sómente abrindo a tampa traseira.

Um pormenor interessante e curisoo é o trabalho de cinzelagem na esqueletização das pontes reproduzindo uma figura de um cisne.

O mostrador está impecável, assim como a caixa. O mecanismo precisa de uma pequena limpeza na tampa do tambor devido às impurezas que vão saindo da chave devido à utiliação ao longo de 150 anos. Nada que  não se consiga limpar com relativa facilidade.

O trabalho de pintura na tampa do verso também é admirável.

O relógio é relativamente pequeno, mede 4,2cm de diámetro.

Aqui ficam as fotos da peça. Espero que gostem.

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze <a href=Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Frente-1" />

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze <a href=Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Frente-Vidro-aberto-1" />

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze <a href=Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Guarda-p-2" />

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze <a href=Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Mecanismo-6" />

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze <a href=Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Mecanismo-6-3" />

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze <a href=Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Mecanismo-6-2" />

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze <a href=Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Perfil-1" />

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze <a href=Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Perfil-2" />

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze <a href=Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Verso-2" />


"Um coleccionador é um fiel depositário da História e de histórias"  

Sansoni7, Tónio e JMagrus gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Empty Re: Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze

Seg 26 Abr 2021, 17:37
Boa tarde Sílvio @floijdt , mais uma pequena maravilha  Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze 1f4aa  Shocked  só falta mesmo a revisão para ficar impecável....

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Empty Re: Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze

Seg 26 Abr 2021, 18:18
Maravilha! Esse movimento limpinho e a brilhar todo, vai ficar delicioso!! O pormenor da bússola é muito giro!!

Que raio, só eu nunca encontro peças destas!!  bounce

Parabéns @floijdtThumbs Up

PS: O nome Tobias, de Liverpool, é-me familiar, tens algum outro do mesmo relojoeiro que já aqui tenhas posto? Se não é isso, foi porque me devo ter deparado com um algures e andei a namorá-lo!

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Empty Re: Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze

Seg 26 Abr 2021, 18:57
Sim, este relojoeiro foi bastante conhecido no seu tempo.

É o único exemplar que tenho dele.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Empty Re: Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze

Seg 26 Abr 2021, 19:03
floijdt escreveu:Sim, este relojoeiro foi bastante conhecido no seu tempo.

É o único exemplar que tenho dele.

Já sei, perdi um no Ebay, em bastante bom estado e barato, com a particularidade de vir com caixa original. Chamou-me mais a atenção a referência na caixa à cidade de Liverpool! Dei conta do final do leilão umas horas depois, já o tinha perdido!   confused Crying or Very sad
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Empty Re: Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze

Seg 26 Abr 2021, 19:23
Pois... isso comigo é mais difícil acontecer.
Quando me foco numa peça que me interessa muito nem durmo.
Já arrematei peças ás 4 da manhã.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Empty Re: Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze

Seg 26 Abr 2021, 19:39
floijdt escreveu:Pois... isso comigo é mais difícil acontecer.
Quando me foco numa peça que me interessa muito nem durmo.
Já arrematei peças ás 4 da manhã.

Eu normalmente meto o telemóvel no despertador para 15 minutos antes do fim do leilão,  ... mas últimamente tenho andado numa de "se me lembrar, lembrei, se não lembrar, não gasto dinheiro ..." ... e depois fico cheio de pena e arrependido  Rolling Eyes

floijdt e Tónio gostam desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Empty Re: Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze

Seg 26 Abr 2021, 20:33
Um pormenor interessante e curisoo é o trabalho de cinzelagem na esqueletização das pontes reproduzindo uma figura de um cisne.

Por mais que olhe só vejo uma cobra scratch Laughing .



Muitos parabéns por esta peça.
Adoro relógios singulares, com estas pequenas "oddities" como dizem os ingleses.




Mas agora uma questão que me inquieta.
Será "M.I.Tobias" ou "M.J.Tobias"? Sinceramente não consigo decidir entre os dois.



Para os colegas que possam não saber:
A "M.I. Tobias & Co" foi fundada em 1810 na cidade de Liverpool por Meyer Isaac Tobias (também chamado de Michael) e esteve em funcionamento até 1829.

Existe alguma controvérsia sobre os relógios produzidos após 1829. Será que após a morte de Meyer Isaac Tobias alguém continuou o negócio, será que houve um sucessor chamado M.J. Tobias?

Basta pesquisar no Google para encontrar dezenas de "posts" sobre o tema.

O que é vulgarmente aceite é que os relógios assinados "M.J.Tobias" são cópias suíças, oportunistas que aproveitaram a reputação que os relógios "M.I" tinham.


Tobias must be the most faked Liverpool watchmaker. If the case does not have full English Hallmarks and has a bar movement then buyer beware. Don?t be too upset if you have one; most of the fakes are quite nice Swiss watches made during the 19th Century. link


Eu acho que devemos estar perante uma cópia suíça, o relógio vem equipado com um movimento que não era muito habitual encontrar num relógio inglês de 1870. Mas o colega @floijdt é de longe muito mais versado nesta matéria do que eu e poderá dizer se estou enganado ou não.


Original ou não, não deixa de ser uma bela peça.

Por acaso se fosse meu até preferia que fosse uma cópia suíça. É mais um pormenor curioso para além da bússola.
Além de nós, entusiastas, quantos saberão ou imaginarão, que houve um tempo em que os suíços eram os chineses da relojoaria?!

Uhmmm!!! Acho que vou procurar um "M.J. Tobias" para a minha colecção.  lol! 




Obrigado pela partilha. Thumbs Up

floijdt, Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Empty Re: Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze

Ter 27 Abr 2021, 00:39
Procura, encontra e mete aqui! Nós gostaremos de ver! O que eu perdi - hei-de procurar, por curiosidade - não sei se era I ou J!  Wink
Conteúdo patrocinado

Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze Empty Re: Relógio Bússula | M.I.Tobias | 1870 | Bronze

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos