DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Festina sem fãs? Empty Festina sem fãs?

Seg 17 maio 2021, 15:31
Olá a todos,

Algo que costumo fazer antes de abrir tópicos à cega é pesquisar sobre um tema a ver se já alguém questionou sobre o assunto. Quando não foi o meu espanto quando procuro por Festina encontro um tópico de vendas e nada mais...

Ninguém gosta da marca omnipresente em todos as joalharias e nos aeroportos? Cool

Vamos lá perceber a falta de fãs desta marca europeia que - a meu ver - até é relevante na relojoaria.

A Festina remonta a 1902 na cidade suíca de La Chaux-de-Fonds, berço de muitas outras marcas. Por altura da segunda guerra mundial as instalações passaram para Barcelona por razões algo omissas do historial do fabricante. A Festina produzia (e continua a produzir) os seus próprios movimentos na Suíça. Após a crise dos anos 70, a marca mudou de mãos pelo menos duas vezes permanecendo sediada em Barcelona. É proprietária todavia de diversas outras marcas mais ou menos conhecidas inclusive de uma manufacture de movimentos mecânicos e de quartzo.

A Festina foi bem conhecida do público em geral pelas más razões: era patrocinador oficial da Tour de France nos anos 90 e de uma das principais equipas de ciclismo apanhada por dopping. Era também o timekeeper da competição entre 92 a 2016.

Em termos de coleção, parte da linha continua a manter o carimbo Swiss Made com movimento e montagem suíços enquanto os modelos "da moda" são baseados em calibres myota e montagem europeia. A marca é muitas vezes colada ao nível (ou pior) de tantas outras que carimbam relógios chineses como sendo de qualidade, nomeadamente Michael Kors, Fossil, Timberlake, Diesel e a lista continua.. Aliás, nas boutiques muitas vezes tentam vender estas marcas como sendo "melhores" que a Festina.

Obviamente, este discurso todo para dizer que sou proprietário de um Festina. É um dos meus relógios diários, da coleção retro e referência F16573. É oversized com 46mm de diâmetro (são gostos..) e tem como características os sub-dials de indicação das 24h e a data em semi-círculo. Os numerais e indicações de minutos são impressas mas as horas e restantes mostradores são aplicados sob uma mesa com efeito raio de sol com efeito quase-3D. A coroa tem a marca gravada e - o melhor - o ponteiro dos segundos acerta as posições na maioria das vezes  Laughing

Festina sem fãs? 20210410
Festina sem fãs? Img_2011

O pessoal do fórum tem alguma história com os Festina para partilhar?

cuica, Sansoni7 e bladerunner68 gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Festina sem fãs? Empty Re: Festina sem fãs?

Seg 17 maio 2021, 20:17
Bom tópico @c0mpu73r, é bom falarmos de tudo, mesmo que não seja das marcas que mais gostemos.  Thumbs Up

Eu, se calhar por algumas razões que enumeraste, nunca fui fã da marca. No entanto, tenho um, de quartzo, penso que dos anos 70 ou início dos 80, de que gosto muito pela formato e pontualidade! É um relógio bem engraçado, que prezo bastante! Mas provavelmente, dos modernos eu já não compraria. Mas bom, isso sou eu, há muito poucos relógios novos que eu compraria, se comparar com os antigos!

Aí está ele:

Festina sem fãs? Img_2757

Festina sem fãs? Img_2758

E também tenho duas navalhas e uma placa, nas respetivas coleções!  Very Happy

Festina sem fãs? Img_2759

Festina sem fãs? Img_2760

Festina sem fãs? Placa_28

Sansoni7, Nuno Graça e c0mpu73r gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Festina sem fãs? Empty Re: Festina sem fãs?

Seg 17 maio 2021, 21:03
Não sou um fã da marca no global mas já me cruzei com alguns vintage bem bonitos, dos mais recentes, principalmente os ligados ao Tour, os Chronobike, já não acho piada, muito grandes e espalhafatosos, mas também tenho um e gosto dele.
Festina sem fãs? Img_2214

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Festina sem fãs? Empty Re: Festina sem fãs?

Seg 17 maio 2021, 22:08
Obrigado pelo feedback Smile É sempre bom ver outros modelos, especialmente os que já saíram da coleção.

@JPP que belo exemplar! Gosto do toque clássico com a bracelete de couro! O mostrador parece que dá um pequeno toque ao Cartier tank com a impressão daquela moldura dos minutos mas mantendo a originalidade do formato. Até a própria marca, pensava que o F estilizado era recente, afin já vem de trás Smile sempre a aprender...

@Duca749 obrigado pela partilha! Sim, cresci a olhar de lado os Festina devido a serem espalhafatosos, preferia os Certina que normalmente se vendiam ao lado nas lojas para confusão pelo nome parecido. Todavia, alguns modelos sport chamavam a atenção, precisamente os modelos multi funções como o seu exemplar. Esse, na pulseira nato fica a matar para um relógio de uso diário! E sem falar no calendário semi-perpétuo! Nunca tinha visto numa marca acessível.

Obrigado!

JPP gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Festina sem fãs? Empty Re: Festina sem fãs?

Seg 17 maio 2021, 23:26
Obrigado @c0mpu73r por ter criado este tópico e por me ter dado a conhecer um pouco da história da marca.
 

Por acaso nunca me senti atraído pela Festina. Talvez por preconceito, por associar a marca ao país vizinho. É daquelas coisas que não gosto mesmo que nunca tenha experimentado, como o marisco :puke: Laughing.

c0mpu73r gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Festina sem fãs? Empty Re: Festina sem fãs?

Ter 18 maio 2021, 07:30
Antes de mais, obrigado pelo tópico.
Tenho dois Festina Quartz que me vieram parar num lote que adquiri
Provavelmente não compraria nenhum deles, mas agora, quando coloco u no pulso, é-me difícil retirá-lo...parece um Tag Heur...dos pobres.  Festina sem fãs? 1f60a

c0mpu73r gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Festina sem fãs? Empty Re: Festina sem fãs?

Ter 18 maio 2021, 09:41
Boas @c0mpu73r  é bastante intercetante este tópico... 

Eu faço minhas as palavras dos colegas nunca foi uma marca que tenha olhado muito para ela !!

Mas também tenho 2 de quartzo um oferecido por uma tia avó e o outo veio juntamente com outros que comprei num lote já á mais de 10 anos !!! este  do lote é o de mostrador branco que está na foto a carrapeta e rosqueada e o meu filho mais velho já o limpou para a sua gaveta para quando vai á praia por ser estanque á agua ... Wink 

Aqui ficam as fotos dos 2 meninos o de mostrador amarelo já deve de ter 30 anos +- e ambos trabalhão na perfeição ..

Festina sem fãs? Scree138
Festina sem fãs? Scree139

Sansoni7, Duca749, JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Festina sem fãs? Empty Re: Festina sem fãs?

Ter 18 maio 2021, 19:11
Sansoni7 escreveu:Provavelmente não compraria nenhum deles, mas agora, quando coloco u no pulso, é-me difícil retirá-lo...parece um Tag Heur...dos pobres.  Festina sem fãs? 1f60a
Very Happy Very Happy adorei essa, sim, de facto dão parecenças!

A todos, é impressão minha ou os nossos Festina foram oferecidos? O meu igualmente pela esposa, que teve o cuidado de perceber se a marca era da "moda" ou não..

Aliás, tem uma história que vale a pena partilhar: a forma que a minha esposa encontrou para ver se o relógio era ou não de uma marca reconhecida foi perceber se faziam outra coisa sem ser relógios! E eu a precisar de outro Casio.. mas valeu a pena Smile
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Festina sem fãs? Empty Re: Festina sem fãs?

Qua 19 maio 2021, 07:35
Oferecido?
Os meus foram quase....e com caixa e documentos. Very Happy

c0mpu73r gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Festina sem fãs? Empty Re: Festina sem fãs?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos