DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Regulação Orient calibre F6724 Empty Regulação Orient calibre F6724

Dom 30 Jan 2022, 15:58
Já que os colegas estão a apostar (e bem!) em tutoriais, lembrei-me de partilhar convosco o procedimento de regulação de um automático, neste caso do Orient F6724.

Gosto de verificar de meses a meses o funcionamento dos meus automáticos e reparei que o Orient Bambino Gen 2 estava a "perder tempo" a mais do que o espectável. Normalmente o ETA do Zeno Magellano adianta e o Orient atrasava, mas estava a ser demais.

Uma rápida verificação com o Watch Accuracy Meter mostrou o esperado, estava a perder quase 30 segundos por mês:

Regulação Orient calibre F6724 Screen10

Com as ferramentas do costume, abrimos com cuidado a tampa do relógio, revelando o mecanismo e o regulador:

Regulação Orient calibre F6724 20220120

Regulação Orient calibre F6724 20220121

A regulação por si é simples, bastando um pequeno movimento no regulador. Todavia o mesmo é muito sensível, pelo que um pequeno movimento a mais pode exagerar o efeito:

Regulação Orient calibre F6724 Screen11

Após várias medições, tentativas e erros, conseguimos uma aproximação razoável. Temos de ter em atenção que a medição é afetada pela posição do relógio ( ou seja, o relógio na posição vertical ou horizontal dão valores diferentes), pelo que teremos de encontrar uma espécie de compromisso. No meu caso, não me importa de perder alguns segundos, pelo que tento sempre chegar a 0.

Regulação Orient calibre F6724 Screen12

Depois é fechar, voltar a medir e usufruir da máquina regulada!

Duca749, JPP e thomasferreira98 gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Regulação Orient calibre F6724 Empty Re: Regulação Orient calibre F6724

Dom 30 Jan 2022, 22:25
Bom, tutorial! Obrigado pela partilha!  Wink
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Regulação Orient calibre F6724 Empty Re: Regulação Orient calibre F6724

Seg 31 Jan 2022, 00:34
Boa, é com tópicos destes que vamos aprendendo, é sempre útil 👍
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Regulação Orient calibre F6724 Empty Re: Regulação Orient calibre F6724

Seg 21 Fev 2022, 22:54
Olá @c0mpu73r, acho óptimo estares (e outros membros por cá!) a tentar regular por meios próprios os teus relógios, mas fico curioso se dá para colocar o angulo de trabalho (lift angle) do movimento? É que sem isso, os valores nunca serão própriamente correctos.

Mais, pelos teu screenshots, o desvio por dia aparenta estar bom, mas tens o valor do coxo (beat error) demasiado alto! Isso em principio nem devia chegar aos 1ms...
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Regulação Orient calibre F6724 Empty Re: Regulação Orient calibre F6724

Ter 22 Fev 2022, 10:58
m84 escreveu:Olá @c0mpu73r, acho óptimo estares (e outros membros por cá!) a tentar regular por meios próprios os teus relógios, mas fico curioso se dá para colocar o angulo de trabalho (lift angle) do movimento? É que sem isso, os valores nunca serão própriamente correctos.

Mais, pelos teu screenshots, o desvio por dia aparenta estar bom, mas tens o valor do coxo (beat error) demasiado alto! Isso em principio nem devia chegar aos 1ms...

Bom dia @m84

Tens toda a razão. Aliás, num outro tópico questionei o beat error e percebi que alguma coisa estava mal.

Medições antigas mostravam o beat error bem inferior, o que prova que fiz asneira. A sorte é que este movimento permite também a regulação da amplitude, pelo que agora já está corrigido  Cool

A lição é: aprende num relógio velho. Tenho grande estima por este Orient, fiquei várias semanas a pensar que o tinha estragado.
Conteúdo patrocinado

Regulação Orient calibre F6724 Empty Re: Regulação Orient calibre F6724

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos