DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
ji_heivs
ji_heivs
Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/12/2022

Procurei mola na internet e não encontro nada Empty Procurei mola na internet e não encontro nada

Sex 30 Dez 2022, 16:29
Boa tarde,
Hoje ia montar um relógio que tenho, mas falta-me a mainspring.
E como não tenho a máquina para metê-la de volta no barrel (agora não sei a palavra em português  lol!), decidi que seria melhor comprar uma nova e deixar esta para o futuro, do que partir esta e ter de comprar outra.
Mas vi que existem vários tipos de mainsprings e agora estou indeciso acerca do qual comprar, nem sabia que existiam mainsprings diferentes (além de variar o tamanho).
Então pesquisei pelo movimento e não encontrei a mola necessária para o relógio em específico (é um FE 141-2 ou FE 141/2).
Posso usar outra mola, desde que o tamanho seja igual?
Ou tem de ser igual em tudo?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Procurei mola na internet e não encontro nada Empty Re: Procurei mola na internet e não encontro nada

Sex 30 Dez 2022, 21:08
Há milhares de cordas diferentes, mto dificilmente se conseguem comprar em estado NOS, já ninguém fabrica cordas para a maioria de relógios vintage, muito menos para as gamas mais baixas. Cada movimento tem um tambor de corda diferente, podem ser compatíveis na mesma gama, dificilmente são iguais dentro do mesmo fabricante entre gamas diferentes. Para comprares uma corda compatível tens de saber a altura, espessura, comprimento e força da corda. Recomendo-te comprar um relógio idêntico para tirares a corda do que tentar comprar uma nova.
Nós relógios qs tudo é único, cordas, tiges, caixas, blá, Bla Blá, é por isso que vês muitos relógios velhos, aparentemente inúteis, à venda, são para retirar peças, fica mais barato comprar um porco que um presunto do porco.
Procura no eBay em sites Indianos, esses geralmente só vendem sucata para tirar peças.

ji_heivs gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Procurei mola na internet e não encontro nada Empty Re: Procurei mola na internet e não encontro nada

Qua 04 Jan 2023, 12:40
ji_heivs escreveu:Boa tarde,
Hoje ia montar um relógio que tenho, mas falta-me a mainspring.
E como não tenho a máquina para metê-la de volta no barrel (agora não sei a palavra em português  lol!), decidi que seria melhor comprar uma nova e deixar esta para o futuro, do que partir esta e ter de comprar outra.
Mas vi que existem vários tipos de mainsprings e agora estou indeciso acerca do qual comprar, nem sabia que existiam mainsprings diferentes (além de variar o tamanho).
Então pesquisei pelo movimento e não encontrei a mola necessária para o relógio em específico (é um FE 141-2 ou FE 141/2).
Posso usar outra mola, desde que o tamanho seja igual?
Ou tem de ser igual em tudo?

Ora então vamos lá:
'barrel' = tambor
'mainspring' = mola real ou corda.  Thumbs Up


Há maneiras de meter a mola dentro do tambor que não sejam com um sarilho, mas não sei se são fáceis... Outra alternativa, e talvez mais facil, é comprares um tambor completo usado desse mecanismo (com corda no seu interior, evidentemente).

De resto, estou com o @VS, as molas têm que ter certos parametros e especificações para determinados modelos de mecanismos. Dito isto, não é preciso que seja da mesma marca que lá está, desde que as especificações sejam todas as mesmas.
Conteúdo patrocinado

Procurei mola na internet e não encontro nada Empty Re: Procurei mola na internet e não encontro nada

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos