DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
joao797
joao797
Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/12/2022

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Dom 08 Jan 2023, 22:40
Foi um pouco antes do início da pandemia do covid-19 que começei um período de completo fascínio por relógios, principalmente os seus mecanismos. Esta fase culminou num projeto de relógio o F M0 – Stadium. O objetivo deste modelo era claro: fazer o movimento mecânico mais preciso que fosse possível, possuindo um turbilhão. Gostaria de partilhar algumas fotos e referências aqui, pois podem servir de inspiração para os vossos projetos ( ou https://followaywatchmaking.com/).

Após ter desenhado esse modelo, tive a possibilidade de comprar algum material para materializar as coisas. No entanto, surgiram outras oportunidades e cada vez que começava a trabalhar nos relógio, perguntava-me: -Qual é o propósito dos relógios? Então, a Followay esteve parada, até agora.

Agora, quando retomei este projeto, desenhei outro modelo o F M1 Groundbreaking e este já tem um protótipo materializado! Está para breve a produção deste modelo numa série de 200 exemplares, sendo necessário corrigir as falhas que o protótipo apresenta.

milhazes, c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

milhazes
milhazes
Mensagens : 141
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 46

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Dom 08 Jan 2023, 22:52
gostei do fm0, se me permitires uma sugestão para o fm1, talvez "emagrecer" as linhas que vão para a bracelete de modo a que fique mais uniforme o contorno com o intuito de integrar melhor a bracelete com o formato do relógio, a não ser que tenhas uma bracelete de metal para o modelo também...

em relação ao fm0, a ideia de ter a coroa na frente do relógio gostei, é diferente no entanto talvez aumentar uns milímetros o mostrador das horas, talvez incluir umas linhas ou sulcos finos a demarcar o tempo, o mostrador dos segundos parece-me bem, em relação á caixa um pouco mais pequena no comprimento talvez...

são só opiniões pessoais claro está, de certo a malta mais experiente pode até nem concordar comigo...
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Seg 09 Jan 2023, 00:08
@joao797, mas construiste um movimento de raiz? Tens algum protótipo ou ainda não saiu da ferramenta de desenho?
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Seg 09 Jan 2023, 14:31
Antes demais parabéns pelo trabalho, fiquei curioso na questão do mecanismo, projetaste um movimento de raiz??
Quanto aos relógios em si, vou dar a minha opinião sincera e as "críticas" são construtivas, ok!
Então o 0 apesar de ter um design que nunca tinha visto e isso é bom, a meu ver parece mais inclinado para o público feminino, não sei se era essa a tua ideia, mas quando olho para ele associo a um relógio para mulher.
Nota: Na imagem 3D tens inscrito na placa twenty six e entre parênteses (16) jewels.

O 1, já não gosto tanto, os lugs estão muito grandes e não favorece nada o conjunto, assim como a coroa, está demasiado grande também, no pulso a questão dos lugs é evidente.

Mas força com o projeto!!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 10 Jan 2023, 09:55
Olá João, antes de mais, parabens pela iniciativa e esforço/dedicação/coragem neste projeto. É obra! Thumbs Up

Para teres criado aqui este tópico e partilhado connosco o teu projecto, é porque estás aberto a feedback/criticas/perguntas etc, e por isso vou aproveitar a oportunidade.

joao797 escreveu:Foi um pouco antes do início da pandemia do covid-19 que começei um período de completo fascínio por relógios, principalmente os seus mecanismos. Esta fase culminou num projeto de relógio o F M0 – Stadium. O objetivo deste modelo era claro: fazer o movimento mecânico mais preciso que fosse possível, possuindo um turbilhão. Gostaria de partilhar algumas fotos e referências aqui, pois podem servir de inspiração para os vossos projetos ( ou https://followaywatchmaking.com/).

O que para ti é um "movimento mecânico mais preciso que fosse possível, possuindo um turbilhão"? E, já agora, porquê a inclusão dum turbilhão?

Neste modelo Stadium, onde/como chegaste às soluções técnicas relojoeiras para o relógio, e como sabes se o que escolheste vai de encontro com o teu objectivo?

joao797 escreveu:Após ter desenhado esse modelo, tive a possibilidade de comprar algum material para materializar as coisas. No entanto, surgiram outras oportunidades e cada vez que começava a trabalhar nos relógio, perguntava-me: -Qual é o propósito dos relógios? Então, a Followay esteve parada, até agora.

Estou curioso por saber o que originou essa pergunta, porque paraste por causa disso, e qual a resposta que chegaste que te fez reiniciar o projecto. Podes elaborar?

joao797 escreveu:Agora, quando retomei este projeto, desenhei outro modelo o F M1 Groundbreaking e este já tem um protótipo materializado! Está para breve a produção deste modelo numa série de 200 exemplares, sendo necessário corrigir as falhas que o protótipo apresenta.

Podes elaboras sobre as falhas que o protótipo do Groundbreaking apresenta, e como pretendes solucioná-las?


Tenho mais perguntas e questões, nomeadamente sobre o que vejo no site dos dois modelos, mas para já ficam estas. Wink

E, já agora, podias partilhar aqui mais fotos, que sempre ajuda e fica mais interessante o tópico.

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 10 Jan 2023, 11:08
Isto é um barrete qualquer. Se alguém conseguir comprar um destes relógios com um movimento próprio funcional eu pago-lhe o relógio e e ainda lhe ofereço uma das minhas sucatas. O M0 tem um movimento que só funcionará em CAD e de manutenção impossível. Um movimento com uma só ponte? E o tambor da corda engrena em que ponto na roda central? E não tem ponte? Não se move? (Ok, é um protótipo, não precisa funcionar...)

Avancemos para o M1. Sendo o formato do caixa diferente, o movimento tb tem de ser diferente, onde é que há foto desse movimento? 450€ por um relógio em que não sabemos qual o movimento? Ou os 450 euros são só pela caixa? O M1 até pode existir e funcionar, tem é um movimento chinês ou coisa parecida.

Isto tem todas as condições (100% de hipóteses) para ser um esquema para esfolar 450€ a patos.
Comprem e depois partilhem o excelso movimento.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 10 Jan 2023, 11:46
@VS O M0 acho que é apenas um projeto, o tal que terá o movimento "in house" que evidentemente terá que ter desenvolvimento.
O M1, tal como refere no Insta, tem movimento NH35.

m84 e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 10 Jan 2023, 11:58

@duca749, isso do Instagram não vi, q não tenho Instagram para abrir isso, o que vi foi no site e posso dizer que isso é uma aldrabice feita por um miúdo qualquer que quer ganhar uns cobres.
Site:https://followaywatchmaking.com/products/f-m1-groundbreaking

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Screen33
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 10 Jan 2023, 12:22
@VS vamos dar uma oportunidade ao rapaz? Parece-me que antes de mais isto é um projecto de um estudante que agora se começou a interessar por relojoaria.

Naturalmente há aqui bastante para esmuiçar, e muito mais se entrarmos em questões técnicas reais/realistas. Eu próprio tenho umas quantas, mas quero dar oportunidade para ele responder primeiro às perguntas feitas até agora.

É que se entrarmos logo 'a pés juntos', corremos o risco de nem sequer dar hipotese para ver o que possa vir a ser. Wink

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 10 Jan 2023, 12:27
Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Screen16

@VS Não sei se será esquema, neste momento acho que é prematuro tirar essa conclusão, vamos ver o que o @joao797 tem a dizer.
Agora é inegável que o relógio apresentado necessita de muita evolução do conceito para se aproximar desse valor de 450€ que referes, que sinceramente não sei onde o viste.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 10 Jan 2023, 12:31
@m84, acho que sim. Qualquer projecto na área da relojoaria, feito em Portugal, é bem vindo. Só acho estranho criar-se um site a vender um relógio (já com preço estipulado), com informações erradas, e não estar minimamente preocupado em vender, isto é, a julgar pela vontade com que responde às perguntas que aqui lhe são colocadas. Já postou mais que uma vez aqui no fórum, já alguém obteve uma resposta a uma pergunta q lhe tenha sido feita? Nem vai responder, pelo menos objectivamente.
Se ele se sentir ofendido por eu estar a dizer que isto é uma burla, ele ou o advogado dele que me contactem para não perderem tempo a fazer uma queixa contra anónimos. De boa vontade faculto os meus dados.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 10 Jan 2023, 12:32
@duca749, o preço está no site.
Zeitgeber
Zeitgeber
Mensagens : 104
Data de inscrição : 11/01/2019
Idade : 44
Localização : Lisboa
http://www.amazingtimemachines.com

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 10 Jan 2023, 14:22
Esta apresentação da Followay suscitou muito interesse! Já conheci o joao797, não está a enganar ninguém. É preciso muita coragem para apresentar o seu projecto publicamente. Naturalmente que todos faríamos a apresentação, o relógio, o preço, o nível de detalhe, ... à nossa maneira. Esta é a maneira do @joao797, vamos ver como corre. Para já o que está apresentado não é um produto encerrado é uma intenção. E se a intenção é fazer o relógio inicial, sem experiência, para depois financiar outros mais ousados, então que venha. Ajudamos no que pudermos!

m84 gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 10 Jan 2023, 15:01
Zeitgeber escreveu:E se a intenção é fazer o relógio inicial, sem experiência, para depois financiar outros mais ousados, então que venha. Ajudamos no que pudermos!
Claro que sim @Zeitgeber, no entanto um ponto muito importante nesse processo todo é o feedback do público, ele já fez esse primeiro passo, agora tem também que entrar na discussão, coisa que até agora não tem feito, limita-se a escrever posts e não reage às respostas.
Até porque o maior interessado será ele.

Zeitgeber e milhazes gostam desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Qua 11 Jan 2023, 13:58
Boa sorte para o teu projeto @joao797!

Fico a aguardar as respostas às inúmeras questões que já foram colocadas aqui.
joao797
joao797
Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/12/2022

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Sáb 14 Jan 2023, 13:52
Boa tarde a todos, 

Lamento pela demora na resposta às perguntas e sugestões de todos. 
Tenho andado com bastante trabalho. 


milhazes escreveu:se me permitires uma sugestão para o fm1, talvez "emagrecer" as linhas que vão para a bracelete
Concordo contigo, tenho que analisar esse aspeto, sendo que a fabricação de uma pulseira personalizada para este modelo pode melhorar esse elemento de design. Não irá ter bracelet de metal. 

VS escreveu:mas construiste um movimento de raiz? Tens algum protótipo ou ainda não saiu da ferramenta de desenho?
O F M0 é apenas um modelo cad no qual dei o meu melhor, colocando tudo o que sabia sobre relógios na altura. Eu era puto na época e não sabia o que custava fabricar uma algo desse género, mas quem sabe um dia... Já o F M1, existe um protótipo que possui um movimento TMI NH35. No F M1 fabriquei a caixa, o aro do vidro, o mostrador, a tampa e a coroa. Ao longo dos próximos meses espero aprimorar e colocar para produção. 

Duca749 escreveu:Antes demais parabéns pelo trabalho, fiquei curioso na questão do mecanismo, projetaste um movimento de raiz??
Quanto aos relógios em si, vou dar a minha opinião sincera e as "críticas" são construtivas, ok!
Então o 0 apesar de ter um design que nunca tinha visto e isso é bom, a meu ver parece mais inclinado para o público feminino, não sei se era essa a tua ideia, mas quando olho para ele associo a um relógio para mulher.
Nota: Na imagem 3D tens inscrito na placa twenty six e entre parênteses (16) jewels.

O 1, já não gosto tanto, os lugs estão muito grandes e não favorece nada o conjunto, assim como a coroa, está demasiado grande também, no pulso a questão dos lugs é evidente.
Obrigado. Sim, o F M0 é projetado de raiz. 

O F M0 era para publico masculino, mas a tua opinião é comum! Na altura gostava bastante de relógios como o Cartier Tank e o Jaeger-LeCoultre Reverso, que são relógios muito femininos, se fosse agora não o tinha feito assim. 

Não acredito que deixei escapar esse erro!

Ok, tenho de ver isso dos lugs. 

m84 escreveu:Olá João, antes de mais, parabens pela iniciativa e esforço/dedicação/coragem neste projeto. É obra!

é porque estás aberto a feedback/criticas/perguntas etc, e por isso vou aproveitar a oportunidade.

O que para ti é um "movimento mecânico mais preciso que fosse possível, possuindo um turbilhão"? E, já agora, porquê a inclusão dum turbilhão?
Obrigado! 

Para mim o "movimento mecânico mais preciso que fosse possível, possuindo um turbilhão" trata-se de um mecanismo sem escapamentos muito alternativos como os encontrados em alguns modelos Zenith ou Ulysse Nardin e que utiliza a tecnologia que um bom cnc consegue oferecer. 

Turbilhão porque: 1, é um desafio e porque ao se colocar um turbilhão tem-se logo uma grande falha na precisão do relógio; 2, é fascinante de se ver.

m84 escreveu:Neste modelo Stadium, onde/como chegaste às soluções técnicas relojoeiras para o relógio, e como sabes se o que escolheste vai de encontro com o teu objectivo?
As respostas estão no fantástico livro "The Mechanics of Mechanical Watches and Clocks" de Ruxu Du & Longhan Xie e outros artigos publicados pelos autores. 

m84 escreveu:Estou curioso por saber o que originou essa pergunta, porque paraste por causa disso, e qual a resposta que chegaste que te fez reiniciar o projecto. Podes elaborar?
Parei por imaturidade. Na altura não era capaz de compreender nuances como a procura por status, a necessidade de satisfação narcisista e a procura por afirmação. Dada a minha insegurança no processo, acabou por ser refletida pelos meus pais e amigos e acabei por encerrar o projeto. Reiniciei porque agora compreendo o propósito dos relógios, mais maturo e o gosto pela complexidade dos relógios está sempre presente. 

m84 escreveu:Podes elaboras sobre as falhas que o protótipo do Groundbreaking apresenta, e como pretendes solucioná-las?
Precisa de uma pulseira personalizada, revisão no design, aumento da precisão de fabrico das peças (próximo mês já vou ter o material para converter a fresadora em cnc), pintar o mostrador com melhor tinta e antes de ser maquinado, fazer a caixa com liga resistente a riscos, etc. 

m84 escreveu:Tenho mais perguntas e questões, nomeadamente sobre o que vejo no site dos dois modelos, mas para já ficam estas. Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Icon_wink
Ok Razz
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Sáb 14 Jan 2023, 14:27
Mas há alguma razão para teres um domínio registrado, provavelmente a pagá-lo, indeixado no Google e onde estás a vender um relógio que ainda não existe mas q já tem preço fixado? Eu não tenho nada a ver com o que cada um vende ou a forma que vende ou como se financia, parece-me é mto pouco ético. É lançar barro à parede a ver se cola?

https://followaywatchmaking.com

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Screen34

Aparte a componente comercial, que não é mais q um burla, a parte que mais me interessa é a da relojoaria. A ser verdade que estás a desenvolver um máquina de raiz, muitos parabéns pela ousadia, não é todos os dias que se encontra alguém com 'bolas' para dedicar imenso tempo e dinheiro a investigar e passar à implementação de uma ideia que à partida é comercialmente arriscada. A tarefa é titânica para um homem só, pelo menos a de desenvolver um movimento de raiz, mas fazível. Força aí!

Qt à parte comercial, entrega isso a quem perceba do assunto e dedica-te à mecânica dos relógios, aí poderás ser bem melhor sucedido. Se precisas de financiamento há formas de o obter de uma maneira mais ética.

Boa sorte no projecto
Mabeco
Mabeco
Mensagens : 92
Data de inscrição : 15/03/2022

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Sáb 14 Jan 2023, 23:00
Confesso que o design não me atrai mas fico a aguardar a itercao boa sorte para o projecto @joao797
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Dom 15 Jan 2023, 15:12
@VS, não conheço o @joao797 de lado nenhum e não quero fazer-me de advogado do diabo, mas esta prática comercial é a coisa mais comum em microbrands e start-ups de relojoaria.

As empresas são demasiado pequenas e não têm capital para mandar produzir, stockar e só depois vender e, por isso, pré-vendem os relógios e só mandam fabricar quando já conseguiram compradores (e dinheiro) suficientes. Os compradores assumem sempre algum risco e sabem que só receberão o relógio alguns meses depois de o pagar.

Esta prática, por si, não é fraude nenhuma e representa o funcionamento da totalidade das novas marcas de relojoaria.

milhazes gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Dom 15 Jan 2023, 15:54
@Nunogoncalves, claro que é fraude. A prática é aceitável quando há knowhow para fazer e sabemos à partida que dali vai sair um produto. Suponhamos: hoje acordei cheio de espírito automóvel, sei mudar os pneus a uma carro, sei mudar óleo, tenho condições para fazer e vender um carro,......vou criar uma página, fazer publicidade, enfim, comercializar e pré-vender um automóvel que anuncio ser melhor que qualquer Ferrari. Não tenho qualquer estrutura empresarial, não tenho qualquer equipa de desenvolvimento, não tenho isto e aquilo, só me tenho a mim e a minha pica de criar e vender o melhor automóvel.... Isto não é burla, sou eu com o meu empreendedorismo a atacar um nicho de mercado........certo, certo...

Obviamente que é burla (visto por todos e mais alguns ângulos burla comercial, burla técnica, burla de expectativas, burla financeira e por aí fora).

A fé é uma coisa, o negócio é outra, um cliente para comprar fé vai a uma igreja.

Se abrisse um projecto de crowdfunding seria a forma correcta. Penso que, até aqui no dezdez arranjaria financiamento, o projecto em si é interessante, não o d a maquina com o NH35 (isso é mais do mesmo, não traz nada de novo ao mundo), mas o de desenvolvimento de um movimento 100% tuga.





Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 17 Jan 2023, 11:30
Podemos estar a sequestrar o tópico sem grande necessidade, mas tu achas que as microbrands e fashiobrands todas que surgem por aí como cogumelos têm algum know-how de relojoaria ou estrutura empresarial?

Qual é a dificuldade de fazer o produto? Desenhas uma caixa e um mostrador, compras uma bracelete, mandas meter lá dentro uma máquina de terceiros, mandas fazer o protótipo, e depois mandas produzir 500 numa fábrica na China ao preço da uva mijona.

Se fosse preciso know-how ou estrutura, não havia a enxurrada de fashion watches e microbrands que há no mercado. Os gajos da MVMT sabiam zero de relógios e eram tão indigentes que tiveram de devolver a câmara que compraram para fazer o video do kickstarter. Depois de terem vendido milhões de charrencas de quartzo inflacionadas, venderam a empresa por 100 milhões USD.

Eu concordo que uma campanha de crowdfunding numa plataforma como o kickstarter dava outra credibilidade ao projeto, mas acho que é muito drástico entrar a pés juntos e começar a acusar alguém de fraude e burla, sem qualquer tipo de prova ou indício, sem sequer pensar em dar o benefício da dúvida.

Acho, sinceramente, que estás com expetativas desmedidas do que um novo projeto de relojoaria deve ser. Por cada F. P. Journe que é criado, nascem 500 Daniel Wellingtons. Aliás, nascem 500 Daniel Wellington-wannabes, porque praticamente nenhum chega ao sucesso estrondoso da Daniel Wellington.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ter 17 Jan 2023, 11:48
Nunogoncalves, estás a simplificar as coisas. Os daniel Wellington, e outros fosseis da vida resultam de empresas bem oleadas, não nascem numa garagem esconça só pq sim. Dei o exemplo da Fóssil, que é um dos maiores fabricantes do relógio do mundo, e aparentemente só produz relógios à "daniel Welligton" e à ONE.


Quanto à burla, fraude, etc etc, adjectivação por mim dada e aparentemente contudente e excessiva por não ter provas.... Os indícios estão lá todos, percebo que seja um miúdo que esteja a mandar o barro à parede, que tenta perceber através do feedback do mercado se tem hipóteses ou não do projecto singrar, percebo isso, mas tb percebo que é uma burla.  E fraude! Espero que o rapaz consiga montar o relógio e comercializá-lo, isso não invalida o que disse e digo, o método que ele está a usar é uma BURLA!
Uma questão é a dúvida, outra o desconto que se dá, outra é a impoderabilidade dos factos. Eufemismos não alteram a física dos corpos nem alteram o valor da gravidade.


Espero que o João consiga levar a sua avante, pelo menos no movimento criado de raíz, apesar de achar que é quase impossível sem ter uma estrutura por trás, quanto ao outro, o do NH35, a nível de relojoaria não é nada interessante.

Boa sorte para o joão e para os projectos relojoeiros dele, espero que singrem, nem que demorem 30 anos. Deve ser um rapaz dedicado à causa, não gosta de relõgios só pelo mostrador, pela marca ou pelo formato da caixa, vai mais fundo que isso, e eu ADORO esse espírito de curiosidade. Boa sorte para ele.


Finkalizando, já estou farto do assunto, este é o último post que escrevo neste tópico, isto já está a ser chover no molhado.
joao797
joao797
Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/12/2022

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Qua 25 Jan 2023, 12:20
Meus caros,

Mais uma vez peço desculpa pela demora na resposta.

VS escreveu:Aparte a componente comercial, que não é mais q um burla
Caro  @VS, obrigado pelo feedback. Claro que pode ser burla como tantas coisas na vida, mas o facto é que o produto existe! 

A Followay é em parte diferente das marcas que surgem por ai porque está a fazer as coisas in house, aqui não se trata pedir aos "chineses" para fazer a caixa, o mostrador e a coroa; tudo o que pode ver no website da Followay foi fabricado e projetado por mim. 

O único ponto frágil na Followay é se me disser que: "-Ah, mas não estás a vender a versão final do relógio!". Não, não estou, é como o primeiro carro que sai de uma linha de montagem, não vai ser exatamente igual ao número 200 que sai dessa mesma linha. Isto trata-se de melhoria contínua. 

Juro que não o consigo compreender,  @VS.

Nunogoncalves escreveu:mas esta prática comercial é a coisa mais comum em microbrands e start-ups de relojoaria.
Foi esse o motivo.

VS escreveu:Boa sorte para o joão e para os projectos relojoeiros dele, espero que singrem, nem que demorem 30 anos. Deve ser um rapaz dedicado à causa, não gosta de relõgios só pelo mostrador, pela marca ou pelo formato da caixa, vai mais fundo que isso, e eu ADORO esse espírito de curiosidade. Boa sorte para ele.
Obrigado, a Followay vai ser grande.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Qua 25 Jan 2023, 14:59
@Joao797 o facto que referes de tudo ser feito por ti é bem patente na caixa, nota-se que foi feita de forma a ir de encontro a maquinaria/aptidões que possuis, pelo menos é o que eu entendo quando olho para as linhas da caixa que não faz distinção entre a caixa e os lugs, o que para mim não resulta nada bem.
Tens que criar um relógio que espelhe as tuas ideias mas que também seja viável comercialmente porque se assim não for por muito que te esforces não vais ter sucesso se ninguém comprar o produto final.
Eu por exemplo não te comprava o relógio como está agora, e no fundo era a mim que terias que agradar/convencer, por isso o meu conselho é que invistas um pouco na evolução do conceito modificando a caixa para parâmetros mais consensuais que é isso que te vai trazer retorno comercial.
De resto força com o projeto!
joao797
joao797
Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/12/2022

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Qua 25 Jan 2023, 15:06
Ok, obrigado!

Vou analisar.
Conteúdo patrocinado

Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento Empty Re: Sobre a Followay: uma marca Portuguesa em nascimento

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos