DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Empty Vidro de safira - bom ou nem por isso?

Qua 18 Jan 2023, 16:00
Boa tarde caros,

Por vezes vou ao sites das marcas dos meus relógios para perceber que ainda tenho uma peça atual ou descontinuada. Ajuda também perceber se mantiveram os preços ou se houve mudanças.

Todavia, à medida que vou aprendendo, reparo em detalhes que antes passava ao lado. Neste caso, sobre o vidro de safira.

Descobri que o meu Zeno, de acordo com o site, tem vidro de safira.

Todavia, como já nas várias publicações no tópico Relogio do dia, o meu tem a sua quota-parte de riscos no vidro. Então, não ser possível riscar o vidro de safira é mito ou a marca cometeu uma gafe? Não consigo jurar se sempre esteve publicado como safira, mas a sensação que tenho é que este zeno não teria este tipo de vidro.

Os vossos com safira têm riscos?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Empty Re: Vidro de safira - bom ou nem por isso?

Qui 19 Jan 2023, 10:48
Apesar de não ficarem riscados como os minerais ou os hardlex (da seiko), tb se riscam, mas pouco. Pela teoria, a nível de dureza, acho que só o diamante é que mais duro, mas o facto é que se riscam... Não sei se será por serem sintéticas ou por levarem alguma camada anti-reflexo ou...ou... Não faço ideia! Agora compram-se relativamente baratas em sites chineses, já não são um drama financeiro.

c0mpu73r gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Empty Re: Vidro de safira - bom ou nem por isso?

Qui 19 Jan 2023, 13:12
Tecnicamente não é vidro, o cristal safira é bastante resistente a impactos e riscos, mas pode riscar claro, mas sempre por elementos tão duros ou mais duros do que ele, se o teu tem riscos faz o teste da gota de água para ver se realmente é safira ou não.
Todos os relógios que tenho com cristal safira não apresentam riscos nenhuns e para mim é uma mais valia num relógio.

c0mpu73r gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 682
Data de inscrição : 09/01/2020

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Empty Re: Vidro de safira - bom ou nem por isso?

Qui 19 Jan 2023, 17:46
Duca749 escreveu:Tecnicamente não é vidro, o cristal safira é bastante resistente a impactos e riscos, mas pode riscar claro, mas sempre por elementos tão duros ou mais duros do que ele, se o teu tem riscos faz o teste da gota de água para ver se realmente é safira ou não.
Todos os relógios que tenho com cristal safira não apresentam riscos nenhuns e para mim é uma mais valia num relógio.

Concordo.

Não tenho qualquer risco em qualquer relógio com cristal de safira.

Como disse o @VS, às vezes acontece que os cristais levam uma camada de revestimento antirreflexo da parte de fora e é esse revestimento que é riscado e não o cristal. Os Breitling são infames por causa disso. Muitos têm um cristal lindo e quase invisível por causa da camada antirreflexo exterior, mas estão sempre sujeitos à porcaria dos riscos na camada de revestimento.

Supostamente, a safira só devia ser riscada por elementos mais duros que ela na escala de Vickers e não existem muitos, especialmente em objetos normais do dia-a-dia. O diamante é o mais conhecido.
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Empty Re: Vidro de safira - bom ou nem por isso?

Seg 23 Jan 2023, 09:14
Só um update, no fim de semana realizei o "teste da gota", coisa que desconhecia por completo. Efetivamente o Zeno comporta-se como tendo vidro de safira, mas está claramente riscado por falta de cuidado do dono e não me parece que seja apenas no tratamento.

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Img_0116

Não me perguntem se andei a meio de diamantes porque sinceramente não faço a mínima do que poderei ter feito para riscar um vidro de safira, tanto que assumi que fosse mineral. Agora que tenho mais juízo vou ponderar mudar o mesmo, mas fica a dica: afinal risca  Laughing
Duca749
Duca749
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Empty Re: Vidro de safira - bom ou nem por isso?

Seg 23 Jan 2023, 10:03
Também existe cristal safira e cristal safira... sendo um cristal feito acredito que como em tudo para se reduzir custos de produção se baixe na qualidade e quase de certeza que a maior parte dos cristais safira que existem á venda a preços da uva mijona no eBay são propícios a serem riscados mais facilmente do que os que vemos de origem em marcas com algum pedigree.

c0mpu73r gosta desta mensagem

JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Empty Re: Vidro de safira - bom ou nem por isso?

Seg 23 Jan 2023, 15:59
Tenho mais do que um relógio com riscos e marcas na caixa do relógio e em que o vidro de safira está impecável e sem riscos que se vejam. Para mim é uma mais valia porque já tive vários Relogios com vidros normais ou hardlex em que os vidros se riscaram de forma notória.

c0mpu73r gosta desta mensagem

JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Empty Re: Vidro de safira - bom ou nem por isso?

Seg 23 Jan 2023, 18:28
c0mpu73r escreveu:Só um update, no fim de semana realizei o "teste da gota", coisa que desconhecia por completo. Efetivamente o Zeno comporta-se como tendo vidro de safira, mas está claramente riscado por falta de cuidado do dono e não me parece que seja apenas no tratamento.

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Img_0116

Não me perguntem se andei a meio de diamantes porque sinceramente não faço a mínima do que poderei ter feito para riscar um vidro de safira, tanto que assumi que fosse mineral. Agora que tenho mais juízo vou ponderar mudar o mesmo, mas fica a dica: afinal risca  Laughing
Não será sujidade? se for a prova de água experimenta lavar com detergente da loiça e uma escovinha. Tenho escovas de dentes baratas que comprei para lavar os Relogios  Embarassed Laughing

c0mpu73r gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Vidro de safira - bom ou nem por isso? Empty Re: Vidro de safira - bom ou nem por isso?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos